Saúde e design no casamento: dois conceitos que vieram para ficar

Cada vez mais as pessoas se preocupam com a linha e com a saúde em geral. Se há uns anos, as pessoas só iam ao ginásio e faziam dieta para perder peso, hoje fazem-no também por razões de saúde. A razão é simples: há mais informação. As crianças começam desde cedo a serem ensinadas a comer e os adultos são cada vez mais “bombardeados” por anúncios, publicações ou profissionais de saúde a explicarem-lhes a importância de terem uma alimentação equilibrada. E há mais! O açúcar tem sido divulgado como um dos maiores vilões de todos os tempos e causador de grande parte das doenças actuais. O chef de cozinha britânico Jamie Olivier até já veio a público dizer que este ingrediente é bem mais perigoso que o tabaco. Será? Isso ainda não podemos assegurar, mas que faz mal, faz. E o pior é que este está presente até em alimentos que não fazíamos ideia.

Sabia que até os legumes congelados têm açúcar? E não só. Todos os alimentos processados estão carregados de açúcar. É este componente que lhes dá aquele sabor bom e viciante. Quando for ao supermercado e pensar em trazer uma lasanha ou um bacalhau com natas congelados, pense duas vezes. Ou então, faça-o muito esporadicamente.

Solicite informação a Cuqui's Cakes
Cuqui’s Cakes

Por outro lado, há pessoas que têm de pôr de lado certos componentes, porque pura e simplesmente lhes fazem mal. É o caso do glúten. Hoje, até já há muita gente que, julgando que este é prejudicial à saúde em geral, deixou de o consumir. Não poderia estar a cometer erro maior, se não forem celíacos, ou seja intolerantes ao glúten. Nestas pessoas, o glúten provoca danos na mucosa do intestino delgado, impedindo uma digestão normal. Se insistirem em consumi-lo ou não tiverem ainda descoberto a sua hipersensibilidade, os celíacos podem desenvolver vários problemas de saúde, como dermatites, dor nas articulações, problemas reprodutivos, refluxo ácido, entre outros. Mas atenção, voltamos a repetir que se não for alérgico ao glúten, não o deve retirar da sua dieta. Vários estudos concluíram que este protege contra o cancro, doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade. Sem falar que são ricos em outros nutrientes e fitoquímicos, têm altas concentrações de fibras alimentares e são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes.

Da mesma maneira que existe intolerância ao glúten, existe intolerância à lactose ou simplesmente aqueles que não querem introduzir derivados de animais na sua alimentação, por questões morais ou de crença. São os vegetarianos ou vegans. Os produtos 100% vegetais, tais como os de soja, arroz, amêndoa e coco são uma óptima alternativa.

Solicite informação a Bolinhos à Medida
Bolinhos à Medida

Agora, passemos às boas notícias. Sabia que pode mandar fazer bolos sem açúcar, sem glúten e sem lactose, muito saborosos e com um aspecto divinal? E se pensa que o sabor deles fica aquém das receitas tradicionais, desengane-se. Além de menos calóricos e mais saudáveis, esses docinhos também são deliciosos. Tenha em conta todos os convidados que se preocupam com a saúde ou que tenham restrições alimentares e mande fazer sobremesas artísticas, para serem consumidas sem culpa. Certamente que serão um sucesso e muitos de seus amigos vão agradecer!

Solicite informação a Pims Cake Design
Pims Cake Design

Tome nota das várias casas de bolos que terão todo o prazer de confeccionar os mais variados doces e bolos, com ou sem os componentes que quiser, com a particularidade de as transformarem em autênticas obras de arte. Não é à toa que as casas que vamos mencionar em baixo sejam já chamadas de cakes designers!

Bolinhos à medida

Esta loja, sediada em Loures, está preparada para fazer o bolo dos seus sonhos, com os ingredientes que quiser, com a particularidade de serem de elevada qualidade e de excelente paladar… Mesmo os que são feitos a pensar em dietas especiais.

A Bolinhos à Medida® alia ainda a pastelaria, ao design e à arte, com o objectivo de oferecer ao cliente um produto exclusivo que satisfaça as suas necessidades. Ou seja, faz sempre doces diferentes, consoante os desejos dos noivos. Estes podem sempre seleccionar o bolo, o recheio e a decoração, criando assim um bolo único e personalizado.

Mónica Marques, gerente da marca, confessou à Zankyou que as bolachas sem açúcar têm muito sucesso. Para que mantenham o seu sabor divinal, substitui este ingrediente por mel ou frutos naturalmente açucarados, como a banana.

Bolinhos à Medida® também faz bolos sem lactose e sem recorrer a produtos de origem animal, precisamente para ir ao encontro de dietas específicas ou mesmo de um estilo alimentar vegan. Substitui-os por gorduras vegetais, tais como creme de soja e não adiciona ovos.

Solicite informação a Bolinhos à Medida
Bolinhos à Medida
Solicite informação a Bolinhos à Medida
Bolinhos à Medida

Baronesa

Na Baronesa tudo é pensado ao pormenor. O objectivo da sua equipa de trabalho é oferecer doces perfeitos, conjugando sabor e elegância, dando especial atenção ao bolo de noiva. Todo o processo começa na selecção de sabores para a massa, recheio e cobertura do bolo. Aqui há o cuidado de usar sempre ingredientes de alta qualidade, aprovados pelos noivos. A decoração dos bolos também depende sempre do gosto e objectivos dos clientes. A pensar na saúde e preferências dos seus clientes, a Baronesa apresenta ainda Brownies de chocolate sem glúten que fazem muito sucesso.

Solicite informação a Baronesa
Baronesa
Solicite informações a Baronesa
Baronesa

Pims Cake Design

A Pims Cake Design compromete-se a confeccionar bolos com sabor excepcional e ingredientes de qualidade. Cada peça é criada para reflectir os gostos e preferências individuais dos noivos.

Patrícia Santos, gerente da loja, informou à Zankyou que faz bolos, cupcakes e sobremesas aptas para intolerantes ao glúten, à lactose e para aqueles que não podem ou evitam comer açúcar. “Acreditamos que todos têm direito a comemorar ocasiões especiais e por isso adaptamos os nossos produtos aos gostos e necessidades de cada cliente”, afirmou. Como tal, a Pims Cake Design também faz bolos e cupcakes sem açúcar. Neste caso, utilizam o açúcar presente em frutos secos (por exemplo: tâmaras), ou açúcar de coco, mel, canela ou até mesmo stevia.

“Hoje, já é possível substituir o açúcar por alternativas saudáveis que permitem sobremesas e bolos igualmente deliciosos. Fazemos questão de manter a estética visual e, por isso, os nossos clientes podem celebrar ocasiões especiais com bolos bonitos e adaptados às suas necessidades. Alguns convidados que não estão habituados a estes ingredientes notam diferenças nos produtos que não contêm açúcar, no entanto mostram-se agradavelmente surpreendidos, inclusive as crianças“, finalizou.

Comece já a pensar em bolos, bolachas, cupcakes, cakepops, macarons, miniaturas doces e muito mais… tudo de acordo com o tema do seu casamento e a pensar em todas a gente. E o melhor de tudo é que esta loja vai fazer de tudo para o surpreender, tanto ao nível do paladar como do olhar. Experimente!

Solicite mais informações a Pims Cake Design
Pims Cake Design
Solicite mais informações a Pims Cake Design
Pims Cake Design

D’licious

Na D’licious os doces são mesmo uma delícia, mesmo os sem glúten e sem lactose! Esta pastelaria oferece bolos únicos, originais e personalizados, com vários tipos de recheio, formatos e massas. Comece já a pensar em enfeitar a mesa do copo d’água com cupcakes, bolachas e bombons para todos os convidados… Mesmo todos!

A gerente do espaço, Lisete Duarte, já faz bolos com ingredientes alternativos, porque, como a própria diz, “há sempre clientes com exigências ou intolerâncias especiais”.

