Tenha o casamento minimalista com que sempre sonhou...

Na Zankyou, não nos cansamos de defender o conceito “menos é mais”. De facto, não há nada como o aspecto clean e simples, para dar aquele toque de elegância e sofisticação desejada numa boda, em contraposição com a confusão de cores e “amontoamento” de objetos. Claro que, para que o seu casamento minimalista caia em graça, tem de ser muito bem pensado, de preferência por um profissional (de cada área), precisamente para que não seja confundido com simplicidade pura ou até baixo orçamento dos noivos.

Sabia que as bodas minimalistas são inspiradas numa tendência japonesa, que dá primazia à simplicidades e elegância? E que as noivas que adotam este estilo exalam leveza e jovialidade, porque usam vestidos simples e naturais? A vantagem destes modelos é que a noiva pode brincar mais com os acessórios, usando, por exemplo, sapatos coloridos e bouquets elaborados com flores em tons variadas e vibrantes.

Mas há mais a dizer sobre este conceito, que veio para ficar. Tome nota dos restantes elementos onde pode e deve recorrer ao estilo minimalista.

Central Palace
Central Palace

1. Cores

O branco ou os crus são as cores por excelência do estilo minimalista. Recomendamos que combine essa base com uma cor primária mais marcante e neutra, como o greenary (o verde de que já lhe falámos), que combinada com o branco, proporciona um efeito sóbrio, natural e sofisticado. Você também pode introduzir uma tonalidade que diga muito de si e do seu noivo, enquanto casal, desde que não percam a elegância, claro!

Quinta D'Azenha
Quinta D’Azenha

2. Espaço

Escolha uma quinta de casamento que esteja de acordo com o estilo da sua boda – minimalista. Isso já será meio caminho andado para garantir que o seu casamento seja como sempre desejou. O espaço em si deve ser amplo, para dar aquela sensação de ambiente “clean” e natural. Evite um espaço excessivamente decorado e que tenha paredes pintadas de cores garridas. Paredes brancas e mesas compridas é o ideal!

Aguiam Wedding Photography
Aguiam Wedding Photography

3. Mobiliário

… Em sequência do ponto anterior, recomendamos que opte por decorar as salas com móveis sem rococós, mas sim modernos com linhas retas e contemporâneas. Mais uma vez, neste caso, o branco é rei. Mas, olhe, que as transparências (mesas ou cadeiras) também criam ambientes modernos e arrojados. Ficam perfeitos em casamento discretos. Os móveis rústicos em tons de madeira ou cru dão origem a ambientes com charme, perfeitos para casamentos ao ar livre ou espaços fechados amplos e bem iluminados. O que acha? É ou não a sua cara?

Quinta D’Azenha

Ideias de veludo
Ideias de veludo

4. Detalhes decorativos

Este é um dos pontos mais importantes quando pensamos em minimalismo. Ao decorar um espaço sob a égide deste conceito, só deve colocar as peças que precisa, nem mais nem menos. Se você exceder em detalhes, perde o conceito, mas se levá-lo ao extremo também! A palavra de ordem é harmonia. Nada de excessos nem de ausências. Aqui, o importante é a dosagem certa de cada peça decorativa, permitindo aquela sensação de conforto aos convidados. Por exemplo, o altar deve ter poucos elementos. Já o caminho que a noiva faz até ele, pode ser decorado com pétalas, jarros com flores ou recortes de papel. Deixe a sua imaginação fluir! Nos diversos ambientes da festa, utilize livros antigos, vasos e peças que estão na sua família ou do seu noivo há muitas gerações. Sugerimos ainda que opte por mesas comunitárias ou imperiais, mas com poucos objetos decorativos. A louça deve ser em cores claras (mais uma vez a importância da cor). As velas também são uma ótima aposta, porque garantem uma iluminação encantadora, que transmite um certo glamour à boda. 

View this post on Instagram

#minimalistic Wedding design. Clean, minimalist wedding details are a beautiful and simple way to elevate the style of your big day. A cool idea is to limit yourself to only one or two types of flowers, and then complete the bouquet with dark greenery🌿 Photo credit @yellow.futura Informes y consulta: ☎️ +52 (55)43594112 💌 info@florandflora.com.mx 📍www.florandflora.com.mx #boda #bodaenmexico #bodamexicana #bodamexico #noviamexicana #novia #novias2018 #mexico #mexicocity #df #weddinginmexico #weddingday #weddingmexico #modernwedding #fotografodebodas #flor_and_flora #flor_and_flora_wedd #noviamoderna #bodadf #bodacdmx #boda2018 #ramodenovia #decoracionbodas #decoracionfloral #flores #weddingdecor #classy #sassy #modernwedding #minimalismwedding

A post shared by FLÖR&FLÖRA Flowers Studio (@flor_and_flora_wedd) on

5. A noiva

Eis a peça central de um casamento. É sobre a noiva que recai todos os olhos, por isso tem de estar perfeita. E isso significa que tem de ir vestida de acordo com o estilo da boda. E, tal como lhe adiantámos na introdução, as noivas minimalistas devem apresentar-se com um look moderno e natural. A recomendação é que você leve um vestido com tecidos lisos e cortes limpos e retos. Se tiver uma figura estilizada que destaque a sua elegância, melhor, porque ficará com um ar mais sofisticado.

Berço das Noivas. Vestido de A Bela Noiva

A noiva do ano, Meghan Markle, no seu casamento com o Príncipe Harry, usou dois modelos de vestido de noiva espetaculares, com cortes retos e linhas simples, características de um design minimalista, muito elegante. Neste caso, a beleza da sofisticação simples foi elevada ao máximo. Concorda?

Instagram
Instagram

6. Iluminação

Nos casamentos minimalistas, os especialistas recomendam que se mantenha uma certa sobriedade, usando velas, candeeiros ou candelabros brancos que, na ausência de luz natural, dão um toque de elegância à sua decoração e mantêm o conceito minimalista.

lobadesignco
Foto: IG lobadesignco

7. Doçaria

O principio do minimalismo exige que tudo seja funcional. Por isso, a mesa de doces deve ser pensada de forma prática, e deve estar bem à vista dos convidados! Os bolos não devem ter muitos detalhes (incluindo o da noiva) e os doces devem ficar dispostos em jarros de vidro ou em suportes transparentes, transmitindo automaticamente um ar de natural sofisticação.

Aguiam Wedding Photography
Aguiam Wedding Photography

8. Convites

“And the last but not least” (por último, mas não menos importante): o convite! Este elemento até poderia ter sido o primeiro a ser mencionado, já que é o primeiro contacto que os convidados têm com o casamento. É este que dá a boa nova e é este que transmite logo a ideia do estilo da boda. Isto, porque o convite já vem carregado de significado, graças aos seus símbolos, “disfarçados” de detalhes gráficos, onde também vem o design. E é neste ponto que nos vamos focar. Os convites minimalistas devem ter um design simples e elegante e o fundo costuma ser em tom pastel ou branco. No fundo, o importante é que seja uma cor discreta, como tal o preto também é permitido. A papelaria rústica também é uma opção bem conseguida. Se quiser, pode adicionar fitas e outros complementos, mas, já sabe, nada de exageros!

Adjetivos de papel

Depois de ler este artigo, esperamos que já tenha delineado (mentalmente) o seu casamento. As cores pastel e os móveis com cortes retos são a opção. Mas, já sabe, a noiva deve ir coincidente com esse estilo, inclusive com o bolo de noiva. Agora, recomenda-se sim que não entre em exageros e que não caia na asneira de deixar os convidados sem nada para falar e sem nada mais tarde recordar. Faça uma boda de arromba, divertida e original. Se o minimalismo estiver a ser um quebra-cabeça, diga-lhe adeus e opte por salpicar cor no seu casamento.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Rui Cardoso Photography
Dizem que casar no inverno é mais romântico... Será verdade?
Descubra o porquê de alguns casais defenderem que casar no inverno é significativamente mais romântico!
Memories Fotografia
O amor para todo o sempre existe? Nós e a ciência respondemos!
A sabedoria popular sugere que não há paixão que não perca intensidade e amor que sempre dure... Diz-se que, o pico de tudo e de mais alguma coisa se vai desvanecendo, ao longo do tempo... Mas, ainda assim, será que o amor para todo o sempre, afinal, existe?
Como decorar o seu casamento no outono: os 5 passos fundamentais
Como decorar o seu casamento no outono: os 5 passos fundamentais
Escolheu o Outono para o seu casamento? A Zankyou pode ajudar com as dicas certeiras para tornar o seu dia ainda mais bonito!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação