A relação com a sua sogra não é a melhor? Saiba o que fazer!

A relação com a sua sogra não é a melhor? Saiba o que fazer!

A sua sogra não é propriamente sua fã e vice-versa? Siga estes conselhos e mude a sua relação com a mãe do seu marido, pelo menos à frente dele, já que os conflitos que vier a ter com ela podem afetar o seu casamento.

A relação com a sua sogra não é a melhor? Saiba o que fazer!
Foto: Bruno Garcez Photography
  • Vida a Dois
  • Conselhos
  • Msn
  • Compromisso
  • Família
  • Noiva

A planificação do enlace e o dia da celebração são dos momentos-chave na relação com quem será a sua futura sogra. Se ainda não se conhecem muito bem uma à outra, estes momentos definirão a vossa relação para o resto da vida. Tratam-se de momentos onde ganhará a sua confiança ou o seu desprezo. Se já sabe do que estamos a falar é porque já viveu esta situação. A sua sogra não a aceita e mantêm uma relação tensa? 

Algumas sogras são adoráveis, posicionam-se na sua vida como uma “segunda mãe”, só querem o bem para o seu filho e para si. Outras não mostram nem atitudes negativas nem positivas, simplesmente se adaptam à nova vida do seu filho e deixam, comodamente, que vivam a vossa vida. Mas existe um terceiro grupo de sogras “amargadas” com a vida delas e com a sua, que continuamente querem decidir por vocês e outras que não acham muita piada que o seu filho se dedique a outra mulher que não ela. E, é aqui, que surge o problema!

guardar
Foto: Bruno Garcez Photography

Alguns especialistas afirmam que a influência da sogra no matrimónio representa uma causa de rutura de muitos casamentos. A relação entre a sogra e a nora nunca é fácil. Uma mãe quer sempre o melhor para o seu filho e você nunca parecerá suficientemente boa para ele. Além do mais, os ciúmes que as sogras sentem quando passam a não ser a única mulher na vida do filho são enormes. A má relação entre ambas surge neste momento, quando esses sentimentos se propagam à mãe e à esposa. Assim, damos-lhe cinco conselhos para que, pelo menos, durante a organização do seu grande dia e, se possível, durante o seu casamento, a relação com a sua sogra não seja tão turbulenta.

1. Tenha paciência

A paciência é a mãe da ciência e, ainda que muitas vezes não queiramos acreditar, a chave está em contar até dez, cem ou mil se for necessário. Às vezes a sua sogra pode ser muito desagradável, fazer comentários inapropriados e tentar tirá-la do sério, mas deve ser mais inteligente, não caia no jogo, pois a única coisa que ela pretende é mostrar o seu pior lado ao seu querido filho. Se se comportar da melhor maneira, nunca ninguém poderá culpá-la.

2. Aceite-a

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

A partir do dia do casamento a mãe do seu noivo será, oficialmente, a sua sogra. E, apesar de tudo, é importante que aceite que fará parte da sua vida, tanto ela como os seus comentários “apropriados” e as suas “bonitas” palavras para si. Mas, o mais importante é que tente deixar de lado tudo isto, comporte-se como a nora ideal. Quem sabe, com o passar do tempo, a sua sogra também acabe por a aceitar.

Leia também: 15 tipos de sogras. Qual é a sua?

guardar
Foto: Arte Magna Fotografia

3. Mostre interesse

Ainda que o “carinho” seja mútuo, o fundamental é que faça todos os possíveis para a conquistar. A vida é muito longa e convém ter a sua sogra contente. Viver “amarga” junto da sua cara-metade não lhe servirá de nada. Além do mais, o seu marido gostará de ver que se interessa e que faz todos os possíveis para salvar a relação entre vocês.

4. A sua sogra nunca será sua amiga

Se, com o passar do tempo e com os nossos conselhos a relação melhorar, lembre-se que a sua sogra não é sua amiga, é apenas a mãe do seu noivo e uma figura que terá presente para o resto da sua vida. Por isso, não tem de partilhar com ela mais do que os momentos em família. Uma tarde de compras e um café são uma boa opção, mas não confie nela para desabafos, a roupa suja deve lavar-se em casa. Que não lhe passe pela cabeça deixar que se intrometa na sua relação ou estará tudo perdido!

Leia também: Antes do casamento: tudo o que precisam de saber sobre a família dele!

guardar
Foto: Arte Magna Fotografia

5. “Síndrome do Menino da mamã?” 

Se, apesar de tudo, o seu marido continua a pensar que você é a “má” e a mãe dele é a “boa”, terá de admitir que está perante um grave caso de “síndrome de menino da mamã”. Demonstre-lhe o seu ponto de vista sobre esta questão, mas tenha sempre cuidado com as palavras e as expressões que utiliza. Não se descontrole! Se a sua cara metade sofre deste “síndrome” será difícil perspetivar as coisas. Para que supere a dependência da “mamã”, o homem precisa de confiar na sua mulher, por isso deve fazer com que ele confie mais em si e seja mais independente da sua mãe no que diz respeito às vossas decisões.

guardar
Foto: Arte Magna Fotografia via a pajarita

Acima de tudo, não permita que tudo isto influencie o vosso casamento. Se não se respeitarem estes pontos corre o risco de destruir o que vocês tentaram criar: uma família. Lembre-se de cumprir os 10 hábitos para um casamento feliz e seguir as 8 dicas para que a rotina não durma com o vosso casamentoE sobretudo não desespere, nós sabemos que há coisas que só uma noiva entende!

Talvez também lhe interesse:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

a pajarita Convites
Bruno Garcez Photography Fotógrafos e vídeo
Arte Magna Fotografia Fotógrafos e vídeo