6 papéis que só os pais podem ter no seu casamento

Os pais são as pessoas mais importantes da sua vida. Foram eles que a educaram, lhe ensinaram princípios e a ser a pessoa que é hoje. Ninguém a ama mais que eles! O amor que o seu futuro marido sente por si é diferente. Não é por isso de estranhar que os seus progenitores se estejam a envolver tanto nos preparativos do seu casamento. Querem que fique tudo perfeito, para que você se sinta a mulher mais feliz do mundo. E, por isso, eles têm um papel especial no dia da sua boda. E que só mesmo eles o podem ter.

Prepará-la para o que lhe reserva a vida

Hoje, as pessoas já não são tão ingénuas como antigamente. Mas, no tempo das nossas avós, se estas não fossem preparadas para o que lhes iria acontecer na noite de núpcias, corriam o risco de apanhar um grande susto! As raparigas casavam muito jovens, muitas vezes ainda crianças. Cabia aos pais explicar-lhes algumas coisas sobre a vida, em especial como fazer bebés e satisfazer o marido. Não se ria! Há nem tantos anos assim, as mulheres casavam completamente despreparadas, muitas vítimas de casamentos arranjados. Aliás, em algumas culturas isso ainda acontece.

Se for mãe e estiver a ler este artigo, explique à sua filha qual o momento ideal para o casal fazer amor pela primeira vez e conte-lhe quais as expectativas e a realidade sobre a noite de núpcias.

O copo d’água fica por conta dos seus pais

A tradição diz que são os pais da noiva que pagam a festa do casamento. Hoje, como a tradição já não é o que era, não tem de ser assim. Afinal, os tempos não estão fáceis! Seja como for, por norma, não são os próprios noivos que pagam a conta. As duas famílias até podem dividir, mas a dolorosa cai sempre nos bolsos dos pais.

Foto de Sonho

São eles que a entregam ao seu futuro marido…

… Como se a passar o testemunho. Normalmente, é o pai que entrega a noiva à sua cara metade, mas não tem de ser assim. Pode até ser a mãe. Faz sentido ser um dos pais, porque, ao fazê-lo, querem dizer ao futuro genro: “passo-te a minha filha para seres responsável pela sua felicidade. Agora, vê lá o que fazes!”. No fundo, há uma passagem de testemunho, como se a noiva fosse um bem precioso que tem de ser valorizado, cuidado e amado.

Já agora, tome nota de 10 tradições que pode saltar no casamento.

Vestir os noivos

A altura em que noiva se veste ou que o noivo escolhe os sapatos a condizer com a gravata são simbólicos, por isso é normal que os pais estejam presentes, a dar opiniões e a certificarem-se que nada falha. Às vezes, os futuros maridos são tão inexperientes que nem sabem fazer o laço da gravata. E quem o socorre? o pai, claro! Apesar deste pequeno pormenor, tão angustiante para os homens, as mulheres têm muito mais com que se preocupar: o tamanho do véu, a cauda do vestido que não deve ser pisada, o bouquet, a flor de laranjeira, tudo isso tem de estar como manda o figurino. A mãe aqui é peça chave para acalmar a filha e garantir que chega à cerimónia como uma verdadeira princesa… E com o vestido ileso. Pelo sim, pelo não, conheça 6 razões por que devia escolher um segundo vestido de noiva para o seu casamento.

Discursos especiais

Os seus pais conhecem-na melhor que ninguém, viram-na crescer e agora vão ter de a deixar ir. Apesar de estarem felizes por si, estão angustiados por pensarem que você já não é responsabilidade deles, que chegou a hora de “abrir a gaiola e deixá-la voar”. Apesar de você não lhes contar tudo, eles pressentem quando algo está mal. E são eles que tentam resolver esse problema. São eles que viveram os últimos anos em função de si. Por isso, não há ninguém mais emocionado e capaz de lançar uma palavras bonitas e cheias de sentimento do que eles. Deixe-os falar!

Talvez não seja má ideia explicar aos seus pais a escrever o discurso de casamento perfeito: os 10 conselhos que vão ajudar.

Abrir o baile

Deixe-os brilhar! Eles merecem. São eles que normalmente abrem a pista de dança com os respectivos genros e noras. Só este acto quer dizer que os seus pais ainda são umas das pessoas mais importantes da sua vida. A diferença é que entrou outro membro na família e, que em breve, podem nascer outros. Deixe a música tocar, soltem-se e permita que os seus pais se libertem: de preconceitos e… de si.

Não perca os 18 segredos para a melhor animação de casamento com Music Beats.

Agora que já lhe lembrámos da importância dos seus pais na sua boda e na sua vida, Saiba TUDO o que tem de estar pronto um dia antes do casamento.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

I do - Inez Cortez Photography
20 experiências que deve ter com o seu parceiro antes de ter filhos
Aproveite a vida ao máximo! Com ou sem filhos. A única vantagem de ainda não os ter é poder fazer mais coisas às horas mais estranhas. Será isso suficiente para adiar um projecto de vida a o dois tão importante?!
Com quem se parece? Estas celebridades podem muito bem ter o seu estilo (muito próprio)
Com quem se parece? Estas celebridades podem muito bem ter o seu estilo (muito próprio)
Há celebridades que têm algo que as torna especiais. É um estilo único e seguro que, no fundo, você também tem. Descubra com quem você se identifica mais
Ludgi Fotógrafos - Lisboa
Fuja às 5 tentações que podem acabar com o seu casamento!
Todas as relações passam por altos e baixos, e nem sempre é uma questão de amor. Têm-se de respeitar-se mutuamente e evitar qualquer tentação. Por isso contamos-lhe as cinco tentações que podem prejudicar o seu casamento. Evite-as!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação