Cerimónias de luz: uma das mais simbólicas cerimónias de casamento

Cerimónias de luz: uma das mais simbólicas cerimónias de casamento

Também conhecida como a cerimónia das velas ou da união perfeita, esta é uma forma muito especial de se casarem sem seguirem uma doutrina religiosa mais tradicional, celebrando a vossa união junto de amigos e familiares.

Cerimónias de luz: uma das mais simbólicas cerimónias de casamento
Foto: Erica Robnett
  • A Celebração
  • Tendências
  • Msn
  • Noivos
  • Amor

Sabemos que cada vez mais os noivos querem realizar uma cerimónia sem igual, fazer aquela celebração que deixe todos os convidados, amigos e familiares com a perfeita noção da intensidade do vosso amor e de que aquilo que tudo o que vos une é magnífico e inigualável. E, certamente, o é! Por isso, neste artigo falamos-lhe de uma das mais simbólicas cerimónias de casamento: as cerimónias de luz. Se ainda não conhece, acompanhe-nos nesta viagem, onde o único destino é o amor.

guardar
Foto: João Patrício Photography

Qual o objetivo desta cerimónia?

A cerimónia de luz tem como objetivo celebrar o amor dos noivos e o início de uma vida em conjunto, através de um ritual que sela esse mesmo compromisso –  acender de uma vela em conjunto. Embora a origem deste ritual seja desconhecida, há quem diga que é de origem pagã. Na Zankyou, o que sabemos é que este não é considerado um ritual religioso e pode ser realizado, tanto em casamentos religiosos como civis. É tudo uma questão de o adaptarem à vossa cerimónia.

Veja também: Casamento civil ou religioso: que tipo de cerimónia escolhem os noivos portugueses?

guardar
Foto: Nuno Guerra Fotografia
guardar
Foto: JM Gant Photography

Para quem é mais indicada?

Também conhecida como a cerimónia das velas ou da união perfeita, esta é uma forma muito especial de se casarem sem seguirem uma doutrina religiosa mais tradicional. Talvez por isso, a maioria dos casais que escolham esta celebração sejam aqueles que não pertencem a nenhuma religião ou professem uma religião diferente um do outro. A cerimónia de luz é uma forma requintada e extremamente simbólica de passar a mensagem do vosso amor, celebrando a vossa união.

Veja também: Noivos com religiões diferentes: como conciliar a cerimónia?

guardar
Foto: Quinta dos Amores
guardar
Foto: Elizabeth Anne Designs

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Pode ser realizada de forma simples e autêntica ou como complemento de uma cerimónia religiosa ou influência desta, mediante dos desejos do casal. Embora seja mais indicada para casamentos realizados ao ar livre e com um tema onde a natureza seja uma presença constante.

guardar
Foto: Your Story in Photos

Há que lembrar ainda que as velas transmitem uma sensação de conforto a toda a cerimónia, pelo que é importante criar um cenário adequado em que isso se reflita. Para o efeito, podem decorar um pequeno altar ou mesa onde são colocadas as velas. Se essa for a vossa cerimónia principal, este altar deve ser colocado ao centro, junto aos noivos, onde ambos vão professar o “Sim!”. Se for apenas um complemento, sugerimos que o coloquem num dos lados do altar ou junto à saída, logo após o posicionamento dos últimos convidados.

Saiba como decorar um casamento rústico em 5 passos: descubra os truques mais chiques.

guardar
Foto: Por Magia

Em que consiste o ritual?

Esta é, de facto, uma cerimónia destinada aos noivos mais românticos, dado que a mesma se inicia com a troca dos votos entre o casal e pode ser acompanhada por uma música escolhida para o efeito, que vos pode acompanhar desde o início até ao final da cerimónia.

guardar
Foto: A Pateira
guardar
Foto: Shutterfly

Os noivos devem ter consigo duas velas estreitas e pequenas, que simbolizam os noivos e uma outra vela, maior e mais grossa, que irá simbolizar a vossa união. A determinado momento da cerimónia, depois de proferidos os votos, os noivos acendem cada um a sua vela e, em conjunto acendem a vela maior. Isto sela a união do casal, processo que é finalizado com a troca das alianças depois do mágico “Sim, aceito!”.

guardar
Foto: It’s all about…

Podem ainda optar por escrever os votos adaptando os vossos desejos ao tipo de cerimónia, uma vez que a chama acesa poderá ser considerada como um símbolo da intensidade do vosso amor.

Conheça tudo dobre a cerimónia Wicca: tudo o que precisa saber para ter um casamento recheado de significado.

guardar
Foto: Multifoto

Quais as regras a seguir?

Sendo esta uma cerimónia não religiosa e que pode ser perfeitamente conciliada com qualquer outro ritual, a única regra é a de estarem focados no vosso amor. A forma e a ordem de fazerem esta celebração pode variar de acordo com o desejo dos noivos, não tendo regras rígidas. Assim como, também se desconhece qualquer superstição associada ao facto de deixar as velas acesas ou apagá-las depois da cerimónia. Façam como acharem que faz mais sentido para vocês.

Veja também11 tradições de casamento no mundo que nos deixam sem palavras

guardar
Foto: It’s all about…

Se nos reportarmos à origem, na época em que não existia uma cerimónia oficial de casamento, mas sim a promessa de duas almas diante do universo, é justamente aqui que queremos chegar – ao compromisso para com a vossa união e com o vosso amor. Independentemente de professarem qualquer tipo de religião, lembrem-se que o propósito de um casamento não é, em primeira instância o de seguir qualquer tipo de protocolo. Trata-se, sim, de glorificar a união de um casal que quer compartilhar o seu amor em comum.

guardar
Foto: Mary Me – Eventos

Agora que já sabem um pouco mais sobre este tipo de ritual, seriam capazes de o incluir na vossa celebração? Partilhem connosco de que forma e que o fariam. Entretanto, não percam o foco nos detalhes da vossa boda e não cometam os 16 erros mais frequentes aquando da organização de um casamento. Saiba ainda como escolher o seu vestido de noiva em 5 passos e planeie a lua-de-mel perfeita para si e para o seu parceiro: 5 opções TOP!

Créditos fotos externas: JM Gant PhotographyElizabeth Anne Designs | Erica Robnett

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

It's all about... Fotógrafos e vídeo
A Pateira Palácios casamentos e Locais históricos
Mary Me - Eventos ® Wedding planners
Multifoto - Handmade love stories Fotógrafos e vídeo
Nuno Guerra Fotografia Fotógrafos e vídeo
Quinta dos Amores Quintas casamentos
João Patrício Photography Fotógrafos e vídeo
Your Story in Photos Fotógrafos e vídeo
Por Magia - Photography Fotógrafos e vídeo