10 coisas que as noivas se cansam de ouvir (e como as devem encarar!)

Qual de vós, noivas nunca ouviu, depois de falar da boa-nova do casamento, alguns comentários desagradáveis – cheios de boas intenções! – dos quais se riem (ou para os quais forçam um sorriso) apenas para não chorar? (Ou para não bater em alguém!..) Qual de vocês nunca teve vontade de se transformar numa “bridezilla” perante alguns palpites, maldosos e sem noção, que saem da boca de algumas pessoas que vos rodeiam?

Adriana Morais Fotografia

Bem, eu tive. Os preparativos para o casamento são uma demanda. Uma demanda a dois, é certo, mas que, na generalidade das vezes, obriga a noiva a um exercício de esforço – ao qual o noivo não está sujeito, porque felizmente os noivos são bem mais práticos em si e para com os outros – o exercício de suportar algumas “alminhas”. Já li, por aí, que ser noiva é padecer no paraíso. Oh se é! Claro, que como um amigo meu diz, o dia do casamento é o que é, significa o que significa, por todos os percalços – emocionais ou não – que vamos encontrando pelo caminho. Mas haja paciência! (Oremos à santa paciência!)

Hoje, trago-vos 10 coisas que nós, vocês, nos cansamos de ouvir – não, não estão sozinhas!.. E para o grand finale, a forma como devem encarar o que ouvem.

1 – “Oh minha querida, se eu soubesse o que sei hoje, nem casava.”; “Casar para quê, isso já não se usa.”.

O casamento é assim tão mau? E divorciarem-se? Ah, afinal gostam do (pobre) marido/esposa? Então porque é que o casamento é mau? E casar não se usa? Então quando é que podemos considerar que casar voltou à moda? Quando desfilar na passerelle?

2 – “Olha, não devias comer essa fatia de bolo de chocolate, engorda.”; “Olha, não devias comer esse salgadinho, engorda. Afinal tens de caber no vestido de noiva.”.

Eu achava que o vestido de noiva era para mim e não eu para ele!.. Fico muito agradada por saber que afinal sou eu que tenho de caber no vestido e não ele em mim…

Efeito Espontâneo

3 – “Olha no casamento da Isabel, o bolo caiu e acabaram por ter de cortar um queque.”; “Olha no casamento da Mariana, o menino das alianças fez uma birra descomunal!..”.

Qual é o propósito de estarem com esse tipo de conversa? Contratempos, penso eu, existem em todos os casamentos! Não os fazem melhores, não os fazem piores e faz apenas parte!

4 – “Usar pérolas dá azar.”; “Casar ao Sábado dá azar.”; “Mandar lavar o vestido antes do primeiro aniversário de casamento dá azar.”.

O que dá azar é ser bombardeada por este tipo de comentários a toda a hora! Superstição não pega em gente bem resolvida sim? (E quem constrói o casamento não é a sorte. É o casal!..)

Instante Fotografia

5 – “Vais usar óculos no dia do teu casamento? Que horror!”; “Um bouquet artificial? Isso não tem jeito nenhum.”; “Sapatos de cor? Realmente, os casamentos agora é só frescura e modernice!”.

Pedimos a vossa opinião? Se não, então perderam uma fantástica oportunidade de estarem caladas! Se sim, então pelo menos, tenham a consciência de que é a vossa opinião perante a decisão de uma noiva!.. Gosto é gosto e não se discute! (Frescura e modernice… Deus me livre!..)

6 – “Tens tanto tempo para pensar nisso.”; “Calma, vai tudo correr bem. Ultimamente ninguém te pode dizer nada!”.

Frases do género, não nos acalmam. Não nos fazem sentir que vocês realmente se preocupem. Afinal se grande parte dos preparativos do casamento, depende de nós, é normal que estejamos mais sensíveis, mais nervosas. Um abraço chega. (Se for verdadeiro claro!..)

Lounge Fotografia

7 – “Tens de convidar o Manuel.”; “Olha, tenho a certeza que o Mário adoraria vir ao casamento. Tens de o convidar.”.

Bem, querem tanto ter poder de decisão sobre a lista de convidados… Querem também, já agora, tratar da questão financeira e arcar com os custos do casamento? (É o casamento tem custos. Surpreendente não?)

8 – “Tens a certeza que essa ideia para o teu casamento é boa?”; “Achas que tudo isso é necessário?”.

Eu só pretendo casar uma vez na vida!.. Logo, se não puder concretizar o meu ideal de casamento nesse dia, quando é que o vou fazer?

Matilde Berk

9 – “Olha, no convite de casamento, apenas constava lá o meu nome. Mas posso levar o meu namorado? Aquele que conheci à dois meses. Tu ainda não conheces.”.

(Nem precisei de acrescentar mais exemplos!) Por amor de Deus, se o convite de casamento te é direccionado, qual é a tua dúvida? Queres trazer a Branca de Neve e os 7 anões também?

10 – “Vamos ter casamento? Ah que bom! E quando chegam os pequenos traquinas?.”; “Casamento? Que óptimo! Estou desejosa de conhecer os vossos rebentos.”.

Como é? Então, nós convidamos para o casamento e o que nos sai são perguntas sobre filhos? Há qualquer coisa aqui, que não bate certo!..

Um Dia de Sonho Photography

O título deveria antes ser: a infinidade de coisas que as noivas se cansam de ouvir (e como as devem encarar!)!

A única forma acertada de nos mantermos no céu do casamento, é relativizando. Não dizem que “vozes de burro não chegam ao céu?”. Bem, é de facto isso. Casar é maravilhoso!.. Não deixem que o tempo dos preparativos vos passe por entre os dedos só porque perderam tempo a mais com terceiros. Ignorem os agoirentos, afastem-se das más energias. Deixem lá os mensageiros do fim do Mundo. Divirtam-se, disfrutem! Sejam felizes!

Paulo Castro Photography

A matéria como viram, está acompanhada por retratos maravilhosos de maravilhosas noivas – Efeito EspontâneoInstante Fotografia, Adriana Morais – Fotografia, Um Dia de Sonho Photography, Paulo Castro Photography e Matilde Berk. Eles provam que tudo vale a pena! 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

As 12 coisas que TODOS os convidados esperam que haja no seu casamento!
As 12 coisas que TODOS os convidados esperam que haja no seu casamento!
Descubra as 12 coisas que TODOS os convidados esperam que haja no seu casamento...e atenção com o a dica número 7 que é muito valorizada por eles!
Foto: Ricardo Meira
Casar jovem? 12 coisas que irão acontecer!
Se o amor está lá, independentemente da idade de ambos, e se decidiram casar, porque é que os outros se acham no direito de vos julgar? Bem, não me perguntem, mas preparem-se, estas são as 12 coisas que podem esperar quando falarem em casamento!
Quando um homem ama uma mulher: 5 coisas que eles fazem quando amam!
Quando um homem ama uma mulher: 5 coisas que eles fazem quando amam!
«Quando a gente gosta, é claro que a gente cuida»! Simples assim, já o cantava o Caetano Veloso...

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação