8 superstições de casamento que pode ignorar

8 superstições de casamento que pode ignorar

Hoje vamos tirar-lhe o stress que as superstições de casamento acabam por acrescentar à organização do casamento e até ao próprio dia, dando-lhe um conselho precioso…ignore-as!

8 superstições de casamento que pode ignorar
Foto: Instante Fotografia
  • Pré-Casamento
  • Conselhos
  • Msn
  • Noivos

Existem inúmeras superstições de casamento que, mesmo para quem não é supersticioso, acabam de alguma forma por influenciar e condicionar comportamentos. Hoje vamos tirar-lhe o stress que muitas vezes estas crenças tradicionais acabam por acrescentar à organização do casamento e até ao próprio dia, dando-lhe um conselho precioso…ignore-as! Pelo menos as oito que aqui vamos enunciar.

Superstição#1: Um encontro dos noivos antes do casamento dá azar

Esta talvez seja das superstições de casamento que mais casais respeitam: não se verem até ao momento em que a noiva caminha ao encontro do noivo. O que talvez não saibam é que inicialmente esta proibição devia-se ao medo de que o noivo mudasse de ideias e cancelasse o casamento! Gradualmente, a superstição veio a residir na ideia de que dá má sorte.

Pois bem, nós damos carta verde para ignorarem esta regra! É verdade que muitos casais mantêm esta tradição porque gostam da excitação e da emoção de se verem pela primeira vez na cerimónia. Mas, sinceramente… ajam de acordo com o que irá contribuir para uma maior felicidade!

guardar
Foto: Power On Photography

Aliás, já existem muitos noivos que preferem um encontro privado antes da cerimónia de casamento (first look), onde se surpreendem um ao outro com os seus visuais. Como testemunha deste primeiro cruzar de olhos estará apenas o fotógrafo para registar esse momento único de deslumbramento, que poderá tornar o dia ainda mais especial.

Veja também 10 coisas que as noivas se cansam de ouvir (e como as devem encarar!)

guardar
Foto: Power On Photography

Superstição#2: Rosas amarelas atraem invejas

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Sabia que as rosas amarelas simbolizavam o ciúme, a infidelidade e a desconfiança na época vitoriana? Assim se acreditava, apesar do significado estar atualmente alterado e relacionar-se com a amizade e a alegria, o calor e carinho.

Veja também: Conheça o significado das flores e faça um bouquet que lhe “diga” muito

guardarEstúdios Santa Cruz
Foto: Estúdios Santa Cruz

De qualquer forma, a superstição de casamento que dali nasceu mantém-se, mas se quiser seguir o nosso conselho…pode simplesmente ignorar! Se gosta de uma determinada flor, dê-lhe o seu próprio significado e não se preocupe minimamente com o que se diz sobre ela. E acredite que os arranjos florais com rosas amarelas ficam simplesmente fabulosos!

guardar
Créditos: Fresh In Love Photo

Superstição#3: Se deixar cair a aliança… está condenado!

Esta não será uma das superstições de casamento mais conhecidas, mas existe. Diz-se que quem deixar cair a aliança durante a cerimónia… irá morrer! Demasiado trágico, não acha? Quase um perfeito disparate… De qualquer forma, isto conduz-nos a outra questão… assegure-se de quem leva as alianças não tem hipóteses de as deixar cair, pois definitivamente não as vai querer perder no dia. Sobretudo se as alianças forem levadas por crianças!

Veja também: Casamento sem crianças: 5 formas educadas de dizê-lo aos seus convidados

guardar
Foto: Plumeria

Superstição#4: O noivo deve entrar na nova casa com a noiva ao colo

Os antigos romanos acreditavam que atravessar a porta de casa com a noiva ao colo a protegia dos maus espíritos, sendo o ato interpretado como o compromisso do marido em proteger para sempre a sua mulher.

Sendo divertida, esta é uma das superstições de casamento que podem manter se assim o desejarem, mas apenas… porque sim! Ou então, porque não inovar? Se o noivo tem problemas de costas ou a noiva gosta de manter os pés assentes na terra…. entrem na vossa nova casa de mãos dadas!

