Publicidade
Como escolher o DJ do seu casamento em cinco passos

Como escolher o DJ do seu casamento em cinco passos

O Dj do seu casamento tem uma grande responsabilidade: a de animar a sua festa de casamento. Cabe a si contratar o certo. Siga estes cinco passos!

  • Música e Animação
  • Guest-blogger

A música é um dos elementos mais importantes de um casamento. E quem melhor que um DJ para pôr a festa em alta, com músicas para todos os gostos? Claro que as bandas ao vivo também são essenciais para dar vida a um casamento, mas o DJ dá aquele toque de adrenalina que, por vezes, falta num evento que se quer de arromba, com muita animação e alguma loucura.

guardarAltosom Produções
Altosom Produções
Publicidade

Mas como você sabe se um DJ é bom? Terá que descobrir algumas coisas coisas sobre ele. Este artigo foi pensado em si! Leia-o com atenção e aprenda a escolher um DJ, em cinco passos.

Passo 1. Siga as recomendações

Não vá em aventuras nem se deixe guiar somente pelos catálogos ou pelo conselho do seu wedding planner. Converse com outros casais! Embora haja sempre surpresas, muitos noivos aproveitam para consultar os mesmos especialistas de outros casais que casaram antes. Você não é exceção! Aproveite a experiência dos outros. Embora seja importante manter o seu gosto, tente perguntar às pessoas em quem você confia, que compartilham do seu estilo musical, ou que defendem a mesma filosofia em relação à festa de casamento que você, quem aconselham. Por outro lado, já que você foi a vários casamentos nos últimos anos, comece já a excluir mentalmente aqueles DJs que não gostaria que comandassem o som da sua festa. Ou seja, comece a descartar opções.

guardarAltosom Produções
Altosom Produções

Passo 2. Saiba se ele é equilibrado nas suas escolhas

O casamento é a festa dos noivos, sem dúvida, mas os convidados também têm uma palavra a dizer, no que diz ao sucesso desta celebração. Por isso, também é importante ouvir as suas preferências. Não seja egoísta ou restritiva. Nada de organizar uma noite só ao seu gosto. Tenha em atenção que são muitos os ouvidos que vão estar atentos às notas musicais entoadas no Grande Dia. Para que não caia nesse erro, certifique-se que o DJ que você contrata não é um purista de música eletrónica dos anos 80 ou um amante de heavy metal que impõe o seu gosto em todas as suas exibições. O DJ deve ser equilibrado! Assim, você pode sempre surpreender com maravilhas de todos os tipos e de acordo com todos os convidados. O seu DJ deve, portanto, ser eclético e adaptar-se a vários géneros. Não seria mal pensado dividir a festa em vários grupos: canções de sempre, músicas atuais e nacionais e o chamado “momento da nostalgia”.

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

guardarGroovebox - Selective Entertainment
Groovebox – Selective Entertainment

Passo 3. Conheça o seu repertório

No que diz respeito ao repertório, seria interessante começar com algumas músicas antigas – as que marcaram uma geração (a sua) -, as míticas – perfeitas para os mais velhos – e também alguns temas que estimulem os mais jovens a mostrar os seus movimentos. O “pasodoble“, o merengue e a salsa também ficam sempre bem numa festa que se preze. Será que o seu Dj sabe dar-lhes o tom?

Depois, pode continuar com temas mais atuais, aqueles que tocam nas discotecas. É o caso das canções de Justin Bieber, Dua Lipa, Rihanna, Arianna Grande, Sia ou Beyoncé. As músicas que tocam no rádio também têm presença obrigatória no seu casamento, pois são estas que dão um toque internacional à sua boda e animam os convidados de outros países, cada vez mais habituais nos “nossos” casamentos.

O tema espanhol Despacito continua a dar que falar nos casamentos da Península Ibérica, por isso, não se esqueça dele. Até porque é sempre um bom pretexto para “acordar” os mais preguiçosos. Ricky Martin, apesar de já não estar nos seus tempos áureos, também é uma excelente opção.

Para terminar a noite festiva, é hora de acabar com um “momento de nostalgia”. Estas músicas que tocam em todas as festas, remetem-nos para outros tempos que, no fundo, nem são assim tão longínquos. Pense bem… As canções míticas das Spice Girls e dos Backstreet Boys fazem parte do repertório de todas as festas, mas começaram nos anos 90. Ou seja, grande parte delas tem 20 e tal anos. Serão assim tão antigas? Depende da perspetiva. Mas há temas mais antigos. É o caso dos que compõem o soundtrack de Grease, de 1978. E All Night Long de Lionel Richie? Esse nunca falha.

guardarGroovebox - Selective Entertainment
Groovebox – Selective Entertainment

Passo 4. Procure originalidade

É muito importante que o artista contratado tenha a sua própria personalidade e estilo. Isso não quer dizer que só coloque temas que tenham a ver consigo, sob pena de poder estragar o casamento com músicas desconhecidas ou raras. Nem o contrário, claro. Uma música ou outra que o defina também é importante e sempre abre horizontes, tanto para os noivos como para os convidados. O DJ é um músico, por isso não é de admirar que apresente alguns remixes loucos, para elevar a festa ao mais alto nível.

guardarGroovebox - Selective Entertainment
Groovebox – Selective Entertainment

Passo 5. Avalie a sua atitude

Como é o DJ? Tem algum tipo de reputação? Se as referências não forem claras, marque uma reunião com ele e tente perceber se ele é animado, se é do género que dá tudo por tudo numa festa ou se é daqueles que só aceita o trabalho para ganhar algum no dia. Se possível, vá a alguma festa, que ele for animar. Acima de tudo, lembre-se que o seu casamento é o dia mais importante da sua vida. O DJ errado pode arruiná-lo. Contrate aquele que se relacione com o público, goste do que faz e que também se divirta! Não pode ser um robot!

guardarDJ Peter A
DJ Peter A

Com estas dicas já deve até estar a pensar no DJ certo para a sua festa. É o mesmo que pôs música no casamento da sua melhor amiga, certo? Então, fique já com 40 músicas de filmes para a banda sonora mais romântica do seu casamento. Acha pouco? Então tome nota de mais estas cinco opções que garantem a folia no dia do seu casamento!

Descubra também como escolher a música para o seu casamento: dicas infalíveis para uma banda sonora de sucesso!

E para ajudá-la na organização do casamento

Descarregue o nosso ebook 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Groovebox - Selective Entertainment DJs e música casamentos
DJ Peter A DJs e música casamentos
Altosom Produções DJs e música casamentos
Publicidade

Dê-nos a sua opinião

Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!