Os 6 tipos de colarinho de camisa para homens: escolha o mais adequado!

Os 6 tipos de colarinho de camisa para homens: escolha o mais adequado!

Tão importante quanto a escolha da cor e do padrão é a escolha do colarinho que melhor se adapte ao seu estilo e que enquadre o seu rosto e melhore a sua aparência. A Zankyou explica-lhe os diferentes tipos de colarinhos existentes e ajuda-o a escolher a camisa certa para o seu casamento.

  • O Noivo
  • Traje noivo
  • Noivo

A cor ou o padrão, bem como o tipo de corte, são as principais características que, geralmente, se consideram quando se escolhe uma camisa para usar em qualquer situação ou evento. No entanto, tão importante quanto eles é também acertar no colarinho que melhor se adapte ao seu estilo e que melhor enquadre o seu rosto e melhore a sua aparência. Neste artigo, a Zankyou explica-lhe os diferentes tipos de colarinhos existentes e ajuda-o a escolher a camisa certa para o seu casamento, adaptando-a ao look que está a pensar em adotar para esta data tão memorável.

guardar
Foto: Por Magia

1. Colarinho Inglês

Se quisermos ter em conta a tradição e sofisticação, o colarinho inglês ou Turndown Collar é a sua representação máxima em camisas, graças ao seu corte formal, maior altura e pontas alongadas. Por este motivo, trabalha em perfeita harmonia com os trajes de etiqueta formais.

Este estilo funciona para homens com o pescoço longo, para cobrir parte dele e ajustar as proporções do rosto. Tenha cuidado com o nó da gravata, pois sendo o colarinho mais estreito estreito, o nó deve ser mais fino e mais apertado.

guardar
Foto: Ricardo Meira

2. Colarinho Italiano

Ao contrário do Inglês, o colarinho italiano ou Spread Collar  é mais aberto e com as pontas mais curtas e mais largas. Estas camisas podem ser usadas com gravatas mais amplas, expondo o nó, ou outros acessórios, como os laços que requeiram este espaço para brilhar na sua totalidade.

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Com um corte mais moderno, favorece especialmente homens com rostos grandes e pescoços curtos, criando “mais ar” entre o rosto e o pescoço, conseguindo um efeito de alongamento. O Cutaway Collar é outra opção dentro desta categoria, sendo igual ao italiano mas com uma curvatura no corte.

guardar
Foto: Por Magia

3. Colarinho Americano

Este colarinho também chamado de colarinho soft-roll de origem americana, é conhecido por usar botões nas extremidades, que impede a abertura das pontas. Este tipo de camisa é reservado apenas para casamentos com um toque informal e que não requerem um protocolo rigoroso, embora seja aconselhável deixá-lo para eventos desportivos e mais casuais.

Outra variação do colarinho americano é aquela que tem um laço nas pontas, em vez de botões, o que acaba por ser uma forma mais discreta de segurar as extremidades do colarinho e realçar o nó da gravata, pelo que não se concebe o seu uso sem ela.

guardar
Foto: Ricardo Meira

4. Colarinho Ópera

Ou também Wing Collar é um tipo de colarinho reservado apenas para cerimónias e eventos de gala. O seu objetivo é destacar o acessório que o acompanha. Para o dia do seu casamento combinará muito bem, com o plastron ou uma gravata borboleta, dependendo do que desejar. O efeito esperado: elegância sublime.

guardar
Foto: Sandra Coutinho

5. Colarinho Mao

O Colarinho Mao ou Mandarin Collar, inspirado no styling do Império Chinês, destaca-se por ser uma peça curta, aberta e com as extremidades arredondadas. Se o seu casamento é ao ar livre e tem um conceito informal, pode usá-lo num estilo boho-chic, mais ousado e usar este tipo de fato e camisa que não requer o uso de gravata ou outro adereço. Favorece homens com pescoço e rosto longos.

guardar
Foto: SLcasamentos

6. Colarinho Francês

Esta gola é elegante e caracteriza-se por ter as pontas menos abertas, proporcionando à camisa um toque elegante, ideal para combinar com uma gravata. Se tem um rosto redondo ou um pescoço curto, a camisa com este colarinho é ideal para si, já que não cobre o pescoço por completo, e pelo contrário ajuda a estilizá-lo.

guardar
Foto: Renato Ribeiro Photography

Finalmente, é importante dar firmeza e definição à gola da camisa que usará no dia do seu casamento, para manter as pás rígidas. Já escolheu a sua camisa? Vai arrasar!

E para terminar com “chave de ouro” não perca este vídeo com os 5 passos para escolher o fato de noivo ideal.

Não perca:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

SLcasamentos Fotógrafos e vídeo
Renato Ribeiro Photography Fotógrafos e vídeo
Por Magia Wedding planners
Ricardo Meira Fotógrafos e vídeo
Sandra Coutinho Noivos Fatos de noivo