Como escolher o transporte para os meus convidados em 5 passos

Os noivos têm vindo a doutorar-se em surpreender os convidados com uma chegada em grande ao local da celebração. Carros de luxo, limusinas, carruagens, motas e até mesmo helicópteros foram ganhando protagonismo ao longo dos anos, sempre dependendo do tipo de casamento. Mas agora, muitos dos convidados, que durante anos tiveram de se contentar com seu próprio veículo para chegar ao casamento, têm também ter a sorte de poder dispensar o seu meio de transporte pessoal nestas ocasiões.

Com efeito, hoje em dia já muitos podem relaxar graças ao serviço de transporte que os noivos contratam para os seus convidados. No entanto, para quem está do outro lado, a organizar, a tarefa não é assim tão simples, pois precisa de uma previsão especial.

É por isso que estamos aqui: para ajudar a organizar todos os detalhes. Saiba, então, como escolher o transporte para os convidados do seu casamento em 5 passos.

Passo 1. Avalie o tipo de convidados

Geralmente as pessoas que optam por utilizar o transporte oferecido pelos noivos seguem um padrão. Para começar, os idosos são os primeiros a preferir livrarem-se do incómodo de levar o seu carro e de tudo o que isso implica. Muitos nem sabem conduzir ou já têm alguma dificuldade em fazê-lo, por isso não são raras as vezes que dependem dos veículos de outras pessoas para chegar ao local da celebração. Assim, este serviço é muito mais cómodo para eles, pois só têm de se dirigir ao “ponto de recolha” e esquecer tudo o resto.

Foto: It’s all about…

Por outro lado, também os mais jovens são adeptos do transporte oferecido pelos noivos. Por dois motivos: em primeiro lugar, alguns não têm ainda carro próprio (ou carta de condução); em segundo e último lugar preferem serem conduzidos para poderem desfrutar de maior liberdade durante todo o dia. Com efeito, e ao passo que as pessoas de meia-idade tendem a “sacrificar-se”mais em eventos como este, que se repetem ao longo da sua vida, os jovens  – que estão ainda a gozar das suas primeiras festas –  preferem deixar de lado a responsabilidade do carro e entregar-se ao máximo ao grande dia dos seus amigos ou familiares.

Foto: SLcasamentos

Concluindo: se a sua lista de convidados inclui muitos idosos e jovens, poderá ser uma boa ideia contratar o serviço. E já se sabe, aproveitando a oferta, certamente que outros convidados se juntarão à experiência.

Passo 2. Estabeleça um número de convidados

É importante que saiba qual o seu número de convidados, mesmo que seja por alto, para ter noção se será necessário contratar o serviço de transporte e, no caso de ser, qual o veículo a alugar.

Foto: Aguiam Wedding Photography

Atualmente os transporte alugados para os convidados costumam ter muito sucesso, pelo que aconselhamos a contar com essa possibilidade. Mas também sabemos que nem sempre será necessário incluir esse extra no seu orçamento, sobretudo se tiver alternativas que lhe permitam economizar muito dinheiro.

Photo by Tadeu Jnr on Unsplash

Para ter certeza de que esta é a decisão certa, faça uma lista dos convidados que potencialmente irão ocupar esse transporte e comece a conversar com profissionais que possam colmatar as suas necessidades. Depois de ter uma ideia de tudo, pergunte aos convidados em geral e descubra quem poderá precisar do serviço. Se a lista de candidatos for grande, comece a considerar seriamente a contratação; se não for, também não haverá problema, até porque certamente que todos irão conseguir ir ao seu casamento com a ajuda de outros convidados.

Passo 3. Tenha em conta o lugar da celebração

Este é outro dos elementos que determina a contratação ou não de um veículo, bem como o tipo do mesmo. Como tal, será necessário ter em conta vários fatores.

Photo by Sweet Ice Cream Photography on Unsplash

Se o casamento for celebrado na cidade onde os noivos vivem e onde se encontra a maioria da família, provavelmente só irá precisar de contratar um transporte pequeno para as pessoas que vivem em cidades e/ou aldeias vizinhas. Neste caso, o veículo também poderá ser contratado apenas para levar os convidados para o espaço do banquete e, no final da festa, levar as mesmas pessoas para um local estabelecido, percorrendo uma curta distância.

Foto: SLcasamentos

Se tiver convidados de fora – e certamente terá – não será nada má ideia facilitar a forma de todos chegarem ao seu casamento, se tal lhe for possível financeiramente. Caso seja um grupo grande, o que é bastante comum quando o casal decide começar uma vida longe do seio familiar, será necessário um veículo maior que, por sua vez, irá também percorrer uma distância maior – dois aspetos a considerar e que irão influenciar o orçamento.

Foto: It’s all about…

No caso de se tratar de um destination wedding, isto é, uma celebração nupcial numa cidade ou país diferente da residência dos noivos, tudo se complica. Se os noivos tiverem uma boa situação económica, podem até conseguir pagar a quantia total das viagens de avião ou de barco, ou ainda os gastos dos demais transportes, no caso de se poder ir de estrada até o local de celebração. Noutros casos, o casal encarrega-se apenas de hospedar os seus convidados no local escolhido, como gesto de agradecimento pelo esforço dos mesmos se terem deslocado até lá pelos seus próprios meios. Geralmente, estes hotéis têm ofertas tendo em conta grupos de pessoas e até mesmo pacotes especiais para casamentos.

Photo by Maximilien T’Scharner on Unsplash

Entretanto, e sendo o local da celebração fundamental, também convém ter em conta o acesso ao mesmo, bem como às instalações que oferece. Por exemplo, nalguns casos um autocarro pode ser a solução certa, nomeadamente quando é necessário resolver o problema do trânsito que um casamento pode gerar em determinadas zonas, pois estamos a diminuir o número de veículos, mas o mesmo veículo não será ideal para locais de difícil acesso. Tenha tudo isto em mente para tomar a sua decisão.

Photo by Scott Webb on Unsplash

Para além de todas estas questões, há também que ter em conta outros motivos relacionados com a localização do espaço e respetivas condições. Há noivos que, com este serviço, pretendem evitar o ruído na zona de celebração, e outros procuram resolver o problema de estacionamento, sempre que este não possa ser feito com normalidade. Neste último caso, um veículo grande pode reduzir o problema de grande aglomeração de carros, além de reduzir a poluição e facilitar o acesso, evitando o caos do estacionamento, cujo tamanho também pode ser demasiado pequeno e ser necessário contratar meios de transporte que economizem espaço.

Veja também o vídeo onde lhe dizemos como escolher o local do casamento em apenas 5 passos. Clique no play e tome nota!

Passo 4. Escolha o meio de transporte

Já com todos os dados geográficos e demográficos do casamento na mão, é hora de começar a concretizar. Geralmente, o autocarro é o meio preferido dos noivos para levar “a tropa toda”, pois a verdade é que estes veículos acabam por ser bastante acessíveis, já que oferecem bons preços de grupo, sendo mais rentáveis ​​do que outros tipos de transporte. Assim, e tendo em conta a grande função que desempenham, podemos dizer que são bastante económicos, já que um autocarro de 50 lugares custa por volta de 400 euros, já com motorista.

Photo by Church of the King on Unsplash

Em certos casos, no entanto, não será necessário alugar um autocarro e a melhor opção é um minibusque inclui menos pessoas (até 30 passageiros). Além de ser mais económico, também será mais acessível. Neste caso, também se encaixam as furgonetas e as famosas pão de forma, escolhidas por se inserirem dentro um tema, como o hippie, para dar um toque diferente ao casamento e associados ao estilo do mesmo.

Pão de Forma Eventos

Tenha em conta que alguns meios de transporte cumprem simplesmente a função de traslado, mas muitos outros, sobretudo os autocarros, são ideais para motivar as relações sociais entre os convidados. Desta forma, os convidados confraternizam e iniciam a festa antes mesmo de começar, gerando um clima descontraído e muito agradável.

Passo 5. Conselhos práticos

Após ter decidido qual o meio (ou meios) a alugar, é importante considerar várias questões. Por um lado, o preço, que irá variar de acordo com a distância que o veículo tem de percorrer. Em seguida, os pontos de recolha das pessoas, que geralmente são fixos e servem de referência para as pessoas do local indicado. E, finalmente, as horas da recolha, que geralmente se dividem em duas, para que haja mais alternativas na hora de acabar a festa.

Foto: It’s all about…

Também é aconselhável deixar alguns lugares livres, para o caso de imprevistos. Assim, aconselhamos que determine o número de integrantes do veículo com alguma “folga”, para poder incluir inscrições de última hora, seja pouco antes do casamento ou até mesmo no final do mesmo, caso alguém que tenha chegado em veículo próprio decida utilizar o transporte que contratou para regressar a casa em segurança e assim poder aproveitar melhor a festa.

Foto: It’s all about…

Se gostou de ler este artigo, talvez também lhe interesse:

E para ajudá-la na organização

Descarregue o ebook Como organizar o seu casamento“!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Como vestir as crianças para um casamento em 5 passos
Como vestir as crianças para um casamento em 5 passos
Não sabe como é que vai vestir as crianças no casamento? Fique com as nossas sugestões e tire esse peso de cima!
Como escolher os convites para o meu casamento em 5 passos
Como escolher os convites para o meu casamento em 5 passos
Se ainda não escolheu os seus convites de casamento, tem aqui as melhores dicas para fazer uma aposta certeira!
Como escolher o fotógrafo do seu casamento em 5 passos
Como escolher o fotógrafo do seu casamento em 5 passos
Para assegurar o registo do seu grande dia através de fotografias singulares, inspiradoras e criativas, confie no trabalho de quem sabe!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação