10 gastos a evitar no seu casamento: não fique sem dinheiro!

Nós compreendemos. Um casamento de sonho implica um orçamento folgado. E é difícil abrir mão de alguns detalhes que custam muito dinheiro, mas que sempre sonhou ter no seu casamento. Mas seja prática. Há apontamentos tão pequenos que ninguém vai reparar se os dispensar. E ao fazê-lo vai poupar dinheiro que lhe fará muito falta na hora de começar uma vida a dois. Pense nisso. Dizemos-lhe hoje 10 gastos que deve evitar para não ficar totalmente sem dinheiro graças à sua festa de casamento. Tome nota!

Foto: João de Medeiros

1. Os sapatos de noiva

Claro que a maioria das mulheres quer vestir-se a preceito para o seu dia de casamento, mas a menos que o vestido de noiva seja de minissaia ou saia curta, ninguém vai realmente reparar em detalhe que sapatos está a usar. Por isso, pode desinvestir um pouco nessa questão. Não gaste uma fortuna. Em vez de uns Louboutins ou uns Woos, porque não um modelo mais modesto mas nem por isso menos bonito? A Aldo, por exemplo, tem sapatos em conta com estilo e classe. Se quer mesmo encurtar o orçamento do seu casamento, comece por aqui.

Foto: Aguiam Wedding Photography

2. Evite comprar um vestido de noiva que precise de demasiados ajustes

Quando escolhemos um vestido que não se ajusta completamente ao nosso corpo, o habitual é mandar fazer algumas pequenas alterações. E essas pequenas alterações têm o seu preço (e muitas vezes, bem alto). Em vez de escolher o primeiro vestido que gostar e de o modificar até ser perfeito para si, porque não fazer o percurso inverso: experimente os seus vestidos preferidos e fique com aquele que melhor se ajustar à sua silhueta. E no seu tamanho, claro. Visite lojas de vestidos de noiva com atenção personalizado e que contam com todo o tipo de produtos e preços.

Foto: Aguiam Wedding Photography

3. Não convide demasiadas pessoas

A etiqueta manda que um convite para um casamento seja sempre um convite duplo. Logo, por cada pessoa que convidar, deve contar com duas, ainda que as pessoas que os seus convidados levem não lhe sejam muito próximas. Porquê fazer isso? Não distribua convites duplos. Convide só quem realmente importa: família e amigos e alguns colegas de trabalho (aqueles de quem realmente gosta). E se eles forem sozinhos, não há problema. Sente os seus colegas de trabalho na mesma mesa e os seus amigos na mesma mesa também. Vão todos sentir-se acompanhados, mas você não terá custos extra com pessoas de quem não é próxima.

Nós dizemos-lhe como deverá fazer a sua lista de convidados, o que nem sempre é fácil. Há decisões difíceis, medos de ferir suscetibilidades… mas com as nossas dicas, terá a sua tarefa facilitada!

4. Não imprima os menus

Quer impressionar os seus convidados com detalhes de styling deslumbrantes, certo? E por isso quer imprimir os menus de casamento e colocá-los nos pratos de cada convidado, lindos e deslumbrantes. Deixe-se disso. O custo da impressão desses convites é grande e você pode evitá-lo. Imprima apenas um menu por mesa e deixe-o disposto de modo a que todos possam ver quais os pratos do menu de degustação. Pode também colocar uma placa na entrada do espaço, indicando tudo o que os seus convidados vão poder comer e beber. É um detalhe igualmente original, mas bem mais económico.

Ideia Genial

5. Fornecedores extra

Existem alguns espaços (os hotéis, por exemplo) que têm uma lista de fornecedores parceiros e que cobram um extra para estes parceiros por cada casamento que recebem. Tenha cuidado com isto e veja em detalhe todos os orçamentos que lhe apresentarem. Compare o preço total com e sem esses serviços extra. E se for preciso contrate um espaço que não imponha nenhum fornecedor em particular e que deixe tudo ao seu critério.

Foto: Rui Cardoso Photography

6. Precisa mesmo de apontamentos extra na decoração?

Esqueça a abordagem totalitarista. Sabemos que é difícil (muito difícil) escolher apenas alguns detalhes quando há tantas coisas bonitas por aí. Mas é imperativo que o faça. Cada apontamento decorativo que escolher para a sua festa de casamento é um custo extra. E todos juntos farão uma grande mossa no seu orçamento. O melhor é ser você mesma a desenhar e fazer algumas das suas próprias decorações. Compre os materiais a preços simpáticos e transforme-os em objetos especiais e personalizados. Passe pelo Pinterest e veja alguns dos tutoriais e artigos DIY mais interessantes.  E lembre-se: o minimalismo está na moda. Menos é mais!

Foto: Marco Torre, beyond photography

7. Repense o bar aberto

Não queremos que se livre do bar aberto (nem pensar) mas que escolha um espaço que lhe permita ser você a levar o álcool. Os preços que as quintas cobram pelos bares abertos incluem valores de logística que podia perfeitamente dispensar se você fizesse esse trabalho. E a diferença de valores é enorme. Compre você as garrafas. Tem um cartão da macro? Algum amigo seu tem? Peça emprestado e compre garrafas de vinho a 2 euros, garrafas de rum a 9 euros e garrafas de vodka a 7 euros.

Wendy Creating Moments. Foto: Plumeria

8. Flores

Como pode imaginar, as flores naturais são caras, especialmente se as suas preferidas forem flores que não são da época. Para cortar nesta despesa, tem duas alternativas: ou compra um número considerável de flores (da época, de preferência) num mercado (onde os preços são razoáveis) ou esqueças as flores e aposte em outros ornamentos como velas, ráfia, poupourri, fáceis de obter a preços simpáticos. Desde que combinem com o estilo e tema do casamento.

Ideias de Veludo

9. O envio dos convites

Além do investimento que é mandar desenhá-los (aos convites e a todo o estacionário do casamento), há ainda a despesa extra de os imprimir e de os fazer chegar a todos os convidados, inclusive os familiares mais distantes. O mais fácil é mesmo usar a tecnologia e a Internet a seu favor e enviar o convite por email ou criar grupos onde partilha com todos as informações relativas à cerimónia e à festa. Crie um site grátis para o seu casamento com a Zankyou, por exemplo. A página de lista de casamentos da Zankyou pode ajudar bastante.

Site Zankyou

10. As lembranças para os convidados

Por mais que queira oferecer pequenos souvenir a todos os seus convidados, talvez deva repensar isso. Porque este gesto muito bonito tem um custo astronómico. Porque não enviar apenas um cartão de agradecimento a cada um dos seus convidados? Personalize-os e os seus amigos e familiares vão adorar recebê-lo. Se ainda assim quiser oferecer uma lembrança, informe-se bem a respeito e peça a ajuda de um wedding planner. Eles sabem onde estão as melhores pechinchas.

Beapaper. Be in love.

E então, tomou nota? Não se preocupe, porque um casamento simples e barato também pode ser de princesa.  E entretanto, instale a nossa aplicação no seu telemóvel e nós guiamo-la em tudo! TUDO!

Talvez também lhe interesse:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Foto: Nelson Marques + Andreia Torres Photograph
4 ideias para angariar dinheiro para pagar o casamento
Se anda a adiar o seu casamento por falta de verba, saiba que há outras maneiras de poder concretizar o seu sonho. Basta um pouco de imaginação e, claro, a boa vontade dos que a rodeiam. Ficou curiosa?
5 ideias brilhantes para investir o dinheiro que lhe oferecerem como prenda de casamento
5 ideias brilhantes para investir o dinheiro que lhe oferecerem como prenda de casamento
Embora tenhamos em mente os utensílios de cozinha, os pires e os LCD, quase todos os presentes de casamento acabam por se traduzir em dinheiro. Mas o que fazer com essa quantia? Mobilar a casa? Investir numa viagem ou na criação de um negócio próprio?
Foto: It's all about...
10 maus hábitos a evitar que arruínam até o casamento mais sólido
Como na Zankyou queremos que os casamentos sejam felizes, vamos deixar aqui um alerta, enunciando 10 maus hábitos que provavelmente muitos casais mantêm por demasiado tempo, que vão corroendo o amor!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação