Como escolher os sapatos de noiva para o meu casamento

É verdade que o dia de casamento corresponde a um dos dias mais especiais da vida de qualquer pessoa, pelo que sentir-se única, especial e radiante é imprescindível. Por esta razão, o outfit escolhido deverá ser o mais adequado e tê-lo claro com algum tempo de antecedência. Da mesma forma que as noivas começam a pensar no vestido de noiva com algum tempo antes do grande dia, também, os sapatos devem ser muito bem ponderados, visto que é fundamental e conferem um toque especial ao look da noiva. Actualmente, os sapatos da noiva são, mesmo, um dos protagonistas deste grande dia e escolher os ideais é fundamental para acertar em cheio. Neste post, poderá encontrar as chaves que tanto precisa para saber como escolher os sapatos de noiva para o seu casamento em 5 passos muito simples. Não pode mesmo perdê-los.

Passo 1. Escolher segundo as suas necessidades

No passado ficam os tempos, nos quais as noivas pensavam e ponderavam simplesmente no branco como cor eleita para os seus sapatos de noiva. Hoje em dia, as noivas têm a liberdade em escolher qualquer que seja a cor para o seu casamento, assim como o calçado que desejarem: sapatos, sandálias, botas ou ténis. O mais importante é que o sapato que escolhe seja o mais adequado à sua personalidade e que a faça sentir-se fiel a si mesma, no dia em que deve estar, igualmente, confortável!

Assim, tendo em conta a estação do ano na qual vai dizer o “Sim, aceito!”, poderá optar por umas magníficas sandálias, caso o seu casamento seja no verão. Se, pelo contrário, vai dar o nó no outono-inverno, o veludo pode revelar-se o seu aliado perfeito. Para além disto, as botas estão, também, a converter-se numa opção altamente recomendável.

Momento Cativo
Fotografia: Momento Cativo

Paralelamente e para além da estação do ano, a noiva deve considerar o lugar de celebração que escolheu para ser o palco do seu grande dia. Assim, se desejar casar na praia, o mais aconselhável é que opte por uns sapatos rasos ou por umas sandálias extremamente confortáveis para que possa andar na areia sem qualquer tipo de problema. Se se vai casar num jardim, pense em adquirir uns saltos altos práticos, para que “sobrevivam” às irregularidades do chão e para que possa, também, usar noutras ocasiões. Por outro lado, se se vai casar num solo de pedra, aposte nuns sapatos com o salto alto grosso para evitar tropeçar e situações embaraçosas num dia em que tudo se quer perfeito.

Momento Cativo
Fotografia: Momento Cativo

Passo 2. Saber quando comprar os seus sapatos e como prepará-los

Há muitas noivas que começam a pensar no pormenor “sapatos” perto do grande dia, o que corresponde a um erro enorme. De facto, as noivas têm de ter este detalhe decidido com algum tempo de antecedência, uma vez que é aconselhável que os use nas provas do seu vestido de noiva, de forma a que saiba, exactamente, como ficará no grande dia de casamento. O ideal é que escolha os sapatos, assim que tiver escolhido o estilo de vestido.

No momento em que tem de preparar os seus sapatos, tenha em conta que no dia D poderá ocorrer algum tipo de contratempo, com o qual não contava, de forma a estar preparada para qualquer eventualidade.

and I Wonder
Fotografia: and I Wonder
and I Wonder
Fotografia: and I Wonder

Passo 3. Seleccionar o tipo de material segundo o modelo do vestido

No que toca ao calçado nupcial, as tendências reinventam-se, temporada após temporada. Actualmente, todas as noivas procuram surpreender os seus convidados com este complemento, porque apesar de parecer que não se vêem, é algo que desempenha uma grande importância. Todas as mulheres se focam nos sapatos e, por esta razão, deve ter conhecimento de todos os tipos que existem para saber como eleger o perfeito.

  • A cor: cada vez são mais as mulheres que optam por sapatos de cor para dar um toque especial ao seu look – vão ao encontro de todos os estilos, desde os mais românticos aos mais boho até aos mais vintage.
  • Peeptoes: com  um bom salto alto e plataforma, este modelo conferem um brilho irreverente, ao mesmo tempo que se revelam altamente confortáveis. Existe uma infinidade de designs e com cores muito diferentes. Entre os materiais mais utilizados está o cetim.
  • Botas: uma opção que quebra o que se impôs ao longo dos anos. Pode encontrar as mais variadas, de renda, plumas, pele e até com pérolas – uma verdadeira tendência para a próxima temporada. São, de facto, perfeitos para um look moderno e muito casual.
  • Salto de cunha: especialmente pensadas para o baile e para a festa posterior, pois são um calçado muito confortável e ideal, caso o seu casamento se celebre no verão. É garantido que aguentará com os seus saltos altos até ao final da festa.

Os materiais mais utilizados para os sapatos de noiva são a pele, cetim, crepe, veludo e renda, assim como os que exibem um efeito metalizado e brilhantes.

Foto: Aguiam Wedding Photography

Passo 4. Conhecer o tipo de salto alto

Alto: a partir de 12 cm, o salto alto é a opção perfeita se é baixa e deseja realçar a sua figura. Para além disso, se corresponde a uma mulher que aguenta com este tipo de salto diariamente, pelo que já está habituada, não pode mesmo deixá-los de parte no seu grande dia de casamento.

Médio: os saltos médios são os mais comuns, apresentado 8 a 12 cm de altura. É, também, o mais escolhido pelas noivas actuais, visto que resultam em alternativas cómodas e ideias para ocasiões especiais. Um tacão médio é o perfeito sem tem uma altura idêntica à do seu noiva e não quer parecer muito mais alta.

Baixo: entre os 5 e os 8 cm, o salto baixo é a opção mais adequada para todas aquelas mulheres que desejam usar apenas um par de sapatos no dia do seu casamento e querem dar tudo ou simplesmente porque se sentem muito mais confortáveis!

Rasos: Os sapatos rasos estão a conquistar cada vez mais território e mais corações das noivas mais actuais. Existem mil formas, maneiras e cores com os mais variados detalhes, que a tornarão numa noiva sofisticada, elegante e feminina.

Cunha: também se têm impondo no panorama dos sapatos para as noivas que procuram conforto acima de tudo ou que pretendem mudar de sapatos num determinado momento da celebração.

De facto, existe uma grande variedade de sapatos e a noiva tem ao seu alcance os mais variados modelos que vão certamente ao encontro da sua personalidade e estilo.

135 milímetros
Fotografia: 135 milímetros

Passo 5. Curiosidades que lhe podem interessar

Entre os conselhos que a podem ajudar:

  • Tenha em conta que os tons branco e de marfim podem variar e ser difíceis de combinar.
  • Se experimenta os seus sapatos, faça-o no final do dia para ir às compras. Esta prática é aconselhável, uma vez que os seus pés incharão à medida que as horas passam e, desta forma, tem um tamanho mais preciso.
  • Se se casa durante a dia, opte por umas cores mais suaves e alegres. Contrariamente, se o seu casamento se vai realizar à noite, poderá arrasar com cores mais intensas, como os metalizados e glitters.

E para ajudá-la na organização

Descarregue o ebook Como organizar o seu casamento“!

Comentários (3)

Dê-nos a sua opinião

Como escolher o bolo do meu casamento em 5 passos
Como escolher o bolo do meu casamento em 5 passos
O bolo de casamento é um daqueles "detalhes" que não pode deixar para trás, pois é, cada vez mais, um elemento crucial de qualquer celebração.
Como escolher um Wedding Planner para o meu casamento: 5 passos fundamentais
Como escolher um Wedding Planner para o meu casamento: 5 passos fundamentais
Porque queremos que o seu dia não seja menos do que extraordinário, hoje na Zankyou vamos ajudá-la a encontrar o melhor dos melhores profissionais!
Como escolher as lembranças do meu casamento em 5 passos
Como escolher as lembranças do meu casamento em 5 passos
É importante agradecer a presença das pessoas especiais que escolheu para partilhar consigo o seu grande dia

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação