Como organizar um casamento express em 5 passos

Embora concordemos que, regra geral, os casamentos exigem um ano de organização, especialmente devido às reservas, há outras cerimónias que são planeadas em tempo recorde. Os motivos são: a flexibilidade das datas, a pouca paciência, a pressa ou, simplesmente, a ideia de não enlouquecer com a preparação e organizar algo rapidamente, sem complicações.

O mais importante é saber que pode organizar um casamento em tão pouco tempo, sem ter um ataque cardíaco. Mas, apesar de tudo, também é importante ter em conta o tempo necessário para a preparação de todos os detalhes. Saiba como organizar um casamento express em 3 meses em apenas 5 etapas. Ready?! Go!

Passo 1. Escolha uma data e um local de celebração

Apesar da pressa, vai precisar de uma data exata (convém!). Mas por ser express, não significa que deva casar-se já amanhã ou daqui a uma semana. É importante dar uma pequena margem de tempo, de pelo menos dois ou três meses, para que os seus convidados possam comparecer. Quando os casamentos são planeados com um ano de antecedência, 99% dos convidados não têm problemas em reservar uma data. Com três meses, a coisa muda de figura e vai certamente necessitar de algum tempo para organizar agendas. E, mesmo assim conte com convidados que não possam comparecer. Faz parte!

Nos casamentos de Outono e Inverno, e em alguns meses da Primavera, não será tão difícil reservar uma data com tão pouco tempo de antecedência. No verão, o assunto será mais complicado, devido ao período de férias, mas pode sempre tentar a sua sorte. Sextas-feiras e domingos podem ser os dias ideais para casar, dado que a maioria dos casais escolhe o sábado para casar e não é fácil fazer reservas em tão pouco tempo. No entanto, alguns espaços podem ter algum sábado livre, embora tenha de se adaptar à data oferecida pelo espaço.

Foto: Nuno Belo Photographer

Para os casamentos religiosos, o problema pode ser similar, já que as igrejas têm datas determinadas que são reservadas rapidamente. No entanto, muitos casamentos são, hoje em dia, realizados fora das igrejas, portanto, as hipóteses de se casar na data desejada podem aumentar. Por outro lado, no caso dos casamentos civis, não há tanto problema, embora deva procurar um notário que esteja livre e que trate de tudo.

Ao escolher o local, a data pode determinar quase tudo. Não se contente com pouco, mas não se esqueça que será difícil escolher o lugar 100% perfeito com três meses de antecedência. Ainda assim, é possível encontrar um lugar que sirva todas as necessidades. Os hotéis também são uma escolha viável, assim como os restaurantes ou pousadas.

Foto: Quinta do Pé da Serra

Passo 2. Faça a lista de convidados o mais rápido possível

Não perca tempo. Assim que decidir que se vai casar, certifique-se da data, e comece a fazer a lista de convidados. Se restam cerca de três meses para o casamento, corre o risco de que muitos deles não possam comparecer, então, é importante tratar deste assunto o mais rápido possível.

Crie uma lista de possíveis convidados e adicione as pessoas que obrigatoriamente deve convidar. Depois, analise o tipo de casamento que pretende e se o número de convidados iniciais é compatível com o seu orçamento. Se não, comece a eliminar pessoas, começando pelos conhecidos (é difícil, nós sabemos!).

Se ao envio da primeira remessa de convites algumas pessoas indicarem que não podem comparecer (vão avisá-la com antecedência, acredite),vá adicionando os convidados que deixou de fora inicialmente, e adicione-os por ordem de importância.

Foto: The Quinta – My Vintage Wedding

E porque nem sempre é fácil, veja também as nossas dicas para elaborar a sua lista de convidados e facilitar-lhe um pouco esta tarefa.

Passo 3. Escolha o melhor look de casamento

E o vestido?! Não, não nos esquecemos desta parte. Respire! Aqui o fator mais importante é que a loja ou o atelier tenham um serviço de entrega imediata.Em três meses não é possível fazer alterações de última hora, nem reajustar o vestido. Por isso, certifique-se que quando tratar do vestido fica mesmo tudo tratado, para evitar o stress perto do grande dia. No caso do noivo, é sempre mais fácil, porque é mais simples encontrar o fato ideal para o casamento.

Foto: Meraki Studio

Quanto à maquilhagem e ao cabeleireiro, trate das reservas com antecedência. Tem uma amiga que lhe pode recomendar alguém de confiança? Peça ajuda! Na primeira reunião com estes profissionais esteja ciente do que pretende, para que não exista a necessidade de muitas provas. Se não souber exatamente o que pretende, partilhe as fotos do vestido, explique o tema do casamento e confie. Este tipo de profissionais está mais do que habituado a gerir situações de stress e a transformar o maior dos dramas numa história de encantar.

Foto: Nuno Belo Photographer

A Internet é uma arma fundamental, desde a web, às aplicações ou às plataformas de imagens, como é o caso do Instagram, Pinterest ou Flickr. O importante é utilizar ferramentas simples de usar e que estejam acessíveis em qualquer lugar, a qualquer hora. Nestes espaços, pode encontrar ideias para todos os estilos, sem grande esforço.

Wendy Creating Moments. Foto: Plumeria

Passo 4. Opte por elementos decorativos feitos por si

Em três meses, quase não há tempo para programar pequenos, mas importantes detalhes. O que pode fazer é eliminar a lista infindável de processos e ir direta ao assunto. Ao invés de pedir orçamentos e testes de elementos decorativos, aposte no “faça você mesma” (DIY).

Sabemos que há muitas coisas para tratar, mas este tipo de decoração é perfeita para um casamento express, porque é ótimo para economizar tempo. Além disso, ajuda a personalizar o casamento, que surge do tema escolhido pelos noivos. A partir daí, tudo flui com imaginação, criatividade e com a ilusão de ter tudo sob controle.

Foto: Set Lounge Beach Weddings

A viagem pode começar com os convites, cuja natureza DIY anuncia que o casamento terá um toque muito pessoal. Durante a cerimónia, recorra as grinaldas de luzes e flores, em todo o espaço, e aposte na reciclagem de objetos antigos e cartazes anunciando os locais ou momentos da festa.

Outra ótima opção para não perder muito tempo com os presentes para os convidados é fazer cartões de agradecimento. Dentro da decoração DIY, são ótimos os detalhes do casal, pois esses cartões podem ser personalizados e incluir mensagens especiais para cada convidado.

Foto: Verde aos Molhos

E porque todos os detalhes contam, fique com algumas ideias para elaborar os seus marcadores de mesa, seja o seu estilo clássico, descontraído, country ou boho.

Passo 5. Escolha o banquete ideal

Depois do casamento, este é o momento que mais permanece na memória dos convidados. E, embora a sua celebração tenha uma organização mais modesta, não a negligencie. Assim, contrate os serviços de um catering especializado em casamentos de menores dimensões, que saibam trabalhar em tempo recorde. Existem? Claro que sim, porque este tipo de casamento são mais habituais do que julga, sendo necessário cobrir todas as exigências dos noivos e garantir a qualidade.

Para evitar perder muito tempo e reservar tudo com a antecedência possível, reduza a sua lista de opções de acordo com os requisitos que determinará desde o início, quase todos relacionados com o tempo, capacidade de improvisar e a qualidade dos seus pratos.

Foto: Verde aos Molhos

E agora que já sabe como organizar o seu casamento em tempo recorde, relaxe e não deixe de ler:

E para ajudá-la na organização

Descarregue o ebook Como organizar o seu casamento“!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Comentários (4)

Dê-nos a sua opinião

Como fazer o seating plan do seu casamento em 5 passos
Como fazer o seating plan do seu casamento em 5 passos
Hoje, contamos-lhe tudo o que precisa de saber para um casamento perfeito... Com lugar marcado: descubra como criar o seating plan perfeito para o seu casamento!
Luminous Photography
10 conselhos para organizar um casamento sem stress
Veja os 10 valiosos conselhos para organizar um casamento sem stress. Pode não acreditar mas é possível, ora veja.
Foto: Diana Nobre Fotografia
Como organizar um casamento que não se pareça com um casamento
Vai casar, mas não quer organizar um casamento que envolva uma grande preparação ou simplesmente não tem tempo para tal? Nós ajudamos!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação