Acerte em cheio nas suas alianças de casamento

A escolha da aliança é uma decisão muito importante e convém que faça a escolha certa, sem precipitações e tendo em conta alguns requisitos. Saiba quais!

Acerte em cheio nas suas alianças de casamento
Foto: Nuno Rodrigues Imagem
  • Planear o Casamento
  • Casal

O seu anel de noivado é lindo e por isso aliança não pode ser menos deslumbrante. Sugerimos que não se precipite e que cumpra algumas dicas que vamos partilhar, na hora de escolher as alianças. A partir daqui será fácil cumprir as suas expectativas e do seu noivo.

guardaralianças de casamento em cima do vestido de noiva
Foto: Tiago Valente

Antecedência

Convém que mal seja pedida em casamento (ou vice versa), comece a pensar que tipo de aliança deseja. Na pior das hipóteses, comece à procura dois meses antes da boda. Experimente várias e vá eliminando as que menos até chegar ao TOP 3.

Tenha em conta que se pretende alianças feitas à medida, ou feitas especialmente para si e para o seu noivo, necessitará ainda de mais tempo. Sem falar que se tiver de gravar alguma coisa na mesma (data de casamento ou os vossos nomes, por exemplo), terá de dar tempo à joalharia para o fazer. Em regra, os fabricantes dedicam mais ou menos um mês e meio ao fabrico da aliança. A Dara Jewels faz uma multiplicidade de gravações.

guardaralinças de casamento Dara Jewels LisboaVá já à Avenida da Liberdade e entre na Dara Jewels Lisboa
Dara Jewels Lisboa | Foto: Divulgação

Orçamento

Para escolher a aliança ideal, o melhor é definir o orçamento para o seu casamento e quanto pode gastar em cada produto ou serviço. Por norma, as alianças devem rondar os 2% a 3% do orçamento total da boda. As básicas e clássicas de ouro rondam os 130 euros, as de platina já podem atingir os 500 euros e as de diamantes são mais exclusivas e dependem da quantidade que estas levarem. No fundo, material escolhido é fator que determina se o preço da aliança será mais alto ou mais baixo, consoante o seu grau de pureza

A Dara Jewels, em Lisboa, presta um serviço de ourivesaria de excelência, adaptado a cada cliente, necessidade, desejo e, claro, a cada carteira. Esta joalharia consegue, assim, personalizar as suas alianças utilizando apenas os recursos que pode pagar, mas com a particularidade de fazer autênticas obras de arte. Ou seja, esta loja cria um modelo de aliança, tendo como base a sua imaginação e orçamento para que possa obter o que deseja no valor que deseja. Nesse sentido, apresenta um novo programa em 3D que lhes permite fazer uma antecipação da peça antes de a executar.

Definição de materiais e medidas

Como já dissemos, o material é a base de todas as alianças e, a partir dele, o produto final é desenvolvido. O mais utilizado costuma ser o ouro – seja amarelo, branco ou rosa – de 14, 18 ou 24 quilates, dependendo do orçamento de cada um. No entanto, é importante saber que a pureza do ouro nem sempre é uma vantagem. Na verdade, quanto mais quilates a peça tiver, mais puro será e, como consequência, terá mais possibilidades de sofrer arranhões e deformações.

A prata, a platina e o titânio são outras opções cada vez mais usadas e com excelentes acabamentos, que acabam por ser muito mais em conta. Todos esses materiais têm pesos e resistências diferentes, sendo a platina a mais duradoura e a mais pesada.

Recentemente, já se encontram no mercado alianças com outros materiais mais inovadores, como aço ou cerâmica. Essas alternativas ajustam-se melhor a orçamentos mais limitados, sem perder em beleza. No final, são vocês que têm de decidir o que é que mais valorizam no anel que vão usar para o resto da vossa vida.

guardaralinaças de casamento Dara Jewels LisboaVisite já a Dara Jewels Lisboa
Dara Jewels Lisboa | Foto: Divulgação

Personalidade e estilo de vida

Deve estar a pensar que estilo de vida e personalidade não tem nada a ver. Desengane-se! O nosso estilo de vida é escolhido de acordo com a nossa personalidade, gostos e preferências. Os desportistas, por exemplo, devem optar por alianças mais finas e mais redondas, porque são muito mais práticas. Quem trabalha com as mãos deve evitar alianças com pedras preciosas, porque podem perder-se com o atrito dos materiais a tocarem-se. Neste caso, as lisas e espessas são as indicadas.

A Elements Contemporary Jewellery é perfeita para si que procura a aliança que retrate exatamente o seu “eu”. Esta joalharia tem um vasto portfólio, do mais contemporâneo ao mais clássico e goza ainda dos serviços da “Su Misura”, perfeitos para os noivos que pretendem uma jóia 100% personalizada. A partir de desenhos técnicos e sempre com o acompanhamento do cliente, a Elements desenvolve jóias até à fase final de produção, tal como sempre sonhou e de acordo com o seu budget.

guardaralianças de casamento Elements Contemporary JewelleryVá já a uma loja Elements Contemporary Jewellery
Elements Contemporary Jewellery | Foto: Divulgação

Pense a longo prazo

Depois de escolher de acordo com o estilo de vida, convém que pense no estilo das alianças. Sugerimos algo que tenha a certeza que vai querer usar sempre (até ser velhinha). Não vá em modas, porque estas passam. E não compre nada de que se possa fartar ou arrepender. Comprar alianças de casamento não é o mesmo que comprar umas roupas que se podem arrumar quando já não as queremos usar. Talvez, por isso, seja melhor ficar-se por aquele tipo de aliança que está in todos os anos. Pela descrição, estamos a falar de um belo clássico. Mas também pode ser uma peça tradicional e com traços modernos. Para esse efeito, sugerimos que se dirija à Meister.

Este atelier no Porto é sinónimo de excelência. Não só por fazer autênticas obras primas, como pelos materiais utilizados e o serviço irrepreensível. A letra “M” de Meister, gravada no interior de cada jóia e aliança é a garantia suprema da qualidade da manufactura e dos materiais utilizados pela marca. Estes representam durabilidade. Os artesãos da casa fazem questão de se certificarem que cada aliança personifica os desejos dos noivos, com qualidade de topo. Esta marca suíça foi inclusivamente a primeira a conceber uma aliança num bloco de ouro maciço, sem qualquer soldadura. Os noivos podem, contudo, acrescentar-lhes pedras preciosas, como os diamantes. Acredite, os designers, ourives, cravadores e gemólogos da marca trabalham em equipa para criar jóias perfeitas e “imortais”. Pode encontrar as alianças da Meister em joalharias de prestígio, de norte a sul do país.

guardaralinças de casamento Meister
Meister | Foto: Divulgação

Tipos de mãos e dedos

A forma das mãos deve ser considerada na escolha das alianças. Afinal, é no seu anelar que a aliança vai passar o resto dos seus dias. Convém que se sinta bem. Por exemplo, uma aliança fina não fica lá muito bem numa mão grande. Perde-se! Já numa mão com dedos compridos, o melhor é optar por uma aliança de design diagonal, para dar a ilusão de maior largura. Numa mão grossa, o ideal é uma aliança igualmente grossa e larga. Por fim, as mãos pequenas pedem alianças com diversas pedras, uma série de pequenas pedras colocadas em linha. Experimente e depois diga-nos se não tínhamos razão. Este modelo da Elements Contemporary Jewellery. seria para uma mão grande e larga.

guardaralinças de casamento Elements Contemporary JewelleryVá já a uma loja da Elements Contemporary Jewellery
Elements Contemporary Jewellery | Foto: Divulgação

Estilo, design e alianças diferentes

É conveniente decidir a forma, pois hoje em dia há alianças redondas e quadradas, bem como com superfície plana ou semi-redonda (arredondada). Em seguida, existem várias possibilidades de acabamento: foscas, polidas, acetinadas, com texturas, marteladas, florentino, pontilhado ou esmaltado, entre outros. Os profissionais da joalharia poderão explicar as características de cada um deles. Hoje em dia, muitos joalheiros possibilitam a personalização de alianças para os seus noivos. Também é importante lembrar que, apesar do que dizem as tradições, as alianças de casamento não têm de ser iguais, uma vez que podem ter gostos, estilos de vida e personalidades diferentes. Assim, cada um podem personalizá-la.

guardaralianças de casamento Dara Jewels LisboaContacte a Dara Jewels Lisboa
Dara Jewels Lisboa | Foto: Divulgação

Mensagem e gravação

Antes de decidir por uma joalharia ou outra, é importante saber se eles permitem a personalização da mensagem da aliança. Porque, embora em quase todos eles incluam o nome do casal, muitos noivos escolhem escrever os seus apelidos ou alcunhas, querem incluir uma frase especial, escolher um desenho ou ser criativos e surpreender com uma mensagem diferente.

Perguntas & respostas mais comuns

A que horas fazer as provas?

Depois do exercício físico, ou de manhã, os dedos tendem a estar mais inchados. Se estiver com o período não é só a sua barriga que incha, os dedos também, sabia? Até de estação para estação do ano, a largura dos dedos varia. Quanto mais calor, pior. Opte por fazer a prova final numa altura de calma e em que a temperatura corporal esteja mais normal.

Como saber a medida de uma aliança de casamento?

Procure ir à sua primeira visita à joalharia num dia nem muito frio nem muito quente, pois os dedos podem inchar ou contrair-se a temperaturas extremas, distanciando-se da medida real em condições normais. Sendo assim, organize-se para que o dia do seu casamento e o dia da visita ao joalheiro não tenham temperaturas muito diferentes, pelo que evite fazê-lo em estações do ano diferentes. O stress os nervos inerentes ao dia do casamento podem alterar a medida por isso, se a aliança ficar demasiado grande ou um pouco apertada no dia do casamento, é muito provável que seja a medida adequada quando voltar tudo “normalidade”.

De qualquer forma, se após o casamento não tiverem o resultado esperado, podem sempre falar com o joelheiro e ajustar a medida aos dedos. Não se preocupem com isso!

Que cor escolher para a minha aliança de casamento?

  • Ouro amarelo: são as alianças de casamento mais clássicas e, normalmente, as mais simples. Antes de optar por este estilo, como já foi referido, é importante ter em consideração os quilates, uma vez que estes influenciam a pureza do outro e, claro, o preço. Por exemplo, o ouro 24k é considerado o mais frágil e barato; o 18k é considerado o ideal, acabando por ser o mais comum e, por fim, 14k tem 58,4% de pureza, sendo um dos mais baratos.
  • Prata: normalmente é mais usado para simbolizar o compromisso antes do noivado. Mas claro, se se identificar mais com a prata do que com o ouro, tem sempre esta opção. Contudo, se você for uma pessoa que se identifica mais com o prata do que com o ouro, é possível também optar por essa aliança no dia do seu casamento.
  • Ouro branco: menos tradicional, perfeito para casais mais discretos. Mas é preciso ter em consideração alguns factores: o ouro branco precisa de mais manutenção e, ao final de alguns anos, precisará de um banho de ródio. Pode ser, também, mais caro do que o ouro amarelo.
  • Ouro cor-de-rosa: uma outra forma para sair do tradicional. Representam o requinte e a graciosidade, sendo uma tendência dos últimos anos.

Aliança de casamento com ou sem pedras preciosas?

Se optar por uma aliança com pedras preciosas pode variar em relação à cor. E, neste caso, é comum os noivos adicionarem pedras a cada ano de casados.

Que acabamento devo escolher para a minha aliança de casamento?

  • Polido: é o modelo mais comum, deixando a jóia mais lisa e reluzente mas requer mais trabalho, para não riscar a aliança (por ser tão lisa).
  • Fosco: é mais sofisticado e menos brilhante.
  • Diamantado: é considerado o mais diferente dos acabamentos. Até porque contém uma superfície cheia de pequenos entalhes, os quais se parecem com pequenos diamantes.

E o modelo? Que modelo de aliança devo escolher?

  • Tradicional: caracteristicamente é a mais clássica, subtil, fina e com pouco entalhes.
  • Quadrada: acabamento mais reto nas extremidades. São consideradas como mais confortáveis. Indicadas para noivos mais modernos.
  • Grossa: aquele modelo que diz a toda a gente que é casada! É um modelo bastante confortável, já que ela possui interior anatómico.
  • Outros modelos: quer ser realmente diferente? Então desenhe e faça uma aliança à medida!

Como levar a aliança para o casamento?

É comum escolher uma menina ou menino para levar as alianças, mas claro que pode sempre pedir a outro familiar ou amigo! Num pequeno prato de prata, uma cesta pequena com flores…

 

guardarnoivos a mostrar as suas alianças de casamento
Foto: The Gentleman’s Photo | Film

Agora que já tem as bases para acertar em cheio na sua aliança e do seu noivo, saiba como combinar aliança e anel de noivado. Já agora, tome nota destes truques para manter a sua aliança de casamento como nova.

 

E para ajudá-la na organização do seu casamento

Descarregue o nosso ebook 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Meister Joalharia e bijuteria
Elements Contemporary Jewellery Joalharia e bijuteria
Dara Jewels Lisboa Joalharia e bijuteria

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!