10 perguntas (que todas nós fazemos) sobre o cocktail e o banquete do casamento

O cocktail e o banquete fazem o par perfeito para que o seu casamento seja recordado por uma gastronomia de nota 10 mas, para isso, é necessário que ambos se completem. Por exemplo, para um cocktail extenso e abundante não será boa ideia um banquete demasiado grande (e vice-versa).

Diante da pressão que possa sentir ao organizar o seu casamento, queremos resolver algumas das dúvidas mais comuns (e que todos os noivos têm) acerca do cocktail e do banquete. Não perca nenhum detalhe!

1. Escolho o catering o o local da celebração já o tem incluído? Como faço?

O principal é perguntar no local onde se vai casar. Por vezes os noivos que já estiveram nesse sítio, num casamento ou simplesmente a jantar, já são conhecedores de como trabalha o espaço.

Também pode acontecer que os noivos queiram levar um catering a um local que já tem a sua própria equipa de cozinha e aqui, neste caso, volta-se ao ponto inicial: é necessário perguntar quais são as possibilidades.

Um exemplo de um local com equipa própria é a Quinta das Palmeirassituada em Sintra. Um espaço versátil que conta com vários espaços diferenciados e conectados entre si para oferecer um lugar agradável, com os seus amplos jardins, terraço, pista de dança e outros espaços com ambientes mais familiares para as celebrações de casamentos mais íntimos. Dispõem de cozinha própria e preparam as melhores delicias para o vosso grande dia.

2. Quando deve começar o cocktail?

A hora do começo é marcada pelo final da cerimónia. Têm que ter em conta várias coisas na hora de programar a hora: a que horas começa e quando termina a cerimónia, se os convidados têm de se deslocar até ao local da celebração e quanto tempo demoram. Uma vez que tenham isso claro já podem acordar a hora em que começará tudo.

É importante ter em conta que nos casamentos de Verão e de tarde, tanto as cerimónias como as celebrações, costumam começar mais tarde, uma vez que os dias são mais longos e faz mais calor. No caso dos casamentos de Inverno ou épocas onde as temperaturas são mais baixas, costuma ser ao contrário.

Conselho: não tenham os convidados à espera à porta do local da celebração… É um detalhe muito feio!

3. Onde se deve fazer?

Tal como na primeira questão, devem perguntar no local quais os espaços que têm habilitados para o cocktail e ter em conta a data do casamento e as condições meteorológicas. É difícil que o cocktail seja um total êxito se celebrarem o vosso casamento ao ar livre em Dezembro na zona norte de Portugal… É provável que o tempo não colabore convosco… Assim, o melhor para isso: em primeiro lugar, conhecer o espaço onde se vai celebrar e logo ter sempre um plano B.

Quanto aos espaços podem escolher um ao ar livre ou no interior. Irá depender, principalmente, do estado de tempo e por outros factores como: os espaços acondicionados para o realizar, a equipa que exista, etc.

4. Como se organiza?

A organização, novamente, dependerá do grupo de profissionais com o qual contam para o vosso grande dia. Agora, como ideias, aconselhamos algo que é uma tendência na restauração de casamentos: o showcooking ou cozinha em directo. É uma excelente ideia para o cocktail já que os vossos convidados desfrutarão da melhor gastronomia relacionando-se entre eles. Além do mais também podem apostar por outras linhas semelhantes como é o caso das food trucks ou postos de comida.

Tenham em conta quando falarem com o maître do local ou do catering, devem esclarecer quantos funcionários servirão a comida, como será servida a bebida e em que medida, onde se localizará a mesa para deixar os copos e restos de comida, etc.

5. O que há para decorar durante esta parte?

A decoração no cocktail é tão importante como noutro momento do casamento assim, tenha em conta o estilo escolhido para esse dia para o adequar durante o cocktail. Quanto a estilos pode escolher: vintage, industrial, boho-chic, etc.

Love Stories Weddings - Wedding Decoration & StationeryAgende reunião com Love Stories Weddings
Love Stories Weddings – Wedding Decoration & Stationery

6. Quando começa o banquete?

Pois bem, o banquete começa quando terminar o cocktail, como é lógico. Aqui a questão está na duração do cocktail. Hoje em dia é tendência alargá-lo durante mais tempo, incluindo postos de comida e showcooking, para que os convidados degustem um maior número de iguarias durante o cocktail e, posteriormente, passar ao banquete, o qual será mais breve e com uma menor composição de pratos. 

Há quem prefira um cocktail normal e, a continuação, um banquete mais tradicional: marisco (frio e/ou quente), peixe, corta sabores, carne e sobremesa.

7. Quanto dura?

O ideal com os banquetes é que não se eternizem.Vocês, como noivos, adoram que vos façam surpresas, gostam de partilhar os detalhes e outras demonstrações de carinho para com os vossos convidados, mas é certo que os amigos e familiares podem não achar tanta graça estar todo o tempo com as mesmas pessoas…

Conselho: tentem que os vossos convidados desfrutem e que o banquete não pareça interminável, para depois poderem desfrutar de uma festa inesquecível.

Como exemplo de um local especial apresentamos-lhe a Quinta do Monte Redondo, uma quinta situada em Montemor-o-Velho onde receberão o melhor tratamento e serviço, num dia único. Aqui, sempre que a meteorologia colaborar, poderão celebrar o banquete nos seus jardins cuidados ou então nos seus amplos salões, onde todos os detalhes não são esquecidos.

8. Onde se faz?

O banquete, tal como o cocktail, é marcado pelos mesmos factores: meteorologia, hora da celebração, espaços acondicionados para eles (ao ar livre ou no interior)… Pensem que escolheram esse local pela sua magia, porque os dois adoraram o espaço, porque pode ser um local muito especial para o grande dia e porque sabem que os profissionais não falharão.

9. O que fazer com as crianças durante o cocktail e/ou o banquete? 

Grande questão! Há quem pense que as crianças são geniais nos casamentos e há quem pense o contrário… Seja como for, o que está claro é que os mais pequenos fazem parte do grande dia, tanto a nível de amigos como a nível de família. Sim é certo que, às vezes, não se sabe como lidar com eles e há que procurar ideias para que as crianças se mantenham entretidas.

Se procuram uma solução prática, o ideal é contar com uma equipa de profissionais como as que oferece a Só AnimarteUma empresa focada nas actividades performativas e circenses e com um vasto número de personagens/serviços e uma equipa de diferentes áreas de formação, destaca-se no meio pela sua irreverência, originalidade e personalidade que não só farão as delicias dos miúdos como também dos graúdos.

10. O que não se deve fazer nem durante o cocktail nem durante o banquete?

Existem certas coisas que, por nenhum motivo, deve ou devem fazer e são as seguintes:

  • Não alongar muito o cocktail e evita que banquete seja também muito longo. (Quando falamos em “longo” referimo-nos a umas três horas cada um).
  • Não ponha um showcooking de marisco e optar por um prato no banquete que também o leve, aplicando-se a regra a qualquer outra receita… Seria repetir comida! 
  • Não permita que os seus convidados estejam a morrer de sede durante o cocktail, sobretudo se se tratar de um casamento de Verão, quando as temperaturas são mais altas e os convidados, homens, estejam a usar um fato.
  • Não os deixe a esperar demasiado tempo. Se decidem ir tirar as fotos depois da cerimónia a algum local não permita que esperem demasiado tempo, porque eles querem é partilhar mais tempo com vocês e participarem da vossa felicidade.
  • Servir pouca comida. Tal só poderia, eventualmente, acontecer no caso de o cocktail durar pouco tempo e seguidamente se passar para o banquete. Pense que a um casamento os convidados chegam com fome.

Por fim, já sabe que tem ao seu alcance imensas possibilidades na hora de preparar o cocktail e o banquete. Pode também optar pela opção de celebrar um casamento tipo buffet, no qual só haverá cocktail e os seus convidados interagirão constantemente ou, então, seguir o estilo mais tradicional e apostar num casamento com cocktail seguido de banquete, para acabar com uma grande festa.

Veja também:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Credits: Momento Cativo
4 ideias gastronómicas inovadoras para o banquete do seu casamento
Converta o catering do seu grande dia numa explosão de sensações nunca antes vista. Deixe-se levar pela criatividade gastronómica!
Wendy Creating Moments
Eis as 8 respostas às 8 perguntas que você não chegou a fazer sobre a cerimónia
O Grande Dia está quase a chegar e o seu sonho está prestes a se tornar realidade, no meio dos nervos e da expectativa. Ao caminhar para o altar, é provável que algumas perguntas comecem a surgir. Descubra-as!
Saborearte Eventos
10 fantásticos caterings de casamento em Braga
Não será Braga a cidade perfeita para casar? A propósito disso, e porque a maioria dos casamentos são, no fundo, um banquete, um convívio festivo e familiar, seleccionámos 10 fantásticos caterings, na cidade dos arcebispos.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação