Os 7 estilos de casamento mais desejados pelos noivos

Já pensaram no estilo que será o vosso casamento? Sim, esse é o primeiro passo a ser dado. Muitos casais acham que é a lista de convidados, mas na verdade, o estilo do casamento deve ser a primeira coisa a ser decidida, porque vos vai servir de guia para todo o planeamento. O estilo deve refletir o gosto dos noivos, personalidade e sonhos.

Fotografia: Momento Cativo

Casais modernos têm vindo a optar por um estilo bohemian, vintage, rústico ou descontraído, enquanto os tradicionais continuam a apostar no estilo clássico.

O queridinho dos casais mais descontraídos é o estilo praia. Entretanto, escolher o local ideal que vai ao encontro do vosso estilo favorito e que atenda a todos os requisitos, muita vezes para quem não conta com a ajuda de uma assessoria, não é uma tarefa fácil. Afinal, como ter a certeza de que aquele espaço é o ideal para si em todos os aspetos?

Neste artigo, vou falar sobre os estilos mais pedidos pelos noivos.

Foto: Momento Cativo

Praia

Os casamentos na praia podem ser realizados tanto com pé na areia ou em estruturas de madeira em frente ao mar. O ideal é optar por hotéis ou restaurantes que tenham um espaço concessionado na areia e que suporte a vossa quantidade de convidados. Atualmente, em diversas zonas do país, existem opções com a infraestrutura correta para este estilo de casamento.

Fotografia: Foto de Sonho
  • Para quem está direccionado este estilo?

Para os noivos mais descontraídos, que gostam de mar, areia, brisas ou vento e dia solarengo. Se pensam em fugir o tempo todo do sol e se os vossos convidados tem pânico de um banho de sol durante a cerimónia, escolham outro estilo. Neste estilo beira-mar, é fundamental que todos se mentalizem de duas coisas: descontração e desfrutar a natureza!

Fotografia: It’s all about…

Rústico

O estilo rústico divide-se em duas vertentes: rústico propriamente dito e rústico chique. Na minha opinião, o rústico chique tem vindo a conquistar cada vez mais noivas. Informal na medida certa, o decór une o clima intimista ao requinte que um casamento exige.

Espaço: Quinta do Hespanhol | Fotografia: Tiago Silva Fotografia

Relativamente aos casais que optem por esse estilo, devem escolher o campo, ar livre, ou espaços fechados que tenham a arquitetura ou decoração rústica. Nada impede que arrisque na cidade. Em contrapartida, o chique é representado pela personalidade, ousadia ou criatividade do projeto de decoração que será desenhado pela decoradora.

Créditos: Quinta do Hespanhol

 Clássico

Já falei sobre casamento clássico aqui na Zankyou. Este estilo clássico de casamento é aquele que nunca sai de moda. Com a decoração sempre exuberante, tanto para a cerimónia como para o Copo-d’água, tem uma proposta atemporal e desejada por muitas noivas. O casamento clássico está sempre em evidência. Ainda que seja mais tradicional, é possível combinar várias tendências nessa proposta e fazer com que tudo esteja de acordo com a personalidade do casal.

Fotografia: 135 milímetros

Para não ter medo de errar, flores brancas para esse estilo são perfeitas ou a famosa combinação branco + verde.

Fartura de flores compõe o projeto de decoração dos casamentos clássicos. Sugiro rosas, orquídeas, gypsophillae já que o ‘greenery‘ está em alta, muitas folhagens também. O principal é evitar misturar muitas tendências e prezar pelo mais básico e tradicional. Fuja aos exageros e muitas cores. Além disso, deve, também, ter especial atenção ao estilo do casal, para que a personalidade e essência dos noivos seja vista no design.

Casamento Clássico.
Wedding Planner: Diamonds Events. Foto: Alfazema

Escolha um local com requinte para realizar o clássico, como por exemplo espaços que tenham um mobiliário elegante, cadeiras charmosas, grandes lustres, poltronas estilo Luís XV, puffs, espelhos, recamiers, velas penduradas, castiçais, cristal e muitas flores garantem todo o charme e sofisticação que o casamento clássico merece ter.

Fotografia: Daniela Rodrigues by João Almeida. Espaço & Decoração: Quinta da Torre Bella
Fotografia: Daniela Rodrigues by João Almeida. Espaço & Decoração: Quinta da Torre Bella
Fotografia: Daniela Rodrigues by João Almeida. Espaço & Decoração: Quinta da Torre Bella

Vintage

O estilo de casamento vintage busca resgatar o passado e traz uma atmosfera retrô. Normalmente são utilizados itens do casamento dos avós e pais, objetos antigos, broches, porcelanas, jarras e fotos da família. Quando os noivos mergulham com entusiasmo na proposta, pode aparecer não só na decoração, mas também nos looks e até na música do Copo-d’água!

Fotografia: Thrall Photography

Quando se escolhe ter um casamento no estilo vintage, é importante ter riqueza de detalhes para harmonizar o ambiente, de forma a que os convidados sintam que estão a viajar no tempo com muito charme e elegância.

Fotografia: Nelson Marques + Andreia Torres Photography

Casamento moderno

casamento moderno também segue tradições. Para mim esse estilo de casamento é igual aos outros, mas o diferencial fica por conta da decoração. Geralmente o casal que opta por um casamento moderno são pessoas bem urbanas e que apreciam muitas referências e influências do mundo contemporâneo. Além disso, estão sempre a par das tendências. E o que não pode faltar é a criatividade, seja em mobília espelhada ou leds, nas flores coloridas ou nos detalhes que fazem toda a diferença.

Fotografia: Nelson Marques + Andreia Torres Photography

O interessante é trazer obras de arte para a atmosfera do casamento, por exemplo, um quadro ou uma escultura para compor a decoração, isso proporciona uma modernidade fantástica para o conjunto da obra.

Se for esse o vosso estilo, optem por um espaço com a atmosfera que remeta a todos esses detalhes acima mencionados, sendo que uma Quinta contemporânea é uma boa opção.

Casamento Moderno
Créditos: Efeito Espontâneo

Home Wedding

O homewedding traz um conceito bastante pessoal e acolhedor. Afinal, quem não gosta da sensação de estar a ser recebido em casa?

Fotografia: I do – Inez Cortez Photography

A maior vantagem deste estilo é poder fazer tudo na sua própria casa e fugir dos espaços e suas respetivas regras. Com isso, poderá transformar o casamento em algo muito mais extenso, já que é na sua própria casa que tudo acontece! Com muito planeamento e organização será ideal para realizar um casamento intimista, elegante,com a logística certa e por que não bem divertido?

O local ideal é realizar numa vivenda que tenha um bom espaço exterior ou herdade da família.

Destination Wedding

Cada vez mais em alta, destination wedding é openmind!

Existem destinos de tirar o fôlego, e Portugal consta nesta lista de sonhos! Além de ser uma ótima opção para quem deseja inovar no grande dia, também garante ainda mais integração entre os noivos e os convidados, porque a festa acaba se prolongando por mais dias, já que a viagem em si se torna um 4 em 1: casamento + férias + convívio + lua-de-mel.

Fotografia: Nelson Marques + Andreia Torres Photography

Ao escolher um destination wedding pensem num destino que combine com a vossa personalidade, história, gostos e estilo de vida.

Se acham que vão ter dificuldades em encontrar o local certo para realizar o dia de sonhos com base no estilo de casamento escolhido e também na criação de raiz do projeto de decoração, o meu conselho é: não pensem duas vezes e recorram a ajuda de uma Wedding Planner!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Momento Cativo
Cozinhar a dois: uma prática a adotar pelos casais & uma receita saudável!
Uma proposta saudável para cozinhar em conjunto com a sua cara-metade por Senasaudáveis: faça com que a faísca da sua relação cresça da maneira mais benéfica para a sua saúde!
Centrimagem
Conselhos infalíveis para que os noivos evitem gastos desnecessários aquando a organização do casamento
Não se precipite e faça uma revisão a todas as opções que existem no mercado nupcial antes de tomar qualquer decisão.
Créditos: Paulina Arcklin
Inspiração Rústico-Chic: o toque de conforto aliado ao carácter mais chic!
O estilo rústico é um dos mais apetecíveis nesta altura do ano. Mas com um twist, para ficar mais interessante!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação