Casar às pressas: e porque não?

Casar é motivo de alegria e de conquista. Para os mais práticos é o alcançar de uma meta indispensável para a realização pessoal. Para os românticos significa o viver em comunhão com o amor da vida. Talvez por isso algumas pessoas queiram apressar este dia. Mas há outras razões: gravidez inesperada ou mudança de emprego para outra zona do país, por exemplo. Quando isso acontece, convém saber como organizar um casamento em pouco tempo. Também ninguém disse que se tem obrigatoriamente de esperar dois anos, depois do pedido oficial, pois não?

Então, aqui ficam umas dicas para acelerar a “coisa”…

Filipe Santos - Fotografia Marque já a sua reunião com Filipe Santos - Fotografia
Filipe Santos – Fotografia

Procure um cartório e/ou um padre

Primeiro que tudo procure o cartório de sua cidade e veja se este aceita casá-los de supetão. Perceba quais os trâmites obrigatórios e entregue os documentos o mais depressa possível. Lembre-se que se o seu noivo for estrangeiro a burocracia é maior. Não seria, por isso, má ideia contratar um profissional especializado, que saiba como agilizar o processo. Nos casamentos religiosos também há muita documentação a ser entregue, com prazos específicos. Sem falar em todas as exigências que o padre faz. Se por acaso a sua madrinha de casamento não for baptizada, o melhor é descartá-la já. Se insistir que seja ela, vai ter de encontrar um padre bastante liberal. E isso pode demorar tempo.

O ideal é ler as 10 perguntas (que todas nós fazemos) acerca da cerimónia religiosa.

Paulo Calheiros Atelier de Fotografia Marque já uma reunião com Paulo Calheiros Atelier de Fotografia
Paulo Calheiros Atelier de Fotografia

Defina o orçamento

Tem de se certificar que tem dinheiro para casar. Normalmente, sai mais caro do que se imagina. A não ser que contrate um wedding planner e este lhe apresente aos melhores fornecedores (combinando o binómio qualidade/preço) e que mais se adaptem ao estilo ou tema de casamento que quer ter. Se fizer tudo sozinho, vai ter muita dificuldade. À pressa então, nem se fala! Faça bem as contas a tudo e certifique-se que só adjudica aquilo que pode realmente pagar. Não se preocupe que é possível ter um casamento de princesa simples e barato.

Paulo Calheiros Atelier de Fotografia Marque já uma reunião com Paulo Calheiros Atelier de Fotografia
Paulo Calheiros Atelier de Fotografia

Pense (bem) no número de convidados

Quantos mais, mais trabalho e mais stress. É consoante a quantidade de gente que vai à sua festa, que você vai ter de estabelecer a quinta (metros quadrados de espaço), o catering e até o menu. Há sempre aqueles que exigem refeições alternativas. Não se sinta mal, se tiver de encurtar a sua lista de casamento. Há pelo menos cinco vantagens em ter um pequeno (grande) casamento.

Sugestão de última hora: convide os seus padrinhos o mais rápido possível, pois eles precisam de tempo para se organizarem. Afinal, ninguém tem a culpa que vocês estejam com tanta pressa. Esta dica vale, principalmente, se a noiva desejar escolher o modelo e cores dos vestidos das madrinhas.

Paulo Calheiros Atelier de Fotografia Marque já a sua reunião com Paulo Calheiros Atelier de Fotografia
Paulo Calheiros Atelier de Fotografia

Defina o estilo da boda

Mais uma vez, aqui os wedding planners têm um papel fundamental. Eles estão preparados para lhe tirarem todas as dúvidas e darem as dicas mais hilariantes. Conforme a cerimónia seja no civil ou no religioso já dá origem a um estilo diferente de boda. O mesmo será dizer que há diferenças nos casamentos nocturnos ou diurnos

Pense na Decoração

A decoração tem tudo a ver com o estilo escolhido. Há empresas especializadas para o efeito, mas muitas vezes as quintas já têm uma decoração padrão preparada. Claro que se você não gostar, pode trocar. Há sempre profissionais prontos para ajudar. É o caso da Por Magia. Esta empresa acredita que cada festa deve ser celebrada à medida do sonho de cada um. cria momentos especiais e regista-os de uma forma diferente… Única e personalizada!

Por MagiaMarque já uma reunião com Por Magia
Por Magia

Seleccione o Buffet

Se o espaço onde for casar não oferecer este serviço, procure uma empresa especializada o quanto antes. Peça ajuda ao seu wedding planner. Escolha três ou quatro opções para não perder muito tempo com degustações. Às vezes, quem muito procura, pouco acerta.

Opte pelo melhor fotógrafo

Contrate uma equipa de fotógrafos sensível, que dê primazia ao pormenor e que goste de momentos únicos em espontaneidade e emoção. Verifique o trabalho destes profissionais através de sites antes de realizar o primeiro contacto ou pergunte à sua amiga Maria quem foi que tirou aquelas fotos “tão lindas” do casamento dela. Se ela tiver perdido o contacto do fotógrafo, experimente o trabalho de Filipe Santos. Tem fotos de cortar a respiração. “A nossa memória é feita de imagens, são elas que nos fazem olhar o passado e sorrir. O meu objectivo é gravar todas essas memórias, esses momentos únicos e eternos”, confessa à Zankyou este profissional.

Hugo Esteves Photography também é uma boa aposta. Procura não só retratar, como eternizar os seus momentos! O objectivo deste atelier é de criar poesia com os seus sorrisos e manifestações de afecto. Cria imagens espontâneas, criativas e singulares.

Já agora, fique já com 10 ideias para fotografias que saem “fora da caixa”

Filipe Santos - Fotografia Marque já a sua reunião com Filipe Santos - Fotografia
Filipe Santos – Fotografia
Hugo Esteves Photography Marque já uma reunião com Hugo Esteves Photography
Hugo Esteves Photography

Pense no que vestir

Os ornamentos do noivo e da noiva são um must, para que se misturem harmoniosamente no cenário do seu casamento, como personagens (principais) da sua história de encantar. Ela tem de escolher o vestido, o bouquet, os acessórios, incluindo sapatos cheios de estilo. Ele, conforme o tipo de evento (se é nocturno ou diurno, por exemplo), deve saber escolher entre fato, fraque ou smoking.

Marco Torre, beyond photographyMarque já a sua reunião com Marco Torre, beyond photography
Marco Torre, beyond photography

Pense em como se maquilhar

De preferência, de modo a combinar com o seu vestido. Encontre bons profissionais e tempo para fazer testes antes de seu casamento. Acerte com o tipo de maquilhagem, de acordo com a hora a que se vai casar. Opte por um atelier que lhe faça um diagnóstico rigoroso e lhe garanta um acompanhamento personalizado, respeitando as suas necessidades. É importante que este tenha uma acolhedora e experiente equipa, que trabalha com paixão e empenho na procura incessante de novas ideias, garantindo um serviço de elevada qualidade para proporcionar um ambiente que convida à harmonia do corpo e do espírito.

Agora, cuidado com os 9 erros de maquilhagem que todas cometemos!

Marco Torre, beyond photographyMarque já a sua reunião com Marco Torre, beyond photography
Marco Torre, beyond photography

Mande convites… a jacto

É de bom tom enviar os convites com pelo menos um mês de antecedência. Por isso certifique-se que a empresa que for desenhar os seus convites consiga criar uma obra de arte a tempo. A Pajarita é composta por diversas mãos talentosas que  criam convites, estacionários, menus, e outros detalhes que, pulverizados com beleza e muito amor, realçam a personalidade dos noivos. Esta empresa faz entregas nacionais, no prazo de duas semanas.

A PajaritaMarque já uma reunião com A Pajarita
A Pajarita

Escolha os músicos e/ou o DJ

Casamento sem animação, não é casamento… nem mesmo os feitos à pressa. Garanta que os profissionais escolhidos tenham um reportório ao gosto de todos os convidados. Por exemplo, os Groovebox são agentes do universo ao serviço dos noivos e da festa. Este grupo tem o segredo que faz mexer uma boa festa: o baú dos clássicos, com destaque para o All Night Long de Lionel Ritchie, os hits do momento ou um techno à maneira. Cabe a si ligar-lhes para saber a disponibilidade deles.

Marco Torre, beyond photographyMarque já uma reunião com Marco Torre, beyond photography
Marco Torre, beyond photography

Apesar de ter pouco tempo, nunca deixe de procurar as melhores referências sobre os diversos profissionais que precisa contratar. O importante é que evite surpresas desagradáveis que, com pouca disponibilidade, ainda teria mais dificuldade em contornar.

Ruy FrançaMarque já asua reunião com Ruy França
Ruy França

Já que uma das formas de procurar referências é através de sites, por que não organizar todo o seu casamento sem sair de casa, pela internet?

Já agora, conheça os 5 detalhes que fazem toda a diferença na folia de um casamento.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Foto Quinta da Torre
Quinta da Torre, porque não podemos adiar o amor
Entre o Douro e o Minho – e as paisagens de cortar a respiração que os caracterizam – , às portas de Felgueiras, fica a bonita cidade da Lixa. E nela fica a Quinta da Torre.
Ricardo Meira
Casar: porquê, quando e como? Vocês perguntaram. Mark Manson respondeu
Seguido por milhões de pessoas, já atingiu o estatuto de 'guru' mas isso nunca o impediu de também procurar os conselhos dos seus seguidores. O ano passado, antes de casar, foi precisamente isso que fez.
Photo : a_body_positive_jazzy
Porque o amor não percebe nada de quilos: esta é a emocionante mensagem que todos deveríamos ler
Uma simples fotografia com uma mensagem autêntica está a conquistar o mundo! E nós aqui na Zankyou também a queremos partilhar.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação