15 alternativas originais para livros de honra

O livro de honra é um dos detalhes que, com um pouco de criatividade, pode facilmente dar um toque pessoal e original ao casamento.

Não é que não gostemos dos tradicionais livros de honra, que também são lindos (podem ver mais exemplos na nossa Magazine), mas por vezes é interessante inovar! Assim, aqui ficam 15 ideias alternativas, se quiserem algo um pouco diferente. De certeza que o vão querer guardar para sempre e eventualmente utilizá-lo na decoração da vossa casa (em vez de o deixar esquecido dentro de uma caixa).

Foto: Cassie Schott Photography
Foto: Stacey Ramsey

Começando com um formato mais tradicional, porque não em vez de páginas em branco, ser um álbum de fotografias vossas (assim os convidados terão curiosidade, e vão estar mais inspirados para escrever) ou um álbum onde cada pessoa coloque a sua fotografia (por exemplo com uma máquina poloroid), juntamente com a mensagem? O resultado será muito divertido.

Foto: Kelsea Holder

Ou então pedir aos convidados para vos dar sugestões como: “Por favor partilha a tua receita para um bom casamento”, “Sugestões para os noivos”, “Ideias de saídas a dois”, etc.

Foto: The Burks Photographers
Foto: The Burks Photographers

Uma ideia muito utilizada neste momento são os quadros para impressões digitais. Funcionam muito bem, uma vez que para muitos convidados ainda são novidade e são divertidos de utilizar. Para mais ideias, podem visitar o artigo de Livro de visitas originais publicado anteriormente na nossa revista.

Foto: Nicole Hill Gerulat
Foto: Marissa Rodriguez

Se o vosso casamento tiver um tema, podem utilizá-lo também no livro de honra. Se for à beira-mar, ou tiver a praia como tema, porque não escrever em conchas ou seixos? Podem até ser de um local com significado para vocês, como de onde se conheceram, passaram férias a primeira vez, etc.

Foto: Joseph Hall

Podem também utilizar postais ou fotografias, dando-lhes uma nova vida.

Foto: Nicole Hill Gerulat
Foto: Leila Brewster Photography

Uma ideia que pode mais tarde vir a servir de decoração na vossa casa é uma tela ou uma fotografia vossa (com uma margem grande), onde os convidados possam escrever, desenhar, pintar… Ou ainda mais original: fazê-lo directamente numa peça de mobiliário.

Foto: Daria Bishop Photographers | Orange Turtle

E para os apaixonados por música: folhas de pautas. Para os apaixonados por viagens, um globo – em que os convidados até podem escrever “em cima” do local de onde vêm, ou do destino de férias preferido.

Foto: Chad Cress
Foto: Vanessa Joy Photography

Se achar que nem mesmo com estas ideias originais os seus convidados são muito dados à escrita, podem sempre fazer várias perguntas como “Onde nos vês daqui a 25 anos?”, “Quantos filhos achas que vamos ter e que nomes lhes vamos dar?”, entre tantas outras hipóteses, ou mesmo preparar um texto com espaços em branco para completar.

Foto: Happily ever after

Mais uma ideia que mais tarde podem utilizar como decoração, e muito fácil de realizar: basta uma moldura funda e vários corações para os convidados escreverem.

Foto: Cataina Guimas - Wedding Planner

Por vezes o que queremos escrever não é apropriado a um livro que vai passar por toda a gente, e que todos podem ler. Esta é uma das razões porque um cartãozinho para colocar dentro de um envelope funciona tão bem. Pode colocá-los num quadro, numa caixa, deixar um no lugar de cada pessoa…

Esta é apenas uma pequena lista de ideias alternativas, mas as possibilidades são infinitas! Para decidir, escolham algo de acordo com vocês e o vosso casamento, e consoante a funcionalidade que lhe querem dar (se preferem que os convidados possam escrever muito, só assinar, se preferem algo para guardar ou para expor / utilizar como decoração).

Guest Blogger: Catarina Guimas 
Wedding Planner

É entendido no mundo dos casamentos e quer escrever para a Zankyou? Entre em contacto

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

O livro de honra (e os não livros de honra!): ler, reler, guardar e amar!
O livro de honra (e os não livros de honra!): ler, reler, guardar e amar!
É estupidamente redutor falar em livro de honra. Um livro de honra, não tem necessariamente de ser... Um livro!.. E...
Runaway Brides! Despedidas de solteira alternativas para noivas radicais
Runaway Brides! Despedidas de solteira alternativas para noivas radicais
Esqueça as despedidas de solteira tradicionais e aventure-se com as suas amigas numa tarde radical! Se já disse “O”...
Vestidos de noiva feitos de páginas de livros: para leitoras inveteradas
Vestidos de noiva feitos de páginas de livros: para leitoras inveteradas
Sempre que pensamos já ter visto de tudo no que diz respeito à moda nupcial, aparece algo de surpreendente. Conheça...
12 dos melhores espaços de casamento originais em Lisboa
12 dos melhores espaços de casamento originais em Lisboa
Hoje sugerimos-lhe os melhores espaços de casamento originais da capital e queremos saber a vossa opinião! Vamos sonhar em ser princesas por um dia?
Os melhores e mais originais locais para sessões de solteiros no inverno
Os melhores e mais originais locais para sessões de solteiros no inverno
Sugestões para explorar o melhor do inverno na sua sessão de solteiro.
Magníficos e originais porta alianças para o seu casamento
Magníficos e originais porta alianças para o seu casamento
Não encontra almofada das alianças lindas para o seu casamento? Conheça porta alianças personalizáveis, lindos e originais!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação