X

Quando a tradição é ainda, o que sempre foi!

O casamento está rodeado de superstições, lendas e símbolos. Nunca deixou de assim ser. E assim será, pelo menos espero, durante muito tempo. As grandes histórias de amor estão repletas de um misticismo encantado. Neste momento, enquanto vos escrevo, ouço, não muito longe a essência de mais uma. Noah e Allie do filme originalmente chamado “The Notebook”. Também neles há uma magia troante e sonante. A magia do amor.

Os anéis de noivado e as alianças de casamento devem usar-se no anelar da mão esquerda, pois nesse dedo existe uma veia que vai directa ao coração; o Sábado é o dia menos feliz para casar (quem diria ah?); as damas de honor confundem os maus espíritos para que eles não distingam a noiva no seu meio; atirar arroz aos noivos é sinónimo de fertilidade e abundância; e talvez o “dito” mais conhecido de todos: “Something old, something new. Something borrowed, something blue.” – e há quem lhe acrescente: “And a silver sixpence in her shoe.”. Literalmente a expressão quer dizer: “Algo velho, algo novo. Algo emprestado, algo azul. E um “sixpence” no sapato – uma moeda britânica, cunhada entre 1551 e 1967 em prata, ainda hoje repetida e procurada porque a tradição é ainda, o que sempre foi!..

Big Bouquet Wedding Photography
Cameron Ingalls

Dentro deste “dito”, apesar de tudo, acho que o preferido da generalidade das noivas (o meu também) ou pelo menos que tem maior relevância e destaque é o “something blue”. Algo azul. O azul significa harmonia, serenidade e tranquilidade. Traduz a água, o céu e o infinito e é também a cor da realeza. No contexto casamentício, o azul representa fidelidade e pureza. (Há quem diga que afasta aquela invejazinha… Imaginem-me agora a piscar o olho!..)

Couture Love
Etsy
Etsy
Etsy
Etsy
Figgie Shoes
James Moes
James Moes

Comummente, a primeira ideia de something blue é sempre em tom discreto, mas isso não quer dizer que assim tenha de ser. Hoje, espero que, para vosso deleite, (deixei e) deixo-vos com algumas ideias, mais ou menos arrojadas. E claro, com nomes como Heart Shaped Petals, Biju Bouquet, Rosarinho Cruz, Dama de Copas, White Bling ou Zilian, especialistas nos maravilhosos pequenos grandes detalhes que fazem e marcam a diferença.

Kelly Sauer
Mastergoldcraft

“Eu não acredito em bruxas, mas que as há, há.”

Studio 11
Studio Juno
The Little White Dress
The Nichols
Sequins and Candy Photography

(É irresistível não dizer nada sobre este coração bordado: pelo que sei, trata-se de um retalho – será que lhe posso chamar assim? – de uma peça de roupa do pai, que infelizmente já não se contava entre os presentes. Um amor incomensurável. E tudo exposto e transposto em pequenos gestos.)

E se as há – as bruxas digo – há também algo que pode ser verdadeiramente avassalador para a sua onda de infortúnio. Logicamente, em azul, mas azul azul azul, por todo o lado!..

Adrian Tuazon
Emily Steffen
La Mar Studio Fotografia

Uma delícia não? Curtos, compridos, com brilho, mas acima de tudo vossos, o azul pode definir-se assim mesmo – no vestido da vossa vida!..

Todo o azul do Mundo, toda a sorte do Mundo!

 

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Mais informação

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação