Como escolher as joias para o meu casamento em 5 passos

Quando pensamos no visual de uma noiva no dia do seu casamento, a primeira coisa que nos vem à cabeça é, sem dúvida, o vestido. Mas, para além da escolha do vestido dos nossos sonhos, devemos ter em conta muitos outros detalhes que o vão completar e complementar na perfeição, tornando-o ainda mais especial. É o caso das joias, que devem ser escolhidas da melhor maneira possível para obter o resultado perfeito. Saiba como escolher as joias para o seu casamento em 5 passos e brilhe no seu grande dia.


Passo 1. Pense no vestido de noiva: no tipo de decote e na cor

A primeira coisa que terá de ter em conta ao escolher as joias de noiva é pensar no modelo do seu vestido, pois um design com uma saia cheia de volume não será o mesmo que um vestido justo ao corpo. Por isso, será essencial saber que joias mais favorecem cada um dos diferentes tipos de vestidos de noiva que existem.

Fotografia: João Almeida

Tipo de decote

  • Decote cai cai. Se é apaixonada por decotes cai-cai ou decote coração, que deixam a zona do pescoço e peito a descoberto, fuja das joias grandes e muito elaboradas. Brilhe com colares de joelharia fina ou com pequenas pedras, complementando com brincos a condizer. Outra opção é deixar de lado um dos dois e usar apenas um par de brincos longos ou um colar chamativo.
  • Decote quadrado. Escolha um colar que não seja mais comprido do que o próprio decote, devendo ficar poucos centímetros acima do mesmo. O ideal é escolher uma gargantilha, colar lágrima ou um com pedras pequenas. Pode ainda optar por correntes, sejam elas finas ou mais grossas e elaboradas. Outra solução é usar brincos compridos, prescindido  do colar.
  • Decote barco. Para este tipo de decote mais fechado, mas elegantíssimo, as pedras e brilhantes pequenos com uma corrente fina de prata ou ouro são perfeitos. Neste caso os brincos são “obrigatórios”, pois darão maior profundidade ao seu olhar. Pode apostar em brincos de botão ou modelos de pedras coloridas apertadas.
  • Decote ilusão. Para este tipo de decote, que cria um efeito ilusão com uma fina capa de tule sobre o decote principal (geralmente decote coração) é melhor prescindir do colar e usar brincos pequenos, estilo botão. O melhor modelo é o composto por brilhantes pequenos.
  • Decote halter. Um dos decotes mais sensuais. Se escolher este tipo de vestido, quanto menos joias usar, melhor. Pode optar por outro tipo de complementos, como os acessórios de cabelo ou coroas de flores, por exemplo.
  • Decote assimétrico. Se se apaixonou por um vestido de noiva de corte simples, pode ser um pouco mais ousada e usar uns brincos mais chamativos. Já ao contrário, se o modelo tiver muitos detalhes ou outros acessórios, a melhor opção são as peças pequenas.
Foto: Nelson Marques + Andreia Torres Photograph

Cor do vestido

Usar uma jóia de determinada cor ou outra varia de acordo com a cor do vestido.

  • Se o seu vestido é branco nuclear, escolha metais brilhantes, como o outro branco, prata ou platina, que poderá combinar com detalhes de pérolas.
  • Se escolheu um vestido cor marfim, o ouro é a melhor opção, já que destacará a cor do tecido.
  • Para os vestidos de noiva cor branco diamante, o ouro amarelo, ouro rosa, prata ou pérolas são perfeitos.
  • Ouro amarelo, prata polida e pedras preciosas e de cor são as ideais para os vestidos de noiva cor champanhe.
  • Por último, se gosta de marcar a diferença e ser original e escolheu um vestido rosa ou azul pastel, pode optar por joias de ouro rosa, platina ou diamantes.

Lembre-se que, para que o conjunto seja um sucesso, é essencial ter algumas noções e ideias básicas e não comprar as joias antes do vestido ou adaptar o vestido aos acessórios que já tem.

Foto: João Almeida | Vestido: Gio Rodrigues


Passo 2. Ter em conta a hora de celebração e o local 

Outra das coisas que será necessário considerar quando for escolher as joias de noiva é a hora do casamento, porque, tal como acontece com o protocolo dos convidados – especialmente convidadas – a noiva também terá de seguir algumas pequenas regras. Assim, se o seu casamento for celebrado de dia, é recomendável que escolha joias mais simples e finas. Já se o casamento for de noite, os acessórios podem ser mais chamativos, como maxi brincos, colares mais trabalhados e conjuntos de cor.

Entretanto, e tendo em conta o local da celebração, se for casar num jardim, quinta ou ao ar livre, o mais simples triunfará. Se, pelo contrário, o seu casamento for num lugar fechado, um hotel ou salão de casamentos, pode usar algo diferente e mais vistoso.

Fotografia: João de Medeiros

Passo 3. Escolha as joias de acordo com o tipo de penteado e a forma do seu rosto

Cada penteado e rosto são mundos diferentes, por isso é necessário ter consciência de quais os tipos de joias que combinam melhor com a sua fisionomia e o modelo de vestido que tanto gosta.

  • Se escolheu fazer um coque baixo ou um cabelo semi-preso, escolha modelos curtos ou colados ao rosto e redondos. Fará a escolha certeira com designs de pérolas e diamantes.
  • Se vai usar um penteado de noiva com o cabelo solto e acha que o comprimento do cabelo irá esconder as joias, opte por algo mais chamativo, com pedras ou argolas de tamanho médio.
  • Para cabelos curtos, os brincos compridos são fabulosos, assim como os maxi brincos.

No que diz respeito à forma do seu rosto, se for redonda, pode escolher brincos e joias alongadas, para afinar. Estes, juntamente com os brincos de botão, estilizam os traços e fazem com que o seu rosto não pareça tão redondo.

Se, ao contrário, o seu rosto for quadrado, evite as joias simétricas ou angulosas e escolha algo mais curvilíneo. Já se o seu rosto é alargado, os brincos e joias compridas e retas não são para si. Por isso, escolha volume e designs intemporais, que possa utilizar ao longo da sua vida em eventos posteriores.

Foto: No Men Photography

Passo 4. Equilibre as joias com o resto dos acessórios

Escolher um toucado ou acessório de cabelo é cada vez mais relevante para as noivas e cada vez mais fácil, devido à grande quantidade de modelos, estilos e tamanhos que existem, incluindo coroas de flores, tiaras ou broches, entre outros. Assim, quando já tiver definido o tipo de toucado ou acessório que irá usar no grande dia, terá de pensar com que joias ficará perfeito. Se vai usar um acessório chamativo, utilize brincos e colares pequenos, podendo até prescindir do colar. Caso o toucado seja pequeno, tente combinar com joias de tamanho médio, podendo ser um pouco maiores se o seu acessório for apenas um “broche” para completar o penteado.

Foto: 135 milímetros

Passo 5. Lembre-se dos conselhos Zankyou

Entre tudo aquilo que não deve esquecer na hora de saber como escolher as joias de noiva para o seu grande dia, uma das coisas mais importantes é lembrar-se da velha máxima que “menos é mais”, porque o excesso e o barroquismo já ficaram lá bem para trás e quando mais simples, mais brilhará. A nossa recomendação é que não use mais do que três acessórios par ter um resultado nota 10.

Foto: Diana Nobre

Também não misture metais diferentes. Se escolher o ouro dourado, deverá homogeneizar todas as suas joias com este tipo de metal e cor. O mesmo acontece se escolher ouro branco, rosa, prata ou platina.

E, por último, se o seu visual permitir que utilize pedras preciosas, o melhor é que estas brilhem!

Faça este teste e descubra que joias combinam melhor consigo

e com o vestido que escolheu para o grande dia!

E para ajudá-la na organização

Descarregue o ebook Como organizar o seu casamento“!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Como escolher os convites para o meu casamento em 5 passos
Como escolher os convites para o meu casamento em 5 passos
Se ainda não escolheu os seus convites de casamento, tem aqui as melhores dicas para fazer uma aposta certeira!
Como escolher o bolo do meu casamento em 5 passos
Como escolher o bolo do meu casamento em 5 passos
O bolo de casamento é um daqueles "detalhes" que não pode deixar para trás, pois é, cada vez mais, um elemento crucial de qualquer celebração.
Aguiam Wedding Photography
4 tendências de jóias que todas as noivas têm de conhecer
Apresentamos-lhe 4 tendências em joias de noivas um pouco mais atrevidas do que é habitual, mas extremamente românticas e delicadas

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação