Como cuidar do fato de casamento ou convidado: siga estes passos!

Como cuidar do fato de casamento ou convidado: siga estes passos!

Há muitos cenários em que deve recorrer a um elegante e sofisticado fato. Neste artigo queremos dar-lhe algumas dicas para que possa conservá-lo intacto, para que possa parecer como novo quando for hora de usá-lo novamente.

  • O Noivo
  • Conselhos
  • Traje noivo
  • Noivo

Como sabemos, o fato de casamento ou outro tipo de fato, é usado ocasionalmente em alguns momentos da sua vida, seja como namorado que disse “Sim eu aceito!” no seu próprio casamento ou como convidado para a boda de um familiar ou amigo. Neste artigo queremos dar-lhe algumas dicas para que possa conservá-lo intacto, para que possa parecer como novo quando for hora de usá-lo novamente.

guardar
Foto via Shutterstock

O casamento de um amigo, um batismo, um evento social ou mesmo no trabalho para uma reunião… Há muitos cenários em que deve recorrer a um elegante e sofisticado fato, que como deve saber, faz parte dos básicos que deve ter no seu guarda-roupa. Portanto, preste atenção a estas recomendações para que possa dar uma vida longa a este conjunto de peças com as quais brilhou e desejará brilhar novamente, como um cavalheiro sofisticado.

Ao lidar com peças de vestuário nas quais teve que fazer um investimento considerável no uso de materiais exclusivos, o ideal é mantê-las em excelentes condições, pois são verdadeiros trunfos para voltar a usar quando for convidado se forma inesperada e não souber o que vestir.

guardar
Foto: Ideias Vintage Fotografia

Passo 1. Lavandaria? Sim, mas o menor número de vezes possível

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

É aconselhável levá-lo para a lavandaria uma ou duas vezes por ano, mas não muito mais do que isso. É muito importante que o local onde vai mandar limpar o seu fato saiba como lidar com este tipo de vestuário e tecidos que são limpos de uma forma muito específica (a vapor, é claro), para remover marcas, rugas e até mesmo odores corporais.

guardar
Foto: Ideias Vintage Fotografia

As lavandarias, por vezes, usam produtos nocivos para os tecidos, que tornam a roupa mais frágil com o passar do tempo. Se optar por limpar o seu fato em casa, certifique-se de ter um bom ferro a vapor para preservar o traje. Lembre-se que investiu num bom fato e gastou dinheiro nisso. Se você não tiver um ferro a vapor, pode comprar um protetor de pano ou usar um pano que sirva para distribuir melhor o calor e o vapor do seu ferro tradicional e evitar o contacto direto que possa deteriorar as fibras do traje e dar-lhe algum tipo de brilho desnecessário.

guardar
Foto: Lourenço Wedding Photography

Passo 2. Tão simples quanto pendurá-lo bem

Pendurar o seu fato é extremamente importante para a sua conservação no cabide, que deve ser adequado em relação ao peso e à largura da jaqueta ou blazer. Isto é, o cabide deve ocupar a área dos ombros e assim evitar que o tecido se deforme pelo peso. Cabides de madeira com abas largas são geralmente os mais recomendados, pois ajudam a absorver a humidade.

Se usa o seu fato para o trabalho, tente ter um cabide com estas características, e evite pendurar o blazer na parte de trás da cadeira, pois isso deforma a estrutura da peça. Também pode aproveitar o cabide para pendurar também o colete, no caso de ser um fato de três peças.

guardar
Foto: Miguel Matos

Passo 3. Leve-o para ‘respirar’

É exatamente isso. Antes de vestir o fato novo, é importante tirá-lo e colocá-lo num espaço aberto, pois isso vai ajudar a remover qualquer odor que se irá dispersar no ambiente. Evite colocá-lo juntamente com outras roupas, como jaquetas, casacos, sem deixar o ar circular. Aconselhamos ainda que conte com pelo menos dois fatos e poderá usá-los de forma intercalada, evitando assim que um pareça mais desgastado ou deteriorado do que o outro.

guardar
Foto: Ideias Vintage Fotografia

Passo 4. Cuidado com as calças

A calça por ter uma durabilidade menor do que o resto do fato requer cuidados especiais. Para pendurá-las, geralmente deve fazê-lo ao meio, sendo o mais recomendado fazê-lo com o tecido totalmente esticado e livre de correias, pois estas produzem deformações no tecido.

Em relação ao uso, esperamos que tenha atenção a isso e experimente sempre agarrar um pouco o tecido antes de se sentar para não forçar as costuras com a postura e rasgar ou descoser o tecido.

guardar
Foto: Ideias Vintage Fotografia

Passo 5. Escove para remover impurezas

O cuidado a ter com a roupa dependerá do seu material. A lã contêm fibras naturais que retêm a sujidade e a poeira, levando a um desgaste gradual do fato. Daí a importância de usar uma escova especial para remover essas partículas ou fiapos que ficam entre as fibras e podem dar uma aparência antiga e desgastada. Tente levar a escova consigo para manter o seu fato em perfeitas condições.

guardar
Foto: Miguel Matos

Seguindo estas recomendações, verá que é muito fácil manter o seu fato em boas condições, ajudando-o a reduzir as idas à lavandaria.

Não perca ainda:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Lourenço Wedding Photography Fotógrafos e vídeo
Miguel Matos Fotografia Fotógrafos e vídeo
Ideias Vintage Fotografia Fotógrafos e vídeo

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!