Será mesmo conveniente buscar inspiração no Pinterest e no Instagram para organizar o seu casamento?

A internet é, sem dúvida, um dos nossos melhores aliados do dia-a-dia e as redes sociais, por mais irónico que possa parecer, uma ferramenta de pesquisa e contacto com o mundo exterior indispensável. De certeza que já viu ideias surpreendentes e  lindas no Pinterest, verdadeiras tentações de “copiar” para o dia do seu casamento. E o Instagram? Esse então é uma autêntica exposição de imagens inspiradoras. Acha que conseguiria organizar uma boda tão maravilhosa sem o apoio destas duas ferramentas? E será que é mesmo positivo ficar dependente destas? Como em tudo na vida, há sempre o reverso da moeda: os prós e os contras.

Luminous Photography

De facto, no Pinterest e no Instagram, pode obter ótimas ideias para decorar o grande dia. As redes sociais estão recheadas de fotos de casamento de celebridades, de tempos passados e de diferentes conceitos e estilos. É incrível como podemos levar o que mais gostamos de cada coisa e criar um evento inimaginável! E inconvenientes, haverá? Sim, há pelo menos três situações imprevisíveis ao se inspirar em imagens de casamento no Pinterest e no Instagram.

Very Cool
Very Cool

Orçamento

O orçamento real de um casal pode ser muito diferente do casamento que viram nestas aplicações. Há fotos de casamentos lindas, mas que não se adequam necessariamente aos custos que a noiva e o noivo podem pagar. Cabe a eles terem sensibilidade e sensatez para perceber se vale a pena sequer tentarem fazer igual ou similar. E atenção que lá por terem de ter um casamento mais modesto que o apresentado nas redes sociais, não quer dizer que venha a ser menos bonito. Saiba como ter um casamento de princesa simples e barato e não fique desiludida se não der para ter um casamento ao género Kardashian.

Luis Efigénio Photography
Luis Efigénio Photography

Disponibilidade de elementos

Há muitos fatores a ter em conta na altura de organizar um casamento de acordo com o tema escolhido: o clima, o sítio, a estação, etc. E estes nem sempre coincidem com as imagens do Instagram que a deixaram louca. Além disso, pode não conseguir a mesma mobília e outros detalhes que estão lá representados. E, se conseguir, é bem capaz de não ter orçamento para isso. Os custos podem ser muito elevados. No fundo, tudo vai bater no fator financeiro. Lembre-se que lá por só ver casamentos de arromba nas redes sociais, cheios de convidados, não quer dizer que o seu tenha de ser assim para ser tão bom e bonito. Há 5 vantagens em ter um pequeno (grande) casamento.

M Catering
M Catering

Expectativa vs. Realidade

Muitas vezes, o que vemos no Pinterest leva a que os noivos queiram fazer cópias espetaculares, para as quais seria necessário contratar profissionais experientes (wedding planners, por exemplo) e serviços externos específicos e dispendiosos. O pior é que se você pede aos aos seus fornecedores uma cópia do que viu no casamento da celebridade x ou y, com pouco orçamento, é muito provável que a sua alta expectativa acabe em desilusão total.

The Wedding Portugal
The Wedding Portugal

Todos os casamentos parecem clonados 

Agora, todos queremos ser iguais às celebridades. Sonhamos muito e acabamos por não ter os pés bem assentes na terra. Há casais que se endividam anos, para poderem ter um casamento igual ao do seu ídolo de infância. E será que isso é assim tanto de louvar? Então e a individualidade de cada um? A questão da personalização? As pessoas não têm amor-próprio ou são assim tão inseguras, que precisem de plagiar as ideias dos outros? Pois é, isto dava mote para outro tema, outro artigo. O que é certo é que há cada vez mais pessoas a clonar casamentos! Parece que todas usam os mesmos fornecedores. As tendências de moda e decoração dentro das redes sociais são tão marcadas que, em vez de as usarem como inspiração, usam-nas como guias para que tudo seja o mais parecido possível com as fotos. Por isso, os wedding planners sugerem que os noivos procurem inspiração noutras fontes, como filmes, eventos maciços, galerias de arte, revistas de arquitetura e design e também em desfiles de moda. Aconselham assim a dar sempre o seu toque especial para tornar o seu casamento único. Em vez de copiar os casamentos das celebridades, convide-as para o seu. Há umas bem divertidas.

White Magnolia
White Magnolia

Ninguém diz para não ligar às redes sociais. Claro que estas são fontes de inspiração tão boas como qualquer outra. Mas são isso mesmo: fontes de inspiração. Não tem de copiar tudo igualzinho. Tire uma ideia daqui outra dali e outra da sua cabeça. Vai ver que terá um casamento lindo, que seja mesmo a sua cara. Quer um casamento de sonho? Então, temos as respostas às suas dúvidas. Há muitas maneiras de inovar na sua boda. Às vezes, uns pozinhos de perlimpimpim ajudam.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Credits: Guan Hui
Os melhores Candy Bars encontrados no Instagram: uma fonte de inspiração deliciosa
É uma verdadeira fã dos Candy Bar e ainda não sabe como elaborar um para o seu casamento? Inspire-se nalgumas das melhores mesas que encontrámos e vai, seguramente, ser um autêntico êxito!
Não perca este "drama" tão divertido: seis mulheres levam o mesmo vestido ao mesmo casamento!
Não perca este "drama" tão divertido: seis mulheres levam o mesmo vestido ao mesmo casamento!
Um dos piores pesadelos de um casamento acabou por ser uma situação muito engraçada devido à "boa onda" das protagonistas
Foto Luminous Photography
Será que o seu orçamento chega para o seu casamento de sonho? Descubra aquilo de que NÃO pode abdicar!
A capacidade de um wedding planner para lidar com imprevistos no dia do seu casamento é infinitamente maior do que a sua, a da sua mãe, da sua irmã... Sabe porquê? Porque o que é imprevisto para si não é imprevisto para ele/ela!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação