Os diferentes cortes e modelos de vestidos de noiva

Há vários fatores que pesam na hora de escolher um vestido de noiva: as tendências do momento, o tipo de cerimónia, as medidas da noiva, o orçamento disponível, a personalidade da noiva… Para além da qualidade dos tecidos empregues na feitura de um vestido de noiva, há outro aspeto que é absolutamente determinante para o resultado final: o corte. Vamos conhecer os principais cortes dos vestidos de noiva?

Vestido Gio Rodrigues

Corte Justo

Os espanhóis chamam “esculpido” a este corte, que acompanha de muito perto as curvas e contracurvas do corpo da noiva. Desde que não seja exagerado, pode favorecer todas as silhuetas, mais altas, mais baixas, mais estreitinhas ou mais redondinhas. Normalmente, todos os cortes têm qualquer coisa de justo – mais frequentemente o top, a contrastar com uma saia ampla. Mas não há nada que diga que o vestido não possa ser todo ele “esculpido”. Um truque para que isso resulte sempre bem é garantir que o vestido tenha largura suficiente para que a noiva não pareça “apertada”.

Vestido Maxima Bridal. Modelo Berta
Vestido Gio Rodrigues. Modelo Nara
Alessandra Rinaudo Bridal 2019

Corte Princesa

Um grande clássico, que remete aos antigos contos de fadas e proporciona um visual nobre e elegante. Ultra versátil, o corte princesa pode usar-se em vestidos curtos e compridos. Trata-se de um corte limpo, que se traduz em grande comodidade e facilidade de movimentação para a noiva. O facto de ser justo na cintura, para depois abrir numa saia rodada e volumosa, ajuda a criar silhuetas bem proporcionadas em todos os tipos de corpos, recebendo também os mais variados tipos de decotes. É também este o efeito proporcionado pelos vestidos de noiva compostos por corpete justo e saia ampla.

Pronovias 2019. Modelo do vestido: Celeste
Vestido Gio Rodrigues. Modelo Núbia
Vestido Maxima Bridal. Modelo Donna‍‍‍

Corte Império

Inspirado nos vestidos utilizados por mulheres na antiga Grécia, este corte foi imortalizado por Josefina Bonaparate, a mulher do Imperador Napoleão. Uma das características dos vestidos de noiva corte império é o facto de alongarem as pernas, pelo que não se recomenda a noivas que queiram disfarçar a altura. Mas se a intenção é afinar a silhueta, então é perfeito – e pode ainda sair reforçado se se usarem dois tecidos de cores diferentes. O corte império tradicional tem um corte mais justo no busto, decote quadrado e mangas em balão, mas também pode ser de alças ou em caicai. O que o define é o corte sob o peito e a saia esguia, de cair leve, até à altura dos pés.  Muitas vezes possui uma faixa ou aplicação de rendas e pedrarias logo abaixo da linha dos seios, dando mais destaque a esta região e sendo um ótimo aliado para mulheres que se incomodam com o busto menor do que o quadril. Este corte é também uma das opções preferidas entre as noivas grávidasnem como noivas plus size e de baixa estatura, pois alonga a silhueta.

Demetrios 2019
YolanCris 2019. Modelo do vestido: Baikal
Marylise 2019. Modelo do Vestido: Head Over Heels

E enquanto vai conhecendo os diferentes cortes de vestidos de noiva, clique no play para conhecer as principais tendências em vestidos de noiva 2018 para inspirar-se na sua escolha.

Corte Évasé ou Linha A

Estes vestidos têm uma forma “triangular“: começam justos ao corpo e vão alargando. Podem ser curtos ou compridos, de acordo com o horário e estilo do casamento, e as saias podem ser bastante volumosas, com drapeados e sobreposições de vestidos, ou menos. Tal como o corte princesa, provavelmente este é um dos cortes de vestidos de noiva mais populares, uma vez que favorece todos os tipos de corpos e possibilita um visual longilíneo e equilibrado, sendo um ótimo aliado para as mulheres que querem disfarçar o quadril avantajado.

Vestido Gio Rodrigues. Modelo Vera
Rosa Clará
Vestido Gio Rodrigues. Modelo Romy

Corte Sereia ou semi-sereia

Trata-se de um corte muito elegante, que valoriza a silhueta feminina. Pode ser justo até às à altura dos joelhos – ideal para a noiva sexy, de atitude moderna – ou logo abaixo dos quadris (semi-sereia), começando depois a alargar e com uma cauda surge como um prolongamento natural. Muito chique, este modelo cola-se ao corpo como uma luva, pelo que só agrada a noivas que se sintam muito em forma. O modelo possui uma cintura bem marcada, que favorece todos os tipos de corpos. Pode ser utilizado por mulheres altas, medianas ou as de baixa estatura!

Vestido Maggie Sottero. Modelo Autumn
Blumarine. Créditos: Fiera Milano
Vestido Maggie Sottero. Modelo Alta

Veja entretanto quais são as tendências de vestidos de noiva 2018 para se inspirar na escolha do modelo mais adequado para si.

Corte Reto

Corte contemporâneo e descontraído, utilizado principalmente na confeção de modelos de estilo boho e minimalistas, o corte reto – também conhecido como tubo – surgiu no final do século XIX. Caracteriza-se por ajustar-se ao corpo, com a saia a descer em linha reta a partir da cintura ou quadril, embora nalguns casos possa ser utilizado completamente solto no corpo. Este estilo de vestido é perfeito para disfarçar gordurinhas e quadris largos. Trata-se de um corte que nos remonta para vestidos de noiva mais simples, mesmo que também esteja presente em alguns vestidos que exibem pedrarias ou vestidos de noiva com decote ilusão e muitos mais. Se tem as pernas cumpridas e as ancas estreitas, este é sem dúvida o corte para si! Pode não ser uma boa ideia para noivas de baixa estatura, pois encurta a silhueta.

Vestido Gio Rodrigues. Modelo Kyra

Corte Curto

Este é o tipo de vestido em que a saia termina pouco depois dos joelhos ou acima das canelas. Algumas noiva gostam de arrojar e optam por usar um vestido curto, quando a cerimónia se realiza de dia ou em casamentos civis.

YolanCris 2019. Modelo do vestido: Darro
YolanCris 2019. Modelo do vestido: Glorieta

Esperamos tê-la ajudado. Já está mais perto de saber qual o vestido que lhe assenta que nem uma luva?

Se ainda tem dúvidas, clique no play para saber quais os cinco passos a dar até chegar à escolha certa e, assim, arrasar o dia do seu casamento!

Talvez também interesse:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Comentários (3)

Dê-nos a sua opinião

Desfile Gio Rodrigues - Colecção Noivas 2018 | Fotografia: Rui Teixeira Wedding Photography
A poderosa sensualidade feminina conjugada com a eterna elegância na nova colecção Gio Rodrigues Noivas 2018
Foi no centro do Porto, num ambiente repleto de glamour, requinte, charme e sofisticação, que o conceituado estilista português Gio Rodrigues apresentou a sua nova Colecção Noivas 2018. Apaixonante!
Credits: Renato Ribeiro Photography
Vestidos de noiva marfim para iluminar os casamentos de 2018
Escolha um vestido de noiva em marfim para arrasar no dia em que fizer as juras de amor à pessoa que o seu coração escolheu para amar.
Modelo Frances | Atelier Gio Rodrigues
Deixe transparecer o seu lado sensual no grande dia: opte por um vestido de noiva sexy!
Se se considera uma mulher sexy e sensual, deixe transparecer essa sua faceta no dia do seu casamento. Escolha um vestido que transmita com naturalidade e bom gosto o seu lado mais sensual.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação