Os 100 erros mais comuns nos casamentos: a lista essencial para não cometer deslizes!

A organização de um casamento engloba muitos aspetos e é normal que até os noivos mais organizados e precavidos se descuidem em certos detalhes. Para não cometer deslizes, listamos abaixo os erros mais frequentes. Tome nota e preocupe-se apenas em ser feliz!

1Love4ever Photography
1Love4ever Photography

Maquilhagem

1. Não usar produtos waterproof. O mais provável é que derrame alguma lágrima (só uma?!) e a pior coisa que lhe pode acontecer é ter a sua makeup a escorrer-lhe por toda a cara. Opte por maquilhagem à prova de água, sobretudo o rímel.

2. Não ser você mesma. Não use uma maquilhagem demasiado diferente da que usa normalmente. Claro que pode – e deve! – esmerar-se no dia do seu casamento, mas a ideia é ficar mais bonita e não irreconhecível.

3. Esquecer-se de um kit de beleza. Vai dançar e cumprimentar muita gente, pelo que será melhor levar consigo um pouco de base, pó, eyeliner, batom e perfume para se retocar. Veja também O kit que TODAS as noivas deviam preparar para o grande dia

4. “Marcar” beijos. Se vai pintar os lábios, utilize um lip stain para não marcar o noivo e os convidados com “beijos de batom”.

5. Não fazer uma prova de maquilhagem. Não deixe de experimentar a maquilhagem antes do grande dia. Não pode confiar apenas nas fotos dos maquilhadores.

6. Não usar um make-up fixing spray. Se vai casar no Verão ou numa praia, aplique um spray fixador que sele a sua maquilhagem. Vai ver que dura horas e horas.

7. Ter os dentes sujos. É terrível quando uma noiva fica com os dentes manchados de batom. Dica: use um pouco de vaselina nos dentes, assim nada se irá “pegar”.

8. Não ter em consideração a hora do casamento. Isto é muito importante porque a maquilhagem difere consoante é para eventos de dia e de noite. Não vai querer brilhar muito carregada pela manhã e pouco pintada ao entardecer, ou quer?

9. Prescindir das extensões. Mesmo tendo boas pestanas, o seu casamento é um dia que merece que leve um bom par de pestanas postiças. O efeito fará os seus olhos sobressair ainda mais.

10. Usar uma base que não seja o seu tom. Nem mais clara, nem mais escura. É horrível quando se vê o rosto de uma cor e o corpo e o pescoço de outra.

It's all about...
It’s all about…
Pigmento Make Up
Pigmento Make Up

Saiba também quais as 3 zonas do seu rosto que deve sempre realçar. Só tem de clicar no play!

Penteado

11. Fazer mudanças drásticas. Mudar a cor do cabelo ou fazer um corte muito diferente do habitual um dia antes do casamento é uma péssima ideia. Se está a pensar em fazer um novo look, comece a fazer mudanças subtis uns meses antes.

12. Não ser realista. Tem de se conhecer a si própria, é irreal pedir que um penteado solto com ondas dure a noite toda se sabe que tem o cabelo mais liso do mundo. Se quer ficar arranjada o dia inteiro, o melhor é optar por um penteado apanhado.

13. Não considerar o vestido. O penteado é um complemento do vestido e, por isso, deve ter em conta o seu modelo e estilo.

14. Não ter o estilo do casamento em conta. Há noivas que querem levar penteados apanhados elegantes para a praia e cabelos soltos com coroas de flores para festas em salões muito elegantes. Nada mais errado: o penteado também deve estar de acordo com o estilo do casamento.

15. Abusar no uso dos produtos. Muitas noivas acham que se puserem cremes e tratamentos no dia anterior à cerimónia o seu cabelo irá ficar super brilhante e espetacular. Erro! O que vai acontecer é que os cremes vão suavizar demasiado a textura e isso pode prejudicar o penteado, fazendo com que não dure tanto tempo como deveria.

16. Pentear-se a si própria. Provavelmente penteia-se muitíssimo bem para as festas para a qual foi convidada, mas o seu casamento é outro patamar. Não entre em experiências, o melhor é contratar um especialista.

17. O noivo cortar o cabelo 24 horas antes. Não deixe que ele corte o cabelo um dia antes do grande dia. Vai notar-se que foi acabadinho de cortar. É melhor fazê-lo uma semana antes.

18. Nada de tesouradas para si também. O mesmo para si, claro. Se quiser cortar o cabelo, faça-o de preferência um mês ou 15 dias antes do grande dia.

19. Pintar o cabelo uns dias antes. Se tem madeixas não as faça uma semana antes, porque a raiz vai estar muito marcada. Se as fizer um mês antes, elas estarão mais desvanecidas e mais naturais.

20. Não preparar o look juntamente com os acessórios. Algumas noivas esquecem-se de levar o véu ou outro acessório ao cabeleireiro. Cuidado, só um especialista pode assegurar a perfeição.

Por Magia - Photography
Por Magia – Photography
André Dias Hairstylist
André Dias Hairstylist

Siga as nossas dicas para fazer as escolhas certas no que diz respeito ao cabelo e à maquilhagem. Clique no play!

Beleza

21. Depilar-se um dia antes. Péssima ideia remover o bigode e as sobrancelhas no dia ou na véspera do seu casamento. Não vai querer arriscar subir ao altar com a pele toda vermelha, pois não?

22. Usar auto bronzeador no mesmo dia. Um spray no tom certo pode ser uma excelente ideia para realçar ainda mais a maquilhagem, mas não o faça no próprio dia. Vai manchar o seu vestido!

23. Fazer uma dieta extrema. Para perder peso, o ideal é iniciar uma dieta sã e equilibrada meses antes do evento. As mulheres que seguem uma dieta exagerada um mês antes do casamento ficam facilmente irritáveis e sensíveis.

24. Fazer uma limpeza à pele do rosto. Uma limpeza demasiado profunda pode arruinar a sua pele. Para não correr riscos, o melhor é fazer um tratamento relaxante. Beba muita água, pois elimina toxinas e hidrata a sua pele.

25. Estar de dieta o tempo todo. O anel, as despedidas, o pedido de casamento e demais eventos são importantes e fazem parte de todo o processo nupcial. Desfrute-os. Depois logo retoma a sua alimentação saudável.

26. Não limitar a ingestão de sal e drinks. Um erro grave é ingerir demasiado álcool e abusar do sal na última semana antes da cerimónia. Pode inchar o corpo e os olhos.

27. Usar um verniz de unhas normal. Este dia requer uma pedicure e manicura de gel, pois não pode correr o risco de ter uma unha partida ou “descascada”. Além disso, as suas unhas devem estar impecáveis até ao final da lua-de-mel.

28. Abusar do sol e apanhar um escaldão. Abusar da praia, nem pensar. Não há nada mais feio do que uns ombros vermelhos com um escaldão ou um rosto a “pelar” no dia do casamento.

29. Querer estar magra a todo o custo. Os tratamentos através de massagens funcionam muito bem, mas podem deixar hemorragias. Para não correr riscos, faça-os pelo menos duas semanas antes.

30. Abusar no bronzeado. Uma noiva deve estar natural. Algumas mulheres vão a centros bronzeadores e pedem uma cor demasiado escura, que fica horrível e demasiado artificial.

Efeito Espontâneo
Efeito Espontâneo

Veja também quais os erros de beleza que cometemos frequentemente!

Vestido de noiva

31. Levar “a malta toda” para escolher o vestido. Grande erro, são demasiadas ideias e confusão. O melhor é levar a sua mãe, irmã, sogra e melhor amiga.

32. Comprar imediatamente. Se se casa dentro do ano, mesmo que tenha encontrado o vestido dos seus sonhos, espere. Com tanto tempo pode ser que possa usufruir de descontos da temporada.

33. Experimentar tudo. Há noivas que experimentam todos os vestidos disponíveis. Grande problema! Só irá gerar um maior caos na sua cabeça. Dica: não vista mais de 10 vestidos. E se não sabe que estilo mais a favorece, escolha um modelo de cada um deles e, a partir daí, faça a sua seleção.

34. Comprar online. Este vestido é especial, pelo que deve experimentá-lo no local. Se quer comprar um modelo de outro país, é melhor viajar e experimentá-lo lá.

35. Dizer que vai emagrecer. Um grande deslize é pedir que o seu vestido seja muito justo a pensar nos quilos que irá perder (será que vai mesmo?) O melhor é que, à partida, o vestido esteja à sua medida e lhe fique bem desde o momento em que o veste. Se perder peso.. quem sabe ainda lhe fique melhor!

36. Comprar sem certezas. Não se deixe influenciar, nem se deixe convencer a comprar um vestido que não lhe agrade a 100%. Deve escolher um modelo que a fascine!

37. Acreditar que quanto mais caro, mais bonito. Evite experimentar um vestido fora do seu orçamento, pois corre o risco de se apaixonar e não poder comprá-lo.

38. Não escolher sapatos cómodos. Nós sabemos que está habituada aos seus stilettos, mas acredite: é melhor optar por uns sapatos cómodos (ou levar um par substituto). Dica: assegure-se de que são da altura suficiente para que o vestido não arraste demasiado.

39. Não ter em conta o local. Procure um modelo que se adeque à localização. Se for na praia, prefira um vestido ligeiro; se for um casamento de noite, preferia uma peça com crinolina ou mangas rendadas.

40. Comprar um vestido bonito mas incómodo. O erro de muitas mulheres é escolher modelos lindos, mas desconfortáveis. Lembre-se que o vai ter vestido o dia inteiro e que terá de dançar, comer e beber.

Ideias Vintage Fotografia
Ideias Vintage Fotografia
Lojas Amour Glamour by Noivos de Gondomar
Lojas Amour Glamour by Noivos de Gondomar

Conheça quais são os passos fundamentais a dar para escolher o vestido de noiva certo para si, que a fará sentir-se deslumbrante no seu grande dia!

Durante o casamento

41. Deixar passar muito tempo entre a cerimónia e a festa. Má ideia, isso cansa os convidados.

42. Não oferecer comida aos seus fornecedores. Muitos noivos esquecem-se de organizar uns snacks para o fotógrafo, DJ e outros fornecedores. Não os esqueça!

43. Não cumprimentar. Não esqueça de se dirigir a cada mesa para agradecer a presença de cada um dos seus convidados.

44. Não agradecer. Aproveite que vai ter os seus convidados num mesmo lugar e faça todos os agradecimentos que tem de fazer. É mais prático.

45. Não comer. Há tempo para tudo. Desfrute do banquete e depois da sobremesa conviva com os convidados.

46. Não pedir ajuda. O dia é para aproveitar. Organize envelopes com dinheiro para fazer pagamentos e deixe-os com alguém de confiança, por exemplo.

47. Embebedar demasiado os seus convidados. Contratar carrinhos de shots é divertido, mas se o fizer, assegure-se de que há comida suficiente para acompanhar, para que as pessoas não se embebedem facilmente.

48. Estar um para cada lado. Há casais que querem estar com toda a gente e acabam por estar sempre separados no dia. Não faça isso. Vão perder grandes momentos juntos.

49. Estar sempre na pista de dança. Os que estão a dançar não são os únicos que querem celebrar o dia com vocês, também há pessoas que ficam sentadas na mesa a conversar. Assegure-se de que tem tempo para estar com elas.

50. Abusar no álcool. Não deixe que o álcool lhe suba à cabeça, é terrível quando a noiva ou o noivo ficam completamente embriagados.

It's all about...
Foto: It’s all about…

Lugar e decoração

51. Não ter espaço suficiente para todos os convidados. Alguns noivos querem tanto casar-se num determinado local dos seus sonhos que não têm a atenção de garantir a comodidade dos seus convidados.

52. Ter tudo DIY. Grande erro planear mil atividades deste estilo. Dica: se quiser fazer algo personalizado, procure uma ideia simples e que não necessite de ser feita nesse mesmo dia.

53. O local ter pouca vida. Se o espaço é sóbrio, alegre-o com flores coloridas; se for demasiado chamativo, opte por tons sóbrios, como o branco.

54. Gastar uma fortuna em arranjos florais. Não é necessário gastar milhões em flores. Averigue quais são as flores da temporada, pois são as mais económicas, mais bonitas e fáceis de encontrar.

55. Não prever. Se o seu casamento vai ser num jardim ou praia, assegure-se de que tem uma tenda ou um plano B para o caso de chover.

56. Não considerar os climas extremos. O que mais incomoda e “esvazia” os casamentos é o calor e o frio. Certifique-se de ter suficiente sombra, ventilação ou aquecimento, conforme o caso.

57. Decorar demasiado o lugar. Não queira que a sua festa tenha milhares de detalhes. O melhor é focar-se nalgumas coisas e fazer com que se destaquem.

58. Ter um mapa pouco claro. Não há pior do que uma pessoa se perder e chegar tarde à festa. Verifique se o mapa que distribui pelos convidados está perfeitamente bem explicado, sobretudo se a localização do espaço for longe.

59. Sítios improvisados. Há casais que se casam na quinta de um amigo ou no jardim do primo, mas nem todos estes locais estão preparados para receber tanta gente. Veja se há casas de banho suficientes e espaço de estacionamento.

60. Ter arranjos florais demasiado grandes. Não é uma boa opção, pois pode dificultar o convívio nas mesas.

Quinta D'Azenha
Quinta D’Azenha
Quinta D'Azenha
Quinta D’Azenha

Nós ajudamos a escolher o espaço certo para celebrar o seu casamento. Clique no play e saiba como escolher o local de casamento em cinco passos.

Convidados

61. Convidar para a despedida de solteira quem não foi convidado para o casamento. Fale com quem está a organizar a sua despedida, para não caírem neste erro.

62. Fazer a despedida muito próxima do casamento. A despedida de casamento na véspera já deixou de ser uma opção. Opte por fazê-la um mês antes do casamento, pois para além de evitar olheiras no grande dia, vai ter tempo para lidar com os últimos pormenores do casamento.

63. Não “por um travão” nos pais. Sejam honestos, lembrem-nos de que este é o vosso momento e não deles. Dica: oiçam os seus conselhos, não esqueçam que eles já passaram pelo mesmo.

64. Vestir as suas damas de honor de igual. Não imponha o mesmo modelo, porque nem a todas favorece o mesmo corte. Escolha antes uma cor, por exemplo.

65. Acreditar que pode fazer tudo sozinha e sem ajuda. Estas pessoas são da sua confiança, apoie-se nelas. As noivas que fazem tudo sozinhas ficam loucas com tantos detalhes.

66. Exigir demasiado das suas damas de honor. No seja a típica bridezilla que pede às suas damas para estarem prontas para as fotos desde as onze da manhã quando o casamento é às sete da tarde!

67. Excluir a sua família. Peça-lhes a sua opinião e aceda aos seus pedidos, nalguns aspetos. Por exemplo: deixe que seja o seu pai a escolher a música que irá dançar consigo.

68. Não agradecer. O planeamento da cerimónia é permanente e stressante. Não esqueça de reconhecer o esforço e o apoio dos seus irmãos, pais e outros convidados.

69. Não limitar o número de convidados dos seus pais. Se são eles a pagar o casamento, é justo que possam convidar quem quiserem (sem exagerar…)

70. Não deixar claro os papéis de cada um. Há casais que não explicam como será a entrada na igreja, por exemplo. O ideal é ter toda a gente informada do papel que vão ter na cerimónia.

Efeito Espontâneo
Efeito Espontâneo

Fotografia

71. Não contratar um profissional. Certamente que tem um primo apaixonado por fotografia que vai querer captar os momentos mais importantes do seu casamento, mas nesta ocasião o melhor é optar por um expert.

72. Não pedir referências. Muitos noivos contratam fotógrafos sem terem visto o trabalho completo do profissional. Peça-lhe que lhe mostre vídeos, imagens e a forma como vai entregar todo o material, no final. Se conhece alguém que já os tenha contratado, melhor.

73. Esquecer-se de dizer ao fotógrafo quem são as pessoas mais importantes para si no casamento. Muitos profissionais não tiram fotografias à avó ou à irmã do noivo porque não sabem quem elas são. Fale com o seu fotógrafo e diga-lhe quem são as suas amigas, damas, família, etc.

74. Esquecer-se de dar exemplos. Se tem referências de como quer as suas fotos, mostre-lhe. Poderá querer muitas poses ou fotos mais naturais.

75. Omitir momentos importantes. Este dia merece estar documentado desde o amanhecer. Que se tirem fotos desde o início até ao final.

76. O fotógrafo não conhecer o “terreno”. O melhor é que o fotógrafo faça uma visita prévia ao local da celebração, pois assim saberá escolher os melhores recantos e ângulos para as fotografias.

77. Falta de comunicação. Estabeleça uma lista com as fotos que quer tirar. No dia, pode esquecer-se de pedir uma fotografia com os seus primos, sobrinhos, etc. Peça também que retratem os detalhes da decoração.

78. Ter pressa em terminar a sua sessão de fotos. Dê-lhe o tempo necessário. Não se preocupe com os convidados, eles estão a conversar e a comer uns canapés.

79. Estar stressada com a sessão. Relaxem e desfrutem, senão nas fotos irá notar-se a vossa tensão e rigidez.

80. Dar-se mal com o fotógrafo. Talvez não tenha pensado nisso, mas a personalidade do fotógrafo dever coadunar-se com a sua. Assim tudo fluirá melhor!

Foto: It’s all about….
It's all about...
It’s all about…

Saiba também como escolher o seu fotógrafo do casamentoClique no play e descubra as melhores dicas para ter maior segurança ao eleger o profissional da sua confiança.

Música

81. Volume demasiado alto. É muito chato não conseguir ouvir quem está ao nosso lado à hora da refeição. Lembre o DJ que deve manter o som a um nível adequado.

82. Ter colunas perto de familiares mais velhos. Os jovens suportam melhor a música alta do que os mais velhos. Se vai colocar colunas na pista de dança, evite sentar os mais velhos nas mesas circundantes.

83. Querer controlar o DJ. Deixe que o DJ passe música variada, porque se você e o seu noivo gostam muito de música eletrónica, não quer dizer que todos os outros presentes também gostam. E vai querer que os seus convidados desfrutem da sua festa… ou não?

84. Não falar dos seus gostos com o DJ. Mantenha o profissional ao corrente das suas preferências musicais. Dê-lhe uma lista de músicas que não gosta, assim ele saberá que não as vai poder passar.

85. Volume demasiado baixo. Se não deve estar demasiado alto, também não pode estar demasiado baixo. Contrate colunas suficientes para que se ouça bem a música. Não há nada pior do que um mau som.

86. Não estabelecer horários. Fale com o encarregado do som para atribuir horas aos bailes, à liga, ao lançamento do bouquet, etc.

87. Ter uma primeira dança enorme. Há casais que escolhem músicas demasiado longas. Estar a dançar durante cinco minutos é demasiado. Se for esse o caso, peça ao DJ que a corte um pouco.

88. Não mostrar-lhe a sala previamente. É recomendável, pois assim saberá onde se deverá colocar e que equipamento será necessário.

89. Não pedir-lhe ajuda. Se não sabe qual a música para a sua primeira dança, peça-lhe uma lista com opções, certamente terá muito por onde escolher.

90. Assegure-se de quem é que irá à sua festa. Alguns DJs são famosos, mas têm uma equipa a trabalhar para eles. Certifique-se de que é o DJ que quer na sua festa.

Diana Nobre Fotografia
Mr.Milk - Espetáculos e Eventos
Mr.Milk – Espetáculos e Eventos

Extras

91. Sapatos rígidos. Um grave erro é não “suavizar” os sapatos antes do grande dia.

92. Deixar tudo para a última hora. Não deixe para o final a sua mala de lua-de-mel, por exemplo. Pode-se esquecer de peças importantes.

93. Casas de banho sem produtos. Não esqueça os cestinhos nas casas-de-banho com produtos que possam fazer falta aos seus convidados. Eles agradecem!

94. Pensar que a festa é só sua. Não se torne numa bridezilla controladora e inclua o seu noivo no processo. O casamento é algo de casal, que vos deve unir e não afastar.

95. Fazer do seu casamento a sua vida. Não deixe que o planeamento do casamento consuma a sua vida. Continue focada no seu trabalho, hobbies, amigos e família.

96. Ter demasiadas despedidas de solteira. Não faça mais do que quatro despedidas. Aos convidados sai muito caro ir a este tipo de eventos. E o melhor é que o celebrem com gosto e não por obrigação.

97. Esquecer o seu anel de noivado. O seu noivo investiu muito dinheiro. O melhor é assegurar-se de que o tem.

98. Enganar-se nos convites. Antes de mandar imprimir os convites reveja-os, mil vezes se for necessário, quer em termos de ortografia, como no que diz respeito às informações divulgadas.

99. Não ter em conta as necessidades dos que vêm de fora. Se tem convidados que vêm de longe, coloque informação adicional nos seus convites. Dicas: acrescente contactos úteis, como o serviço de táxis, bem como informação sobre lugares turísticos que possam visitar após a sua festa.

100. Acessórios. Distribua guarda-sóis, leques e outros acessórios que proporcionem maior comodidade aos seus convidados.

Ruy França
Ruy França
My Wedlock Planning

Recomendamos-lhe também:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Centrimagem
Conselhos infalíveis para que os noivos evitem gastos desnecessários aquando a organização do casamento
Não se precipite e faça uma revisão a todas as opções que existem no mercado nupcial antes de tomar qualquer decisão.
Quer um casamento feliz? Aqui fica uma lista de conselhos definitiva, realista e directa
Quer um casamento feliz? Aqui fica uma lista de conselhos definitiva, realista e directa
Mark Manson, um reconhecido jornalista e escritor, perguntou às pessoas com mais experiência sobre os segredos para um casamento feliz.
8 erros que todas as noivas cometem quando tiram fotos de casamento. E os conselhos para os solucionar!
8 erros que todas as noivas cometem quando tiram fotos de casamento. E os conselhos para os solucionar!
As fotografias são as melhores recordações que podemos guardar de um dia tão especial, por isso damos-lhe alguns conselhos para estar perfeita nas fotografias do seu casamento e evitar as falhas que as noivas costumam cometer.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação