Geração Millenial: quem a constitui, como são os seus casamentos e respectivos noivos

“Millenial” é um termo que tem vindo a tornar-se bastante popular graças à Internet. As redes sociais e as revistas mais alternativas escrevem rios de tinta sobre este conceito. Mas afinal quem são estas pessoas? Basicamente, todos aqueles que nasceram entre 1980 e 1995 fazem parte desta geração millenial. As pessoas que aqui se inserem são muito especiais pelas mais diversas razões e, consequentemente, têm influenciado notavelmente o mundo nupcial.

As características principais

A principal característica da geração Millenial (ou Geração Y ou MTV) é que estes jovens estão a iniciar etapas das suas vidas mais lentamente que os seus pais e avós. A razão? A maior parte das pessoas que nesta categoria se encontram foram para a universidade e começaram a maturidade ao finalizar o seu percurso académico, por volta dos 23 anos. Se a este facto somarmos os problemas económicos que se têm vindo ao sentir ao longo dos últimos anos, não é completamente inexplicável que os jovens tenham vindo a adiar certas fases das suas vidas, nomeadamente, o casamento e filhos. Talvez por estas razões, esta geração seja, também, conhecida como a geração do Peter Pan.

Para além disto, actualmente, assiste-se ao crescente fascínio que os Millennials têm pela era da tecnologia. Estão conectados e, tendo em conta a sua maturidade “tardia”, muitos dos seus gostos e interesses são característicos de um adolescente. A Internet é muito importante para eles, tanto para se relacionarem entre si (Whatsapp e outras redes sociais) como para desfrutar da vida (séries e cinema em streaming, compras online, consumo de notícias e informação online…). Pode concluir-se que estão influenciados pela televisão, pelo cinema e, em geral, pela cultura pop que tem vindo a invadir o mundo e, consequentemente, as suas vidas. Esta geração gosta de debater e preocupam-se com o meio ambiente, desfruntando dos pequenos prazeres da vida, desde os passeios de bicicleta a tomar uma bebida num rooftop ou o pequeno-almoço num café hipster. São mais saudáveis: fumam menos, vão frequentemente ao ginásio e comem comida mais ecológica. Mas não se ficam apenas por aqui. Estes jovens têm, igualmente, proliferado o conceito de viver com uma mochila às costas, vestindo-se de uma forma mais alternativa e com uma cultura substancialmente maior. São responsáveis e bons festivais de música, escapadinhas e visitas a exposições substituem as suas rotinas diárias. Os novos adultos são assim. 

Um novo conceito de casamento 

Os Millennials casam-se mais tarde, tal como já foi explicado anteriormente. Mas para além disso, também, o fazem de uma forma diferente, até mesmo singular. Adaptam-se e moldam-se às novas tendências, acabando por fazer desvanecer o conceito e protocolo mais antigos desenhados minuciosamente com uma régua. Optam por uma decoração DIY e alimentam-se das ideias com que se deparam. Neste sentido, existem bloggers, youtubers e pessoas com influência neste meio que se revelam importantes, colocando, de certa forma, um fim aos conselhos da segunda tia ou da madrinha emprestada. Hoje em dia, a Geração MTV rodeia-se e imerge num mundo com um acesso elevado à informação. Assim, a tecnologia e as redes sociais têm um papel com grande protagonismo. 

Os seus convidados são realmente importantes para os jovens que constituem este grupo Millenial (convidar para serem testemunhas de um casamento é também uma tendência das gerações anteriores!). O grupo Y é muito familiar, mas, no entanto, também adquiriu uma vasta lista de amigos ao longo dos seus anos de Universidade, dos Erasmus, das suas viagens pela Ásia, dos seus intercâmbios e festas loucas. Assim, os amigos apresentam um papel importante: wedding planner, músico oficial da cerimónia, anfitrião da festa…

A gastronomia presente no casamento é fenomenal

Um verdadeiro espectáculo em todos os sentidos. Os pratos clássicos que invadiam as cerimónias do século XX são literalmente do século passado e já não são uma moda. Actualmente, os contrastes que se exibem nas mesas são verdadeiras tendências. Assim, a comida é mais casual, nunca deixando de parte a excelência. Mesmo que seja quase impensável nos contextos mais tradicionais, a cozinha do século XXI tem revolucionado os casamentos. Deste modo, as cerimónias consagram-se bem sucedidas. Também nas ementas, existem menus personalizados para aquelas pessoas com alergias ou ideologias diferentes: celíacos, vegans, vegetarianos e todos os outros podem estar tranquilos.

Saiba como ter um casamento sem glúten, não deixando de oferecer pequenos prazeres ao seu paladar.

Para além disto, a festa pode desenrolar-se em lugares mais rústicos e não tão banais. Os salões continuam a ter um grande êxito, mas acabam por se revestir segundo a personalidade do noivo e da noiva. Os cenários ao ar livre também são um ponto relevante para dar um toque especial a estes banquetes da nova geração.

O estilo abandanou o convencional

Como tem vindo a ser referido, as normas e protocolos já não são os mesmos a que assistíamos no passado. As noivas já não são as princesas que a realeza e os filmes da Disney nos exibiram. Hoje em dia, as raparigas e mulheres exploram as linhas mais originais e arrasam um um look boémio ou hippie. Esta mudança de mentalidade não implica desleixe, mas sim a imersão numa nova moda, muito menos rígida. O estilo boho chic volta a triunfar!

De uma forma geral, vê-se mais noivas com vestidos cómodos e fluidos, com um q.b de sexy e desleixado, que narram a personalidade do designer e, mais tarde, da noiva. Os acessórios e outros complementos já não brilham como as tochas olímpicas, no entanto, possuem um grande valor sentimental. Tudo está desenhado e preparado com alegria e informalidade. 

Os jovens Millenials, também, têm vindo a mudar as regras do jogo. Muitos continuam com pequenos toques e sobriedade que caracteriza as gerações passadas e alcançam igualmente muitos aplausos. No entanto, começa a ver-se vestidos e fatos com cores atrevidas, laços, padrões diferentes, suspensórios e chapéus. O estilo vintage marca a forma de vestir da geração Y, em contexto de casamento, e a viagem ao passado.

Ambiente informal

De uma forma geral, o ambiente e a atmosfera que é possível respirar nos casamentos são muito descontraídos e relaxados. Tudo começa com os convites, colocando de parte toda a burocracia e exigência que se verificavam no passado, e hoje incluem uma linguagem informal, mais divertida e fresca. A personalidade do casal reflecte-se desde esse preciso instante até ao momento em que se encerra o baile e se fecham as portas do espaço. Deste modo, não existe a falta de decoração original, espaços insólitos, live music (quem sabe se o protagonista não é mesmo um dos melhores amigos dos noivos (?)) e surpresas em todos os momentos da cerimónia.

Faz parte desta geração Millenial? Se sim, tudo isto não foi uma grande surpresa para si, podendo mesmo ter-se revisto em alguns aspectos. Disfrute do que a faz diferente e especial e continue a mudo o mundo. Este é o momento perfeito! 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Os melhores disfarces para casal. Torne o seu Halloween verdadeiramente assustador!
Os melhores disfarces para casal. Torne o seu Halloween verdadeiramente assustador!
Estão a pensar celebrar o Halloween? Neste caso, vão precisar de um disfarce. Descubram aqui os as nossas propostas para visuais verdadeiramente assustadores. E se não conseguirem fazer estremecer ninguém... bom, pelo menos divertem-se!
9 séries da Netflix para este Outono/Inverno de "manta e pipocas" em casal
9 séries da Netflix para este Outono/Inverno de "manta e pipocas" em casal
Quando chega o frio, o conforto de casa e mais concretamente o sofá, converte-se no melhor lugar para estar em casal e estas séries serão a cereja no topo do bolo perfeita para esses planos caseiros.
My Fancy Wedding
O melhor do vintage no Instagram: 10 perfis que deve seguir já!
Hoje, revelamos quais são as 10 contas do Instagram que deve seguir - já! - se é uma apaixonada pelo vintage.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação