10 conselhos para organizar um casamento sem stress

Encontrar o vestido de noiva, o bouquet de noiva ideal, escolher as lembranças para os convidados… Imensas coisas para pensar e decidir para o dia D. Mas com uma boa organização e antecipação, pode tentar a sorte e manter a calma durante os preparativos. Aqui estão 10 valiosos conselhos para organizar um casamento sem stress. Pode não acreditar, mas é possível. Ora veja.

1. Criar as ferramentas certas

Para o vosso casamento, a organização é essencial. Comece a criar uma pasta com fotografias de penteados de noiva, ideias de decoração e um ficheiro word/excel com todos os seus compromissos, bem como a lista de convidados e uma estimativa do orçamento final.

Retractus
Retractus

2. Planifique o seu casamento

Nada melhor do que se apoiarem numa planificação ou checklist: mês a mês, esta planificação vai permitir-lhe seguir uma lista das tarefas que tem a fazer cronologicamente e apontar aquelas que já concluiu. Organizar previamente e planificar tudo antecipadamente irá permitir-lhe ter tudo em ordem para o seu casamento. Este plano é bastante importante, pois terá registado todos os prazos. Não esqueça que cada requisito deve estar mencionado nesse documento, uma vez que organizar o seu casamento é um grande projeto de vida.

NVSTUDIO
NVSTUDIO

3. Recorra à ajuda de profissionais

Se se sentir desamparada perante esta tarefa, não hesite um minuto em pedir ajuda a um profissional, será uma preocupação a menos. Se o vosso orçamento permitir, não hesite em pedir uma opinião profissional sobre a organização do seu casamento ou respetiva decoração.  Será mais fácil e irá libertá-la de algum stress.

Momento Cativo
Momento Cativo

4. Antecipar-se

Em matéria de casamento, nunca é demasiado cedo para começar a organização. Comece a planificação do seu casamento pelo menos 1 ano antes. É o ideal! Conseguirão terminar a organização do vosso grande dia alguns meses prévios do dia D, podendo dispensar algum tempo para repousar e respirar.

1Love4ever Photography
1Love4ever Photography

5. Reservar os serviços com antecedência suficiente

Todos os serviços deverão estar contratados pelo menos 6 meses antes do grande dia. para garantir a sua disponibilidade e não sofrer tanto com a ansiedade. Peça-lhes um contrato detalhado, de forma a evitar surpresas no dia D.

Imagens de Sonho
Imagens de Sonho

6. Aprenda a distribuir tarefas

É indispensável delegar tarefas a pessoas de confiança que não se importem de contribuir. Contudo, não force se as pessoas não quiserem, verdadeiramente, ser implicadas. Vai precisar do seu plano de casamento, para se certificar que a prevenção é amiga do sucesso, e delegar as tarefas em função dos pontos fortes das pessoas. Não entregue tudo a uma só pessoa, nem delegue àquelas que considere mais importantes para si no momento do seu casamento.

João Almeida
João Almeida

7. Inscreva-se num site de casamentos

Este é um conselho que lhe damos! Muitos sites de casamento, tais como a Zankyoudisponibilizam uma longa lista de diferentes serviços que poderá escolher. Isto facilitar-lhe-á a tarefa de pesquisa e graças aos diferentes artigos e conselhos poderá encontrar todas as soluções para ser bem-sucedida no seu dia. Assim, não hesite em recorrer a esta ferramenta.

Efeito Espontâneo
Efeito Espontâneo

8. Comunicar as suas emoções e ansiedades

Um casamento é um marco importante e a sua organização implica necessariamente muito stress, com o qual terá de saber lidar. Não hesite em falar das suas preocupações às pessoas mais próximas: ao seu futuro marido, à sua família e amigos. Eles serão um bom suporte e dar-lhe-ão bons conselhos.

Papper moons with Diana Nobre
Papper moons with Diana Nobre

9. Pense nos adultos e nas crianças!

Cada um dos seus convidados deve divertir-se no seu casamento e não deve esquecer os mais pequenos. Para que aproveitem em pleno a sua receção, proponha-lhes atividades. Não hesite em contratar um profissional de animação a fim de tranquilizar os pais, uma vez que os mais pequenos estarão entregues nas mãos de profissionais. Entre espetáculos, caça ao tesouro, maquilhagem, insufláveis, os mais pequenos irão adorar e os adultos irão agradecer.

Foto de Sonho
Foto de Sonho

10. Faça um plano preciso do dia

Depois de toda a organização do seu casamento estar orientada, reveja tudo ao pormenor, nomeadamente o dia, a hora e as pessoas a quem delegou tarefas. Reveja os pormenores mais importantes de modo a que nada falhe neste dia tão importante. Não se esqueça, também, de entregar as alianças a uma pessoa de grande confiança, afinal são estas o elemento essencial do seu grande dia.

Luminous Photography
Luminous Photography

Um bónus…

E, para terminar deixamos-lhe alguns conselhos importantes:

– Leve um par de sapatos suplentes;

– Leve na carteira alguns pensos para eventuais bolhas nos pés;

– Leve, ainda, um pequeno kit de costura para possíveis problemas com a sua roupa!

Love and Thanks
Love and Thanks

Seguindo estes conselhos não haverá qualquer tipo de problema no dia do seu casamento! Descubra ainda os detalhes que os noivos se esquecem na organização do casamento segundo os especialistas!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Cotton Dreams
7 conselhos infalíveis para evitar despesas desnecessárias no seu casamento
Como em tudo na vida, há que se ser racional e pragmático. Não se ponha a chorar se não pode ter isto ou aquilo. Até porque é bem capaz de ficar surpreendida com o facto de conseguir conciliar qualidade e preço, sem grande esforço. Só precisa saber como
8 erros que todas as noivas cometem quando tiram fotos de casamento. E os conselhos para os solucionar!
8 erros que todas as noivas cometem quando tiram fotos de casamento. E os conselhos para os solucionar!
As fotografias são as melhores recordações que podemos guardar de um dia tão especial, por isso damos-lhe alguns conselhos para estar perfeita nas fotografias do seu casamento e evitar as falhas que as noivas costumam cometer.
Foto: Ideias Vintage Fotografia
Conselhos para escolher o melhor #hashtag do seu casamento
Não perca a oportunidade de partilhar o seu casamento nas redes sociais mediante uma etiqueta. Que chovam fotos!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação