Dicas para uma noiva tímida: quando é difícil ser o centro das atenções

Dicas para uma noiva tímida: quando é difícil ser o centro das atenções

Procure ultrapassar a timidez direccionando os seus pensamentos para o que representa o momento, pois este é "O" vosso momento.

  • A Noiva
  • Conselhos
  • Noiva
  • Felicidade

Detesta ser o centro das atenções? Diria que é uma pessoa introvertida? O seu casamento é um sonho que está finalmente a tornar-se realidade, mas já está com o estômago às voltas só de pensar em enfrentar todos os olhares que estarão, literalmente, postos em si durante todo o dia? Saiba que não está sozinha. Há muitas outras noivas (e noivos!) que estão neste momento a temer o grande dia Mas há outras ainda que já passaram por tudo isto e… adivinhe? Saíram-se muito bem! Por isso, tal como elas, também vai poder desfrutar de cada um dos momentos especiais que o seu casamento lhe irá oferecer.

guardar
Mary Me Eventos | Créditos Fotografia: João Almeida

O casamento é para ser um dia feliz! E, por isso mesmo, há muita coisa que pode fazer para tornar esta experiência única, inesquecível e… tranquila. Sim, é possível lidar com a timidez e não deixar que ela a afecte no dia mais importante do início de uma vida a dois. Há uma série de tradições, por exemplo, que pode trocar, suprimir ou ajustar para ter um casamento feito à sua medida, numa versão em que estar no centro dos holofotes não faz parte do plano. Afinal de contas, é o seu dia! E se o momento do corte do bolo para si é sinónimo de pesadelo… salte este momento!

guardar
Mary Me Eventos | Créditos Fotografia: João Almeida

Hoje na Zankyou damos-lhe as melhores dicas para a ajudar a controlar ou dar a volta à timidez e viver o dia do seu casamento da melhor maneira, desfrutando de cada momento sem inseguranças, apreciando cada detalhe que tão cuidadosamente escolheu, vivendo as emoções em pleno, sentindo-se a mais bonita e a mais feliz de todas as noivas!

1. Faça uma lista de convidados pequena

O primeiro passo começa por elaborar uma lista de convidados pequena, controlando o tamanho da festa. Normalmente a timidez é maior perante pessoas com quem não temos muita intimidade. Por isso, a melhor opção será fazer um casamento pequeno, apenas com as pessoas que realmente importam e que conhece melhor, para assim se sentir o mais relaxada possível. Claro que nalguns casos é difícil controlar a lista, sobretudo se a sua família – ou a do seu noivo – for muito numerosa, mas este será sempre um bom começo.

guardar
AWE
guardar
AWE

2. Aposte num casamento mais informal

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Para quem tem de lidar com a timidez, o estilo do casamento pode também influenciar o seu estado de espírito. Por isso, para além de um casamento mais pequeno, uma boa dica é optar por um casamento mais informal. Desta forma vai estar mais à vontade, não sentirá a pressão de cumprir toda a etiqueta e protocolo e a tensão de um casamento mais extravagante. Com isto não quer dizer que não seja um casamento especial, pois existem muitas maneiras de organizar um casamento simples, descontraído, mas sem perder o seu charme. Fique aqui com 8 ideias para um casamento simples mas bonito.

guardar
Quinta do Hespanhol | Créditos Fotografia: Momento Cativo
guardar
Quinta do Hespanhol | Créditos Fotografia: Momento Cativo

3. Nomeie um ou mais “braços direitos”

Se já sabe que se vai sentir assoberbada, quer durante os preparativos do casamento, como no próprio dia, delegue. Não hesite em recorrer às pessoas queridas e com as quais tem intimidade suficiente para pedir ajuda. Peça a uma amiga para ser o seu braço direito e porta-voz durante o dia, apoie-se na sua mãe ou até mesmo no seu noivo para os discursos e agradecimentos ou para a livrarem de eventuais conversas longas com os convidados. Confie nas pessoas que lhe querem bem e que a querem ver feliz. Isso irá tirar uma enorme pressão de cima de si!

guardar
AWE
guardar
AWE

4. Tenha tudo sob controle

Outra dica para manter a calma e mandar para longe a timidez é ter a certeza de que possui tudo sob controle. Certifique-se de que todos os pequenos detalhes estão resolvidos e, mais uma vez, direccione as tarefas de última hora para pessoas da sua confiança. Não é a uma hora de dizer o “Sim” que se vai preocupar com a música de entrada na cerimónia. Estes serão momentos para respirar fundo e relaxar. A preocupação com os detalhes de última hora da organização não vai ajudar em nada e lembre-se: mantenha o nível de stress no mínimo!

Veja Como preparar a manhã do seu grande dia. Conheça a nossa checklist!

guardar
Aguiam Wedding Photography
guardar
Aguiam Wedding Photography

5. Inspire confiança a si própria

Chegou o grande dia. Está pronta. Vestida e calçada, penteada e maquilhada. Tire uns momentos para si, coloque-se em frente ao espelho, respire fundo e diga umas palavras de incentivo a si própria. Você sabe que tudo irá correr bem, mas dizê-lo em voz alta irá dar-lhe mais confiança para afastar a timidez. Olhe bem para si. Está linda! E o casamento será perfeito.

guardar
Aguiam Wedding Photography

6. Conheça os seus limites

Sim, ainda se lembra da entrada triunfal da sua prima no local do copo d’água, com a música perfeita, o entusiasmo de noivos e convidados, as palmas, a alegria e o ambiente de festa. Mas vá, você sabe perfeitamente que uma entrada assim seria um enorme desafio para a sua timidez. Não vá por aí. Dispense alguns detalhes e situações que lhe poderão causar angústia. Esteja perfeitamente segura de que é capaz e que se sentirá confortável com qualquer “performance” ou momento que esteja a planear para o seu casamento. Até mesmo a dança dos noivos! Quem disse que tem de passar por isso? Se não se sentir à-vontade, cancele esses momentos. Respeite os seus limites. A ânsia por surpreender pode tornar-se um grande pesadelo no dia. E você vai querer aproveitá-lo da melhor maneira possível, não é? Entre simplesmente com os seus convidados no local do banquete após o cocktail de recepção e ataque a pista de dança com a maior das felicidades, quando já estiver cheia de convidados divertidos!

guardar
It’s all about…
guardar
It’s all about…

7. Caminhar até ao altar? Assustador? Então não vá!

Pode parecer algo obrigatório num casamento…mas não é! Se a ideia de ter toda a gente a olhar para si ao mesmo tempo lhe revira o estômago, há mais opções. Ou desiste completamente da tradicional entrada da noiva e espera pelos convidados já no altar (com o seu noivo); ou opta por ir à frente e os convidados atrás, em procissão… ou pense nalguma outra maneira alternativa de chegar ao altar. Porque não planear a sua cerimónia de forma a que se possa misturar com os seus convidados até lá chegar? Ou se sente mais segura, porque não entra com o seu noivo?

guardar
Rui Cardoso Photography

8. Evite os brindes

Há noivas que não se sentem confortáveis com os discursos. A ideia de ter alguém a falar sobre si, com todos os olhares – mais uma vez – virados não só para quem fala mas para quem ouve e, eventualmente, reage… não! Mas os brindes são inteiramente opcionais, pode proibi-los. E se acha que consegue aguentar, mas apenas discursos rápidos, diga simplesmente às pessoas que o limite é de dois minutos (ou menos). Por seu turno, se acha que vão pedir-lhe um discurso, pode simplesmente dizer que não – está no seu direito – ou prepare algo rápido, com poucas palavras. Melhor: deixe os discursos para o seu noivo!

guardar
Aguiam Wedding Photography
guardar
Aguiam Wedding Photography

9. Apoie-se no seu noivo

Cá está, seguimos novamente para o noivo. Se em algum momento durante o dia não se sentir confortável, fale com ele. Ele vai apoiá-la e ajudá-la a passar por qualquer situação. Confie nele, afinal é com ele que irá passar o resto dos seus dias! Aliás, lembre-se do mais importante: este dia é para si e o seu parceiro, as pessoas ao vosso redor estão ali para vos apoiar e partilhar convosco este grande momento das vossas vidas. Sempre que tiver dúvidas, foque-se no seu parceiro e esqueça as pessoas que a estão observar. Se o fizer, não irá importar o quão nervosa ou ansiosa se sinta, vai lembrar-se que está exactamente onde é suposto estar.

guardar
Thrall Photography

10. Salte o corte do bolo

E finalmente: o bolo. Vai quer bolo de casamento, claro. Mas aquele momento em que está toda a gente a olhar para si enquanto corta a primeira fatia… dispensa, certo? Então, faça simplesmente uma bonita mesa de sobremesas, com o bolo de casamento no centro como o grande protagonista. E quando chegar o momento de o cortar, ponha uma música bonita e encarregue os profissionais de o servir. E desfrute da festa, sem angústias e inseguranças.

guardar
Fontenelle Decorações Wedding Planner

Mais importante do que se preocupar com o que os convidados irão pensar é viver o momento que marca o início de uma nova vida a dois, com a pessoa que escolheu para ir ao seu lado nesse caminho. Procure ultrapassar a timidez direccionando os seus pensamentos para o que representa o momento, pois este é “O” vosso momento. Além disso, vai estar entre pessoas queridas, que a conhecem bem. Aproveite cada segundo e não deixe que a timidez ocupe o lugar da alegria.

Se gostou deste post veja também:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

It's all about... Fotógrafos e vídeo
Momento Cativo Fotógrafos e vídeo
Mary Me - Eventos ® Wedding planners
Quinta do Hespanhol Quintas casamentos
João Almeida Fotógrafos e vídeo
Aguiam Wedding Photography Fotógrafos e vídeo
Thrall Photography Fotógrafos e vídeo
Rui Cardoso Photography Fotógrafos e vídeo
AWE Vídeo para casamentos

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!

O essencial de A Noiva