Escolher o Dj certo garante uma festa inesquecível

Evite os erros mais comuns ao contratar a animação para a sua festa de casamento.

A pista de dança determina o sucesso da festa de casamento. Por ser um dos serviços com maior visibilidade, a escolha do DJ deve ser feita com atenção e muita pesquisa. E muita antecedência, recomendam os profissionais.

Pesquise quais os profissionais que melhor se identificam com o estilo que pretende no seu casamento e marque reuniões com os que chamarem a sua atenção, quer pela abordagem quer pelos valores orçamentados.

Esses encontros serão importantes para definir o estilo de música que pretende e avaliar as propostas que o DJ terá para lhe oferecer em função das suas exigências.

Solicite informação sobre “Foto: Catarina Zimbarra”
Foto: Catarina Zimbarra Photography

É um erro escolher um profissional apenas porque é um DJ famoso, se não tiver qualquer afinidade com o estilo que este pratica.

De igual modo, um DJ muito jovem é meio caminho andado para o fracasso da sua festa, pois além de, garantidamente, não ter a experiência necessária, decerto nasceu e cresceu em ambientes marcados por estilos musicais que fogem aos clássicos anos 70 e 80.

Além das afinidades musicais, os noivos devem levar em consideração o tipo de aparelhagem usada pelo profissional, um factor determinante da qualidade dos serviços. Um equipamento de som de fraca qualidade, debita, invariavelmente, um som agressivo e estridente que incomoda os ouvidos.

Um bom DJ profissional é exímio a misturar com CD’s e com discos de vinil. Desconfie dos que se apresentam como profissionais e dependem exclusivamente de um computador e uma mesa de controlo do software que usam. Provavelmente nunca usaram vinil ou CD’s e não sabem misturar “de ouvido”.

Noivos mais jovens gostam de optar por DJ’s “residentes” em bares e discotecas da moda, que frequentam regularmente, para tocar no seu grande dia. Mas o público de um casamento passa longe do perfil dos frequentadores de clubes nocturnos. Os convidados são mais variados em faixas etárias e gostos musicais e a programação musical deve atender a todos.

Solicite informação sobre “Foto: Hello Twiggs”
Foto: Cláudia Casal de Hello Twiggs

Quando a animação do evento está incluída no pacote da Quinta e o DJ não é escolhido directamente pelos noivos, esta conversa detalhada entre as partes é essencial pois normalmente são “pseudo-profissionais” que colaboram com as Quintas, recebendo cachet’s ridiculamente baixos (apesar de serem apresentados como “caros”, apenas para justificar o preço do pacote), directamente proporcionais à experiência que revelam.

Actualmente, a melhor forma de garantir a presença de um verdadeiro profissional a animar a sua festa de casamento, é optar por serviços “old school” que incluam a utilização de setups de gira-discos e vinil das épocas da sua eleição.

Solicite informação sobre “Foto: Adriana Morais”
Foto: Adriana Morais

Nem todos os “animadores de casamento” são capazes de responder a este tipo de desafio e, os que se apresentarem a concurso, dar-lhe-ão de imediato a garantia de estar perante profissionais.

A animação de eventos é, lamentavelmente, vista como um recurso em tempos de crise e desemprego, atraindo cada vez mais pessoas sem qualquer preparação, sem experiência e, sobretudo, sem postura e ética profissional, que usam a formula dos preços baixos como atractivo irresistível para noivos mal informados.

Uma festa de casamento representa um investimento avultado e tudo tem de acontecer na perfeição a um ritmo alucinante. Todos os pormenores são de uma importância extrema e a contratação de amadores que se intitulam profissionais é um risco demasiado elevado para quem leva meses a preparar um evento que durará pouco mais de 12 horas.

Há tempos encontrei, algures no Facebook, um post que dizia: “Os DJ’s são como as tatuagens. As boas não são baratas e as baratas não são boas”.

Guest Blogger: José Carlos Ferreira  

Dj em Mania da Música – Animação de Eventos

É entendido no mundo dos casamentos e quer escrever para a Zankyou? Entre em contacto

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Foto Fräulein Klick Photography
7 Bons Motivos para Casar no Inverno
Além do cenário bonito que se me pespega à cabeça, consigo ver toda uma série de vantagens em casar nesta época menos concorrida.
Hélder Couto Photographer
12 imprevistos de casamento: saiba como lidar com eles!
O dia do casamento é um momento muito importante na vida de um casal e, para o qual, despendem muito tempo na sua preparação por isso hoje, dizemos-lhe quais são os 12 imprevistos mais comuns no dia do casamento e como os evitar!
Foto: Hugo Esteves Photography
Os 16 erros mais frequentes aquando da organização de um casamento
Ok, não é o fim do mundo, errar é humano! Mas há erros que podem ser previstos atempadamente. Eis as melhores dicas e alguns dos erros mais cometidos na organização do casamento.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação