20 regras para ser a madrinha perfeita (e não cair nos erros típicos)

Não há dúvida de que as pessoas mais importantes de um casamento são os noivos. Mas depois deles é a madrinha da futura esposa que monopoliza grande parte dos olhares. Embora a noiva seja aquela que toma mais decisões, a madrinha desempenha um papel fundamental no momento dos preparativos e na organização do casamento.

Se tiver sido convidada para madrinha de casamento da Alexandra, tenha em mente que você é apenas uma figura de suporte para ela, o seu papel é ajudá-la em tudo o que ela precisa e dar-lhe os melhores conselhos. E como o look é tudo num casamento, seleccionámos 20 regras para ser a madrinha perfeita no que diz respeito ao vestido, complementos e à maquilhagem e penteado. Tome nota:

Diana Nobre Fotografia
Diana Nobre Fotografia

1. Vestido

É essencial que você escolha um visual apropriado. O seu vestido deve estar em consonância com o estilo da noiva. Ou seja, se a noiva levar um vestido com cauda, você deve apostar num vestido liso com uma pequena cauda. A madrinha deve estar impecável no dia da celebração!

A primeira regra todas as mulheres sabem (ou deveriam): é totalmente proibido ir de branco. Essa cor é exclusiva para noiva. Pelo mesmo motivo, você deve evitar tons perto do alvo. É o caso do bege, creme e cinza claro. O preto também não é uma boa opção.

Quanto ao tecido, pode escolher o que mais gosta, não há restrições, excepto os muito brilhantes. Você pode apostar em cetim, tafetá, organza, strass ou veludo.

Fine´Art`Studio :: estudiodellas
Fine´Art`Studio :: estudiodellas

Um factor determinante para escolher a sua indumentária prende-se com o lugar onde acontecerá a celebração. Um casamento de dia não “pede” o mesmo que um casamento nocturno.

Segundo as regras do protocolo, a madrinha tem logo à partida a vantagem de ser a única pessoa com permissão para se exceder em algumas decisões. Como por exemplo levar um vestido de gala, mesmo durante o dia, ou usar tocado, em qualquer momento. Pense que, tendo carta branca, você deve ser muito cautelosa e escolher correctamente cada peça do seu figurino.

Fine´Art`Studio :: estudiodellas
Fine´Art`Studio :: estudiodellas

2. Complementos

Existem regras básicas que não devem ser quebradas. Por exemplo, se pretende usar pamela, saiba que estes só são permitidos em celebrações diurnas e com vestidos curtos ou de comprimento médio.

Você não deve exceder a largura dos seus ombros, com xales ou pashminas.

Os toucados podem ser usados a qualquer hora do dia, desde não condigam com o vestido. Ou seja, quanto mais barroco for o vestido, mais discreto deverá ser o tocado e vice-versa.

Foto: Kiwo
Foto: Kiwo
Foto: Kiwo
Foto: Kiwo

O uso de echarpe não gera consenso. Há quem considere que as madrinhas a devem usar, outros não. Mas, se formos ao pormenor das regras do protocolo, só pode usá-la, se for acompanhada de um homem de jaqueta.

Em qualquer um dos caso, o comprimento da echarpe depende da hora do dia e, claro, não pode ser branca. Embora actualmente as madrinhas optem, na maioria dos casos, por não usá-la, existem sempre excepções e isso dependerá sempre do estilo do casamento

Foto: Prisma Blanco Fotografía
Foto: Prisma Blanco Fotografía

Independentemente de levar toucado, chapéu ou echarpe, de acordo com o protocolo, não deverá tirá-los em nenhum momento da cerimónia.

– Segundo as mesmas regras, os braços devem ir cobertos.

Uma opção muito elegante são as luvas, mas você deve saber como usá-las. O principal é ter em conta a manga do vestido: quanto mais curta, mais longa deverá ser a luva.

Uma regra muito importante e que nem todas seguem, é que, no momento da saudação, a madrinha deve remover a luva direita e segurá-la com a mão esquerda, junto com a pochette.

Guadalupe Maxim
Guadalupe Maxim

A madrinha também se deve lembrar de tirar as luvas na igreja e durante as refeições.

– A mala e os complementos devem ser pequenos e discretos.

Quanto aos sapatos, é melhor levar um modelo fechado ou, no máximo, com o calcanhar a descoberto. É crucial que escolha sapatos confortáveis, uma vez que uma das principais funções da madrinha é ajudar a noiva em todos os momentos.

andIwonder Wedding
andIwonder Wedding

3. Maquilhagem e Penteado

A maquilhagem deve ser natural. É imprescindível  que se sinta bonita como é. É natural que no dia de casamento da sua melhor amiga queira carregar um pouco mais do que o habitual, mas lembre-se da mais recente máxima: menos é mais.

Quanto ao penteado, fica muito elegante ir de cabelo apanhado. Se não optar por ir de tocado, pode sempre colocar uma tiara ou um diadema muito discreto, no cabelo. Já, se for de chapéu ou pamela, aconselhamos que apanhe o cabelo de forma mais subtil, de modo a que as costas vão descobertas.

Diana Nobre Fotografia
Diana Nobre Fotografia
Awe
Awe

Finalmente, um detalhe muito importante é acordar o vestido com a mãe da noiva. Tradicionalmente, a mãe da noiva é que tem o direito de escolher o que vai vestir em primeiro lugar. Só depois é que avisa a mãe do noivo sobre o estilo do seu vestido, para que não vão iguais ou parecidas, nem mesmo com a mesma cor.

Spatium Fotografia
Spatium Fotografia

Você deve estar ciente de todas estas questões, para não correr o risco de ficar mal vista. Lembre-se que a madrinha tem um papel muito importante no casamento, devendo destacar-se dos outros convidados.

Pelo sim, pelo não, tome notas destas 20 regras de etiqueta de casamento que tem mesmo que saber! Depois delicie-se com estes modelos de vestidos para madrinhas e saiba que cor escolher.

Se não puder/quiser ser madrinha de casamento da sua melhor amiga, saiba como recusar o convite. Uma coisa é óbvia: tem de ser com muito tacto e diplomacia.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Por Magia - Photography
As 10 atitudes que estão PROIBIDAS aos convidados de uma festa casamento
Pequenas diretrizes que não custa seguir e que fazem toda a diferença para o casal que quis partilhar consigo o seu grande dia. Porque amor, com amor se paga.
Atelier Gio Rodrigues
Como combinar os looks dos casais convidados: 7 dicas de estilo imperdíveis
Foram convidados para um casamento e gostavam de o celebrar de forma especial? Já pensaram em combinar os visuais?
Aguiam Wedding Photography
Casamentos quase perfeitos: 30 coisas que todos os convidados detestam
O casamento é seu. Mas os convidados também. Para os poder mimar, é preciso que saiba as coisas de que eles mais se queixam.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação