Livro de honra para o casamento: as ideias mais originais!

Livro de honra para o casamento: as ideias mais originais!

Há várias formas de preservar as memórias bonitas do seu dia de casamento. Uma delas é através do livro de assinaturas, que não precisa necessariamente de ser um livro e que pode dar um toque de originalidade ao seu casamento. Vamos às ideias?

Livro de honra para o casamento: as ideias mais originais!
Créditos: Invite Mi
  • Convites e Estacionário
  • Conselhos
  • Msn
  • Decoração
  • Convidados
  • Original

Recordar também faz parte de viver. E há várias formas de preservar as memórias bonitas do seu dia de casamento. A mais óbvia é, claro, o seu registo fotográfico. Mas há outras maneiras, até mais intensas, de reviver o seu grande dia. A melhor? Viajando pelas recordações e palavras de quem esteve consigo. Porque os instantes de felicidade, as lágrimas, as gargalhadas… tudo isso acabará por ficar impresso no coração, assim como a presença dos familiares. Mas nada como recolher o testemunho daqueles que tanto vos amam e que vocês tanto amam. E é para isso que serve o livro de honra ou livro de assinaturas. Pode até achar que não é o elemento mais importante do seu casamento, mas acredite que é muito especial, pois é melhor forma dos seus convidados lhe deixarem uma mensagem bonita e expressarem o que sentem.

É apenas um livro?

“Apenas” um livro, não é, porque nele irão ficar registadas palavras que vai amar reler para sempre. Mas é verdade que não precisa de ser efetivamente um livro, com páginas em branco. Seria, até, redutor vê-lo dessa forma. Porque a verdade é que os livros de honra estão cada vez mais criativos, graças aos muitos talentosos designers que nos últimos anos têm ‘emprestado’ o seu talento ao nosso mercado. Há vida (e boa) para lá do tradicional livro de papel e, com um pouco de criatividade, pode facilmente dar um toque pessoal e original ao casamento através deste elemento. Aqui a imaginação é mesmo o limite!

O ideal é que o livro de honra esteja de acordo com o estilo de casamento que decidiram celebrar, mas pode sempre optar por um modelo especial com um toque de humor, doce, nostálgico, vintage ou romântico. Inclusive pode escolher um original detalhe deco que “vista” a sua casa e lhe recorde um dos dias mais felizes da sua vida.

Pronta para descobrir as nossas ideias para guestbooks únicos? Aqui ficam alguns dos livros de assinaturas mais originais, especiais e diferentes que encontramos e que a podem ajudar a idealizar como será o seu. Qualquer um trará mais glamour, mais originalidade e mais elegância ao grande dia. Para ler, reler, guardar e amar!

1. Uma gaiola para um toque vintage

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

As gaiolas, das maiores às mais pequeninas, combinam na perfeição com um casamento ao estilo vintage, quer sejam decoradas sob uma mesa de madeira ou suspensas na árvore mais antiga do local da receção. Convide a família e amigos mais próximos a deixarem uma pequena mensagem num envelope para, de seguida, o colocarem dentro da eleita. Verão que o mais belo dos cantinhos será o decorado com a vossa especial gaiola, repleta de palavras de amor!

Leia também: Mensagens de casamento: felicitações para os noivos e notas de agradecimento para os convidados

guardar
Foto: Ils & Elles Photographie
guardarRui Teixeira Wedding Photography
Foto: Rui Teixeira Wedding Photography

2. Uma caixa de correio antiga

Outra ideia super original, que irá surpreender e encantar os seus convidados! Comece por escolher uma pequena caixa de correio antiga em tons de branco ou cinza… Esqueça se ela lhe parecer velhinha, pois é isso que a tornará mágica! Decore-a, coloque-a num lugar de destaque, acrescente algum elemento que a identifique como livro de honra e, por último, confie no talento dos seus convidados. Certamente irão receber um sem número de pequenas mensagens, repletas de carinho!

Leia também: 10 dicas para escolher a estética, a estrutura e os textos para os convites de casamento

guardar
Foto: Onelove Photography
guardar
Foto: M&J Photography

3. Um barril de madeira

Para que não reste margem para dúvidas: a madeira continua a ser um dos materiais tendência para os casamentos rústicos e boho chiques. E diga lá se a ideia não lhe parece divertida? Já imaginou ter um barril de madeira, cheio de amor para dar e vender, a decorar o hall de entrada ou a sala de jantar lá de casa? E se o personalizarem com as vossas iniciais e data de casamento, tanto melhor: será uma recordação viva, e para a vida, do vosso casamento!

Leia também: Decoração de casamento rústica. Um toque muito pessoal!

guardar
Créditos: Carlie Statsky

4. Caixa ou cestinho de metal

Para as noivas apaixonadas pelo DIY, esta é uma ideia que não podem deixar escapar! Escolha uma caixa ou um cestinho de metal, quer seja de uma loja de antiguidades ou de uma loja de decoração. A proveniência, na verdade, pouco importa! Importa que escolha os apontamentos certos para lhe dar vida: flores, renda, fitas coloridas… Decore-a a preceito e a sua opção será, certamente, uma das estrelas da festa!

Leia também: Como organizar um casamento: 12 meses de preparativos. O calendário definitivo!

guardar
Foto: Kelly Dillon Photography

5. Máquina de escrever: um toque vintage

Os apaixonados pelo estilo vintage ou retro ficarão rendidos perante a ideia de colocar no seu casamento uma máquina de escrever antiga com papel, com a qual os seus convidados possam escrever as dedicatórias. É uma ideia original que vai surpreender e levar a que mais gente deseje dedicar-vos algumas linhas! E uma forma super elegante de gravar em palavras todo o carinho que receberão nesse dia.

Leia também: 34 ideias para casamento originais: marque a diferença!

guardar
Créditos: Mary Me – Eventos ®

6. Livros de honra com corações

Aqui a ideia é ter pequenos corações onde os convidados possam colocar os seus nomes. Pode colocar os corações dentro de uma caixa, fazer bonitas composições, etc. Só tem de ser imaginativa ou procurar profissionais com experiência que possam criar livros de honra verdadeiramente surpreendentes.

guardar
Foto: Erich McVey
guardar
Foto: Erich McVey
guardar
Foto: Carrie Patterson Photography

7. Tronco de madeira

Certamente que os troncos de madeira farão um sucesso, tratando-se de um casamento rústico. Combine-os com detalhes de outros materiais ou renda-se, apenas, à madeira. O que importa é que, tal como as velhinhas inscrições que todos fizemos nos troncos das árvores dos jardins, gravando para sempre as paixões da juventude – que pode até não ser quem a espera no altar… – ficará também eternizado na madeira o quanto vos querem aqueles que vos acompanharam neste dia tão importante.

Leia também: Como decorar um casamento rústico em 5 passos: descubra os truques mais chiques

guardar
Foto: Mary Brunst Photography

8. Rolhas e pedaços de madeira

Original será também fazer com que os seus entes queridos assinem um pedaço de madeira ou uma rolha! E depois colocam-no num jarro que poderá fazer parte da decoração lá de casa!

Leia também: Ideias para decorar a sua casa e fazer uma sessão fotográfica perfeita!

guardar
Foto: Ashlee Taylor
guardar
Foto: Angie Wilson Photography

9. Maleta antiga

Outra ideia genial é dar uso às maletas antigas dos avós para guardar o afeto e amor dos vossos convidados. Com efeito, para o tão requisitado casamento estilo vintage, pode optar por colocar malas de viagem antigas com postais ou cartas onde os seus convidados possam deixar as suas mensagens. E para além de livros de honra fantásticos, são um ótimo complemento para a decoração do casamento.

Leia também: As melhores ideias para uma decoração de casamento vintage: o estilo que é sempre um sucesso!

guardar
Créditos: Ginger Ray
guardar
Foto: Rui Teixeira Wedding Photography

10. Livros de honra com mapas do mundo

Os apaixonados por viagens podem utilizar um globo ou mapa do mundo como livro de honra para que os convidados possam assinar ou escrever mensagens por cima das cidades onde vivem ou dos seus destinos de férias favoritos, por exemplo.

Leia também: As ideias mais TOP para decoração da sua cerimónia: escolha a que mais se adapta ao seu estilo!

guardar
Foto: Erin McGinn Photography
guardar
Foto: Brittany Lauren Photography

11. Livros de honra com discos de vinil

Para os amantes da música, que tal fazer um livro de honra com discos de vinil? Escolha discos com músicas que tenham algum significado e coloque-os numa mesa, disponibilizando marcadores de acetato, de preferência de tonalidades metálicas para que se possa ler bem. Depois do casamento pode colocar os discos em molduras ou guardá-los em capas originais.

Leia também: Como escolher a música para o seu casamento: siga estes 5 passos e comece a sentir o ritmo!

guardar
Foto: Sasha Gulish

12. Livros de honra a simular urnas

E que tal a ideia de fazer um livro de honra a imitar uma urna, personalizada com fotografias do casal ou com qualquer outro tipo de decoração, em harmonia com tudo o resto? Os convidados escrevem uma mensagem numa folha estilizada onde, poderá fazer perguntas em jeito de referendo: “Qual acham que deve ser o nome do nosso primeiro filho?”, “Qual é a vossa memória favorita da noiva e do noivo?”, entre tantas outras possibilidades. Os convidados colocam depois o papel dentro da urna, tal como se estivessem a votar!

Leia também: Jogos para casamento: 12 ideias para que não falte animação no seu grande dia!

guardar
Fotos: Michael Chadwick Photography e Candy Cake Weddings

13. Postais como livros de honra

E que tal voltar um pouco atrás, quando ainda se enviavam postais em vez de fotos pelo Messenger ou WhatsApp? Pode personalizar os postais com fotos vossas ou dos vossos locais favoritos, hobbies ou paixões, momentos passados com as pessoas que convidaram…. enfim, as possibilidades são muitas, sendo o objetivo final o mesmo de todas as outras ideias: que os convidados vos deixem mensagens para mais tarde recordar!

Leia também: O valor de uma carta de amor: diga tudo o que lhe vai na alma por escrito!

guardar
Foto: Lindsay Madden

14. Polaroids: fotografias instantâneas, espontâneas e assinadas

Diz-se que uma imagem vale mais do que mil palavras. Por isso, se quer uma lembrança fotográfica mais pessoal do que as típicas fotos de casamento, coloque uma ou vária máquinas Polaroid numa mesa e deixe que os seus convidados façam todo o tipo de fotos, que podem ir colando ou pendurando em algum sítio da celebração criado para esse efeito: um quadro de cortiça, um “estendal” com corda e pequenas molas de madeira, um livro mais tradicional… é você quem escolhe. Coloque também uma caneta de acetato, pois assim, além da foto, cada convidado pode deixar uma mensagem.

Leia também: 40 temas de casamento para se inspirar

guardar
Créditos: My Fancy Wedding
guardar
Fotos: Elo 7 e Concept-A Photography

15. Vídeo: mensagens curtas e espontâneas gravadas em vídeo

Em vez de uma mesa com um livro aberto que pede assinaturas, deixe um ou mais ipads e tablets. E desafie todos a fazerem um pequeno vídeo com a mensagem especial que querem partilhar consigo. No final, faça uma montagem de todas e reviva o dia pelos olhos dos seus familiares e amigos.

Leia também: 6 ideias de vídeos de casamento: emoção gravada para sempre!

guardar
Foto via Cereja Weddings

16. Deco

Adoramos as letras XL como elemento de decoração, por isso parece-nos uma grande ideia para colocar no casamento em forma de livro de assinaturas. Um bonito detalhe para que os seus convidados assinem e que durará para sempre, para além de poder dar um toque de estilo muito pessoal na sua nova casa!

Leia também: 8 maneiras de incluir letras na decoração da sua boda

guardar
Foto: Orangeturtleblog

17. O clássico nunca more

Se o seu estilo é clássico e escolheu um livro de assinaturas tradicional, procure um estilo que combine com o seu casamento e convosco, enquanto casal. Aconselhamos sempre um toque personalizado, algum elemento que conte um pouco da vossa história, nem que seja um símbolo, uma cor ou o vosso logotipo.

Leia também: Casamento clássico ou tradicional: tudo o que deve saber sobre este estilo!

guardar
Créditos: Leão Creative

18. Personalizado

Quanto mais personalizado for o livro de assinaturas, melhor recordação terá e com mais carinho o guardará. O que acha de o personalizar para que seja algo só vosso? A nós parece-nos uma ótima ideia colocar no cabeçalho um desenho vosso com um toque naïf e adicionar os nomes e a data do grande dia.

Leia também: 61 lembranças de casamento para os convidados: uma recordação diferente e original!

guardar
Foto: Esencia Custome

19. Original: um puzzle

Se quer surpreender os seus convidados, e em vez de ter algo diferente do que viu nos outros casamentos, aponte esta ideia. Trata-se de distribuir várias peças de puzzle para que os seus convidados deixem impresso os seus bons desejos. No final do casamento (ou melhor no dia a seguir) pode unir todas as peças do puzzle e terá um precioso mural de assinaturas, que inclusive pode mandar emoldurar.

Leia também: 8 presentes de casamento para os noivos desfrutarem (mas não tocarem)

guardar
Foto: Gabriel Ryan Photography
guardar
Foto: Ashley Goodwin Photography

20. Livro de assinaturas digital

E se optar por um livro de assinaturas digital que não ocupe espaço, mas que o possa ver quando queira? Agora pode fazê-lo facilmente. Crie uma hashtag no Instagram, comunique-o aos seus convidados e espere que, através das fotografias (ou vídeos) mais bonitas, divertidas e inspiradoras, eles lhes deixem uma mensagem, que possa partilhar com o mundo!

Leia também: Como organizar o seu casamento 100% na Internet? Descubra o nosso guia!

guardar
Foto: Mirelle Carmichael Photography

21. Álbum de fotografias vossas

Porque não em vez de páginas em branco, fazer um livro de honra com um álbum de fotografias vossas (assim os convidados terão curiosidade, e vão estar mais inspirados para escrever) ou um álbum onde cada pessoa coloque a sua fotografia (por exemplo com uma máquina polaroid), juntamente com a mensagem? O resultado será muito divertido.

Leia também: Os 10 momentos mais emotivos do casamento

guardar
Foto Pinterest

22. A receita para um bom casamento

Peça aos convidados para vos darem sugestões como: “Por favor partilha a tua receita para um bom casamento”, “Sugestões para os noivos”, “Ideias de saídas a dois”, etc.

guardar
Foto: Kelsea Holder

23. Quadros para impressões digitais ou assinaturas

Uma ideia muito utilizada são os quadros para impressões digitais. Funcionam muito bem, uma vez que para muitos convidados ainda são novidade e são divertidos de utilizar.

A primeira ideia que sugerimos é fazer uma árvore. Imprima-a numa folha A5 e certifique-se que há ramos suficientes para cada um dos convidados deixar a sua impressão digital na extremidade do ramo. O efeito é lindo e pode até emoldurar o resultado final e incorporá-la na decoração da sua casa. Para que a memória esteja sempre presente, no seu dia-a-dia.

guardar
Styling Guida Design de Eventos. Foto Nelson Rocha

Pode também arranjar outra ilustração que não uma árvore. A ideia é encontrar uma imagem que possa ser finalizada com as marcas dos dedos dos convidados, como no caso dos balões abaixo. Uns carimbos e papel são o suficiente!

guardar
Foto: Jean-Laurent Gaudy

E se a ideia da árvore lhe agrada, mas prefere mensagens em vez de impressões digitais, a ideia também pode ser facilmente adaptada. Uma caneta e… já está!

guardar
Foto: Meg Perotti

24. Pedrinhas

Se o vosso casamento tiver um tema, podem utilizá-lo também no livro de honra. Se for à beira-mar, ou tiver a praia como inspiração, porque não escrever em conchas?

Pode, também, optar por pedras. Peça aos seus convidados para escreverem as suas mensagens e dedicatórias nas mesmas, pois para além de ser uma ideia muito original, é também um projeto DIY muito fácil de concretizar. Basta reunir pedras lisas, comprar uns marcadores de tinta acrílica e um cesto ou qualquer outro recipiente que lhe pareça adequado à temática decorativa do seu casamento. Pode também comprar uma cartolina e uma moldura para escrever uma mensagem a solicitar aos convidados para escreverem sobre as pedras.

Posteriormente, estes originais livros de honra podem ter várias utilidades: servir de pisa-papéis, para arranjos das flores no seu jardim ou até mesmo como elementos decorativos na sua casa.

Leia também: Comprar ou alugar casa? As dicas para escolherem a vossa primeira casa em comum

guardar
Foto: Caroline Frost Photography

25. Quadro ou peça de mobiliário

Uma ideia que também pode mais tarde vir a servir de decoração na vossa casa é uma tela ou uma fotografia vossa (com uma margem grande), onde os convidados possam escrever, desenhar, pintar… Ou ainda mais original: fazê-lo diretamente numa peça de mobiliário.

Leia também: Como sobreviver ao primeiro ano a morar juntos

guardar
Foto: Leila Brewster Photography
guardar
Foto: Millay Young Photography
guardar
Foto: Jess Barfield Photography

26. Utilize um objeto que estime muito

Também é um bom momento para usar de uma forma única algum objeto que aprecie muito. Por exemplo, se gosta de tocar guitarra, porque não expor uma para que todos os seus amigos lhe criem um modelo único e que o acompanhe todos os dias? Ainda para os apaixonados por música, porque não folhas de pautas? Para os surfistas, porque não uma prancha?

Leia também: As 5 coisas que sempre fez e não pode deixar de fazer depois de casar!

guardar
Foto: Pure Gold Photography
guardar
Foto: Sarah DeShaw Photography

27. Mensagens personalizadas em cartões com diretrizes

Se achar que nem mesmo com estas ideias originais os seus convidados são muito dados à escrita, porque não pedir-lhes para preencherem cartões onde começa frases que gostaria que os seus convidados terminassem? Peça conselhos, procure descobrir histórias, tente algo divertido. Vai estar a ajudar a criatividade de quem vai assinar os cartões se lhes der algo com que arrancar. Quer exemplos? Use frases como “na vossa lua-de-mel devem…”, “o segredo para um casamento de sucesso é…”, “o momento mais divertido do dia foi…”, “onde nos vês daqui a 25 anos?”, “quantos filhos acha que vamos ter e que nomes lhes vamos dar?”... São muitas as hipóteses, podendo mesmo preparar um texto com espaços em branco para completar.

Leia também: Impressionantes centros de mesa para casamentos. Não vai saber qual escolher!

guardar
Créditos: littlesizzle.com
guardar
Foto: Sarah Der Photography

28. O quadro: mensagens emolduradas

Crie um projeto de arte para ser o seu livro de honra. Junte duas molduras de madeira com a mesma estrutura. Cole todas as partes, exceto a superior, que vai retirar para criar uma abertura entre os dois quadros. Imprima várias folhas com a mesma forma ou use pequenos moldes de madeira com a mesma forma também. Desafie os seus convidados a escrever uma mensagem especial e a colocar o papel na ranhura que criou entre os dois quadros. No final, volte a colocar a parte de cima da moldura e tem um quadro perfeito para decorar a sua casa. Mais uma ideia que mais tarde pode utilizar como decoração e muito fácil de realizar!

Leia também: As ideias mais originais para a mesa dos noivos: a elegância está servida!

guardar
Foto via Bride Box

29. Envelopes coloridos: crie o seu mural de assinaturas

Algo tão fácil e bonito como colar envelopes coloridos com papéis para que os convidados possam deixar os seus melhores desejos fará com que fique com um recanto bonito no seu casamento, sem complicar demasiado. Um cavalete, um painel de madeira… Uma tela ou um quadro de cortiça… Pode colocá-los também numa caixa ou deixá-los no lugar de cada pessoa à mesa… É a receita de sucesso – com ingredientes bem divertidos! – para o livro de honra, que não é livro. E com uma vantagem: por vezes o que queremos escrever não é apropriado a um livro que vai passar por toda a gente e que todos podem ler. Por isso, esta é uma das razões porque um cartãozinho para colocar dentro de um envelope funciona tão bem.

Decore o seu recanto especial com flores e pequenas folhas junto a umas canetas, lápis ou marcadores coloridos. É algo simples e fácil de preparar, mas o seu resultado será um dos presentes mais bonitos. Uma dica: coloque depois as mensagens num álbum, para que não se percam!

Leia também: As melhores flores para cada estação do ano: a seleção dos experts!

guardar
Foto: Delbarr Moradi Photography
guardar
Foto: Delbarr Moradi Photography
guardar
Foto: Catarina Guimas – Wedding Planner

Já lhe tinha ocorrido qualquer uma destas opções? São fantásticas, certo? Mas atenção: são apenas algumas ideias.As possibilidades são infinitas! Para decidir, escolha algo que esteja de acordo com vocês, enquanto casal, e com o estilo do casamento, bem como consoante a funcionalidade que lhe querem dar, isto é, se preferem que os convidados possam escrever muito ou só assinar, se preferem algo para guardar ou para expor e utilizar como decoração, etc.

Verá que vai valer a pena ter um livro de honra. Não espere que todos os seus convidados lhe deixem uma mensagem inspirada, digna de Fernando Pessoa, mas acredite que mesmo que não o seja, sorrirá mais tarde, quando as for reler.

Conheça também as nossas propostas de livros de honra no Paper Studio da Zankyou. Não esqueça, com o Livro de Assinaturas oferecerá um espaço para que os seus convidados escrevam as suas mensagens que poderá ler mais tarde e o ajudará a reviver este importante dia. Clique aqui!

Talvez também lhe interesse:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Leão Creative Convites
Mary Me - Eventos ® Wedding planners
Rui Teixeira Wedding Photography Fotógrafos e vídeo
Invite Mi Convites
GUIDA Design de Eventos ® Wedding planners
My Fancy Wedding Wedding planners