Truques para a fotografia de casamento perfeita: pose, postura e dicas

“Para mais tarde recordar…” ou “Para sempre…” são provavelmente as expressões que melhor descrevem a importância da cobertura e registo fotográfico de qualquer casamento. De facto, meses e meses de planos, de ideias e de decisões resumem-se ao dia em que os noivos, finalmente, trocam os votos e iniciam uma vida em conjunto.

Portanto, tem o homem perfeito, o vestido com que sempre sonhou, a decoração utópica num espaço encantador… Tudo está pronto para que viva o dia com que tem vindo a sonhar desde sempre, pelo que agora só precisa de pensar em como eternizar os momentos que aqui serão vividos e as emoções experienciadas. Para além disto, é imprescindível que saiba como alcançar as fotografias de casamento surpreendentemente deslumbrantes e, consequentemente, um álbum de fotografias sublime que irá garantir que os momentos permanecerão e não se desvaneçam com o passar do tempo…

Ricardo Meira
Ricardo Meira

Desta forma, é imprescindível que qualquer registo fotográfico seja fiel a todos os instantes que constituem o dia de casamento. Um dos pontos fulcrais para o alcançar é contratar e confiar na excelência do próprio profissional. No entanto, para que as fotografias transmitam toda a elegância e requinte que marcou o seu dia tão especial, também, existe um grupo de dicas sobre a postura, o comportamento e poses que deverá adotar para que nada falhe.

Fiquem prontos para o vosso momento de passadeira vermelha com os conselhos que temos para vos dar!

Mary Me Eventos
Mary Me Eventos. Créditos: João Almeida

1. Genuinidade e espontaneidade

Os mais significantes momentos são aqueles que não são planeados. São aquelas lágrimas inesperadas e as gargalhadas sinceras que foram soltas espontaneamente. É, efetivamente, neste aspeto que reside um dos segredos para um álbum de fotografias real e fiel aos sentimentos, que invadiram um dia que visa a celebração do amor.

De acordo com Efeito Espontâneo, uma equipa de fotógrafos que se perceciona como sendo narradores das mais encantadoras histórias de amor e que aposta na criatividade e originalidade para fazer os registos mais irreverentes, “o que importa é que o casal se sinta à vontade com os profissionais que escolhe, que desfrute de todos os momentos com intensidade“, pois o seu objetivo primordial é conseguir a fotografia perfeita que “capte a essência de cada casal, espaço, momentos e detalhes“, pelo que na sua opinião “não se pretende pose nem formalidade, visto que a beleza de todos os momentos que se proporcionam estão na naturalidade e espontaneidade“.

Efeito EspontâneoAgende a sua reunião!
Efeito Espontâneo
Efeito EspontâneoAgende a sua reunião!
Efeito Espontâneo
Efeito Espontâneo Agende a sua reunião!
Efeito Espontâneo

2. Harmonia 

Quando a missão é obter fotografias espctaculares e excecionais do dia do casamento, a harmonia que se estabelece entre o casal é fundamental, para que tudo flua de uma forma extremamente natural. Assim, para que exista uma sintonia visível entre o casal, José D’Oliveira cria “conversas animadas e lembranças de momentos a dois entre ambos, colocando perguntas-chave para obter esta ideia… O resultado final é sempre gratificante“. Para além da harmonia que aqui se cria, também, uma relação mais próxima se vai estabelecendo com o fotógrafo, o que é fundamental.

José D'OliveiraAgende a sua reunião!
José D’Oliveira

3. Sorria naturalmente

Este ponto vai, de certa forma, ao encontro da espontaneidade que já foi referida anteriormente. Mesmo que esteja a sorrir propositadamente para a fotografia, faça parecer que esse sorriso é natural e genuíno. O truque aqui é não sorrir de uma maneira muito forçada nem de um modo exagerado. Pense em coisas que a deixem feliz e solte um pequeno sorriso tímido.

4. Encontre o seu melhor lado

Todos nós sabemos que a nossa cara não é perfeitamente simétrica, pelo temos lado de que gostamos mais. Assim, se ainda não descobriu qual o seu lado que fica melhor nas fotografias, treine as possíveis poses com a cara ligeiramente virada para ambos os lados, para perceber qual dos dois resulta melhor. Assim que saiba que arrasa nas fotos com o seu perfil direito, por exemplo, já sabe o que tem de fazer…

EF-Fotografia é uma das equipas de fotógrafos que sabe como captar o seu melhor lado, o seu estilo único e a sua essência especial. Esta empresa que prima no setor de fotografia a nível irá contar, desta forma, a sua história de amor através das imagens nas quais vai arrasar. 

EF-FotografiaAgende a sua reunião!
EF-Fotografia
EF-FotografiaAgende a sua reunião!
EF-Fotografia

5. Pose de uma forma direita

Quando se posa para uma fotografia, o objetivo é conquistar uma imagem na qual parecemos elegantes, saudáveis, confiantes e felizes. Assim, deve adotar uma postura reta, sem que pareça demasiado rígida.

6. Tranquilidade e descontração

Este é um dos pontos mais importantes, pois os noivos devem sentir-se “à vontade” com o fotógrafo que contrataram. Assim, devem respirar fundo e entrar numa vibe de descontração, na qual o profissional deve, igualmente, fazer parte. O que os grandes fotógrafos desejam é que os seus noivos estejam extremamente relaxados, apesar de todas as emoções que sentem e que fazem parte do seu dia de casamento. No entanto, para se sentirem tranquilos e descontraídos, é preciso que os noivos se sintam à vontade com o profissional contratado. João Terra Fotografia tem o poder de deixar todos os casais à vontade, enquanto regista e imortaliza os detalhes, os carinhos e bons momentos que os noivos protagonizam.

João Terra Fotografia Solicite informação sobre “João Terra Fotografia ”
João Terra Fotografia
João Terra Fotografia Solicite informação sobre “João Terra Fotografia ”
João Terra FotografiA

7. Dar atenção às pernas

Apesar de as pernas na maioria dos casos estejam tapadas pelo vestido de noiva, estes membros são um dos aspectos que não devem ser descurados. Desta forma, pode sempre dobrar ligeiramente a perna ou até mesmo cruzá-las.

8. Reservem algum tempo para as fotografias

O dia do casamento é uma data extremamente importante para todos, pelo qual todos os momentos são significativos e repletos de sentimentos. Por esta razão é importante que os noivos reservem um bocadinho deste dia para viver uma sessão de fotografias encantadora,para namorar um bocadinho, sem os convidados à sua volta, apelas eles e os fotógrafos, 20/30 minutos, sem pressa de regressar à festa” partilha AhHa! Photos, confidenciando que “as melhores fotos conseguem-se com boa disposição, alegria e descontracção“.

AhHA! Photos
AhHA! Photos
AhHA! Photos
AhHA! Photos

9. Sorria com os olhos 

Mesmo que não esteja a sorrir literalmente, tente sorrir com os olhos e transmitir felicidade através dos mesmos. Abstraia-se do nervosismo ou do stress que poderá estar a sentir e aproveite simplesmente o momento. Desta forma, foque-se num ponto, para que o seu olhar não reflicta a ideia de que está confusa ou perdida. Neste contexto, os olhos são uns dos grandes protagonistas e eles é que narram a história, assim como as emoções.

It's All About
It’s All About…

Como vêem é super fácil alcançar a fotografia perfeita do dia do vosso casamento. Portanto, relaxem e aproveitem ao máximo! Conheça, ainda, as razões pelas quais é importante contratar um fotógrafo profissional para o seu casamento, 10 ideias para fotografias “fora da caixa” e os 8 erros que todas as noivas cometem quando tiram fotos de casamento: os conselhos para os solucionar!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Renato Ribeiro Photography
5 conselhos para que as fotos de grupo num casamento não sejam um fracasso
O dia de casamento tem de ser perfeito, devendo ficar eternizado nas nossas memórias. Para isso, nada como as fotografias. Sabia que há truques para conseguir as melhores de todos os tempos?
Just Frame It
Dicas infalíveis para ficar perfeita com o seu vestido de noiva nas fotos
Vestido, cara laroca, ação! Pronto, está tudo certo para tirar as fotos mais lindas do mundo com esse seu look. Só tem de escolher o fotógrafo ideal
8 erros que todas as noivas cometem quando tiram fotos de casamento. E os conselhos para os solucionar!
8 erros que todas as noivas cometem quando tiram fotos de casamento. E os conselhos para os solucionar!
As fotografias são as melhores recordações que podemos guardar de um dia tão especial, por isso damos-lhe alguns conselhos para estar perfeita nas fotografias do seu casamento e evitar as falhas que as noivas costumam cometer.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação