Como organizar um casamento minimalista em cinco passos

A pureza das formas, a simplicidade, a harmonia, as cores puras são elementos que definem este movimento artístico que serve de inspiração para dar ambiente à celebração de um casamento. Caracterizado pelo “menos é mais”, este estilo é uma paixão para muitos, mas outros podem achá-lo muito frio para um evento tão emocional e familiar, como é o caso de uma boda. Seja como for, o minimalismo é perfeito para os casais modernos, com muita personalidade, e que procuram um casamento diferente, simples e atual. Estas são as palavras-chave a ter em mente!

Duas Quintas – Torres Vedras

Se se revê nestas palavras, tome notas destes cinco passos para celebrar um casamento minimalista.

Passo 1. Escolha uma decoração bonita e simples

O espaço dá o mote para o estilo do evento. O minimalismo não é exceção! Este estilo apresenta o seu esplendor em locais modernos e espaçosos, embora também fique bem em backgrounds não tão atuais, desde que não apresentem toques rústicos. Este estilo faz com que o local pareça maior, devido à sua decoração e nuances de cor, por isso, se escolher um local mais intimista, não haverá problemas. Atenção é para o número de convidados num espaço grande. Se forem poucos, pode transmitir uma certa sensação de vazio!

Quinta do Frade
Quinta do Frade

Recorra apenas aos elementos essenciais e pense na decoração como um todo. A harmonia entre os detalhes é mais do que nunca essencial neste estilo. A decoração tem que ser austera, sem que isso signifique que você exclua peças essenciais, como centros de mesa, toalhas, pinturas ou flores. Combine-as sabendo muito bem “como“, “onde” e “quanto“. Em geral, materiais como madeira, vidro, algodão, linho, aço ou cimento ficam muito bem neste tipo de decoração. No que diz respeito às cores, o branco e o preto são reis, embora isso não signifique que você tenha que se reduzir a estes tons. O marfim, verde, amarelo, malva também são ótimas opções, aumentando assim as possibilidades do cenário ficar muito bonito e simples.

Central Palace
Central Palace

Passo 2. Use detalhes com personalidade minimalista

Siga as mesmas orientações da decoração ao escolher o design do papel de carta do convite, por exemplo: simplicidade e pureza. Este deve conter a informação correta, de forma concreta e objetiva, preferencialmente em letras maiúsculas e evitando muitas cores no desenho. Você pode sempre colocar uma foto para dar um toque pessoal e emocional.

A fotografia de um casamento minimalista recorre a cores, linhas e foco para dar um conteúdo quase cinematográfico nos mínimos detalhes. Como tal, escolha um fotógrafo que saiba captar os detalhes de forma natural, evite poses e, acima de tudo, que não recorra a programas de retoques de imagem.

WICdesign
WICdesign

Passo 3. Esbata os seus pontos fortes

Opte por vestidos com linhas claras, simples e não sobrecarregados. Vestidos de seda natural, tule ou gaze, com uma única cor e ornamentos simples. Pense num bouquet com uma única flor ou com vários tipos de flor monocromáticas. Os bouquets feitos da combinação de diferentes tipos de flores e cores não são os mais apropriados, se você quiser um casamento puramente minimalista.

Noiv'art
Noiv’art. Coleção Rosa Clara

Passo 4. Não exagere no penteado nem na maquilhagem

A maquilhagem exagerada é proibida! Nada de olhos esfumaçados, nem cores como o vermelho ou fúcsia, muito estridentes e longe do efeito “calmo” que se querer transmitir. Para o penteado, o mesmo. Evite loops ou ondas muito artificiais, cabelos apanhados muito elaborados ou levar tocados excessivamente chamativos. Um coque simples ou o cabelo solto natural é suficiente para lhe dar uma aparência muito natural e que certamente irá encantar o seu noivo.

Foto: Jaime Neto Photography

Passo 5. Opte por um menu, bolo de noiva e sobremesas simples

A secção gastronómica é uma das mais poderosas para mostrar as potencialidades do estilo minimalista. E isso não requer uma ausência de elementos, mas sim jogar com pequenas quantidades para formar um “todo” completo, estruturado e cheio de detalhes. A cozinha minimalista goza de uma combinação de alimentos de forma geométrica, com tonalidades calmas ou alguns salpicos de cor. Assim, nesta cozinha, não se encaixam os pratos sobrecarregados ou desordenados, mas sim uma composição perfeita, quase artística, que se completa em pratos (na verdadeira aceção da palavra) geralmente grandes para destacar o caráter minimalista do produto.

Bakewell Foto: Aura Studio

Quanto aos doces, a linha de raciocínio é a mesma. A apresentação é a chave para dar aos doces de mesa um visual minimalista, sem que os seus convidados sejam afetados e acabem por querer mais. Destaque para os bolos de casamento nude, que mostram a naturalidade do produto com uma simplicidade muito elaborada (no minimalismo, a simplicidade é pensada de forma a que a beleza seja realçada). Neste estilo, também ficam perfeitos os macarons, biscoitos, cookies gourmet e outros produtos de corte elegante, cheios de detalhes, mas não muito grandes nem pomposos.

Pims Cake Design
Pims Cake Design

Em suma: o minimalismo pede poucos elementos, mas tem de lhes dar muita importância. Imagine aquelas obras de arte grandiosas e únicas, no meio de uma enorme sala vazia de cimento. É essa a ideia! Seja como for, não tem de ser tão rigorosa, porque hoje em dia é importante saber misturar estilos.

Veja também as nossas dicas de decoração de casamento, pois este é um dos aspetos da organização que os noivos mais devem ter em conta: qual o estilo de decoração do casamento? Como refletir a sua personalidade nos demais detalhes?

Seja qual for a sua opção, o importante é que tenha uma boda muito feliz. Para isso, há 10 situações que vai agradecer ter previsto na organização da sua boda.Mas antes de tudo, faça uma auto-análise e certifique-se que está pronta para casar.

E para ajudá-la em toda a organização

Descarregue o nosso ebook

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Como escolher a data do meu casamento em cinco passos
Como escolher a data do meu casamento em cinco passos
Casar é coisa séria! Portanto, tudo tem de ser pensado ao mais ínfimo pormenor, a começar na data. Não, não é só pensar num dia e pronto. Convém ter alguns fatores em conta. Nós damos-lhe cinco para acertar em cheio com o Dia D
IVASHstudio
Como organizar uma despedida de solteira em cinco passos
Uma despedida de solteira requer mais astúcia do que se pensa. Tem de pensar nos gostos da noiva, das restantes participantes, no estilo da festa e até nos timmings. Mas há mais... Muito mais!
Como organizar um casamento low-cost em 5 passos
Como organizar um casamento low-cost em 5 passos
Se não pode investir muito dinheiro no seu casamento, deixamos-lhe aqui os passos fundamentais para organizar um casamento de baixo custo, sem ter de desistir de nenhum detalhe

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação