Como escolher a música da primeira dança em 10 simples passos

Como escolher a música da primeira dança em 10 simples passos

Nem sempre é fácil estar de acordo na hora de escolher a musica deste grande momento. Por isso, deixamos-lhe aqui alguns truques simples que vão decerto ajudar na decisão final

Como escolher a música da primeira dança em 10 simples passos
Foto: Meraki Studio
  • Música e Animação
  • Conselhos
  • Msn
  • Dança
  • Música da festa
  • Noivos

Thinking Out Loud de Ed Sheeran é uma das músicas mais escolhidas para a primeira dança dos noivos. Nem valsas, nem uma composição lenta clássica: uma canção totalmente pop, que foi concebida, pelas palavras do cantor, como um tema para celebrar o amor. E quem não tem aquela música especial que nos lembra a pessoa que amamos?

Desde Metallica até Bruno Mars, qualquer tema hoje em dia pode ser utilizado como banda sonora desse momento mágico no qual o casal dança junto, pela primeira vez, como marido e mulher. Um momento que, para além de muito especial, funciona como o eixo da celebração, dividindo o espaço e o tempo, fazendo a transição entre o jantar e o baile. Sabe como escolher a melhor música para a primeira dança de recém-casados? Nós damos-lhe algumas pistas para conseguirem encontrar o tema perfeito!

1. Comece pela banda sonora do primeiro filme que viram juntos

Ou do vosso primeiro encontro. O primeiro beijo. Um concerto. Uma viagem. Qualquer momento inesquecível que vos tenha acompanhado enquanto casal, que forme parte da vossa banda sonora particular. Aquela música que quando ouvem na rádio pensam logo “é a nossa canção”.

Veja também: 40 músicas de filmes para a banda sonora mais romântica do seu casamento

guardar
Foto: Meraki Studio

2. Procure entre os clássicos

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Por exemplo: Etta James, Nat King Cole ou Frank Sinatra, ou até mesmo a Unchained Melody dos The Righteous Brothers. Estas músicas são um pouco cliché e provavelmente já as ouviu em diversos casamentos, mas têm a vantagem de agradarem a todos e, sobretudo, de nunca passarem de moda. Sim, vai continuar a ouvi-las nas suas bodas de ouro!

Veja também: Como escolher a música para o seu casamento: siga estes 5 passos e comece a sentir o ritmo!

guardar
Foto: It’s all about…

3. Faça uma lista com os temas do vosso grupo favorito

Vê-se a dançar lentamente com elas? O que significam para si? A letra da musica ajusta-se com o que sente ou com aquilo que pensa que irá sentir no grande dia?

Veja também: DJ ou banda para a festa do casamento ? Os prós e contras

guardar
Foto: Norwud

4. Descarte as músicas que não têm a ver com o tema do casamento

Se organizou uma cerimónia de estilo vintage, rústica, em frente ao mar… Provavelmente uma valsa clássica não será a mais indicada. Casamento retro = musica retro. Casamento cool = musica cool.

Veja também 3 ideias fenomenais para a vossa primeira dança: dançamos?

guardar
Foto: It’s all about…

5. Tire do baú as recordações das músicas indies dos anos 90… Ou 80

São os clássicos da generação millennial. Acreditetambém entre eles vai encontrar imensas músicas aptas para casamentos. A  Groovebox – Selective Entertainment é a empresa perfeita para ajudá-los a encontrá-las… E tocá-las. Os seus elementos são autênticos agentes do universo ao serviço dos noivos, já que têm o segredo que faz mexer uma boa festa: o baú dos clássicos, com destaque para o All Night Long de Lionel Ritchie, os hits do momento ou até um techno à maneira. “O importante é que a animação surja de forma espontânea e muito ao gosto dos noivos“, confessa à Zankyou Diogo Tonello Campos, o Team Manager da Groovebox. Para este profissional, não há nada como um serviço clean, porque o cliente está cada vez mais exigente.

guardar
Photo by Ramiz Dedaković on Unsplash

6. …ou os clássicos de rock com um toque romântico

Como por exemplo alguns temas dos Aerosmith ou Bon Jovi. Mas atenção: procure sempre que a música não dure mais do que 3 minutos, o que acontece sobretudo nos temas rock, que nos oferecem longos solos de guitarra ou bateria.

Veja também: Como escolher o DJ do seu casamento em cinco passos

guardar
Foto: Nelson Marques + Andreia Torres Photography

7. Se se atrever, experimente slows com um tom elevado e um toque sexy

Para ir subindo o volume da noite. Opção indicada apenas para os menos tímidos. Pode começar, por exemplo, com temas de Lauryn Hill, Sade, Stevie Wonder ou Sexual Healing de Marvin Gaye.

Veja também: 5 dicas para contratar uma banda para o seu casamento: evite uma pista de dança vazia!

guardar
Foto: Luis Tenza

8. Se dançar “não é a sua praia”, escolha músicas que não lhe causem problema

Já vai estar com nervos suficientes na pista de dança num momento como este, por isso não complique a vida com uma música que exija passos complexos. Se o ritmo se esqueceu de si, experimente ter umas aulas de dança uns meses antes do casamento e escolha uma música que tenha um ritmo simples, eventualmente algo mais rápido do que uma música clássica, que possa acompanhar com facilidade. Os hits nupciais de Bruno Mars são uma boa opção, por exemplo.

Veja também Dança dos noivos? Sim ou não? As leitoras respondem!

9. Prepare uma surpresa para os seus convidados

Escolha, por exemplo, um tema convencional que aos 30 segundos se transforma numa música divertida e totalmente inesperada. Ou organize um flash mob com mais dançarinos de apoio. Neste terreno vale todo o tipo de músicas e hits pop, desde Beyoncé até à banda sonora de Star Wars.

Veja tambem: 8 passos para fazer furor na sua primeira dança de casada

guardar
Foto: Efeito Espontâneo

10. Se não é capaz de decidir, peça a um DJ um mashup

Isto é, uma composição que misture várias das vossas músicas favoritas, inclusivamente se tiver ritmos e estilos distintos. Procure sempre que a pessoa encarregue da música saiba exatamente que versão querem do tema que irá abrir o baile. Que não seja um remix, nem uma cover, que não tenha um tempo diferente do que praticaram em casa…

Inspire-se em 5 coreografias de casamentos que tiveram um enorme sucesso

guardar
Foto: Luis Efigénio Photography

Depois desta lista de dicas, seguramente que já lhe ocorreram umas quantas músicas em mente, mas se ainda não se decidiu, veja também o nosso vídeo para fazer as escolhas certeiras!

 

E talvez também lhe interesse:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Efeito Espontâneo Fotógrafos e vídeo
It's all about... Fotógrafos e vídeo
Meraki Studio Fotógrafos e vídeo
Luis Efigénio Photography Fotógrafos e vídeo