Que flores escolher para o seu ramo de noiva?

Em qualquer casamento as flores representam o epítome da elegância e do glamour. De facto, as flores correspondem a um elemento que faz parte de tradições que viajam de gerações em gerações, para além de permitirem que os noivos exponham a sua personalidade, ao mesmo tempo que enchem o palco da sua história de amor de requinte. Neste campo, deparamo-nos igualmente com o bouquet da noiva que lhe confere um toque especial e um brilho único, complementando, desta forma, o seu look. 

Wedding planner e design floral – Ideias de Veludo. Foto: Parallax Fotografia

No entanto e tendo em conta a grande variedade de espécies de flores que existem, a escolha pode tornar-se ligeiramente mais complicada do que a noiva estava à espera. Assim, hoje partilhamos algumas dicas que guiarão todas as noivas no caminho certo e escolher as flores que resultarão no ramo que melhor se adequa.

Wedding planner e design floral – Ideias de Veludo. Vestido: Gio Rodrigues. Foto: Parallax Fotografia

Definir um budget

Primeiramente, a noiva deve definir o limite máximo que está disposta ou possibilitada a gastar no seu ramo de noiva. Assim, irá certamente delinear o tipo de flores que pode ou não escolher para o seu ramo de flores, assim como para a própria decoração floral da sua cerimónia e celebração.

O seu significado

Se é uma daquelas mulheres que dá uma grande importância aos símbolos e ao que determinados aspetos representam, guiar-se para o universo para qual cada flor nos remete pode ser uma boa forma. Assim, todos sabemos que existem determinadas flores que simbolizam as mais puras paixões e amores ou por outro lado que representam a folia e alegria.

Alguns dos elementos com que as flores se relacionam mais são: o amor (representado pelas túlipas e rosas vermelhas); pureza e inocência (através das Margaridas e Rosas brancas); amizade (transmitidas através das Rosas amarelas e Camélias brancas); alegria e nobreza (Gerberas cor-de-rosa, assim como amarelas).

Efeito Espontâneo
Foto: Efeito Espontâneo
Efeito Espontâneo
Foto: Efeito Espontâneo

A estação do ano na qual se vai casar

Neste aspeto é imprescindível que tenha em conta a estação na qual está a organizar o seu casamento, pois há flores que existem apenas em determinadas alturas do ano. Por exemplo, as túlipas e as peónias são flores que marcam a Primavera, enquanto as dálias são uma espécie que floresce maioritariamente no Outono. Na escolha das flores não existe qualquer regra, mas se decidir escolher uma flor que seja fora da estação, poderá dificultar o trabalho da sua florista e, consequentemente, tornar-se num serviço mais caro.

Foto: Arte Magna Fotografia

Combine com o estilo/tema do seu casamento

De uma forma geral, todos os aspetos do casamento apresentam uma ligação elegante, na qual todos os pormenores vão ao encontro uns dos outros de uma maneira muito harmoniosa. Assim, as suas flores devem refletir o tema que escolheram para o grande dia. Por exemplo, se o seu casamento for mais clássico, deve apostar em flores clássicas e que combinem com os centros de mesa, com os candelabros, velas… Se por outro lado, a sua cerimónia é mais descontraída e tranquila, a noiva pode ousar um pouco mais, seguindo um caminho mais criativo.

Uma boa forma de não falhar a aliança entre o seu ramo de noiva  e o estilo do casamento é recomendável que a noiva escolha algumas keywords (por exemplo: shabby-chic, vintage, boho, princess style, …). Assim, será, também, consideravelmente mais fácil explicar o conceito do seu casamento à sua florista.

Considere o esquema de cores que predominará 

Pensar nas cores que caracterizarão o seu casamento e irão ao encontro da temática previamente escolhida é uma boa forma de diminuir o número de opções no que toca ao tipo e cores de flores.

Foto: Film Art Team

Tenha em conta o seu vestido de noiva 

Como já foi dito anteriormente, o casamento corresponde a um momento em que tudo se encontra em sintonia perfeita. Assim, e tendo em conta que o vestido de noiva é, igualmente, um dos grandes protagonistas do dia, o seu bouquet deve ser um acessório excecional e que combine com o vestido. Ao contrário do que muitas pessoas possam julgar, o ramo de flores da noiva é um elemento que vem complementar o vestido e não conferir-lhe poder, pelo que a escolha das flores deve ser impecável.

Um dos princípios cruciais é “quanto maior vestido, maior o bouquet”. Um vestido simples e elegante combina na perfeição com um ramo de flores, também, pequeno e com uma espécie de flores. Se por outro lado, o seu vestido eleito apresentar volume e um maior comprimento, o seu ramo deve ser, igualmente, mais denso, podendo mesmo apresentar diferentes espécies de flores.

Dreamday | Fotografia: Bernardo Gouveia

Procure inspiração

Para a realização de um casamento de sonho, os noivos devem buscar as mais diversas fontes de Inspiração. Na Zankyou, por exemplo, pode estar a par das mais recentes tendências e ainda ficar a conhecer a melhor forma de ser fiel ao tema/estilo que escolheu para o seu casamento. Ao deparar-se com mil e uma ideias, certamente que irá chegar a uma conclusão sobre qual será a opção que melhor se adequa.

Saiba, ainda, como escolher o bouquet de noiva perfeito e conheça os 6 ramos de noiva que todas as raparigas solteiras vão querer apanhar

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Comentários (2)

Dê-nos a sua opinião

Bloom Creative
O bouquet de noiva: origem e tradições
Tudo o que envolve a tradição do matrimónio está envolto de histórias e controvérsias. Neste artigo, trazemos-lhe a origem dos bouquets... Ou melhor, as possíveis origens do bouquet
Sonhoemflor
Flores de casamento em Aveiro: cores, texturas e cheiros incomparáveis para a sua celebração!
Conheça alguns dos melhores profissionais de Aveiro que prometem as mais belas flores no seu casamento: os mais delicados e românticos detalhes.
Quinta D'Azenha
As melhores flores para cada estação do ano: a seleção dos experts!
As flores são elementos importantíssimos para dar vida, graça e charme à decoração. Confira quais são as melhores flores para casamento para cada estação do ano!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação