Fato de banho, biquíni ou triquíni: o que vai levar para a sua lua-de-mel?

São muitos os casais que optam por um destino quente e de praia para a sua lua-de-mel, independentemente da altura do ano em que dizem o “Sim”. É o seu caso? Pois bem, nós vamos ajudá-la a decidir o que levar para deslumbrar na sua primeira viagem a dois enquanto marido e mulher.

Chiara Ferragni | Foto via Instagram oficial Calzedonia
Chiara Ferragni | Foto via Instagram oficial Calzedonia

Entretanto, conheça As 9 melhores contas de viagens do Instagram para inspirar-se para o Verão e lua-de-mel

Fato de banho

Até ao século XIX quanto alguém se banhava num local público tinha de o fazer completamente vestido, quer fosse homem ou mulher. Já pensou no incómodo que era? Só por volta de 1930 é que começaram a aparecer os primeiros fatos-de-banho que deixavam à vista algumas partes do corpo, gerando grande controvérsia na altura.

Foto via @xenia | Fato de banho Calzedonia Onepiece Susan

A seguir apareceu um “fato-de-banho” mais moderno, que pesava molhado 3 quilos! Claro que até à actualidade esta peça tem sofrido grandes mudanças e por isso hoje em dia podemos encontrar vários modelos diferentes: com alças finas, com as costas a descoberto ou fechado na parte de trás, etc. Este ano o fato-de-banho é uma peça TOP que não deve faltar no seu armário e/ou mala de viagem.

Quem deve vestir fato-de-banho?

Os fatos de banho são as peças ideais para quem tem um corpo com forma oval, com a barriga proeminente, pois disfarçam muito bem a gordura a mais, já que dão a ilusão da pessoa ser mais esguia.

Fato de banho Tezenis | Foto via @tezenisofficial
Foto: Jessica Goicoechea @goicoechea22 | Fato de banho Calzedonia

Conheça também 10 ilhas maravilhosas e pouco visitadas perfeitas para luas-de-mel e férias

Biquíni

Dado que o fato-de-banho cobria demasiado o corpo e deixava marcas de bronzeado esteticamente feias, alguém se lembrou de criar o biquíni. Esse alguém foi um engenheiro automobilístico chamado Louis Réard, que assumiu a certa altura a confecção de lingerie da sua mãe. O inventor do então denominado “fato de banho de duas peças” viria a batizar a sua criação de biquíni, o mesmo nome do atol do Pacífico onde tinha acabado de explodir a primeira bomba de plutónio. Mas só nos anos 60 é que o biquíni alcançou o seu esplendor.

Biquini Voke | Foto via @voke_swimwear

Desde então e até agora este conjunto de duas peças também mudou bastante. Hoje podemos encontrar partes de cima e de baixo de diferentes formatos. A parte de cima pode ser tipo soutien, em triângulo, caicai, etc., com diferentes tecidos e texturas (de crochet, licra, neopreno, etc.). Na parte de baixo, a cueca pode ser cintura baixa ou mais alta, em tanga, o chamado modelo brasileiro, etc. As mais altas este ano, estão a causar grande furor. Aposta num conjunto vintage?

Quem deve usar biquíni?

O biquíni é ideal para corpos em forma ampulheta, com ombros e ancas da mesma largura e a cintura mais estreita. Neste caso, qualquer biquíni lhe fica bem, sendo preferível os que têm a mesma cor na parte de baixo e em cima.

Biquini Voke | Foto via @voke_swimwear

Se tem o corpo em forma de triângulo invertido, com ancas estreitas e ombros largos, opte por cuecas baixas, tipo tanga, com laço nas laterais ou aplicações. Em termos de padrões, aposte nos estampados ou riscas de cores claras, pois dão a ilusão de ancas maiores. Caso tenha o peito grande, opte por partes de cima com alças largas e direitas em cores escuras e lisas, para disfarçar a largura dos braços e aparentar ter um peito mais pequeno.

Bikini CLARISSA Calzedonia | Foto via Instagram @calzedonia

Já quem tem o corpo em forma de pera ou triângulo, com ancas mais largas do que os ombros, não use biquínis apertados e opte  por modelos com faixa lateral larga e cores escuras. Se tiver o peito pequeno, use o caicai que fazem o peito e os ombros parecerem maiores, tornando o tamanho das ancas mais proporcional ao corpo.

Biquini Voke | Foto via @voke_swimwear

Veja também o biquíni ideal de acordo com o destino de lua-de-mel.

Triquíni

O triquíni é uma criação relativamente recente, já que “nasceu” em 1971, das mãos do designer Rudi Gernreich. No entanto, só anos depois é que o triquíni começou a causar furor nas praias de todo o mundo.

Triquini Cantê | Foto via @cantelisboa

Hoje em dia é um tipo de peça que tem tanto tem de querida como de odiada, porque só fica bem em determinadas silhuetas, já que realça as curvas. Também é preciso ter cuidado com as marcas de bronzeado que deixa.

Quem deve usar triquíni?

O triquíni é ideal para quem tem uma silhueta rectangular, com as ancas da mesma largura dos ombros, a cintura pouco definida ou peito pequeno, já que oferecem a sensação de curvas harmoniosas, evidenciando a zona das coxas e ancas e marcando a cintura.

Triquini Bohemian Swimwear | Foto via @bohemianswimwear
Triquini Bohemian Swimwear | Foto via @bohemianswimwear

Se ainda não sabe que destino de lua-de-mel vai escolher, veja as nossas sugestões de lua-de-mel no Quénia, Tailândia, Maldivas, Bali, República Dominicana ou as Ilhas Seychelles. Para além disso, veja os sites e os blogues imprescindíveis para preparar a sua viagem!

Dê-nos a sua opinião

Em forma para o grande dia: 6 exercícios obrigatórios para a noiva
Em forma para o grande dia: 6 exercícios obrigatórios para a noiva
A Zankyou esteve à conversa com 2 Personal Trainers que desvelaram os 6 exercícios obrigatórios para a noiva estar em forma no grande dia. Se no topo da sua “to do list” está o tópico “como-perder-três-quatro-ou-cinco-quilos-assim-rápido-rápido”, talvez queira ouvir (ou neste caso ler) o que temos para lhe dizer.
Hakuna Matata Beach Lodge & Spa
Lua-de-mel em Zanzibar: os melhores hotéis para que seja de sonho!
Zanzibar é um destino obrigatório para quem procura uma lua-de-mel paradisíaca, quer pelas suas incríveis praias de areia branca e águas transparentes azul-turquesa, quer pela sua riqueza histórico-cultural e beleza de paisagens.
5 locais incríveis para passar a sua lua-de-mel em Portugal.
5 locais incríveis para passar a sua lua-de-mel em Portugal.
5 paraísos escondidos para a sua lua-de-mel ou escapadela romântica.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação