Momentos absolutamente indispensáveis num casamento

Momentos absolutamente indispensáveis num casamento

Há momentos considerados indispensáveis num casamento - e nós dizemos-lhe quais são! Mas atenção: o dia é dos noivos! Acrescentar ou retirar momentos não torna o dia mais ou menos inesquecível. Por isso, sinta-se livre para tomar essa decisão!

Momentos absolutamente indispensáveis num casamento
Photo by Alvin Mahmudov on Unsplash
  • Planear o Casamento
  • Recomendações
  • Guest-blogger

O casamento é uma etapa importante na vida de um casal e muitos – principalmente as noivas – pretendem que este seja o dia perfeito. Para que essa perfeição seja atingida, existem alguns momentos que deve adicionar ao seu dia.

Os momentos mencionados são alguns dos que consideramos indispensáveis, mas o dia é dos noivos! Acrescentar ou retirar momentos não torna o dia mais ou menos inesquecível, portanto sinta-se livre para tomar essa decisão. De qualquer forma, salientamos então 7 momentos que não podem faltar num casamento.

1. A preparação que antecede o casamento

Apesar de ser um momento de grande stress, esta é a primeira dificuldade dos noivos e respetivas famílias. E embora muitos noivos optem por pedir apoio a empresas especializadas na preparação de casamentos, ainda existem pequenas questões que devem ser decididas pelos mesmos.

Eleger as pessoas a convidar para o casamento, escolher o tema para decoração ou a ementa do casamento são apenas alguns exemplos. Neste planeamento prévio também podem ser escolhidos momentos importantes a serem implementados na festa.

guardar
Foto Pixbay

2. A espera pela noiva

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Pode rir, mas esta espera já é um clássico. Os convidados, inclusivamente, já esperam que a noiva se atrase para o casamento e, muitas vezes, convivem com o noivo enquanto esperam pela mesma.

Se quiser tornar o seu casamento diferente e deixar todos de boca aberta, inverta os papéis: ao invés dos convidados esperarem pela noiva, devem esperar pelo noivo que, claro, chegará em segundo lugar. Além de hilariante, será uma bela história para relembrar no futuro!

guardar
Photo by Jonathan Borba on Unsplash

3. As crianças que vão até ao altar

Falamos das crianças mais novas que lançam flores e levam as alianças. Estas caminham em direção ao altar em frente aos noivos, ou seja, são os primeiros a serem vistos pelos convidados.

Embora não seja muito usado atualmente, tradicionalmente existia uma terceira criança que levava uma cruz. Essa cruz seria abençoada e levada para casa com os recém-casados.

guardar
Foto via Shutterstock

4. Lançamento do bouquet

Ao sair da igreja, os noivos sentem a chuva de arroz. De seguida, vem o momento mais esperado, principalmente pelas mulheres solteiras: o lançamento do bouquet. Em alguns casamentos este momento pode ser realizado posteriormente.

Conta a tradição que a mulher solteira que agarrar o bouquet lançado pela noiva será a próxima a ter a sua cerimónia de casamento. Portanto este é um momento maioritariamente constituído por mulheres – mas há exceções.

guardar
Photo by d i e g o Authentic on Unsplash

5. Chegada ao local de festa + almoço

Aqui os convidados vão, finalmente, conhecer o local da festa. A decoração será a primeira impressão dos mesmos, portanto aconselhamo-lo a, efetivamente, fazer um planeamento completo.

guardar
Foto via Shutterstock

Alguns noivos juntam diferentes decorações para tornar o ambiente único. Um exemplo que pode seguir é a inserção da arte sacra no seu casamento religioso.

6. Valsa dos noivos

A festa só começa a partir do momento em que os noivos fazem a sua primeira dança como marido e mulher. Este é um momento emocionante onde pode sentir a cumplicidade partilhada pelos recém-casados.

Alguns casais, ao invés de escolherem dançar uma valsa, escolhem uma música com significado para a sua história. Claro que esta opção transforma um momento emocionante num momento de lágrimas.

Para tornar o momento mais sentimental, desligue todas as luzes e acenda apenas umas velas. O ambiente será de puro romance e os convidados irão apaixonar-se tanto quanto os dois noivos. Use castiçais para colocar a ideia em prática; tem opções a partir de 5,39€, mas se quiser castiçais de chão pode encontrar a partir de 37,00€ na Holyart.

7. A verdadeira festa

A festa continua após a valsa. Serão momentos de dança e diversão, muita música, petiscos e bebidas. Os mais novos podem ter zonas de entretenimento próprias ou um grande espaço para correrem e brincarem.

A festa pode abranger apenas o almoço – e petiscos ao longo da tarde – ou pode adicionar também um jantar que se prolongue o resto da noite. A escolha é sua!

guardar
Photo by Jonathan Borba on Unsplash

Terminada toda a correria da festa, chegou o último momento, desta vez apenas entre os recém-casados: a lua-de-mel. Muitos casais tiram umas férias fora do país e aproveitam este grande acontecimento da melhor forma possível, outros ficam pelo país e visitam uma região portuguesa.

Qual vai ser a sua escolha?

Talvez também lhe interesse: