Véu, sim ou não?

Para as noivas mais tradicionalistas, o véu não é acessório, é fundamental. Para as noivas mais modernas, o véu é uma opção ‘demodé’. Haverá um meio termo? Afinal, será que o seu visual de noiva combina com o uso de um véu ou nem por isso?

Conta-me como foi

Para ajudar na tomada de decisão, talvez seja importante compreender as origens da tradição do uso do véu. Há várias interpretações possíveis e o seu valor simbólico depende muito da cultura em que se insere. Nos países do Leste Europeu, onde era costume a práctica dos casamentos arranjados, o véu garantia que o noivo só veria o rosto da noiva depois do compromisso assumido. A ideia subjacente seria evitar que o noivo rejeitasse a sua futura esposa. Aqui, o véu adopta uma carga simbólica da subjugação da mulher ao homem.

Na Antiguidade Grega, o véu seria uma forma de proteger a noiva da inveja (e mau olhado) de outras mulheres, presentes na celebração. Nos casamentos católicos, o véu funciona como um símbolo imaculado da pureza e inocência das noivas.

Apesar de toda a carga cultural e simbólica do uso do véu, este é igualmente um sinónimo de elegância e classe. E apesar de tradicionalmente, o véu estar associado a uma posição de subjugação da mulher (que deve ser escondida e/ou protegida) todas as noivas são livres de reinventar as tradições.

Sim ao véu!

As noivas que escolhem celebrar casamentos religiosos tendem a preferir um visual mais composto que, invariavelmente, recorre ao uso do véu. Apesar dos looks minimalistas que têm vindo a ganhar terreno na última década, o véu continua a estar entre os acessórios mais procurados pelas noivas. Curto ou comprido, transparente ou opaco, rendado, bordado ou liso, as opções de estilo são infinitas e todas facilmente adaptáveis a qualquer vestido.

Não ao véu!

Há, contudo, quem abdique do véu sem hesitação: noivas que preferem apostar num penteado complexo e expressivo da sua personalidade e que são da opinião que o véu apenas ‘ofuscaria’ o penteado e, claro, noivas que querem apostar em visuais mais naturais e descontraídos. Há ainda quem facilmente troque o véu por outro estilo de acessórios para os cabelos: coroas de flores, headbands, ganchos, etc.

Não existe uma resposta correcta. O véu não faz parte do imaginário romântico de todas as noivas. Há visuais perfeitos com e sem ele. E cada noiva é livre de construir o visual que melhor enquadra com o seu gosto e a sua personalidade.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Foto via site da Chanel
As mulheres sonham com uns Louboutin? Não! O Google diz que é com alpargatas!
E você? Também daria cerca de 600 euros por um par destas famosas e tão desejadas alpargatas Chanel?
Papper Moons Photography
8 cerimónias alternativas e simbólicas para dar o "sim" ao seu amor
Casar não obriga a formalidades nem a tradições estanques. Nem mesmo o valor legal da união tem hoje a mesma importância para aqueles que querem ficar juntos para sempre. Conheça seis tipos cerimónias simbólicas... Só mesmo para celebrar a união com o seu amor
andIwonder wedding
Os sapatos de noiva mais "out of the box" que vimos este ano
Futurista, dourado e prateado, brilhante e branco. Deslumbre-se com os sapatos de noiva mais irreverentes que já vimos este ano!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação