Conheça as 25 tendência de casamento que deve passar ao lado em 2018

O ano de 2018 já entrou no calendário, por isso os noivos que desejam casar em breve já estão a fazer de tudo para se inteirarem das tendências lançadas para este ano, no que diz respeito a casamentos. A partir do momento que se marca a data do Grande Dia, há que começar logo com os preparativos da festa. E estes “não são pera doce”. Há muita coisa para organizar e decidir. E para dificultar a coisa, tudo tem de ser feito de acordo com as tendências mais in do momento.

Como já sabemos que começou a entrar em pânico, a Zankyou decidiu acalmá-la, com a ajuda da Vogue. Esta revista entrou em contato com sete dos wedding planners mais aclamados do meio e compilou (segundo a opinião deles) 25 das tendências de casamento que deve evitar a todo o custo.

The Quinta - My Vintage Wedding in Portugal
The Quinta – My Vintage Wedding in Portugal. Foto: Aguiam Wedding Photography

1. Paredes e tetos floridos

Nem pensar. Esta tendência já era“, diz o wedding planner Bryan Rafanelli da empresa Rafanelli Events.

2. Tudo em rosa dourado

Não me interpretem mal, adoro essa cor elegante, que ainda está muito em voga. Mas toda a decoração dessa cor é que não! Opte antes por dar alguns toques de rosa dourado em partes da receção. Isso tornará a cor mais cativante e os seus convidados não sentirão a vista tão ofuscada com o brilho poderoso desta tonalidade. Se quiser, dê um passo adiante, misturando outros tons metalizados também. “, afirma Mindy Weiss, da Mindy Weiss Party Consultants.

3. Photo Booth

As photo booth já tiveram o seu momento“, começa Bronson van Wyck da firma Van Wyck. Para este wedding planner, é preferível que crie vários momentos divertidos e suscetíveis de serem fotografados de forma natural ao longo da noite. “Um mural pintado à mão ou uma arcada cortada com guirlandas são oportunidades para os convidados tirarem excelentes fotos que não impliquem dizer ‘cheese'”.

The Storytellers
The Storytellers

4. Luzes brilhantes

Se o seu casamento não for em dezembro, deixe as luzes brilhantes para o Natal“, responde rapidamente Laurie Arons de Laurie Arons Special Events. Segundo a profissional, há muitas formas elegantes de iluminar uma cerimónia de casamento. Pode optar por cantinhos à meia-luz, castiçais, candeeiros em pontos estratégicos ou lustres pendurados.

5. Toalhas que mais parecem lençóis

A tendência, inspirada nas pinturas holandesas, de colocar toalhas de mesa que mais parecem lençóis é descabida e impraticável“, defende ainda Laurie Arons. “Será muito mais difícil para os convidados colocarem copos de vidro na  superfície irregular deste tecido, sem que estes caiam e se partam“, explica.

6. Quantidade exagerada de cocktails especiais

Continuando a sua conversa com a Vogue, Laurie chama a atenção para os cocktails especiais que podem ser desadequados ao gosto dos familiares e amigos dos noivos. Segundo esta wedding planner, escolher um ou dois cocktails que refletem os sabores favoritos dos recém-casados é uma coisa, agora só dar essas opções aos convidados é um erro. Estes vão sentir-se limitados e, por sua vez, desiludidos com o serviço. O melhor é dar-lhes várias hipóteses de escolha, incluindo bebidas sem álcool.

Quinta do Hespanhol
Quinta do Hespanhol. Foto: Momento Cativo

7. Bolos Naked

Sobre os bolos, Laurie Arons é contra o look despido. Esta foi uma tendência que começou nos casamentos rústicos, e que agora está muito na moda. Mas, na opinião desta especialista, os bolos naked são demasiado informais e parecem incompletos para uma receção de casamento digna. A falta da camada que lhe poderia dar um aspeto mais pomposo também faz com que o bolo seque mais depressa, deixando os convidados mal impressionados com ele.

8. Mesas vintage

As peças vintage são muito pequenas e preciosas. Então evite antiguidades, cristais caros e talheres de prata“, opina Bryan Rafanelli.

9. Fontes misturadas

Em relação aos convites de casamento, é melhor voltar ao clássico, tanto no que diz respeito à fonte como ao tamanho. Nada de misturas. Simplicidade é a grande regra para 2018“, conclui Bryan Rafanelli.

10. Casamentos sem flores

“A cor eleita em 2017 foi o greenary (esverdeado). Muitas pessoas levaram essa tendência tão a peito que, nos seus casamentos, acabavam por evitar as flores, optando por plantas suculentas e bem verdes. Estamos muito satisfeitos que a escolha de 2018 seja o Ultra Violeta e espero seriamente que ninguém jamais pense em fazer casamentos ‘sem flores’ novamente. Quanto mais brilhantes e mais ousadas, melhor!“, exclama Marc Eliot da Swoop.

Zito Camacho
Zito Camacho

11. “Experiências” alimentares excessivas

As experiências interativas com a comida estão cada vez mais na moda. Mas serão práticas? Segundo Mindy Weiss, da Mindy Weiss Party Consultants, nem por isso. “Embora ter uma parte do cocktail direcionado ao sushi permitindo múltiplas combinações deste alimento seja interessante, não vá muito além disso, a não ser que você tenha um plano sólido para as multidões. Não convém que o ato de comer seja uma tarefa difícil para seus convidados. E se eles tiverem que aguardar longas filas para fazer criações personalizadas, isso então será um pesadelo“, diz.

12. Convites digitais

“Os tempos podem até a estar a mudar, mas as noivas e os noivos devem trazer de volta o tradicional convite de casamento de papelaria. Os convites digitais são tão impessoais. E quando o seu Grande Dia acabar, você terá sempre algo tangível para ver e recordar. Além disso, quem não gosta de ter carta no correio?“, pergunta Marc Eliot.

13. Torres de Champagne (de Terror)

Já deve ter visto nos filmes americanos autenticas torres feitas com as taças de champanhe. De fato, são muito engraçadas de ver, mas “basta um pequeno toque para que caiam todas“, alerta Marc Elliot. O melhor é surpreender os seus convidados com um bar com uma deco original, cheio de brilho e muitas bebidas à escolha.

14. Bolo com sabores não-tradicionais

“Os casais andam a gastar fortunas com bolos de várias camadas, com sabores a cidra de maçã, chocolate quente, licor de laranja, entre outros. Só que a maioria dos convidados não aprecia esses paladares exóticos. “Opte por um bolo de baunilha, chocolate ou frutos silvestres e ornamente-o. “Se quiser fazer experiências, faça um bolo de noiva menor, só com esse intuito, aconselha Marc Eliot.

Spatium Fotografia
Spatium Fotografia

15. Paredes de Donuts

“Os donuts não são os novos cupcakes. Evite esta tendência, a menos que o seu pai seja dono de uma loja de donuts”, recomenda Bryan Rafanelli.

16. Tons rosa e neutro

A ideia não é propriamente ter um casamento “apagado” no que diz respeito às cores. Emily Pinon da empresa Bastille Flowers & Events diz que deve apostar numa fusão de cores mais tradicionais com salpicos de cores mais garridas. Concorda?

17. Mesas com excesso de objetos decorativos

“Menos é mais. Um espaço com nota negativa vai contribuir para a apreciação geral da decoração do casamento“, lamenta Emily Pinon.

18. Presentes não-comestíveis

“Se não é comestível, é um desperdício total”, afirma Emily. Como tal sugere: “se você não quiser dar um presente comestível para os seus convidados levarem para casa, faça uma doação para uma instituição de caridade em nome deles e comunique-lhes a sua decisão”.

Muguet - Bem Casados
Muguet – Bem Casados

19. Saquinhos de boas-vindas

Não dê às pessoas coisas que não precisam! Pense no planeta e no facto de ninguém querer transportar bugigangas  depois do seu casamento. Em vez disso, ofereça um item muito bom, como uma vela de viagem“, sugere Yifat Oren, fundador da Oren Co.

20. Bouquets de noiva apertados e compactos

Como não poderia deixar de ser, tínhamos de falar dos bouquets. Estes, segundo Emily Pinon, não devem ser compactos, porque a quantidade excessiva de flores acaba por ofuscar a beleza individual de cada uma. “Um estilo solto e natural com movimento é muito mais elegante”, conclui.

T A L E S | Weddings in Portugal
T A L E S | Weddings in Portugal

21. Grandes festas de casamento

Pode parecer estranho, mas Yifat Oren  sugere que, em vez de fazer uma festa muito grande, opte pela qualidade do tempo que está com os seus amigos e familiares. “Dê a seus entes queridos papéis significativos na cerimónia. Estes devem ser mais participativos e refletirem o seu relacionamento com eles“.

22. Frascos rústicos e jarras de serapilheira

“Guarde a sua serapilheira para transportar batatas e deixe os frascos na fábrica de conservas”, atira Bronson van Wyck . De acordo com este wedding planner essa combinação já deu o que tinha a dar. De tal modo, que até “dói de ouvir sobre ela”.

23. Uma só Paleta de Cores

“Em vez de uma única paleta de cores para o look do casamento inteiro, pense na celebração como uma série de atos, cada um com seu próprio visual e suas próprias cores“, sugere Bronson van Wyck.

Set Lounge Beach Weddings
Set Lounge Beach Weddings

24. Combinar tudo a todo o custo

Emily Pinon é perentória: “evite tentar combinar todos os aspetos do dia do seu casamento. Deve haver um fluxo, mas um look todo organizadinho com tudo a combinar é passado”.

25. Copiar casamentos reais

O próximo casamento real será o do príncipe Harry com Meghan Markle. Segundo Mindy Weiss, é natural que queira assistir a esta boda pela TV, para se inspirar. Mas nada de confusões! Não deve copiar tudo. A sua boda deve refletir a sua personalidade e a do seu noivo. Certifique-se de levar em conta as vossas próprias personalidades e a vossa própria história de amor, personalizando o casamento à vossa maneira”.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Vanessa & Ivo - Something Blue
Algumas das tendências de 2018 que as noivas quererão adoptar
Os aspectos mais in para 2018 em vestidos de noiva, bolo de casamento, espaço & decoração e recordações fotográficas
Flores, flores e mais flores
Decoração de casamento 2018: 5 tendências que a vão surpreender
Porque celebrar o amor merece uma comemoração à altura, a decoração do espaço é um dos aspetos mais importantes do planeamento da cerimónia!
Exponoivos Lisboa 2018 está quase a chegar: conheça o programa de actividades exclusivas!
Exponoivos Lisboa 2018 está quase a chegar: conheça o programa de actividades exclusivas!
A Exponoivos Lisboa 2018 está quase a chegar a Lisboa. Conheça o programa pormenorizado de actividades e marque presença na melhor feira nacional de casamentos!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação