X

Casamento por procuração

Um casamento em que um ou ambos os noivos não estão presentes na cerimónia? Pode parecer estranho mas na realidade é possível. Falamos do casamento por procuração.

Casar por procuração

Esta modalidade de casamento foi comum em épocas de conflito em que os noivos estavam obrigatoriamente afastados durante longos períodos de tempo. A solução passava por dotar um familiar ou amigo de uma procuração que lhe conferia capacidade jurídica para pronunciar o “sim” em nome do noivo ou da noiva ausentes.

Hoje em dia também se realizam casamentos por procuração, por exemplo quando um dos noivos se encontra a trabalhar no exterior.

Trate de tudo numa Conservatória do Registo Civil

A procuração pode ser obtida num cartório notarial e deve conter poderes especiais para o acto, identificar claramente o outro nubente e indicar a modalidade e regime de bens do casamento. Apenas um dos nubentes se pode fazer representar por um procurador.

Depois de obter a procuração, cuja validade é de 90 dias, e para avançar com o processo, os noivos (ou seus procuradores) devem dirigir-se a uma Conservatória do Registo Civil com a procuração e Bilhetes de Identidade ou Cartões de Cidadão.

Conhece alguém que já casou por procuração?

Gostou deste artigo? Partilhe

Mais informação

Comentários (4)

rose_elly_9
21 de January de 2013

EU E O MEU NOIVO QUE RESIDE NO EXTERIOR, PRETENDEMOS NOS CASAR POR PROCURAÇÃO
ELE NÃO CONSEGUIU O VISTO DA EMBAIXADA DO BRASIL, E ENTÃO, RESOLVEMOS NOS CASAR PARA DEPOIS, ELE TENTAR CONSEGUIR O VISTO DE RESIDÊNCIA, PARA VIVERMOS JUNTOS AQUI, EM SALVADOR, BAHIA. MAS EU VI NA NET QUAIS DOCS SÃO NECESSÁRIOS… UM DOS DOCS É A CERTIDÃO DE NASC DO ESTRANGEIRO, TRADUZIDA POR NOTÁRIO DO PAÍS DE ORIGEM DELE… MAS NO PAQUISTÃO, PAÍS DE ORIGEM DO MEU NOIVO, O CARTÓRIO DE REGISTRO DE LÁ, DIZ QUE NÃO EMITE CERTIDÕES EM PORTUGUÊS… SERÁ QUE EU VOU CONSEGUIR CASAR AQUI, COM A CERTIDÃO DELE EM INGLÊS E DIVIDAMENTE AUTENTICADA??? MEU EMAIL É rose_elly_9@hotmail.com. BEIJOS!!!!

Responder
wendersoy
23 de February de 2014

Voce ta maluca casar com esse povo vai apanhar todo dia e ter que usar burca pra sempre, sem contar que eles so querem casar com mulheres de outras nacoes para aumentar a religiao do islan em outros paises.

tamiportugal23
16 de March de 2013

nao conheço niguem que ja casou por procuraçao… mas estou com algumas duvidas. estou em portugal e vou ao brasil e queria levar a procuraçao do meu noivo pra poder casar com ele la no Brasil isso seria possivel?

Responder
Letícia Canales
27 de November de 2015

Olá! Meu casamento será realizado amanhã e ele será por procuração! Parece algo muito maluco, é como abrir uma conta em um banco que você leva papéis e assina documentos e pode escolher entre fazer ou não uma pequena cerimônia na frente do juiz! Nunca pensei que iria me casar assim! Mas como meu noivo está na China e eu em Marilia-SP e assim, essa foi a opção mais viável,apesar de tudo estou muito feliz! E se alguém estiver com alguma dúvida estou a disposição! E Ana meus parabéns pelo blog eu ainda estava pesquisando sobre e adorei! Beijão

Responder

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação