Qual o "dress code" dos homens (sim, eles também o têm)

As mulheres são as únicas que utilizam nomes estranhos para os seus códigos de vestimenta nos casamentos? Claro que não! Os homens também devem seguir certas regras para estares elegantes e com classe nos grandes eventos. Estilo, saber estar, elegância… ou seja, as normas que vestem um dandy com licença para deslumbrar. Quais são estes impronunciáveis dress code? Continue a ler.

Veja a nova colecção de
Gio Rodrigues – Fatos de Noivo

White Tie

Este código de vestimenta não anda com rodeios nem meias medidas: rigorosa etiqueta. Rigorosa até ao extremo, melhor dizendo. Não, não insista: não há opção de escapatória. No entanto, este código não é muito habitual nos casamentos de pé, ainda que nunca se sabe como o vão surpreender os futuros esposos. Feito isto, usavam-se em cenas de gala e vários eventos da aristocracia.

Se, por casualidade, o seu próximo casamento requer este dress code, use um fraque com um laço branco (este último só se deve usar com fraque).

Downton Abbey
Foto: Downton Abbey

Black Tie

Simplesmente etiqueta. A peça que terá de utilizar é um smoking, cujo casaco está sujeito a uma pequena gama de cores, a diferença da rigorosidade do white tie e a sua falta de diversão. Pode optar por um casaco preto, azul ou branco e, porque não, investigar sobre as novas combinações que surgiram no mercado, alguma certamente irritante para os olhos (faz-nos lembrar o Messi nas galas da Bola de Ouro). O abotoado pode ser simples e com aba em bico ou arredondada. O colete também é um elemento que pode incluir para acrescentar elegância ao conjunto.

A camisa tem duas vertentes: gola smoking se usa laço e a tradicional se usa uma gravata (sempre preta). Não, não pode evitar um ou outro elemento: tem de colocar algum deles. E, quer numa camisa como noutra, o punho deve ser francês. Para os pés, sapatos de couro envernizado ou de pele preta.

Nejron Photo
Foto vía Shutterstock: Nejron Photo

Coquetel

Outra expressão que alguns homens e as pessoas ao seu redor tendem a interpretar como querem. Evidentemente que o nome, só por si, denota uma ocasião mais informal do que apresentamos nos eventos anteriores mas, neste, pelo menos, aconselha-se o uso de um fato preto. Nada de experiência nem de imitar alguns milionários de Casino. O fato escuro com alguma gravata estampada, com cor ou um laço são uma opção segura para acertar.

Spectral-Design
Foto vía Shuttertsock: Spectral-Design

Casual Chic / Smart Casual

Uma dessas combinações que ainda traem a cabeça das pessoas que se conformavam com a língua nacional e os códigos de vestimenta de sempre. Mas, agora, combinar palavras em inglês é frequente, assim como, conceber estilos que variam por pequenas nuances e que, acabam quase sempre, por copiar os americanos. O que não sabíamos é que estes vocábulos abrem um grande mundo de possibilidades de modo a não ir demasiado “arranjado”.

Se o dress code exige casual chic, pode ir casual (informal, confortável, como lhe apeteça…) com um toque chic (elegante, sedutor, don Juan). Existem milhares de combinações: blazer com uns jeans escuros, t shirts com casaco, fato sem gravata, calças normais com camisa e jersey

Jaroslav Monchak
Foto vía Shutterstock: Jaroslav Monchak

Sport

Calma! Ninguém lhe pediu que vá com roupa de ginásio para o casamento, nem sequer com o equipamento de futebol. Sport é desporto em inglês mas não tem quase na a ver com o desporto em termos de dress code, salvo pelo possível uso de sapatilhas desportivas (que também podem ser mocasines ou outro calçado cómodo). O importante é estar relaxado e tranquilo. Assim, juntamente a esse calçado cómodo, na parte de cima use umas calças clássicas ou uns jeans que combines com um pólo, uma camisa ou um blazer mais informal. Não necessita de muito mais, mas sim, é o melhor estilo para usar tudo isso sem que pareça um domingueiro.

Dragon Images
Foto vía Shutterstock:

Já sabe como se vestir para um casamento caso se estabeleçam algumas regras. O mau chega quando não existem um dress code e tem de improvisar. Seja você mesmo e respeite a elegância que deve primar num evento cool. É súper importante que não disfarce que você é e, claro, que se sinta bem.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Mary Me Eventos. Créditos: João Almeida
As 5 cores para a boutonnière do noivo: qual é que escolheria?
Branco, rosa, amarelo, bordeaux e verde: Descubra todas as cores da boutonnière, também conhecida como o bouquet do noivo.
À Noiva - Fatos de Noivo
Fatos de Noivo no Porto: as 10 melhores lojas e ateliers para ele!
É um noivo elegante, moderno e sofisticado? Então, esta selecção das melhores lojas e atelieres de fatos de noivo é para si!
Como escolher os acessórios para o noivo em 5 passos
Como escolher os acessórios para o noivo em 5 passos
A 'vaidade' não é uma exclusividade da noiva. Siga estes 5 passos e aprenderá a vestir-se como um autêntico dandy!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação