As 3 coisas "faça você mesmo" e as 3 coisas "não faça você mesmo" na organização do seu casamento

As 3 coisas "faça você mesmo" e as 3 coisas "não faça você mesmo" na organização do seu casamento

Durante a organização do nosso casamento, sentimos vontade de fazer tudo por nós mesmos. Mas há detalhes do grande dia que devemos deixar para os especialistas...

  • Pré-Casamento
  • Conselhos
  • DIY - feito à mão

À medida que a data do seu casamento se vai aproximando, é natural que fique com a sensação que tem cada vez mais e mais berbicachos para resolver. É normal! Organizar um casamento não é pera doce. Há muita coisa para organizar, escolher, ponderar. Sem falar que deve fazer cada coisa a seu tempo, de forma organizada. Por exemplo, não vale a pena escolher o catering do seu casamento, sem falar primeiro com o seu wedding planner, para que ele lhe dê uma opinião, ou sem antes escolher a quinta do casamento, não vá esta já ter cozinha própria.  

Para que fique mais tranquila, nós adiantamos-lhe já algumas coisas que você pode resolver sozinha e outras três para as quais é melhor pedir ajuda. Ora, tome nota!

guardarWendy Creating Moments
Wendy Creating Moments. Foto: Plumeria

Três coisas “faça você mesma”

Definir o estilo

O casamento deve refletir as preferências e a personalidade dos noivos. Como tal, o casal deve conversar e chegar a um acordo sobre o estilo do seu casamento. Para chegarem a uma conclusão, devem fazer uma autoanálise e tentar perceber se preferem algo simples, clássico, rústico, tropical, formal ou informal. Gostam de cores vivas ou pastéis? Que orçamento têm? Preferem casar de dia ou de noite? Você e o seu futuro marido devem ponderar todos esses fatores e a partir daí definir o ambiente da boda. Claro que poderão receber conselhos mas, neste caso, é essencial que optem de acordo com os vossos gostos e personalidade. Lembre-se de que boas ideias não são sinónimo de orçamento inatingível.

guardar
The Wedding Wonderland ®
guardar
The Wedding Wonderland ®

Organizar o seating plan (plano com os lugares)

Uma vez definido o estilo da boda, não seria má ideia criar parte da decoração (com as próprias mãos), até porque é uma boa maneira de poupar dinheiro. Por exemplo, sabemos que não é tarefa fácil organizar os seating plans, mas estes são perfeitos para que você puxe pelo seu lado criativo. Um plano de lugares simples e personalizado pode ser mais eficiente do que uma “grande ideia” difícil de entender. Dê asas à sua imaginação, use tecidos, papéis decorativos ou quadros-negros, mas lembre-se de que este deve sempre refletir o seu estilo e da boda, claro!

guardarAguiam Wedding Photography
Foto: Aguiam Wedding Photography

Faça a suas próprias lembranças

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Dar uma lembrança aos convidados é uma boa oportunidade para lhes agradecer a sua presença. Se for você mesmo a fazê-las ainda terão mais valor. Um detalhe, por menor que seja, permite imortalizar o momento. Há muitas opções: se souber fazer croché, aproveite esse seu talento para criar algo surpreendente. Se você gosta de flores, vasos decorados e sacos ecológicos devem estar na sua lista de opções. Você pode ainda recorrer a objetos reciclados, brincar com texturas, relevos e cores. Vai ver que o céu é o limite para surpreender os seus convidados.

Três coisas que você não deve fazer por si mesma

O bolo

Não tente fazê-lo em casa! Você pode sim escolher a forma, os ingredientes principais, o estilo e a decoração do bolo. Mas o mais importante é que contrate um cake designer. Hoje, já há muitos profissionais de renome que, de certeza, que não a vão deixar ficar mal. Só não se esqueça de fazer um pré-degustação.

Já agora, sabe o que os noivos do novo milénio escolhem para o seu bolo de casamento? Drip Cake, Naked Cake ou Glacê.

guardarPims Cake Design
Pims Cake Design

Tirar as fotos do seu casamento

Muitos dos seus convidados vão tirar fotos incríveis no seu casamento mas, mesmo assim, você precisa contratar um profissional. A prática de um especialista, somada à qualidade da câmara, fará a diferença. Todos conhecemos as boas intenções de nossos amigos e familiares, mas a experiência de alguém que foi treinado para essa tarefa evitará dores de cabeça ou futuros desapontamentos.

guardarJoão Terra Fotografia
Foto: João Terra Fotografia

Clique  no play e siga os nossos conselhos para escolher o melhor profissional, que combine consigo e que com o qual tenha a maior empatia para fazer do registo do seu casamento algo que vai gostar de relembrar anos e anos a fio, revivendo memórias através da arte.

Apoie-se num profissional, não se sinta intimidado pela câmara e lembre-se de que a espontaneidade é sua aliada. Você viverá momentos mágicos, únicos e inesquecíveis. As fotos assim serão um verdadeiro reflexo do que foi vivido. Confie!

guardar
Foto: A4K – Wedding Photography

Entretanto, fique com alguns truques para a fotografia de casamento perfeita: pose, postura e dicas.

O cronograma do casamento

O calendário ou cronograma de um casamento é o roteiro do dia. Convém que seja perfeito, mas podem sempre surgir imprevistos. Para que estes sejam o mínimo possível, sugerimos que contrate um wedding planner (organizador de casamentos), já que este tem o know how e experiência suficientes para evitar erros. Ele fará ou contratará alguém para fazer um cronograma bastante preciso!

O organizador do evento falará com a pessoa responsável pela sala, o maestro da festa, o DJ ou qualquer outra pessoa que possa ser necessária. O coordenador de casamentos (que poderá ser o próprio wedding planner) será responsável por cumprir o cronograma, resolver as contingências e fazer modificações, se necessário. Mas acreditamos que você possa mandar dar os aperitivos e abrir o bar quando quiser…

guardar
The Wedding Wonderland ®
guardar
The Wedding Wonderland ®

Você pode escolher o tema, tentar vários menus ou criar uma bela memória com suas próprias mãos. No entanto, existem trabalhos que são complexos e é aí que precisamos de mãos colaborativas. O importante é que corra tudo bem e que os noivos consigam aproveitar a festa, com ou sem ajuda.

Mas uma coisa é certa. Apesar de os noivos conseguirem fazer algumas coisas por eles mesmos, o casamento não seria a mesma coisa, sem alguma ajuda. É por isso que existem os defensores do não ao “faça você mesmo”: eis as 5 regras para um casamento perfeito.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

WENDY Creating Moments Wedding planners
João Terra Fotografia Fotógrafos e vídeo
Aguiam Wedding Photography Fotógrafos e vídeo
Pims Cake Design Bolos de noiva

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!