Conheça a diferença entre fato, smoking e fraque

Casamento é sinónimo de felicidade, amor e muita alegria. Seja com o for, há certas regras a ter em consideração. É importante que noivos e convidados saibam seguir o protocolo para que corra tudo como manda o figurino! Por exemplo, de nada serve gastar imenso dinheiro num fato, se depois não está à altura das circunstâncias. Como tal, vamos apresentar-lhe as diferenças entre fato, smoking e fraque. Tome nota!

No que diz respeito à moda nupcial, as mulheres têm mais opção do que os homens. No entanto, com um pouco de imaginação dos estilistas, é possível criarem-se outfits muito elegantes e originais para os noivos e seus convidados.

Primeiro, tem de se certificar que o modelo que mais gosta lhe serve na perfeição. Não deve estar nem muito largo, nem muito apertado. O ideal é que se sinta confortável e elegante!

1. Fato

É o modelo ideal para as cerimónias que acontecem de manhã ou ao início da tarde. É inspirado nas roupas que os cavalheiros ingleses usavam para andar a cavalo. A parte de trás do casaco está aberta, precisamente para que estes pudessem levantar os braços confortavelmente.  O fato é composto por:

Jaqueta: esta peça funciona como uma espécie de revestimento. A parte de trás tem umas abas semicirculares, com uma pequena abertura. A jaqueta só vem com um botão, geralmente preto ou cinza.
Colete: tem dois modelos: recto ou cruzado. Seja qual for o que escolher, deve abotoá-lo todo.
Camisa: deve ser branca, clássica e sem botões na gola. Os punhos devem vir preparados para receber botões de punho.
Laço: escolha o que preferir, mas atenção que o nó Windsord é o mais apropriado..
Calças: podem ser pretas, cinzentas ou com uma risca vertical.
Sapatos: os mais apropriados são os pretos, lisos e de couro.
Chapéu: deve ser preto ou cinzento.
Luvas: só para os mais atrevidos!

Solicite informações sobre Sandra Coutinho NoivosSolicite informação sobre “Solicite informações sobre Sandra Coutinho Noivos”
Sandra Coutinho Noivos. Fotografia by Profoto Valongo Cabeleireiro e maquilhagem by: Espaço. Actual Cabeleireiro Espaço: Design Wine Hotel

2. Smoking

É o modelo de festa, por excelência! É a peça ideal para usar nas cerimónias que ocorrem ao final da tarde ou à noite. Chama-se smoking (fumando), porque era o estilo de roupa que se começou a associar aos homens que fumavam. é composto por:

Jaqueta: a diferença em relação ao fato está na ausência de abas abertas atrás. O smoking tem um corte recto. A cor mais usada é o preto ou o azul escuro.
Camisa: deve ser branca e ter colarinho.
Colete: tem de ser negro.
Laço: a cor mais indicada é o preto. Também pode optar por levar gravata, mas é menos habitual.
Calças: de preferência, pretas, mas já há modelos alternativos em azul, por exemplo.
Faixa: é a peça distintiva do smoking. Não faz sentido ser usada noutros modelos. Deve ser negra ou clara, mas sempre com um brilho subtil.
Luvas: são opcionais. Se quiser usá-las, saiba que devem ser brancas ou cinzentas.
Sapatos: pretos.

 

3. Fraque

É o traje para as grandes galas. Pode mesmo dizer-se que é a indumentária masculina com mais etiqueta. É o ideal para os eventos formais à noite, jantares de Estado ou bailes, realizados em espaços fechados. Quando for obrigatório o homem vestir fraque, isso deve vir no dress code do evento. O fraque é composto por:

Jaqueta: a gola é de seda e os eu corte horizontal. Ao contrário de outros fatos, é muito curto à frente. A parte de trás é em forma de bico e aberta. Este tipo de vestuário é apropriado para colocar condecorações ou medalhas.
Colete: Não só é obrigatório, como deve respeitar uma cor clara, tipo marfim ou azul pálido.
Flor de lapela: este complemento dá um toque especial e deve ser sempre branco.
Calças: pretas e lisas ou cinzentas às riscas.  Contudo, podem vir com uma franja de seda na lateral.
Sapatos: neste caso, já se aceitam sapatos com brilho. Têm é de ser pretos e com atacadores.

Esperamos tê-lo ajudado a escolher a roupa certa para levar ao casamento do seu melhor amigo. Se for você o noivo, não perca os artigos Como escolher o look de noivo perfeito: fato, acessórios e detalhes com estilo e “Escolher os acessórios para o noivo: 4 factores a ter em conta“.

Já que vai casar, conheça a importância da alfaiataria. Tudo para ser um noivo bem vestido e de arrasar!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Créditos: Mary Me Eventos. Fotografia: João Almeida
Tipos de gravata para o noivo: saiba qual escolher!
Vários são os tipos de gravatas que os noivos têm ao seu dispor, mas hoje Ana Martins partilha consigo a diferença entre cada uma delas e qual se adapta melhor ao seu estilo!
Prassa - Noivos
6 acessórios essenciais para o noivo dar um toque pessoal ao seu visual
Aproveite as sugestões deste post, para dar um toque pessoal ao seu look de noivo. A imaginação não tem limites, por isso comece já a “brincar” com os seus acessórios!
Gio Rodrigues | Foto: Krystallenia Batziou Photography
Fatos de Noivo em Lisboa: alguns dos melhores ateliers e lojas para encontrar o seu!
Encontre o Fato de Noivo perfeito num dos fantásticos ateliers de Noivo que seleccionamos a pensar em si!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação