Casamento temático indiano: tudo o que precisa saber!

Quando pensamos em casamentos indianos rapidamente nos vêm à memória cenas da telenovela Caminho das Índias. Ou, bem mais lá atrás, o velho Cine Estúdio 222, que dava grande destaque aos filmes de Bollywood e enchia o grande ecrã de cores, aromas, brilhos e sabores da Índia nas tardes de Sábado, em Lisboa. Hoje damos-lhe a conhecer algumas das tradições indispensáveis para quem quer fazer deste tema o mote para o seu casamento. Are baba!

Foto: Profoto

A saber

A Índia é conhecida pela sua enorme riqueza cultural. Quatro grandes religiões nasceram no país – o hinduísmo, o budismo, o sikhismo e o jainismo. Mais tarde, o judaísmo, o islamismo e o cristianismo chegaram ao subcontinente indiano e exerceram influência na região. Conheça as 11 tradições de casamento no mundo que nos deixam sem palavras.

Não é à toa que se diz que a Índia é um país multicultural. Além do Hindi e do Inglês, usado nas trocas comerciais, a terra do Taj Mahal possui 21 línguas oficiais e mais de 400 dialetos. Por esse motivo, não é de estranhar as diferenças culturais e religiosas que se alteram de região para região. As tradições alusivas ao casamento também variam e muito. Neste artigo, damos-lhe a conhecer as mais transversais para que tenha uma boda verdadeiramente auspiciosa. Tchalô?!

Foto: 1Love4Ever Photography
Foto: 1Love4Ever Photography

Vestuário

As cores vivas usadas no casamento representam a fertilidade, a abundância, a prosperidade e a boa saúde. Os tons quentes fazem parte das tonalidades mais escolhidas, quer pelos noivos, quer pelos convidados. Simbolizam paixão, romance e alegria. A noiva usa maioritariamente vermelho ou rosa. Já o noivo tem por hábito optar por tons dourados, brancos e prateados.

A noiva usa um Sari, um conjunto composto por uma blusa de manga curta (choli), um saiote que deve cobrir os pés e tornozelos e um lenço com cerca de 6 metros estrategicamente dobrado ao longo do corpo. O noivo deve vestir um Sherwani, um casaco comprido combinado com uma calça justa, mais ou menos larga, resultando num traje formal indiano. A cor branca é proibida para noivos e convidados, por simbolizar o luto. A cor preta também é desaconselhada por representar mau augúrio.

Foto: Aguiam Wedding Photography

Adereços

A noiva deve usar um Bindi entre as sobrancelhas e um Tikka, uma joia indiana com um pequeno cordão que se prende no cabelo e assenta sobre a testa, junto ao chakra da terceira visão (ajna chakra).

O noivo tem por hábito usar um turbante e carregar uma espada, que simboliza o resgate a noiva, chegando a cavalo à cerimónia.

Foto: Profoto

Henna

As mãos e braços da noiva devem ser pintados até ao cotovelo, assim como os pés e as pernas devem estar cobertos de henna natural (mendhi) até perto dos joelhos. Os símbolos utilizados para compor o padrão da pintura que acompanhará a noiva nos quinze dias seguintes possui diversos significados. O pavão simboliza a beleza. As cornucópias representam a sorte e a fertilidade. Por sua vez, as flores são sinónimo de alegria e felicidade. As folhas são sinal de uma forte devoção e vitalidade.

Escondido no complexo desenho deve estar escrito o nome do noivo. Há também quem pinte apenas a inicial do nome. O futuro marido, deve procurar o nome ou a inicial no corpo da noiva, na noite de núpcias. Diz-se que quanto mais escura for a cor da henna, maior é o amor que o noivo nutre por ela.

Foto: 1Love4Ever Photography

As danças

A cerimónia é celebrada em três dias, precedida de inúmeros rituais que dependem a região da Índia de que são originárias as famílias. No primeiro dia fazem-se as pinturas de henna da noiva, dos familiares do sexo feminino e das amigas mais chegadas. No segundo dia organiza-se a noite das danças (sangeet), onde familiares e amigos preparam coreografias ao estilo Bollywood e dançam e cantam para os noivos e outros convidados. No terceiro e último dia celebra-se o casamento.

Foto: Profoto

A cerimónia

Os noivos ficam descalços no altar e trocam colares de flores frescas, pois a partir daquele momento passarão a ser um só. A cerimónia deve ser conduzida por um sacerdote que irá ler as escrituras sagradas. O lenço do noivo deve ser amarrado ao Sari da noiva, e juntos, darão sete voltas ao fogo sagrado para selar a união. No final, ele oferece à esposa um colar sagrado e também uma aliança e coloca um pó escarlate ao longo da testa e cabelo da noiva (sindoor), como símbolo de benção e prosperidade para o casamento. Não se esqueça de registar todos os momentos da celebração. Conheça 20 dos melhores videógrafos de casamento de Portugal.

Foto: Profoto
Foto: Profoto

E ainda…

Não se esqueça da decoração e da gastronomia a condizer. Os lenços de seda bordados devem estar em destaque no altar dos noivos. As flores são fundamentais, assim como os elementos dourados e uma estátua do Deus Ganesh, o removedor de obstáculos, que deve iniciar toda e qualquer cerimónia indiana.

O menu deve ser rico em sabores e variedade. Recomendamos que opte por uma refeição típica com mais ou menos picante, sem esquecer os doces e aperitivos aromatizados a cominhos e caril.

Pronta para uma viagem à Índia? Atchá!

Poderá também gostar de ler:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Marilyn Monroe | Cinefilos
Marilyn Monroe: a moda da Diva de Hollywood
Marilyn Monroe provocou furor em todo o mundo. Uma mulher que sabia destacar as suas formas e evidenciar a sua sensualidade, como ninguém. A Zankyou conta-lhe tudo sobre o estilo que a tornou imortal.
Casamento temático ao estilo Star Wars
Casamento temático ao estilo Star Wars
Se são irreverentes e fãs de Star Wars este pode ser o tema do vosso casamento. Surpreenda tudo e todos no vosso grande dia!
Torre da Palma
Mini-Guia para casar em Portalegre: o que precisa de saber para o casamento que tanto deseja nesta cidade!
Conheça a Mini-Guia de casamento em Portalegre e saiba tudo o que precisa para um casamento de sucesso!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação