Conselhos para manter a saúde mental durante os preparativos do casamento

Um casal pode passar muito tempo a organizar o casamento dos seus sonhos. E ainda que os dois estejam igualmente envolvidos nos preparativos, é indiscutível que as noivas, na maioria dos casos, se sentem mais ansiosas, já que lhe cabem tarefas realmente protagonistas no enlace, como a escolha do vestido.

Foto: Fine Art Studio Estudiodellas

A verdade é que, mesmo quando já tudo parece estar encaminhado – desde as cores do bouquet, ao estilo do casamento, ao projeto de decoração e até à ementa e o bolo – algumas mulheres continuam a não conseguir relaxar, e o que deveria ser prazeroso transforma-se num verdadeiro calvário. Cada noiva merece ter um dia incrível, mas a sua saúde emocional é ainda mais importante. Se acredita que está a chegar ao ponto de enlouquecer, respire fundo e leias as minhas dicas!

Foto: Fine Art Studio Estudiodellas

1. Peça ajuda

Como estudiosa deste universo e blogger, afirmo que um dos erros mais recorrentes em Portugal são os noivos  – e, sobretudo, a noiva – pensarem que são autossuficientes e quererem fazer a maioria das tarefas da fase dos preparativos sozinhos. Todos os seres humanos “normais” precisam de ajuda. A preparação do dia mais importante das vossas vidas envolve muitos detalhes, que precisam de ser organizados com atenção, pelo que sem o auxílio certo pode ser estressante. Por isso, é essencial ter alguém ao lado para orientar e auxiliar em todas as etapas.

Wedding Planner: Do Pedido ao Altar | Foto: Estúdios 7

Seja um casamento para 30 convidados ou para 300, o ideal é contratar um profissional em assessoria de eventos, pois esta pessoa será o vosso braço direito do início ao fim, dando dicas valiosas sobre tudo o que é necessário ser feito. Além disso, ter no próprio dia do enlace alguém de plena confiança, experiente e que vai ter tudo controlado… vale ouro!

Wedding Planner: Do Pedido ao Altar | Foto: Estúdios 7

2. Faça uma previsão das despesas

Uma das etapas mais importantes do planeamento é definir o quanto se pode gastar. Um orçamento prévio vai ajudar na previsão de gastos, principalmente com a contratação de serviços e profissionais que se encaixem no vosso budget. Este passo irá evitar que o casal comece a nova etapa da vida cheio de dívidas.

Foto: André Furtado Photography

Por vezes a parte financeira é o vilão desta fase, quando, por exemplo, quer comprar aqueles tão sonhados sapatos, mas dá-se conta que o budget não o permite. Não deixe que este momento se transforme numa fase de brigas e discussões, pois o principal motivo de se estar a casar é a celebração da união de duas pessoas que se amam e que querem construir juntos uma família.

Então, o meu conselho é que estabeleçam as vossas prioridades, pois com tantas novidades e opções que existem hoje em dia no mercado de eventos, vocês podem querer coisas que não são as vossas prioridades e que podem fazer com que o casamento fique bem mais caro.

Foto: André Furtado Photography

3. Troque pensamentos negativos por positivos

Todas as vezes que aquele pensamento de “não vai dar nada certo” chegar à mente, substitua-o: “o meu casamento será incrível”. Bons pensamentos atraem coisas boas.

Foto: André Lima Photography

4. Não tenha pressa na escolha do vestido certo!

O seu vestido de noiva deve traduzir a sua personalidade. No entanto, o tipo de cerimónia também terá de interferir na sua decisão. Um casamento na praia, por exemplo, pede um vestido diferente (tecido, corte, acessórios etc.) do que um que será realizado numa igreja.

Foto: It’s all about…

Faça as provas com antecedência. Caminhe, assente, movimente-se para avaliar se está se sentindo bem com ele. Caso precise de ajustes, existe prazo para isso. Inclua os sapatos nesses testes.

Foto: Rita Santana Photography

5. Boca fechada não entra mosca

Evite comentar com pessoas em geral as decisões do seu casamento, pois outra noiva pode copiar a sua ideia ou poderá ouvir palpites inconvenientes, que vos poderão deixar inseguros. Exemplo: a noiva comenta com conhecidos que se irá casar ao ar livre e irá sempre aparecer alguém a dizer que ela é corajosa ou louca. Uma frase deste género pode desanimá-la. Contar aos convidados sobre o casamento também fará com que criem altas expectativas e, eventualmente, será difícil surpreender. Se quiser desabafar com alguém, que seja com o seu wedding planner! 

Foto: Across The Mountain

6. A energia dos profissionais

Trocar ideias e conversar com os profissionais na fase planeamento é inevitável, mas se esses profissionais tiverem boas energias, a par de serem competentes, melhor ainda! Estarem na companhia de profissionais de excelência somado ao bom astral no dia do casamento permitirá que vocês estejam tranquilos para viver a emoção do dia. Se for ao contrário, infelizmente, vão sentir-se exaustos e desejosos de tudo acabar.

Wedding Planner Do Pedido ao Altar. Foto: Filipe Santos Fotografia

7. Relaxe

No vosso tempo de folga, façam coisas que gostem e saiam um pouco do ‘tema casamento’ para espairecer a mente. E se o stress for alto, façam sessões de massagem relaxante, yoga, uma sessão de acupunctura, ginásio, um dia de SPA, uma viagem, passeio de barco, um pic nic ou até ir ao cinema com os amigos.

Foto: Rui Teixeira Wedding Photography

Ser noiva é uma fase muito especial, mas que também depende do seu equilíbrio emocional. Por isso,respire fundo e muita sabedoria!

Foto: Fábio Azanha Photography

8. Administre o relacionamento com familiares durante os preparativos

Outro ponto que pode atrapalhar o relacionamento do casal durante os preparativos para a cerimónia é a intromissão dos pais e curiosos a todo a hora. Como wedding planner, oriento sempre os meus casalinhos a deixarem os pais opinarem em coisas que não causem muito impacto no conjunto do evento, pois isso fará com que se sintam úteis de alguma forma. Exemplo: deixem os pais escolherem o sabor do bolo.

Foto: Aguiam Wedding Photography

De qualquer forma, o noivo deve impor sempre limites aos seus pais. para preservar a saúde mental da sua amada, até porque o espaço do casal precisa ser respeitado e desta forma evita-se stresses desnecessários.

Foto: Aguiam Wedding Photography

9. Faça desporto

Pratique qualquer atividade física que tire o foco do casamento, para manter o corpo relaxado e a mente sob controlo. É o momento de extravasar e libertar todas as preocupações. A endorfina também ajuda no processo e servirá como calmante para livrar a tensão.

Photo by Alexander Mils on Unsplash

10. Tenha uma alimentação saudável

Uma alimentação correta e com os nutrientes certos vão deixar a noiva e o casal em si mais tranquilos e menos stressados. Além disso, evita preocupações de última hora, nomeadamente o aparecimento de borbulhas, o cabelo seco e excesso de peso.

Alguns alimentos também ajudam a controlar a ansiedade e podem servir como calmantes naturais. Invista numa dieta que os inclua para manter os nervos controlados. Frutas cítricas, leguminosas, carnes e peixes são ótimos para este momento.

Photo by Monika Grabkowska on Unsplash

Em resumo, tire um momento para refletir: noiva, não está a ser muito rigorosa consigo mesma?

Por exemplo, você gostaria que todas as damas de honor usassem um verniz nas unhas rosa clarinho e que optassem por um vestido de cor salmão, mas se a maioria delas não gostar desta cor? O bom senso deve predominar de todos os lados e quando a noiva perde o bom senso, a luz do perigo de “noivazilla” começa a piscar e todos começam sentir-se num quartel de exigências.

Foto: Aguiam Wedding Photography

A melhor dica é pensar positivo. Querida noiva, se planeou, organizou tudo como sempre sonhou, teve ajuda, pode ter certeza que tudo sairá como o esperado e, caso haja algum imprevisto, terá o seu wedding planner ou uma pessoa de sua confiança que cuidará para tudo dar certo.

Wedding Planner: Do Pedido ao Altar, Foto: Filipe Santos Fotografia

Aproveite este momento que é seu, do seu noivo e das pessoas mais importantes nas vossas vidas. Aproveite o dia tão sonhado, porque o big day passa muito rápido! Sorte no planeamento!

Créditos fotos artigo:

Do Pedido ao Altar | Filipe Santos Fotografia | Aguiam Wedding Photography | Fábio Azanha Photography | Rui Teixeira Wedding Photography | Across The Mountain | Rita Santana Photography | It’s all about… | Fine Art Studio | Estúdios 7 | André Furtado Photography | André Lima Photography

Talvez também lhe interesse:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Como organizar um casamento: 12 meses de preparativos. O calendário definitivo!
Como organizar um casamento: 12 meses de preparativos. O calendário definitivo!
Como organizar o casamento: o calendário que precisava para viver um dia de sonho!
Aguiam Wedding Photography
As frases que todas as noivas desejam ouvir ao longo dos preparativos do casamento
Numa fase da vida tão importante como a organização de um casamento, todo o apoio é bem-vindo e sabe bem ouvir determinados conselhos,
AWE
As 5 discussões que TODOS os casais têm durante os preparativos para o casamento
Todos os preparativos exigem tempo. As decisões empilham-se até perder de vista e o risco de se tornarem completamente maníacos é muito alto! Muitas vezes, os mais pequenos detalhes tornam-se em grandes discussões - e sim, é perfeitamente normal!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação