Tenha o cocktail e o banquete do casamento dos seus sonhos com estas sugestões

Tenha o cocktail e o banquete do casamento dos seus sonhos com estas sugestões

Aproveite a sua boda em cheio! Organize um banquete comme il faut e um cocktail top. É simples, só tem de contratar os melhores do mercado e deixar os seus convidados livres para comemorarem a si! Leia as nossas dicas

Tenha o cocktail e o banquete do casamento dos seus sonhos com estas sugestões
  • Copo d'água
  • Conselhos
  • Cocktail
  • Noivos

Para que um casamento seja celebrado comme il faut, tem de haver comes e bebes. É à volta da mesa que você e os seus convidados fazem os brindes, relembram as suas histórias com o seu (já) marido e se divertem muito. Mas, claro que naqueles momentos mais descontraídos antes do banquete, logo a seguir à cerimónia, uma bebida e alguns aperitivos sabem sempre bem. Pense assim num cocktail descontraído e cheio de animação. Quem sabe ao som de uma banda clássica, para abrir o mote para uma noite mais animada. Uma coisa é certa: o cocktail e o banquete são o par perfeito para que o seu casamento seja recordado com saudade. Só uma dica, para um cocktail extenso e abundante, é preferível um banquete pequeno (e vice-versa).

É natural que durante a organização do seu casamento, venha a ter algumas dúvidas sobre a questão do cocktail e do banquete. Nós damos-lhe algumas dicas para que tudo corra bem!

guardarImppacto, Catering e EventosMarque já uma reunião com Imppacto, Catering e Eventos
Imppacto, Catering e Eventos

Saiba se a quinta do casamento tem o catering incluído

O mais importante é perguntar no local onde se vai casar se também organiza o cocktail e o banquete. Também pode acontecer que os noivos queiram levar um catering a um local que já tem a sua própria equipa de cozinha e aqui, neste caso, volta-se ao ponto inicial: é necessário perguntar quais são as possibilidades.

Se, por outro lado, prefere casar numa quinta que lhe adiante esse serviço, propomos a Quinta das Palmeirassituada em Sintra. Um espaço versátil que conta com vários espaços diferenciados e conectados entre si para oferecer um lugar agradável, com os seus amplos jardins, terraço, pista de dança e outros espaços com ambientes mais familiares para as celebrações de casamentos mais íntimos. Dispõem de cozinha própria e preparam as melhores delicias para o vosso grande dia.

guardarQuinta das PalmeirasAgende visita a Quinta das Palmeiras
Quinta das Palmeiras

A hora do cocktail

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

A hora do começo é marcada pelo final da cerimónia. Tem que ter em conta que a que horas começa e quando termina a cerimónia, se os convidados têm de se deslocar até ao local da celebração e quanto tempo demoram. Uma vez que tenham isso claro, já pode acordar a hora em que começará tudo.

É importante ter em conta que nos casamentos de verão e de tarde, tanto as cerimónias como as celebrações, costumam começar mais tarde, uma vez que os dias são mais longos e faz mais calor. No caso dos casamentos de inverno ou épocas onde as temperaturas são mais baixas, costuma ser ao contrário.

guardarQuinta do Roseiral - CateringVisite já a Quinta do Roseiral - Catering
Quinta do Roseiral – Catering

E o banquete, quando começa?

Esse começa quando termina o cocktail. Aqui a questão está na duração do cocktail. Hoje em dia é tendência alargá-lo durante mais tempo, incluindo postos de comida e showcooking, para que os convidados degustem um maior número de iguarias durante este momento e, posteriormente, passar ao banquete, o qual será mais breve e com uma menor composição de pratos. Há quem prefira um cocktail normal e, a continuação, um banquete mais tradicional: marisco (frio e/ou quente), peixe, corta sabores, carne e sobremesa.

Com a assessoria da Imppacto, Catering e Eventos, você não tem com o que se preocupar. Esta empresa sabe bem como organizar a sua mesa de casamento. O banquete será exatamente como você idealizou. Acrescente-lhe o bom senso, talento e serviço de excelência desta empresa. Para o catering do seu casamento, a Imppacto proporciona uma variedade de opções à base de produtos frescos e de qualidade inquestionável. Claro que os seus gostos pessoais são tidos em conta, assim como a tendência do casamento, as condições atmosféricas, a estação do ano e algum requisito especial dos convidados ao nível gastronómico. Comece já a imaginar a sua boda com aperitivos elegantes, entradas surpreendentes, pratos campestres à base de grelhados, menus altamente sofisticados ou sobremesas tradicionais reinventadas à luz da contemporaneidade. Com a Imppacto, Catering e Eventos é possível!

guardarImppacto, Catering e EventosMarque já uma reunião com Imppacto, Catering e Eventos
Imppacto, Catering e Eventos

E dura muito?

O ideal é que os banquetes não demorem assim tanto. Você e o seu noivo adoram surpresas, gostam de partilhar os detalhes e outras demonstrações de carinho para com os vossos convidados, mas é certo que os amigos e familiares podem não apreciar ficar tanto tempo com as mesmas pessoas. O ideal é você ter bom senso! Só para ficar com uma ideia, um dos locais mais especiais para presentear os seus convidados com um cocktail e banquete, recheado de produtos frescos e de qualidade, é a Quinta do Roseiral – Catering, em Vale dos Lobos. Esta apresenta ementas inspiradas na cozinha portuguesa. Mesmo o que você queria, certo? Então, saiba que os pratos são confecionados de acordo com o tipo, tema e estilo do casamento… E dos noivos, claro! A apresentação é irrepreensível! Veja por si mesma!

guardarQuinta do Roseiral - CateringFaça já uma visita à Quinta do Roseiral - Catering
Quinta do Roseiral – Catering

O melhor spot para o banquete e cocktail

Quanto aos espaços, pode escolher um ao ar livre ou no interior. Irá depender, principalmente, do estado de tempo e por outros fatores como: os espaços acondicionados para o realizar, a equipa que exista. Neste caso, aconselhamos um local bonito que dê azo a belas fotos. Pedro Sifredo Photographer, fundado pelo fotógrafo com o mesmo, tem a capacidade especial de captar os momentos mais felizes de forma autêntica e natural. Mas o que você não sabe é que este profissional alia ainda um serviço de assessoria e decoração, de catering (Iguarias do Tempo) e tem dois espaços (Quinta de Santo António do Freixo e a Quinta das Silveiras). Tudo para facilitar a vida dos noivos. Porquê contratar tudo em separado, quando uma empresa pode fazer-lhe tudo?

guardarPedro Sifredo PhotographerMarque já uma reunião com Pedro Sifredo Photographer
Pedro Sifredo Photographer

Se você aprecia o que é bom e dá valor a uma bela vista, sugerimos que case num Hotel de charme de cinco estrelas, como o Torre de Palma Wine Hotel, situado no Alto Alentejo. Imagine só o banquete e o cocktail neste magnífico cenário. Aqui, não faltam spots para comemorar e “beberar” a sua nova condição, a de casada! Aqui, a gastronomia é o reflexo do que os sabores do Alentejo têm de melhor. Depois, é deixar-se ficar a noite toda. Quem sabe, para uma bela noite de núpcias. O Hotel tem 19 quartos/suites. Avise já os seus convidados!

guardarTorre de Palma Wine HotelVisite já o Torre de Palma Wine Hotel
Torre de Palma Wine Hotel | Foto: divulgação

As bebidas são fundamentais

Claro que, em especial, no cocktail você e os seus convidados vão adorar experimentar bebidas (com e sem álcool), que primam pela qualidade e sabor extra. Com a Grow Your Events, você fará uma “viagem” ao palato, com tantas experiências degustativas. Diversidade, qualidade e sabor estão sempre presentes em cada cocktail elaborado por esta empresa de Lisboa. A sua equipa mantém-se atualizada com as novas tendências no mercado de cocktails, tanto moderno como clássico, partilhando com os noivos e convidados momentos memoráveis e únicos. Experimente!

guardarGrow Your EventsExperimente um cocktail da Grow Your Events
Grow Your Events | Foto: divulgação

O bolo da noiva

Casamento que é casamento tem bolo de noiva, claro! Esse ex libris do matrimónio serve, não só para adoçar a boca dos presentes, mas também para marcar o evento de forma simbólica. A sua doçura augura bons tempos aos noivos. Sabendo isso, Renata Ibanez, na sua loja situada em Cascais, confeciona perfeitas obras-primas de todos os tamanhos, formas e feitios… Sempre ao gosto dos noivos! Os bolos de Renata não são só bolos, são magia em forma de doce, jóias em estado gourmet! Você tem mesmo de experimentar.

guardarRenata Ibanez
Renata Ibanez | Foto: divulgação

As crianças durante o cocktail e/ou o banquete

Há quem pense que as crianças são perfeitas nos casamentos e há quem pense o contrário… Seja como for, o que está claro é que os mais pequenos fazem parte do grande dia, tanto a nível de amigos como a nível de família. Sim, é certo que, às vezes, não se sabe como lidar com eles e há que procurar ideias para que as crianças se mantenham entretidas.

Se procuram uma solução prática, o ideal é contar com uma equipa de profissionais como as que oferece a Só AnimarteUma empresa focada nas actividades performativas e circenses e com um vasto número de personagens/serviços e uma equipa de diferentes áreas de formação, destaca-se no meio pela sua irreverência, originalidade e personalidade que não só farão as delicias dos miúdos como também dos graúdos.

guardarSó AnimarteAgende reunião com Só Animarte
Só Animarte

O que não fazer no cocktail nem no banquete

Existem certas coisas que, por nenhum motivo, deve ou devem fazer e são as seguintes:

  • Não alongar muito o cocktail e evita que banquete seja também muito longo. (Quando falamos em “longo” referimo-nos a umas três horas cada um).
  • Não ponha um showcooking de marisco e optar por um prato no banquete que também o leve, aplicando-se a regra a qualquer outra receita… Seria repetir comida! 
  • Não permita que os seus convidados estejam a “morrer de sede” durante o cocktail, sobretudo se se tratar de um casamento de verão, quando as temperaturas são mais altas e os convidados, homens, estejam a usar um fato.
  • Não os deixe a esperar demasiado tempo. Se decidem ir tirar as fotos depois da cerimónia a algum local, não permita que esperem demasiado tempo, porque eles querem é partilhar mais tempo consigo e participarem da sua felicidade.
  • Servir pouca comida. Tal só poderia, eventualmente, acontecer no caso de o cocktail durar pouco tempo e seguidamente se passar para o banquete. Pense que a um casamento os convidados chegam com fome.
guardarGrow Your EventsMarque já uma reunião com Grow Your Events
Grow Your Events | Foto: Divulgação

Como vê, tem imensas possibilidades na hora de preparar o cocktail e o banquete. Pode também optar pela opção de celebrar um casamento tipo buffet, no qual só haverá cocktail e os seus convidados interagirão constantemente ou, então, seguir o estilo mais tradicional e apostar num casamento com cocktail seguido de banquete, para acabar com uma grande festa. A escolha é sua.

Já agora, saiba como escolher o menu do casamento em cinco passos. Depois, tome nota desta dicas para criar um menu de “comer e chorar por mais” no seu casamento.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Imppacto, Catering e Eventos Catering casamentos
Quinta do Roseiral - Catering Catering casamentos
Pedro Sifredo Photographer Fotógrafos e vídeo
Quinta das Palmeiras Quintas casamentos
Grow Your Events Bebidas casamento
Só Animarte Animação casamentos
Torre de Palma Wine Hotel Hotéis casamentos

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!