Veja também quando a tradição é ainda o que sempre foi!

guardar
Foto: Ludgi Fotógrafos

Superstição#5. Não se deve casar em janeiro e agosto, no dia 13 e à terça-feira

Existem inúmeras superstições de casamento em relação à data do casamento. Uma delas é não casar em janeiro “para não ter problemas de dinheiro” e não casar em Agosto “pois é casamento de desgosto”. Também consta que não se deve casar no dia 13, pois o número está associado ao azar, e à terça-feira, para não haver conflitos no casamento, já que é o dia do planeta Marte, Deus da Guerra….

A sério? Experimente tentar reservar o seu local de sonho tendo em conta estes mitos relacionados com o calendário e vai perceber imediatamente porque é que os tem de ignorar… A menos que exista uma espécie de tradição familiar em encontrar uma data de casamento que dê sorte, escolha qualquer dia bonito para se casar… sem hesitar!

Veja também Como escolher a data do casamento: 5 critérios básicos para tomar a decisão!

guardar
Foto: Power On Photography

Superstição#6: Pérolas significam lágrimas de tristeza

Outra das superstições de casamento que parece estar viva tem a ver com o uso das pérolas no dia, pois diz-se que por cada pérola usada serão derramadas lágrimas de tristeza. Mas atenção: esta crença é recente, pois curiosamente durante muito tempo as pérolas eram consideradas a única opção para os casamentos, pois significavam pureza e inocência.

Então o que temos a dizer sobre isto? Que as pérolas são lindas! Para além de que a pérola está ligada à lua, à água e à mulher, devido à semelhança entre ela e o feto. Por isso, se querem acreditar em algo, acreditem neste tripo simbolismo e deslumbrem no dia do casamento com fabulosas pérolas!

Veja também Glitter bride, estarão as lantejoulas e pérolas de volta às tendências?

guardar
Foto: Catherine O’Hara Photography | Vestido: Zahavit Tshuba

Superstição#7: Duas irmãs não se devem casar no mesmo dia

Outra das superstições de casamento tem a ver com as irmãs. Diz-se que duas irmãs não se devem casar no mesmo dia, pois a felicidade pode fugir apenas para uma delas. Para além disso, se a irmã mais nova casar primeiro que a mais velha, esta deve dançar descalça no dia do casamento, pois se não o fizer nunca encontrará um marido!

Mais uma superstição para ignorar, não acha? Se duas (ou mais) irmãs forem amigas e quiserem partilhar a felicidade do grande dia, porque não? Foi o caso de três irmãs de Georgetown, Nova Iorque, que decidiram realizar os seus casamentos ao mesmo tempo, o que significa que tudo – absolutamente tudo! – tinha um agregado matemático muito importante: o número três. Três casais, três vezes mais de convidados, três vezes mais de emoções e, sobretudo, muito amor. Veja aqui toda a história.

guardar
Foto: Nelson Marques + Andreia Torres Photography

Superstição #8: Gravata torta, marido infiel

Outra das superstições de casamento tem a ver com a gravata do noivo: se estiver torta pode trazer futuras infidelidades. Por isso, a noiva deve ter o cuidado de ir verificando ao longo do dia se a gravata está direita.

Quer mesmo andar o dia inteiro preocupada com a gravata do seu noivo? Só se for por uma questão estética, mas de certeza de que tem mais com que se preocupar! O importante é que ambos possam desfrutar do grande dia sem nenhum condicionamento. E que sejam felizes como sempre sonharam ser!

Se quiser que ele esteja au point, saiba quais são as as últimas tendências de fatos de noivo e acessórios e conheça a fórmula secreta para ser um noivo cheio de estilo: os imprescindíveis!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Edgar Dias Photography Fotógrafos e vídeo
Power On Photography Fotógrafos e vídeo
Estúdios Santa Cruz Fotógrafos e vídeo
Instante Fotografia Fotógrafos e vídeo
Ludgi Fotógrafos Fotógrafos e vídeo

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!