Casamento por procuração: porque a distância não é um problema

Um casamento em que um dos noivos não está presente na cerimónia? Pode parecer estranho, mas na realidade é possível. Falamos do casamento por procuração!

Um casamento em que um dos noivos não pode estar presente na cerimónia? Pode parecer estranho, mas na realidade é possível. Falamos do casamento por procuração. Esta modalidade de casamento foi comum em épocas de conflito, em que os noivos estavam obrigatoriamente afastados durante longos períodos de tempo. A solução passava por dotar um familiar ou amigo de uma procuração - o ato pelo qual uma pessoa atribui a outra, voluntariamente, o poder de agir em seu nome (a palavra pode indicar também o documento onde a mesma se encontra escrita) - que lhe conferia, então, a capacidade jurídica para pronunciar o “sim” em nome do noivo ou da noiva ausente.  Hoje em dia também se realizam casamentos por procuração, por exemplo quando um dos noivos se encontra a trabalhar no exterior. Neste caso, "os interessados em passar procuração com poderes que devam ser exercidos no território da República Portuguesa podem fazê-lo junto dos agentes consulares portugueses no país da sua residência, os quais, excecionalmente, desempenham funções notariais ou das competentes entidades locais". A procuração pode ser obtida num cartório notarial - "a procuração pode ser outorgada por documento autenticado, instrumento público, lavrado no cartório notarial ou em consulado português, ou por documento assinado pelo representado com reconhecimento presencial da assinatura" - e deve conter poderes especiais para o ato, identificar claramente o outro nubente (nome, idade, naturalidade, residência habitual, filiação) e indicar a modalidade e regime de bens do casamento. "Apenas um dos cônjuges pode fazer-se representar por procurador, devendo a procuração individualizar o outro nubente e indicar a modalidade do casamento". Depois de obter a procuração, e para avançar com o processo, o noivo ou noiva (ou o seu procurador) deve dirigir-se a uma Conservatória do Registo Civil com a procuração e Cartão de Cidadão. Conhece alguém que já casou por procuração?
Alexsandra Urias
há 2 anos

Sou brasileira e estou morando em Portugal (em processo de pedido de residência). Meu namorado é brasileiro e mora na Inglaterra. Queremos nos casar por procuração mesmo estando fora do nosso país de origem. é possível? se quais os primeiros passos? Obrigada.

Alexandre
há 2 anos

Meu namorada está na Rússia, ela tem que fazer a procuração no consulado de Portugal o perante as autoridades da Rússia? Agradeço sua orientação, por causa do conflito não soubermos o que fazer. :(

Ruth
há 3 anos

Olá, ele é coreano e reside na Coréia, queremos nos casar no Brasil para então nos casarmos na Coréia, que documentos precisaremos e onde devemos ir?

Maria Emidia
há 3 anos

Bom dia, José, Se querem casar sob a República Portuguesa, pode dirigir-se a consulado português no Brasil e pedir a procuração. Neste link encontrará mais informação: https://www.irn.mj.pt/sections/irn/area-notarial/docs-comuns/procuracoes-nocao/ Obrigada

Jose sequeiros
há 3 anos

bom dia eu pretendo casar com uma pessoa que eesta no brasil o que me faz falta e se posso faser procuracao no registo civil

Maikel hastie
há 3 anos

Ola sou portuguesa ele cubano.estou a resolver a procuracao para a mae dele Assinar la em cuba para casarmos.e preciso eu ter dinheiro na conta?

Ana Apolinário
há 4 anos

Buenos día. En principio, en cualquier notaria. Recomendamos que se ponga en contacto con el notario de la región en la que desea celebrar su boda. De todas forma, recomendamos ponerse en contacto con Faro. Puede encontrar los contactos en este enlace: https://irn.justica.gov.pt/Contactos-do-Registo/Registo-Civil-de-Faro Un saludo!

Nathaly marin
há 4 anos

Buenas tardes. Quiero saber que notaria del sur de portugal tienen aprobado el matrimonio por poder. Gracias

Ana Apolinário
há 5 anos

Bom Dia Ileana. Tal como o artigo indica, a procuração pode ser obtida num cartório notarial e após a procuração é necessário ir a Conservatória do Registo Civil com a procuração e Cartões de Cidadão. No link que colocamos no artigo tem toda a informação relativamente à procuração. "Procurações que devam ser utilizadas em Portugal, encontrando-se o representado em país estrangeiro - Os interessados em passar procuração com poderes que devam ser exercidos no território da República Portuguesa podem fazê-lo junto: dos agentes consulares portugueses no país da sua residência, os quais, excepcionalmente, desempenham funções notariais;ou das competentes entidades locais." O link é este: https://www.irn.mj.pt/sections/irn/area-notarial/docs-comuns/procuracoes-nocao/. Esperamos ter ajudado. Felicidades!

ileana
há 5 anos

B.dia eu sâo Cubana e meu namorado é português e queremos nos casar por procuraçao, quais documentos devo enviar e como meu namorado deve fazer. Obrigada

Sheila de Oliveira
há 6 anos

Letícia, você se casou através de uma Conservatória do Registo Civil em Portugal? Meu namoro e eu pretendemos nos casar em breve e foi até uma Conservatória do Registo Civil no Porto e disseram que no faziam casamento por procuração, os dois tinham que estar presentes na cerimonia do civil. Será que existem lugares específicos para esse tipo de casamento?

Rosemara Pereira
há 7 anos

Letícia Canelas por favor me ajuda com umas dúvidas, meu email: rosemara-pereira2013@bol.com.br, meu noivo é britânico estou pensando nesse tipo de casamento pq a imigração esta me barrando para entrar e já pedi visto que foi negado, mas se eu estiver casada eles não podem me i pedir de entrar, me diz os documentos e tudo q eu preciso por favor

Letícia Canales
há 8 anos

Olá! Meu casamento será realizado amanhã e ele será por procuração! Parece algo muito maluco, é como abrir uma conta em um banco que você leva papéis e assina documentos e pode escolher entre fazer ou não uma pequena cerimônia na frente do juiz! Nunca pensei que iria me casar assim! Mas como meu noivo está na China e eu em Marilia-SP e assim, essa foi a opção mais viável,apesar de tudo estou muito feliz! E se alguém estiver com alguma dúvida estou a disposição! E Ana meus parabéns pelo blog eu ainda estava pesquisando sobre e adorei! Beijão

wendersoy
há 10 anos

Voce ta maluca casar com esse povo vai apanhar todo dia e ter que usar burca pra sempre, sem contar que eles so querem casar com mulheres de outras nacoes para aumentar a religiao do islan em outros paises.

tamiportugal23
há 11 anos

nao conheço niguem que ja casou por procuraçao... mas estou com algumas duvidas. estou em portugal e vou ao brasil e queria levar a procuraçao do meu noivo pra poder casar com ele la no Brasil isso seria possivel?

rose_elly_9
há 11 anos

EU E O MEU NOIVO QUE RESIDE NO EXTERIOR, PRETENDEMOS NOS CASAR POR PROCURAÇÃO ELE NÃO CONSEGUIU O VISTO DA EMBAIXADA DO BRASIL, E ENTÃO, RESOLVEMOS NOS CASAR PARA DEPOIS, ELE TENTAR CONSEGUIR O VISTO DE RESIDÊNCIA, PARA VIVERMOS JUNTOS AQUI, EM SALVADOR, BAHIA. MAS EU VI NA NET QUAIS DOCS SÃO NECESSÁRIOS... UM DOS DOCS É A CERTIDÃO DE NASC DO ESTRANGEIRO, TRADUZIDA POR NOTÁRIO DO PAÍS DE ORIGEM DELE... MAS NO PAQUISTÃO, PAÍS DE ORIGEM DO MEU NOIVO, O CARTÓRIO DE REGISTRO DE LÁ, DIZ QUE NÃO EMITE CERTIDÕES EM PORTUGUÊS... SERÁ QUE EU VOU CONSEGUIR CASAR AQUI, COM A CERTIDÃO DELE EM INGLÊS E DIVIDAMENTE AUTENTICADA??? MEU EMAIL É rose_elly_9@hotmail.com. BEIJOS!!!!

Dê-nos a sua opinião

Comentário submetido com sucesso
Tivemos um problema a submeter o seu comentário. Por favor tente mais tarde
Por favor, preencha este campo.
Por favor, insira um e-mail válido.
Por favor, preencha este campo.