10 perguntas (que todas nós fazemos) sobre o cocktail e o banquete do casamento

O cocktail e o banquete fazem o par perfeito para que o seu casamento seja recordado por uma gastronomia de nota 10 mas, para isso, é necessário que ambos se completem. Por exemplo, para um cocktail extenso e abundante não será boa ideia um banquete demasiado grande (e vice-versa).

Diante da pressão que possa sentir ao organizar o seu casamento, queremos resolver algumas das dúvidas mais comuns (e que todos os noivos têm) acerca do cocktail e do banquete. Não perca nenhum detalhe!

Quinta do Roseiral - CateringAgende reunião com Quinta do Roseiral - Catering
Quinta do Roseiral – Catering
Quinta do Roseiral - CateringAgende reunião com Quinta do Roseiral - Catering
Quinta do Roseiral – Catering

1. Escolho o catering o o local da celebração já o tem incluído? Como faço?

O principal é perguntar no local onde se vai casar. Por vezes os noivos que já estiveram nesse sítio, num casamento ou simplesmente a jantar, já são conhecedores de como trabalha o espaço.

Também pode acontecer que os noivos queiram levar um catering a um local que já tem a sua própria equipa de cozinha e aqui, neste caso, volta-se ao ponto inicial: é necessário perguntar quais são as possibilidades.

Um exemplo de um local com equipa própria é a Quinta das Palmeirassituada em Sintra. Um espaço versátil que conta com vários espaços diferenciados e conectados entre si para oferecer um lugar agradável, com os seus amplos jardins, terraço, pista de dança e outros espaços com ambientes mais familiares para as celebrações de casamentos mais íntimos. Dispõem de cozinha própria e preparam as melhores delicias para o vosso grande dia.

Quinta das PalmeirasAgende visita a Quinta das Palmeiras
Quinta das Palmeiras
Quinta das PalmeirasAgende visita a Quinta das Palmeiras
Quinta das Palmeiras
Quinta das PalmeirasAgende visita a Quinta das Palmeiras
Quinta das Palmeiras

2. Quando deve começar o cocktail?

A hora do começo é marcada pelo final da cerimónia. Têm que ter em conta várias coisas na hora de programar a hora: a que horas começa e quando termina a cerimónia, se os convidados têm de se deslocar até ao local da celebração e quanto tempo demoram. Uma vez que tenham isso claro já podem acordar a hora em que começará tudo.

É importante ter em conta que nos casamentos de Verão e de tarde, tanto as cerimónias como as celebrações, costumam começar mais tarde, uma vez que os dias são mais longos e faz mais calor. No caso dos casamentos de Inverno ou épocas onde as temperaturas são mais baixas, costuma ser ao contrário.

Conselho: não tenham os convidados à espera à porta do local da celebração… É um detalhe muito feio!

Verde aos Molhos - CateringAgende reunião com Verde aos Molhos - Catering
Verde aos Molhos – Catering
Verde aos Molhos - CateringAgende reunião com Verde aos Molhos - Catering
Verde aos Molhos – Catering

3. Onde se deve fazer?

Tal como na primeira questão, devem perguntar no local quais os espaços que têm habilitados para o cocktail e ter em conta a data do casamento e as condições meteorológicas. É difícil que o cocktail seja um total êxito se celebrarem o vosso casamento ao ar livre em Dezembro na zona norte de Portugal… É provável que o tempo não colabore convosco… Assim, o melhor para isso: em primeiro lugar, conhecer o espaço onde se vai celebrar e logo ter sempre um plano B.

Quanto aos espaços podem escolher um ao ar livre ou no interior. Irá depender, principalmente, do estado de tempo e por outros factores como: os espaços acondicionados para o realizar, a equipa que exista, etc.

4. Como se organiza?

A organização, novamente, dependerá do grupo de profissionais com o qual contam para o vosso grande dia. Agora, como ideias, aconselhamos algo que é uma tendência na restauração de casamentos: o showcooking ou cozinha em directo. É uma excelente ideia para o cocktail já que os vossos convidados desfrutarão da melhor gastronomia relacionando-se entre eles. Além do mais também podem apostar por outras linhas semelhantes como é o caso das food trucks ou postos de comida.

Tenham em conta quando falarem com o maître do local ou do catering, devem esclarecer quantos funcionários servirão a comida, como será servida a bebida e em que medida, onde se localizará a mesa para deixar os copos e restos de comida, etc.

A DespensaAgende uma reunião com A Despensa
A Despensa

5. O que há para decorar durante esta parte?

A decoração no cocktail é tão importante como noutro momento do casamento assim, tenha em conta o estilo escolhido para esse dia para o adequar durante o cocktail. Quanto a estilos pode escolher: vintage, industrial, boho-chic, etc.

Love Stories Weddings - Wedding Decoration & StationeryAgende reunião com Love Stories Weddings
Love Stories Weddings – Wedding Decoration & Stationery

6. Quando começa o banquete?

Pois bem, o banquete começa quando terminar o cocktail, como é lógico. Aqui a questão está na duração do cocktail. Hoje em dia é tendência alargá-lo durante mais tempo, incluindo postos de comida e showcooking, para que os convidados degustem um maior número de iguarias durante o cocktail e, posteriormente, passar ao banquete, o qual será mais breve e com uma menor composição de pratos. 

Há quem prefira um cocktail normal e, a continuação, um banquete mais tradicional: marisco (frio e/ou quente), peixe, corta sabores, carne e sobremesa.

7. Quanto dura?

O ideal com os banquetes é que não se eternizem.Vocês, como noivos, adoram que vos façam surpresas, gostam de partilhar os detalhes e outras demonstrações de carinho para com os vossos convidados, mas é certo que os amigos e familiares podem não achar tanta graça estar todo o tempo com as mesmas pessoas…

Conselho: tentem que os vossos convidados desfrutem e que o banquete não pareça interminável, para depois poderem desfrutar de uma festa inesquecível.

Como exemplo de um local especial apresentamos-lhe a Quinta do Monte Redondo, uma quinta situada em Montemor-o-Velho onde receberão o melhor tratamento e serviço, num dia único. Aqui, sempre que a meteorologia colaborar, poderão celebrar o banquete nos seus jardins cuidados ou então nos seus amplos salões, onde todos os detalhes não são esquecidos.

Quinta do Monte RedondoAgende visita a Quinta do Monte Redondo
Quinta do Monte Redondo
Quinta do Monte RedondoAgende visita a Quinta do Monte Redondo
Quinta do Monte Redondo

8. Onde se faz?

O banquete, tal como o cocktail, é marcado pelos mesmos factores: meteorologia, hora da celebração, espaços acondicionados para eles (ao ar livre ou no interior)… Pensem que escolheram esse local pela sua magia, porque os dois adoraram o espaço, porque pode ser um local muito especial para o grande dia e porque sabem que os profissionais não falharão.

9. O que fazer com as crianças durante o cocktail e/ou o banquete? 

Grande questão! Há quem pense que as crianças são geniais nos casamentos e há quem pense o contrário… Seja como for, o que está claro é que os mais pequenos fazem parte do grande dia, tanto a nível de amigos como a nível de família. Sim é certo que, às vezes, não se sabe como lidar com eles e há que procurar ideias para que as crianças se mantenham entretidas.

Se procuram uma solução prática, o ideal é contar com uma equipa de profissionais como as que oferece a Só AnimarteUma empresa focada nas actividades performativas e circenses e com um vasto número de personagens/serviços e uma equipa de diferentes áreas de formação, destaca-se no meio pela sua irreverência, originalidade e personalidade que não só farão as delicias dos miúdos como também dos graúdos.

Só AnimarteAgende reunião com Só Animarte
Só Animarte

10. O que não se deve fazer nem durante o cocktail nem durante o banquete?

Existem certas coisas que, por nenhum motivo, deve ou devem fazer e são as seguintes:

  • Não alongar muito o cocktail e evita que banquete seja também muito longo. (Quando falamos em “longo” referimo-nos a umas três horas cada um).
  • Não ponha um showcooking de marisco e optar por um prato no banquete que também o leve, aplicando-se a regra a qualquer outra receita… Seria repetir comida! 
  • Não permita que os seus convidados estejam a morrer de sede durante o cocktail, sobretudo se se tratar de um casamento de Verão, quando as temperaturas são mais altas e os convidados, homens, estejam a usar um fato.
  • Não os deixe a esperar demasiado tempo. Se decidem ir tirar as fotos depois da cerimónia a algum local não permita que esperem demasiado tempo, porque eles querem é partilhar mais tempo com vocês e participarem da vossa felicidade.
  • Servir pouca comida. Tal só poderia, eventualmente, acontecer no caso de o cocktail durar pouco tempo e seguidamente se passar para o banquete. Pense que a um casamento os convidados chegam com fome.
Ambientes PerfeitosAgende reunião com Ambientes Perfeitos
Ambientes Perfeitos
Ambientes PerfeitosAgende reunião com Ambientes Perfeitos
Ambientes Perfeitos

Por fim, já sabe que tem ao seu alcance imensas possibilidades na hora de preparar o cocktail e o banquete. Pode também optar pela opção de celebrar um casamento tipo buffet, no qual só haverá cocktail e os seus convidados interagirão constantemente ou, então, seguir o estilo mais tradicional e apostar num casamento com cocktail seguido de banquete, para acabar com uma grande festa.

Veja também:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

The Quinta - My Vintage Wedding in Portugal
Porquê optar por uma festa-cocktail: 7 razões que vos irão convencer!
A maior parte dos casais já não procura, hoje em dia, uma festa tradicional, mas uma celebração exuberante, dinâmica e menos formal... Uma das opções mais in do momento são as festas-cocktail, que rasgam com os clássicos menus e que surpreendem pelas suas versatilidade e desenvoltura. Venham conhecê-las!
Cocktail hour! Coloridos e saborosos: os 10 cocktails que vão dar cor à sua festa.
Cocktail hour! Coloridos e saborosos: os 10 cocktails que vão dar cor à sua festa.
Verão é sinónimo de mojitos, caipirinhas e daiquiris! Sabores frutados e deliciosos. Bebidas intrigantes e coloridas. Que melhor maneira de receber os seus familiares e amigos do que com um bar aberto pensado com carinho e cuidado?
Verde aos Molhos - Catering
10 contas de Instagram que deve seguir para um banquete de nota 10 no seu casamento!
10 contas de Instagram que deve seguir, para um banquete de nota 10 no seu casamento! Inspire-se com os melhores.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação