Pretendem casar pela igreja? Tem dúvidas sobre a preparação para o matrimónio? Eu explico!

Deixem-me adivinhar: estão a preparar o vosso casamento e chegou a altura de falarem com o celebrante sobre os trâmites administrativos, o processo de casamento, e no final de contas, o que tem de fazer vocês para que possam casar. É aí que ele vos refere o CPM. E também é aí, que no pouco que sabem, se deparam com algumas dúvidas do género: o que nos espera? Será que vamos gostar? Qual o propósito?

NunoClick

O CPM é um movimento da Igreja, que tem como objectivo a orientação dos casais para o matrimónio. Promove encontros, semanais ou não, de reflexão, sobre a temática do casamento, do noivado, do amor. Proporciona e gera, conhecimento interior, conhecimento de outras realidades, vidas e experiências. Instrui para a partilha.

É, esta breve introdução antecede a minha opinião pessoal sobre o CPM. Alguns Sacerdotes, Padres, Celebrantes, exigem-no em stricto sensu para a celebração do matrimónio. Outros não. No nosso caso em particular, nunca nos foi exigido. No entanto, sim, optamos por dizer que sim ao CPM, se assim posso dizer. E gostamos.

Em casais, logicamente, fomos “distribuídos” em grupos, cada qual com um casal orientador. Talvez tenhamos tido alguma sorte, confesso. Adoramos o J. e a esposa. Com uma experiência de vida riquíssima, souberam estar e ser. Orientaram-nos para que seguíssemos o nosso caminho enquanto casal, enquanto família, pois, em síntese, não existem fórmulas mágicas para fazer um casamento funcionar. E não existem mesmo.

Hoje, se hoje tivéssemos de voltar a tomar uma decisão (estar ou não estar em grupo, partilhar ou não partilhar da nossa experiência e da experiência deles), voltaríamos ao Centro Paroquial das Caxinas, para um sem número de Sextas-feiras, por certo. Lamentamos que o tempo tenha passado tão depressa.

E assim, queiram escutar. E escutem. “Quem escuta, vai longe. Quem apenas fala, não vai a nenhum lugar.”.

Para que, o que cultivam também no CPM, se eternize em belíssimas fotografias como as que vos deixo, nada como contactar os autores das mesmas: Lounge Fotografia, Um Dia De Sonho e Momento Cativo. Para sempre e mais tarde, recordar…

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

O nosso Top 5 de transportes low cost para chegar em estilo à igreja
O nosso Top 5 de transportes low cost para chegar em estilo à igreja
Escolha o transporte que escolher, lembre-se sempre de aproveitar a viagem. Vá sem pressas. Este é só o primeiro di...
Dieta saudável de preparação para o casamento... no post do dia
Dieta saudável de preparação para o casamento... no post do dia
31 receitas de saladas divinais para um mês de Julho purificador. Está tudo neste post do blogue Cinco Quartos de L...
Vestidos de noiva com saias volumosas 2016 - saibam tudo sobre eles!
Vestidos de noiva com saias volumosas 2016 - saibam tudo sobre eles!
Os vestidos de saia rodada e volumosa, vieram, desde há muito tempo, para ficar! Saibam tudo sobre eles, aqui.
Atelier Maquilh’Arte: pela beleza real!
Atelier Maquilh’Arte: pela beleza real!
Uma mulher é sempre bonita. E uma mulher feliz é-o mais ainda. A makeup artist Leonor Silva sabe disso e sabe como sublinhar a beleza real em cada noiva. No

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação