Como escolher os acessórios para o noivo em 5 passos

Os acessórios não podem ser encarados como um assunto trivial. Afinal, deles pode depender o maior ou menor sucesso do visual do noivo. E também o noivo deve estar à altura do grande evento! Essa escolha dos acessórios do noivo e a forma como eles são usados dependem muito do fato escolhido e dos protocolos que lhe estão (ou não) associados. E, apesar de, hoje em dia, estes serem muita vezes ignorados, é certo que muitos se mantêm, sobretudo quando se opta por conjuntos que seguem regras.

Hoje, aqui, vamos analisar todas as variantes que compõem a gama de acessórios para o noivo, alguns sujeitos a normas e outros fruto da personalidade do implicado. Siga estes 5 passos e aprenderá a vestir-se como um autêntico dandy!

Passo 1. Ter em conta o tipo de fato escolhido

Em primeiro lugar, escolha o fato que melhor lhe convier e que melhor se adapte a si, pois os acessórios estão frequentemente ligados aos trajes, caso cumpra o protocolo estabelecido e, sobretudo, se optar pela casaca, smoking ou fraque.

Foto: Helder Couto

O fraque está sujeito a regras bastante estritas. A jaqueta é de botão único, com abas e pontas semicirculares na parte de trás, o que lhe dá uma aparência muito característica, frequentemente comparada a um pinguim. Deverá usar-se com camisa branca abotoada, bem como duplo punho para poder usar os clássicos botões de punho, perfeitamente indicados para esta indumentária. No caso de optar por usar fraque, deverá acompanhar com uma gravata e nunca com laço. A mesma deve ser feita com um nó windsor e colocada por baixo de um colete, que pode ser reto ou cruzado e de várias cores.

Sandra Coutinho Noivos

Para a parte de baixo o protocolo manda usar calças pretas, cinzentas ou com riscas verticais, de acordo com o gosto de cada um. Os sapatos podem ser de couro e se gosta de seguir a tradição à letra, o chapéu é o complemento perfeito, apesar de poder ser excessivo nos dias que correm.

O outro traje sujeito a normas é o smoking, o conjunto mais recorrente nas festas de gala. É composto por um casaco preto ou azul, de corte reto, com opção de lapelas em seda ou cetim e sem abas. A camisa é branca com pescoço para colocar um laço, sempre preto. Os restantes complementos também são pretos, nomeadamente o colete, as calças e a faixa da cintura, que deve ter algum brilho. Por fim, as luvas, que apesar de ser raro utilizarem-se hoje em dia, devem ser brancas ou cinzentas.

Foto: Miguel Matos

Como peça máxima de etiqueta, a casaca também tem as suas limitações no que diz respeito aos acessórios. O casaco é usado aberto, sendo mais curto à frente do que atrás, onde tem longa cauda em formato de tesoura. Inclui colete de piqué de marfim, gravata borboleta branca, calças pretas e sapatos pretos com atacadores.

Se o noivo quiser afastar-se de qualquer uma destas opções mais tradicionais, pode escolher entre os inúmeros cortes mais casuais que dão muito maior abertura em termos de acessórios. Assim, nestes casos, qualquer camisa, gravata, laço, sapatos e demais complementos são aceitáveis, apesar de necessário manter um certo rigor visual que a ocasião exige, mas sempre com a liberdade de inovar.

Fato Gio Rodrigues | Foto: Adriana Morais
Fato Gio Rodrigues | Foto: Adriana Morais

Passo 2. Adaptar os acessórios à sua personalidade

Tal como acontece na seleção de qualquer outro elemento do casamento, quer seja na escolha do espaço, da decoração ou até mesmo do fato do noivo, a sua personalidade é fulcral para eleger os acessórios que irão complementar o seu visual. Por isso, a escolha certeira só dependerá de si!

O nosso conselho é que procure combiná-los quer com o vestido de noiva, como com o estilo do casamento. Mas, perguntará você, se eu não sei como irá ser o vestido, como é que vou combinar com o mesmo? A verdade é que o estilo definido diz tudo e a sua escolha irá certamente ser a certa, mesmo sem dar conta, pois geralmente as personalidades do casal tendem a coincidir (salvo algumas exceções) e toda a organização acaba por se precipitar numa perspetiva comum.

Visuais Gio Rodrigues | Foto: Adriana Morais

Sendo assim, caso o seu casamento tenha um elevado grau de formalidade, tenha em conta os clássicos que lhe mostrámos anteriormente, pois respeitam as tradições. Neste caso, estamos a falar de um casamento de gala, no qual seguramente não se irá importar de seguir à risca o guia de acessórios já mencionados.

No caso de estar à procura de alternativas e de não ser uma pessoa muito formal, esqueça as convenções e procure uma opção mais adequada à sua personalidade. Vai encontrar numerosos estilos que nada têm a ver com as indumentárias clássicas que falámos anteriormente. Os noivos que seguem uma estética hipster, por exemplo, optam por casacos totalmente independentes das calças (isto se usarem casaco!), camisas de cores estranhas, gravatas com estampados curiosos ou divertidos, laços originais, suspensórios e assim por diante.

Foto: Efeito Espontâneo

Se preferir um estilo mais desportivo, não precisa de usar laço ou gravata e o fato será mais simples, quase sem nenhum acessório. A informalidade , na realidade, também determina a escolha dos acessórios.

No que diz respeito aos casamentos boémios ou hippies, que geralmente são celebrados em ambientes rurais ou na praia, os noivos optam por peças vaporosas de cor branca, que esvoacem e imprimam à ocasião a sensação de liberdade. Neste caso, o noivo pode optar por peças de linho ou, simplesmente, por uma camisa e umas calças de tons brancos, sendo que dificilmente leva acessórios (até mesmo sapatos, pois podem ir descalços). Eventualmente, podem ter flores ao pescoço ou na lapela.

Como vê, a personalidade dita tudo.

Foto: Helder Couto

Passo 3. Conhecer as opções de cada um dos acessórios

Com o passar do tempo, os designers têm vindo a empenhar-se cada vez mais a fundo nos seus trabalhos para conceberem uma infinidade de acessórios, dentro dos que já existiam.

Foto: 135 milímetros

Gravata

Às gravatas largas mais comuns, com medidas bastante clássicas (entre 8 a 9,5 cm), juntam-se atualmente outros modelos com larguras bem diferentes. É o caso da gravata slim, bem mais moderna, que em preto é super elegante e fica bem com tudo. Estas gravatas, no entanto, não servem para ambientes mais formais. Neste caso, pode optar pelas primeiras, mas procure não escolher os padrões que se utilizam sobretudo para trabalhar, que eventualmente não serão a melhor escolha para um casamento.

Entretanto, a tendência vintage voltou a colocar na moda as gravatas em algodão, com diferentes estampados e um aspeto clássico-moderno. O mesmo aconteceu com estas peças em ponto tricotado, muitas delas de pontas rematadas, em corte reto paralelo ao chão. Estas gravatas, de qualquer forma, são ideais para os noivos mais revolucionários, que ignoram as normas.

Gio Rodrigues

As gravatas bordadas também estão em voga hoje em dia, com riscas e desenhos que oferecem uma sofisticação especial ao visual. Este estilo, denominado preppy, é proveniente dos colégios e universidades mais influentes dos Estados Unidos, onde alunos utilizavam gravatas de cores sóbrias.

Laço (borboleta)

Há duas grandes famílias de laços, mas, dentro delas, as opções são similares. Dividem-se nos ready tied ou de clip – os laços que já estão feitos – e as self-tie, que o noivo tem de laçar. A primeira opção é mais informal e não é aconselhável (isto para não dizer proibida) nos fatos que se regem pela etiqueta.

No que diz respeito aos materiais, o tecido mais elegante e utilizado em eventos de alto gabarito, sobretudo para os trajes de etiqueta (Black Tie ou smoking/White Tie ou frque), é a seda, mas os laços de algodão e lã, mais informais, estão muito fortes e ficam estupendos em qualquer fato de noivo. Neste caso, usam-se muito os estampados, apesar das versões lisas também terem bastante público.

Foto: 135 milímetros

Botões de punho

Quando decide vestir um fato que cumpre a etiqueta nupcial, estará certamente disposto a acatar todas as regras associadas ao mesmo. Ora, neste estilo clássico estão incluídas as camisas de punho duplo, preparadas para os famosos e elegantes botões de punho. Por isso, se optar por uma indumentária clássica, prepare-se para brilhar com estes complementos nas mangas.

Já os fatos que se afastam da etiqueta não requerem os botões de punho, mas, se quiser, pode sempre utilizá-los.

Namuno Gold & Gems

Existem botões de punho muito diversos: quadrados ou circulares, com ou sem jóias, forrados com seda, de ouro, carbono (resistentes e leves), prateados, de cristal de safira (Kevlar), cobre ou totalmente personalizados. 

Colete

Os coletes são obrigatórios nos fatos de noivo de etiqueta. No fraque, este acessório pode ser em cinza, amarelo, verde, roxo e azul, embora quase todos os homens usem o mesmo tom do casaco. No smoking, o colete é preto e combina com o resto do fato, enquanto na casaca o colete tem de ser de marfim para completar corretamente o visual.

Gio Rodrigues

Fora deste ambiente mais clássico, os coletes são geralmente diferentes, mas quase sempre estão em concordância com o resto do fato, compondo três peças que, normalmente, aumentam a sofisticação do conjunto. Também se encontram coletes diferentes e originais, que dão um toque quase que revolucionário ao conjunto, nomeadamente com padrões de bolinhas ou quadrados e algumas cores mais inusitadas.

Cinto

Há várias opções: cintos de pele, entrançados, de lona ou camurça. Mas para um casamento recomendamos sempre a pele e fivela simples, pois é uma opção elegante e não muito ostentosa. No conjunto, o cinto deve aparecer, mas praticamente despercebido, apenas como elemento decorativo, muito ao leve, apenas para completar. Embora o preto e o castanho sejam as cores mais procuradas, para o seu casamento a regra básica é combiná-lo com os sapatos. A partir daí… é consigo!

Outros complementos

Os noivos geralmente usam flores ou lenços nas lapelas ou bolsos, embora nunca os dois em simultâneo, de acordo com as normas do protocolo. Na verdade, essa combinação seria excessiva, por isso recomendamos que a evite.

Visual Gio Rodrigues | Foto: Miguel Matos

Os suspensórios, que antes estavam associadas a homens antiquados, regressaram em força, trazendo consigo um toque bastante moderno. Estes acessórios podem ser de uma única cor ou combinados, sendo autênticas surpresas nalguns looks.

Foto: Efeito Espontâneo

Muitas pessoas dizem que as meias são a parte divertida da roupa interior. Para o seu casamento, pode fazer o que já fizeram muitos outros casais e aproveitar essa faceta de humor, optando por cores estridentes, estampados curiosos, desenhos ou frases que trazem uma faísca especial ao conjunto e chamam mais atenção. Pode também combiná-las com a gravata ou laço, se tiverem uma cor especial.

Outros noivos, no entanto, preferem que a cor das meias combine com os sapatos para, ao contrário dos anteriores, não chamar muita atenção. Você decide!

Foto: Diana Nobre

Entretanto, o relógio perfeito para os noivos é o analógico, já que dá uma aparência mais sofisticada ao pulso e combina melhor com o fato num momento com as características tão particulares como é um casamento. Além disso, tendo em conta a variedade de mostradores e relevos que um relógio pode ter – para o qual geralmente não há nenhum protocolo -recomendamos que, pelo menos, opte pela correia de couro (castanha ou preto) em vez de uma metálica.

Passo 4. Protocolo

Já vimos qual o protocolo que certas roupas exigem, mas também será interessante saber o que é apropriado de acordo com o momento da celebração, isto é, se o casamento é de dia ou de noite.

Foto: Hélder Couto

O fraque é uma peça de vestuário que remete aos cavalheiros ingleses que montavam a cavalo, uma prática que se realizava durante o dia. Assim, regra geral esta peça de vestuário deve ser usada em casamentos realizados durante o dia ou início da tarde, estando sujeito a regras bastante estritas. No entanto, em Portugal, é considerado formal, pelo que geralmente é utilizado mais à noite.

O smoking, sendo um traje de festa, é usado de noite, sendo geralmente a nota dominante em jantares e eventos de gala. Os cavaleiros do século XIX e XX usavam-no para fumar (smoking) depois dos jantares nas grandes casas, por isso a peça é conhecida por esse nome. Para brilhar num smoking, será em casamentos de final da tarde ou à noite. E, claro, o laço, neste caso preto, é o elemento estrela.

Sandra Coutinho Noivos

O mesmo vale para a casaca, a peça de etiqueta mais alta que só é usado quando a noite cai. Esta é a roupa que melhor se adapta a eventos privados que exigem um dress code especificado no convite. Muito ligado à aristocracia, aqui o protocolo é realmente rigoroso, e o laço é branco.

Passo 5. Seguir os nossos conselhos

Independentemente do estilo escolhido, a comodidade durante o casamento é o mais importante. Não encha o seu conjunto de acessórios se o seu objetivo é estar relaxado no seu grande dia e desfrutar de alguma liberdade de movimentos. É claro que os acessórios dependem da escolha do fato, pois – como já vimos – alguns trazem consigo acessórios de caráter “obrigatório”. Mas quando for escolher tenha em mente que um casamento pode durar mais de 12 horas e que acontecem muitas situações, muitas delas sujeitas a bastante stress e agitação, como a receção de convidados, o baile e a festa.

Visual Gio Rodrigues | Foto: Adriana Morais

Outro dos conselhos que lhe damos é que seja fiel a si mesmo. Olhe para o passo número dois e tenha em consideração a sua personalidade para fazer a escolha dos acessórios. Não opte por nada que não esteja de acordo com a sua maneira de ser, nem se deixe levar por convencionalismos. E mesmo que seja o seu fato a decidir, a verdade é que ele deverá ser escolhido por si, de acordo com os gostos. É o seu dia, não tente ir “disfarçado” de outra pessoa que não tenha nada a ver consigo!

De qualquer forma, é preciso alguma sensibilidade, pelo que outra das nossas recomendações é que encontre uma coerência no estilo do conjunto, considerando também o casamento e o espaço.

Já conhece o nosso ebook para ajudar na organização do casamento?

Descarregue o ebook Como organizar o seu casamento“!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Como escolher o vestido de noiva em 5 passos
Como escolher o vestido de noiva em 5 passos
Hoje deixamos-lhe aqui dicas preciosas para arrasar na escolha do vestido de noiva perfeito, tendo em conta uma série de factores importantes!
Como escolher o bolo do meu casamento em 5 passos
Como escolher o bolo do meu casamento em 5 passos
O bolo de casamento é um daqueles "detalhes" que não pode deixar para trás, pois é, cada vez mais, um elemento crucial de qualquer celebração.
Como escolher o bouquet de noiva em 5 passos
Como escolher o bouquet de noiva em 5 passos
Desde os mais românticos e clássicos aos mais irreverentes e originais, os bouquets de flores são um "must have" do visual da noiva

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação