7 conselhos infalíveis para evitar despesas desnecessárias no seu casamento

Os grandes casamentos não têm necessariamente ser os mais dispendiosos. Tudo depende da capacidade de organização, da escolha correta dos prestadores de serviços e de alguma sorte. Se na fase de planeamento da sua boda contratar logo um wedding planner (organizador de casamentos), de certeza que vai conseguir optimizar o seu orçamento e evitar excessos.

Cotton Dreams

Este profissional muitas vezes também presta outros serviços, como o da decoração, catering ou animação. Só aí já consegue poupar, porque está a pagar vários serviços a um só prestador. Depois, porque ele conhece outros fornecedores, isto é, os que mais se adequam às suas necessidades e ao seu bolso.

Para fazer a escolha certa da pessoa ou empresa de wedding planning para estar ao seu lado a organizar aquele que será um dos dias mais importantes da sua vida e do seu relacionamento, só tem de seguir 5 passos. Quais? Clique no play!

A partir daí, será muito mais fácil ter um Grande casamento, mesmo que tenha de ser pequeno em tamanho. Sorria, tem tudo para ter um casamento de princesa simples e barato. Só tem de começar a seguir estes sete conselhos infalíveis para evitar despesas desnecessárias.

Créditos: Mary Me – Eventos ® | Foto: João Almeida
Créditos: Mary Me – Eventos ® | Foto: João Almeida

1. Convide apenas as pessoas indispensáveis

Que bem que sabe a companhia de quem mais amamos e nos faz feliz! Imagine tê-los só para si no dia mais importante da sua vida, sem interferências alheias. Isso sim, é mágico! Por que há de querer preocupar-se com formalidades com pessoas que mal conhece? De fato, não faz sentido. Uma boda mais intima torna-se mais aconchegante e calorosa. Não hão de faltar memórias para partilhar e relembrar no futuro. Mesmo que se vista de super-herói! Se tiver dúvidas na hora de fazer a lista de convidados dizemos-lhe já quais os nove que não tem mesmo de convidar. Por sua vez, há seis que não podem mesmo faltar. Ah, e esqueça as celebridades. Podem fazer-se pagar só para dizer um “olá”.

Helder Couto Foto
Foto: Helder Couto Foto

2. Pense em tudo com antecedência

Claro que poderia casar às pressas, mas, como já deve ter ouvido falar “depressa e bem, não há quem!”. De facto, esta expressão encaixa que nem luva na sua situação. É que para organizar tudo muito bem, escolhendo os fornecedores mais em conta e que se adaptam ao que quer, tem de ter tempo. Mesmo que o seu wedding planner saiba na ponta da língua quem deve contratar, esse prestador de serviço pode não estar disponível tão rápido. Aí, terá de se contentar com outro e possivelmente mais dispendioso. Não se esqueça que alguns até se fazem pagar pelo fator urgência.

Cotton Dreams

3. Fuja da época alta

Maio e junho são os meses preferidos das noivas. A maioria ou quer casar no mês da Nossa Sra. de Fátima ou no dia de Santo António (13 de junho), tanto faz. Algumas até não se importam que seja um pouco mais tarde, desde que ainda faça calor. O que é certo é que esses meses (até setembro) são mais dispendiosos. O mercado dos casamentos funciona como o do turismo – tem épocas. Quanto (mais) alta, mais caro. Por isso, pense bem se quer ir na maré! Só não aconselhamos janeiro. Dizem que dá azar a nível financeiro.

Foto: Edgar Dias Photography

4. Alugue em vez de comprar

Embora existam coisas que não fazem sentido alugar, há outras que fazem todo. É o caso da decoração. Neste caso, o ideal é contratar uma empresa de decoração ou um wedding planner que alie este serviço. A partir daí é só dizer-lhe qual o tema da festa, falar-lhe sobre os seus gostos pessoais e depois deixar que este faça magia.

Foto: Nuno Belo Photographer

5. Opte por bolos menos ostensivos

É verdade, atualmente a pastelaria já é uma arte. De tal modo que já se utiliza a expressão “cake design“, dando a ideia que num só bolo se pode conciliar sabor e estética. Seja como for, pode optar por autênticas obras de arte que não tenham necessariamente vários andares. Pode variar optando por um trio de bolos ou doces com características românticas, como os naked cakes ou os drip cakes. Se algum dos seus convidados tiver alergias, for diabético ou celíaco, até pode encomendar um bolo hiper saboroso sem açúcar. Alguns são autênticas maravilhas!

Foto: Aguiam Wedding Photography

6. Lembranças originais para os convidados

Existem mimos que exalam originalidade e acabam por se tornar numa linda memória de um casamento. No entanto, existem outros que acabam por ir para as gavetas, mal os convidados chegam casa. Para que isso não aconteça, aposte em lembranças comestíveis. Há wedding planners conhecidos internacionalmente que defendem precisamente que se deve dar algo delicioso. E como sabe, a maioria das pessoas é doida por chocolate. Que tal um saquinho com um ou dois bombons? Sabemos que o chocolate pode ser caro, mas se apostar numa quantidade suficiente para agradar e chamar a atenção, não será assim tão “puxado”.

Amor de Chocolate

7. O barato sai caro

Antes de contratar um prestador de serviços, estude bem a oferta dele, analise-a e não tome logo como certa a mais barata. Tente perceber por que razão é a mais em conta e se não perderá alguma coisa com isso, como qualidade do serviço ou de materiais. Mais uma vez, peça ajuda ao seu wedding planner. E lembre-se: mais vale gastar um pouco mais ao início do que perceber que fez asneira e que terá de contratar outro fornecedor a seguir. Aí terá duas contas para o mesmo serviço em vez de uma.

LOWE Events

Agora que já sabe como evitar gastos desnecessários, já está mais descansada. Então, agora só lhe falta conhecer as novas regras protocolares para os casamentos modernos. Depois, é tomar cuidado para escapar ilesa dos preparativos da sua boda.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Foto: 134 mílimetros
Quem pode estar na mesa dos noivos?
Depois da elaboração da lista dos convidados, uma das tarefas que vos exigirá mais tempo na organização do casamento é a planificação das mesas do copo-d’água e da mesa dos noivos.
Foto: João Santos Photographer
Transporte de Noivos na Madeira: boleia para uma chegada ao casamento em grande!
Chegue ao seu casamento exibindo todo o requinte com estes fornecedores de transportes de noivos na Madeira e solicite informação gratuita!
10 ideias para o seu casamento que apelam ao sentimento!
10 ideias para o seu casamento que apelam ao sentimento!
Aqui ficam algumas ideias para o casamento que o podem tornar ainda mais especial. Os pequenos “toques” que sabemos que vai adorar!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação