Casamento sem álcool: vantagens e desvantagens

Já pensou em retirar as bebidas alcoólicas da garrafeira do seu casamento? Parece loucura? Tem medo de perder convidados? Nada disso. Eles irão por si, não pelo que poderão beber. Claro que as flutes de champanhe no fim da festa são muito bem-vindas, mas há quem não possa ingerir álcool, seja porque vai conduzir, por dependência, por motivos de saúde, questões culturais ou porque, simplesmente, não gosta. Assim, ninguém se sente mal por não poder beber e ficar a ver os outros.

Mas se está renitente em relação a este tema, fique já com as vantagens e desvantagens de um casamento sem álcool e faça a sua escolha.

Aguiam Wedding Photography
Foto: Aguiam Wedding Photography

Vantagens

Fim dos excessos…

Sim, porque haverá sempre quem não consegue controlar os efeitos da bebida. Muitos vomitam, desmaiam e, apesar de terem vindo a conduzir, não conseguem levar a família de volta a casa. Só aí, você já está a evitar uma situação (ou mais) pouco agradável. E, para além de se sentirem mal, muitos tornam-se inconvenientes. Dizem coisas que não devem, são malcriados e desagradáveis. Imagine ter de ouvir da boca de um amigo que o seu vestido é de muito mau gosto. Ninguém merece! Sem falar que os homens são muito impetuosos. Se os ânimos se levantarem, ainda pode haver cenas de pancadaria. Nada bonito! E entre mulheres? Que situação, ver duas das suas melhores amigas engalfinhadas a puxarem os cabelos uma à outra. Nada disso!

Créditos: Love Stories Weddings

Agrada os seus avós

Você já deve ter percebido como os seus avós ficam quando a veem a beber. Não que o faça com frequência, mas, mal ou bem, eles ficam nervosos. Se se ficar pelo sumo de laranja, eles vão sentir-se bem mais descontraídos na festa do seu casamento. E você sabe como o Alex gosta de beber… É que ele não aguenta nada o álcool. Os familiares dele ficariam muito mais felizes com ele sóbrio… E você também…

it's all about
Foto: it’s all about

Mantém o seu marido acordado para a noite de núpcias

Este factor é talvez dos mais importantes. Imagine o que seria se o Alex tivesse acesso aquelas bebidas todas. Logo ele, que fica trolóló com duas cervejas. Depois, como seria a noite de núpcias? A dormir? Nem pó…

Créditos: Quinta do Hespanhol | Foto: Maria Rao Photography

Orçamento…

As bebidas sem álcool, por norma, são muito mais em conta. Se optar por estas, poderá gastar mais noutras coisas importantes, como as alianças de casamento, as indumentárias dos noivos ou a lua-de-mel. Lá por cortar no álcool, não quer dizer que deixe os convidados à sede. Há cocktails só à base sumos de fruta super deliciosos. E não se esqueça que os chás frios estão na moda. Arrisque a mudança!

Descubra as melhores bebidas sem álcool para o seu casamento.

Créditos: Quinta do Hespanhol | Foto: Momento Cativo

Desvantagens

Convidados mais descontraídos e desinibidos

Mal ou bem, o álcool ajuda a desinibir. Com bebidas espirituosas, os mais tímidos vão conseguir relaxar e mostrar um pouco mais de si próprios. Com um pouco de animação e alguns cocktails os seus convidados vão ficar mais alegres e prontos para dançar… Até cair, dando origem a muitas e boas gargalhadas. Eles fogem por umas horas à realidade e rotina, acabando por se sentirem mais aptos, depois, para enfrentarem mais uma semana de trabalho, já na segunda-feira.

Aguiam Wedding Photography
Foto: Aguiam Wedding Photography

Cultura

Na nossa cultura, é normal incluir álcool nas festas, incluindo nas dos casamentos. Por isso, imagine o que seria se avisasse logo no convite que o seu casamento era alcohol-free! De certeza, que teria de atender muitos telefonemas a pedir-lhe satisfação por essa “decisão descabida”. Claro que ninguém deixaria de ir à celebração da sua união com o Alex por causa disso, mas que iria causar estranheza, iria.

Às de Copos
Créditos: Às de Copos

Consciência temporal e da realidade de cada um

O álcool tolda-nos os sentidos, perdemos alguma consciência e até a noção do tempo. Como tal, num casamento sem álcool, os seus convidados vão estar mais responsáveis e conscientes da necessidade de irem para casa a determinada hora. Isso não interessa nada numa festa. Uma celebração pede descontração natural, ausência da necessidade de cumprir horários e até alguma loucura. Imagine o que é ver os seus convidados a saírem todos antes do corte do bolo, só porque no dia seguinte têm de levar os filhos à natação.

Aguiam Wedding Photography
Foto: Aguiam Wedding Photography

Há sempre prós e contras em tudo. Um casamento alcohol-free não é exceção. Cabe aos noivos fazerem uma análise do que pretendem e tomar uma decisão consciente. Depois, pense se será que precisa mesmo de um bartender no seu casamento?

Antes de mais nada, saiba que o bar aberto (com ou sem álcool), a música e alguns pozinhos de perlimpimpim são essenciais para inovar na festa do seu casamento.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Verde aos Molhos - Catering
15 coquetéis espectaculares para dar brilho e classe ao seu casamento
As combinações mais originais são essenciais para fugir à rotina durante a festa final. Encha o seu casamento de cor e bom ambiente!
Fábio Azanha Photography
5 vantagens em ter um pequeno (grande) casamento
Grande ou pequeno não importa. O importante é que o dia mais importante da sua vida seja muito feliz. Se não for com uma festa de arromba no copo d'água, que seja no seu coração!
Mary Me Eventos. Créditos: João Almeida
As 5 vantagens em ter um casamento de Outono
Conheça as 5 vantagens de um casamento de Outono: uma celebração extremamente romântica e bucólica à sua espera!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação