Casamento por procuração

Um casamento em que um ou ambos os noivos não estão presentes na cerimónia? Pode parecer estranho mas na realidade é possível. Falamos do casamento por procuração.

Casar por procuração

Esta modalidade de casamento foi comum em épocas de conflito em que os noivos estavam obrigatoriamente afastados durante longos períodos de tempo. A solução passava por dotar um familiar ou amigo de uma procuração que lhe conferia capacidade jurídica para pronunciar o “sim” em nome do noivo ou da noiva ausentes.

Hoje em dia também se realizam casamentos por procuração, por exemplo quando um dos noivos se encontra a trabalhar no exterior.

Trate de tudo numa Conservatória do Registo Civil

A procuração pode ser obtida num cartório notarial e deve conter poderes especiais para o acto, identificar claramente o outro nubente e indicar a modalidade e regime de bens do casamento. Apenas um dos nubentes se pode fazer representar por um procurador.

Depois de obter a procuração, cuja validade é de 90 dias, e para avançar com o processo, os noivos (ou seus procuradores) devem dirigir-se a uma Conservatória do Registo Civil com a procuração e Bilhetes de Identidade ou Cartões de Cidadão.

Conhece alguém que já casou por procuração?

Mais informação sobre

Comentários (6)

Dê-nos a sua opinião

Dream Weddings Europe / Premium events
O Casamento do Ano por Dream Weddings Europe
Para comemorar o seu aniversário, a Dream Weddings Europe lançou um concurso para premiar o melhor dos melhores
Dream Weddings Portugal
Luxo & Elegância: as máximas do Casamento do Ano 2017 por Dream Weddings Europe
Depois da ponderação do corpo de juris, do qual a Zankyou fazia parte, alcançou-se um veredicto e no Sábado, aquando a celebração do 5º Aniversário da Dream Weddings Europe, conheceu-se o grande casamento vencedor – O Casamento do Ano 2017.
Foto: Daniel Rebordão Fotografia
Mini-Guia para casar em Coimbra: consiga o seu casamento de sonho!
Descubra o passo a passo da organização do seu casamento e descubra as melhores opções para si!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação