6 boas razões para casar no Natal,num clima intimista, familiar e com muito amor!

6 boas razões para casar no Natal,num clima intimista, familiar e com muito amor!

Um casamento no Natal vai ser a melhor opção para ter uma festa cheia de magia e alegria! Consegue pensar noutra época do ano com todos os ingredientes capazes de aquecer os corações?

6 boas razões para casar no Natal,num clima intimista, familiar e com muito amor!
Foto: Dhw Photography
  • Pré-Casamento
  • Conselhos
  • Msn
  • Inverno

“O Natal é o amor em ação. Cada vez que amamos, cada vez que oferecemos, é Natal” dizia Dale Evans, a atriz, cantora e compositora americana que faleceu no ano 2001, conhecida como a Rainha do Oeste pelos seus filmes do Faroeste, e terceira mulher de Roy Rogers, com quem compôs o tema “Happy Trails to You“.

A verdade é que ninguém resiste ao Natal e dezembro é um mês mágico para todos, no mundo inteiro. Consegue pensar noutra época do ano em que a harmonia, os presentes, a família reunida e os sorrisos são ingredientes capazes de aquecer uma das estações mais frias ao som do amor e da alegria?

Por isso, se está a pensar casar no Inverno, não subestime o mês de dezembro, já que as vantagens de dizer o “Sim” nesta altura do ano são inúmeras. Fique connosco para conhecer os principais pontos fortes de um casamento no Natal!

1. A alegria natalícia

É impossível ficar triste, com a cidade às cores, repleta de luzes e exalando alegria por todos os cantos. Com a emoção do final de mais um ano e o princípio de outro que está para vir cheio de surpresas.  E quem não gosta de surpresas? Como não falar do amor numa época assim? É uma altura especial, que nos une e nos enche de energia para o o ano que se segue. Ano novo, vida nova e com um plus: uma aliança de casamento no dedo. A alegria deste evento especial combina com o ambiente tipico da felicidade de Natal, que reúne e aproxima entes queridos. Todos juntos no dia mais importante da vossa vida: o dia perfeito, na época do ano perfeita: imagina algo mais especial?

Leia também: Acerte em cheio nas suas alianças de casamento

guardar
Foto: Love Is a Big Deal
guardar
Foto: Love Is a Big Deal
guardar
Foto: Love Is a Big Deal

2. Tudo está cheio de amor 

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

O Natal é uma das poucas épocas do ano em que as famílias se reúnem sob o mesmo teto. Uma oportunidade valiosa para partilhar um dia com a família e com os amigos distantes, quer os que vivem longe, no estrangeiro ou com quem, simplesmente, não houve tempo para se encontrarem durante o ano. Nas palavras de Bianca Oliveira, de o Do Pedido ao altar, “as festas de fim de ano são, com efeito, uma altura em que as pessoas estão mais sensíveis e com vontade de estarem próximas de quem mais se ama, e por esta razão, um casamento aflora os mesmos tipos de sentimentos nos noivos, nas famílias e nos amigos mais próximos, tendo tudo a ver com a data”.

É por isso, dizemos nós, o momento perfeito para viver uma cerimonia íntima na companhia das pessoas que realmente importam. Afinal, o Natal não é outra coisa senão “(…) um pedaço da nossa casa, que o mundo leva no coração”, como disse Freya Stark. Haverá frase mais verdadeira e sincera?

Leia também: Os pais, os sogros, a família em geral e o primeiro Natal enquanto casados!

guardar
Foto: Gustavo Gaiote Fotografia
guardar
Fotos: Gustavo Gaiote Fotografia

3. Decoração temática natalícia 

Organizar um casamento temático não é fácil. Mas este facto permite combinar as decorações com o vestido de noiva uma forma mais original. O Natal, com as suas características tão típicas e inconfundíveis, vai permitir optar por cores brilhantes ou mais bonitas, provavelmente demasiado ousadas noutra época do ano.

guardar
Foto: Ciara Cassidy Photographer
guardar
Foto via IG @redletterevent

No caso de não ser fã de muita cor, pode sempre adaptar os símbolos natalícios ao seu estilo, nomeadamente as estrelas, as fiadas de luzes, grinaldas e coroas de Natal e outros enfeites típicos, bem como utilizar o azevinho nos centros de mesa ou, como sugere Bianca Oliveira, flores secas, pequenos pinheiros em vasinhos ou as flores poinsettias, também chamadas flores de Natal. Segundo a mesma, as mesas podem ainda estar compostas com elementos da época, tal como bolas ou velas e nós acrescentamos guardanapos com motivos alusivos à quadra festiva, pinhas… e, porque não, figuras como o Pai Natal e as suas renas, assim como bonecos de neve e, pelo menos, um presépio, se o seu casamento se tratar de uma celebração religiosa. E, claro, uma árvore de Natal, imaculadamente decorada, à entrada do espaço de receção, dando as boas-vindas a todos os presentes. A versatilidade desta temática permite-lhe voar até onde a sua imaginação permitir!

guardar
Fotos: Love Is Greater Photo
guardar
Foto: Ricardo Meira
guardar
Foto: Ciara Cassidy Photographer
guardar
Foto: Ciara Cassidy Photographer

A propósito da decoração perfeita para um casamento de Natal, estivemos à conversa com quem sabe, a Mary Me – Eventos ®! Segunda os mesmos, e apesar do vermelho e do verde serem, por tradição, as cores do Natal, deve procurar inspiração na época, sim, mas, não seja previsível. Use o branco ou o dourado como estrelas da festa, por exemplo!

guardar
Fotos: Brumley and Wells
guardarcasar no natal
Foto: Lucho Vargas Fotografia | Wedding Planner & Styling: Bianca Oliveira de Do Pedido ao Altar.
guardarcasar no natal
Foto: Lucho Vargas Fotografia | Wedding Planner & Styling: Bianca Oliveira de Do Pedido ao Altar.
guardarcasar no natal
Foto: Lucho Vargas Fotografia | Wedding Planner & Styling: Bianca Oliveira de Do Pedido ao Altar.
guardarcasar no natal
Foto: Lucho Vargas Fotografia | Wedding Planner & Styling: Bianca Oliveira de Do Pedido ao Altar.

Também Bianca Oliveira, de o Do Pedido ao altar, destaca para a decoração as cores do Natal – nomeadamente o vermelho, verde, dourado, amarelo – salientado que podem “render uma decoração super criativa”, sugerindo, no caso de querer inovar, o prata + rosa.

guardar
Foto: Lauren Miles Photography
guardar
Fotos: Lauren Miles Photography

Nós sugerimos também tons neutros como o cinzento, o cru e o bege, pois são ótimas opções para tornar o seu casamento ainda mais natalício!

guardarcasar no natal
Fotos: Corina V. Photography
guardar
Foto: Corina V. Photography

E se é fã dos casamentos rústicos, vai adorar o exemplo que lhe deixamos abaixo, de uma decoração natalícia com tons vibrantes, que misturam o amarelo torrado, azul, vermelho, não faltando as luzes e, claro, uma gigante coroa de Natal que proporcionou lindas fotografias. De destacar também os lindíssimos arranjos florais, que utilizam azevinho e frutas da época, proporcionando um ambiente aconchegante e  familiar.

guardar
Foto: Dhw Photography
guardar
Foto: Dhw Photography

Entretanto, e para os convidados não descure a hora de escolher detalhes como os convites, o seating plan, o livro de honra… Optar por motivos 100% natalícios será uma aposta de sucesso! Aproveite a ocasião e invista em pormenores: ter um cartão personalizado para cada um dos convidados com uma pequena mensagem de “Feliz Natal” parece-nos, por exemplo, uma ótima ideia! A caligrafia artesanal e as ilustrações minuciosas, tão em voga, poderão ser as suas melhores aliadas: comece, desde cedo, a imprimir no coração dos seus convidados, o espírito de que é feito o vosso casamento!

guardar
Inspirarte | João Cardoso Pereira | Paço dos Balios

Por outro lado, reinvente conceitos que vemos, habitualmente, a fazer furor em celebrações como esta! Imagine um photo booth… E agora, imagine-o de novo, mas inspirado no Natal… Orelhas e narizes de renas, gorros de Pai Natal… Temos a certeza que a festa não será a mesma e que todos se divertirão como nunca!

guardar
Créditos: Monkey Business Image via Shutterstock

Para que não falte, por último, inspiração natalícia em nenhum aspeto do seu casamento, a Mary Me – Eventos deixa-vos mais uma ideia: ofereça mantinhas brancas aos seus convidados na hora do corte do bolo! Certamente, estará frio… E esse será um gesto apreciado, certamente!

Outra ideia, desta vez nossa, é considerar oferecer as vossas lembranças de casamento como se, de facto, se tratassem de um presente de Natal! Um papel de embrulho bonito, um laçarote catita e voilá: será um Natal que nunca mais esquecerão! Bianca Oliveira até dá uma outra sugestão: e que tal adornarem a árvore de Natal com prendinhas para todos os convidados?

guardar
Photo by Kari Shea on Unsplash

4. Vermelho: Natal ou Paixão?

O vermelho é a cor da paixão, mas atrevia-se a usá-la no dia do seu casamento? É verdade que é uma cor “complicada”, mas a época de Natal é a ideal se deseja optar por alternativas mais arriscadas, tais como os icónicos vestidos de Vera Wang: Kathleen, Katherine e, sobretudo, o Katarina.

Inspire-se também nos 100 vestidos de noiva 2020: modelos imperdíveis que a farão sonhar com o seu casamento!​

guardar
Vera Wang Kathleen
guardar
Vera Wang – Katarina
guardar
Vera Wang – Kathleen

Mas se o vermelho não é bem o seu estilo, e sendo a ideia optar por vestidos de noiva e sapatos peculiares e excêntricos, que tal um vestido de noiva preto, prata, ouro, verde ou champanhe?Encontre a cor do vestido de casamento com que mais a identifica! (e se não tiver tanta coragem assim, porque não usar estas cores num segundo vestido?)

guardar
Fotografia: Dan O’ Day | Vestido: Keeradenaan via Green Wedding Shoes
guardar
Fotografia: Dan O’ Day via Green Wedding Shoes
guardar
Foto: Jaypeg Photo & Film
guardar
Vestido de Festa Pronovias 2020

Seguindo a sugestão Bianca Oliveira, e caso queira manter o tradicional branco no vestido de noiva, pode usar as cores do natal no bouquetPara além disso, e por estar frio, aposte num vestido de manga comprida, que estão super na moda”.

guardar
Foto: Dhw Photography

E nós sugerimos drama festivo, com muito brilho!

guardar
Atelier Pronovias 2020
guardar
Foto: Alison Conklin | Vestido: Chosen by One Day

Para as convidadas Bianca Oliveira sugere vestidos de festa vermelhos ou bordeaux! Já para os convidados, um fato cinza com gravata e lenço bordeaux para conjugar com as respetivas acompanhantes é uma ideia bem interessante.

guardar
Foto Reprodução Instagram

5. Mais sabor à mesa

Na seleção dos pratos, é inevitável: muitos, por favor, com cheirinho a Natal! Para a Mary Me – Eventos – e para nós também! – esses serão a melhor decoração – e a mais saborosa! – que poderão ter.  Bianca Oliveira sugere para o menu pratos e sobremesas típicos da época, como o bacalhau, peru ou borrego para os pratos principais e arroz doce, aletria, bolo-rei ou farófias para os doces, entre tantas outras opções. Ainda para acompanhar o buffet pode colocar os fritos tradicionais de natal, como sonhos, filhós, rabanadas, azevias, etc.

guardar
Créditos: Babiche Martens

Aproveite o clima de friozinho para oferecer também bebidas quentes como por exemplo, chocolate quente ou capuccino decorado com folhas de azevinho como aperitivo ou entrada. O chef do catering é a pessoa mais indicada para lhe orientar neste sentido.

Leia também: Como escolher o menu do casamento em cinco passos

guardar
Créditos: Bakewell
guardar
Créditos: Bakewell

6. Descontos de época baixa

Mais de 70% dos noivos casam entre maio e setembro, o que faz com que dezembro (e restantes meses de inverno) sejam a temporada baixa para casamentos. Imagine o overbooking de localizações e os preços exorbitantes dos serviços em temporada alta. É certo que contamos com a desvantagem do frio invernal, mas as paisagens proporcionadas por elementos como a neve, por exemplo, são mágicos e encantadores! Além disso, elementos como a chuva e o vento fazem com que os preços sejam ainda melhores para o orçamento de quaisquer noivos e também a disponibilidade para datas de casamento é muito acima do normal.

Leia também: Como sobreviver a um casamento com chuva em 5 passos

guardar
Foto: It’s all about…
guardar
Foto: It’s all about…

Procure um local que, à partida, seja desde logo o cenário perfeito para um casamento natalício. Um palacete, um mosteiro, uma casa de montanha, um hotel rural… Para a Mary Me – Eventos, deve caprichar nos detalhes que fazem uma alusão clara à época: valorize a Natureza (nada melhor que uma floresta verde ao redor!) e procure, acima de tudo, conforto. Se pensarmos no Natal, qualquer um de nós se imagina em frente à lareira, com uma mantinha a fazer-nos companhia, por isso, faça por fazer de qualquer espaço a vossa casa e procure receber todos dessa forma: como se de uma visita à vossa casa se tratasse!

Leia também: A natureza como cenário do seu grande dia

guardar
Foto: Dhw Photography
guardar
Foto: Dhw Photography
guardar
Foto: Dhw Photography
guardar
Foto: Dhw Photography

Por fim, não se esqueça da música, salienta Bianca Oliveira:m Mesmo que seja no casamento, os clássicos temas de Natal não podem deixar de se ouvir entre todas as outras músicas. Peça ao DJ ou a banda contratada uma playlist com os clássicos e também temas mais atuais, como  o “Jingle Bell Rock” ou “All I Want for Christmas Is You”, sugere.

guardar
Foto: Ciara Cassidy Photographer

Já nós não resistimos e deixamos-lhe uma deliciosa playlist de Natal!

Rendeu-se a mais um dos encantos da época natalícia? Se sim, comece já a planear o seu grande dia para esta época que transborda de amor, alegria e felicidade! Inspire-se com as nossas sugestões de decoração para que tudo esteja à altura de dois acontecimentos grandiosos: o Natal e o seu casamento!

Não perca ainda o nosso TOP 9 com as ideias mais originais para surpreender a sua cara-metade!

 

Talvez também lhe interesse:

 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mary Me - Eventos ® Wedding planners
It's all about... Fotógrafos e vídeo
Bakewell Bolos de noiva
Do Pedido ao Altar Wedding planners
Inspirarte Decoradores casamentos
Lucho Vargas Fotografia Fotógrafos e vídeo
Ricardo Meira Fotógrafos e vídeo