Pretendem casar pela igreja? Tem dúvidas sobre a preparação para o matrimónio? Eu explico!

Pretendem casar pela igreja? Tem dúvidas sobre a preparação para o matrimónio? Eu explico!

Pretendem casar pela igreja? Tem dúvidas sobre a preparação para o matrimónio? Eu explico!

  • Casamentos Religiosos

Deixem-me adivinhar: estão a preparar o vosso casamento e chegou a altura de falarem com o celebrante sobre os trâmites administrativos, o processo de casamento, e no final de contas, o que tem de fazer vocês para que possam casar. É aí que ele vos refere o CPM. E também é aí, que no pouco que sabem, se deparam com algumas dúvidas do género: o que nos espera? Será que vamos gostar? Qual o propósito?

guardar
NunoClick

O CPM é um movimento da Igreja, que tem como objectivo a orientação dos casais para o matrimónio. Promove encontros, semanais ou não, de reflexão, sobre a temática do casamento, do noivado, do amor. Proporciona e gera, conhecimento interior, conhecimento de outras realidades, vidas e experiências. Instrui para a partilha.

É, esta breve introdução antecede a minha opinião pessoal sobre o CPM. Alguns Sacerdotes, Padres, Celebrantes, exigem-no em stricto sensu para a celebração do matrimónio. Outros não. No nosso caso em particular, nunca nos foi exigido. No entanto, sim, optamos por dizer que sim ao CPM, se assim posso dizer. E gostamos.

Em casais, logicamente, fomos “distribuídos” em grupos, cada qual com um casal orientador. Talvez tenhamos tido alguma sorte, confesso. Adoramos o J. e a esposa. Com uma experiência de vida riquíssima, souberam estar e ser. Orientaram-nos para que seguíssemos o nosso caminho enquanto casal, enquanto família, pois, em síntese, não existem fórmulas mágicas para fazer um casamento funcionar. E não existem mesmo.

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Hoje, se hoje tivéssemos de voltar a tomar uma decisão (estar ou não estar em grupo, partilhar ou não partilhar da nossa experiência e da experiência deles), voltaríamos ao Centro Paroquial das Caxinas, para um sem número de Sextas-feiras, por certo. Lamentamos que o tempo tenha passado tão depressa.

E assim, queiram escutar. E escutem. “Quem escuta, vai longe. Quem apenas fala, não vai a nenhum lugar.”.

Para que, o que cultivam também no CPM, se eternize em belíssimas fotografias como as que vos deixo, nada como contactar os autores das mesmas: Lounge Fotografia, Um Dia De Sonho e Momento Cativo. Para sempre e mais tarde, recordar…

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Momento Cativo Fotógrafos e vídeo
Um Dia de Sonho Fotógrafos e vídeo
Lounge Fotografia Fotógrafos e vídeo

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!