Solicite informação a D'licious Cakes
D’licious Cakes
Solicite informação a D'licious Cakes
D’licious Cakes

Cuqui’s

Apesar de confeccionar todos os bolos de casamentos, a especialidade desta casa são os macarons elaborados de forma artesanal. Estes podem ser salgados, doces ou light. A escolha é sempre dos noivos. Mas uma coisa é certa, todas as opções são deliciosas. O melhor é comprovar por si mesmo. Sara e o Nuno, os fundadores desta loja, prometem ainda fazer autênticas obras de arte dos seus docinhos. Afinal, o cake design, para além da confecção de bolos, é outra das suas paixões.

Solicite informação a Cuqui's Cakes
Cuqui’s Cakes
Solicite informação a Cuqui's Cakes
Cuqui’s Cakes

Bombonuts

O dia do seu casamento merece uma experiência requintada de sabores! A pensar em todos os gostos e exigências, a variedade de Bombocas e Donuts da Bombonuts vai fazer as delícias dos seus familiares e amigos. Experimente levá-los para o seu casamento e surpreenda-se com o design incrível de cada uma das criações desta casa de doces… com ou sem doce!

Isabel Teixeira e Cláudia Castelo-Branco, gerentes da Bombonuts, confessam que nunca fizeram bolos sem açúcar, mas não têm qualquer problema em abraçar o desafio, em especial no que se refere ao bolo de noiva, após combinarem detalhadamente com os clientes o que pretendem. Isto porque as bombocas ficariam comprometidas na consistência, se utilizarem ingredientes alternativos.

Solicite informação a Bombonuts
Bombonuts
Solicite informação a Bombonuts
Bombonuts

Brigadão

Especialistas em brigadeiros, esta loja tem como ex libris uma torre destes doces com quatro ou cinco andares, excelente opção para noivos que desejam inovar e apresentar algo bem original no seu casamento.  Por encomenda, aceita substituir o açúcar por outro ingrediente a combinar, como stevia, por exemplo.

Luísa Wersel contou-nos que a marca disponibiliza mais de 20 sabores de brigadeiros, chocolate, bolacha, churro, coco, amendoim, vinho do porto, etc… Já está com água na boca?

Solicite informação a Brigadão
Brigadão
Solicite informação a Brigadão
Brigadão
Solicite informação a Brigadão
Brigadão
Solicite informação a Brigadão
Brigadão

Entretanto, fique com uma receita light (55 kcal/dose) retirada do livro Superalimentos — Refeições com mais vida  da nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida;

"Superalimentos - Refeições com Vida"                  Autora: Mafalda Rodrigues de AlmeidaComprar este livro
Editora Saída de Emergência

Rolo de Ricotta com Mirtilos

Ingredientes para 10 fatias

– 1 base de pizza rectangular

– 200grs de queijo Ricotta

– 200 grs de frutos vermelhos (morangos, framboesas, amoras)

– 200 grs de mirtlos

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 200ºC;

Estenda a massa da pizza e barre-a com o queijo ricotta. Espalhe os frutos vermelhos e os mirtilos por cima. Enrole uma das pontas até formar um cilindro. Feche as pontas do cilindro formando uma coroa.

Leve ao forno a 150ºC, durante 25 minutos, ou até a massa estar completamente cozinhada.

D.R.
D.R.

Já que está numa “onda” alimentar, leia o texto Menu alternativos em casamentos: Deliciem-se vegetarianos, diabéticos e celíacos e saiba como organizar um casamento sem glúten

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Jaime Neto Photography
Vocabulário para casamentos: 30 conceitos que tem de conhecer
Abrace o século XXI com o novo "dicionário" para celebrações nupciais! Actualize-se e conheça os principais termos utilizados
Momento Cativo
Maria & André: Um casamento que celebra uma história de amor entre dois amigos de infância
Maria e André queriam casar num sítio que fizesse parte das suas vidas para assim poderem associá-lo ao dia do casamento para sempre. E onde casaram? Em casa!
Foto Guida Design de Eventos
Guida Design de Eventos, ser feliz com o que faz os outros felizes
Chamar-lhe wedding planner é dizer muito, muito pouco!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação