Fechar o menu com chave de ouro: 5 sobremesas ‘decadentes’ tão originais quanto saborosas!

Diz o ditado que os homens se conquistam pelo estômago. Os seus convidados não são excepção. Por isso, escolha com carinho o que vai figurar no menu do seu casamento. Hoje, ajudamos numa das decisões mais ‘cabeludas’: a escolha das sobremesas. Com tanta oferta deliciosa, pode ser um pequeno tormento seleccionar só um ou dois doces para aliciar até os mais saudáveis. Mas não desanime. Temos um processo! Basta que saiba quais os doces que estão na moda, quais os sabores que mais agradam à maioria das pessoas e quais as sobremesas que melhor se harmonizam com o resto do menu. Para já, podemos ajudar na primeira tarefa. Por isso, hoje damos-lhe cinco propostas de doces que têm feito as delícias de muitos e que prometem estar em voga neste ano e no próximo.

Pureza Mello Breyner
Foto via Pureza Mello Breyner
Bolinhos feitos à medidaSolicite informação sobre “Bolinhos feitos à medida”
Foto Bolinhos feitos à medida
Humor ao Lume
Doces Humor ao Lume. Foto Dreamaker

1. Uma mesa de crepes

Os crepes têm um sabor relativamente neutro. O que os torna verdadeiramente especiais são os recheios e as coberturas que podem ter. E é precisamente por esta característica que se revelam uma sobremesa perfeita. Na mesa de crepes, pode colocar vários toppings diferentes, do tradicional chocolate ao mais extravagante coulis de framboesa, passando por todo o tipo de outras propostas: nutela, compotas, frutas frescas, gelados. Imagine o aspecto da mesa: várias cores, várias texturas, vários formatos!

Rodrigo Schiopetto e Half Baked Harvest
Fotos via Rodrigo Schiopetto e Half Baked Harvest

2. Uma sobremesa exótica

Sabe o que é um bolo árabe? E uma baklava? Surpreenda com sobremesas originais e únicas que usam sabores que nos são familiares. Estes bolos folhados com creme e frutos secos são perfeitos para casamentos de Inverno, com menus recheados de aconchegantes sabores de Outono.

Delicious Meets Healthy
Foto via Delicious Meets Healthy

3. Um ‘pijama’ com doçaria conventual portuguesa

Há sabores que nunca saem de moda. E que são queridos de todos os portugueses. Falamos, claro da nossa doçaria conventual. Frutos secos, gila, gema de ovo e açúcar. Os ingredientes são poucos e modestos mas as criações são muitas e ambiciosas. Da sericaia ao papo de anjo, passando pelos ovos moles e dons rodrigo, são sabores que nos reconfortam estômago e a alma. Porque não servir então um pequeno pijama com miniaturas dos seus doces conventuais preferidos?

Easy Portuguese Recipes e Gisela Capucho
Foto Easy Portuguese Recipes e Gisela Capucho

4. Petit Chou Chou

Não é por acaso que a pastelaria francesa é famosa em todo o mundo. Chamam-lhe créme de la créme! E não há outra pastelaria capaz de ‘destronar’ os éclairs, os macarrons, os croquembouches, os profiteroles… Se está a pensar num casamento temático que invoque a herança do romantismo parisiense, uma ideia seria aproveitar o melhor desta pastelaria para apostar numa mesa de doces requintada, sofisticada e, claro, muito bonita. Aproveite e mostre aos seus convidados que está actualizada em relação às últimas tendências e invista numa mesa de doces petit chou chou. Não se assuste com o estrangeirismo. Não são mais do que versões em miniaturas de bolos e tartes que estamos habituados a comer à fatia. Com uma decoração cuidada, claro!

Humor ao Lume
Foto Humor ao Lume
Humor ao Lume
Doces Humor ao Lume. Foto Dreamaker

5. Candy bar ou mesa de doces ‘alancharada’

Se apostou num casamento de formato menos tradicional com um almoço volante ou um serviço de buffet, porque não encarar a sobremesa das mesma forma? Em vez de servir uma sobremesa ou um conjunto de sobremesas interligadas por uma temática (um pijama), porque não apostar numa mesa de doces com um pouco de tudo o que serviria se de um lanche se tratasse? Sim, estamos a falar dos deliciosos muffins, dos ambiciosos cupcakes, dos cake pop e também dos franceses macarrons. Seria uma mesa com muita cor e sabor! E agradaria a gregos e troianos!

Bolinhos feitos à medidaSolicite informação sobre “Bolinhos feitos à medida”
Foto Bolinhos feitos à medida
Vintage Cake Company
Foto Vintage Cake Company
Vintage Cake Company
Foto Vintage Cake Company

Para se sentir ainda mais confiante na escolha da sobremesa ou dos doces que vai servir no grande dia, peça ajuda aos fornecedores com os quais se sentir mais confiante. E lembre-se sempre da boa notícia: antes da escolha oficial da sobremesa ou sobremesas, vêm as muito saborosas provas!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Muguet - Bem casados
Muguet: sabores requintados que aquecem a alma e confortam o coração
Os bem-casados que trazem sorte, amor e felicidade para a sua vida e para os seus convidados. Dê a provar este pedaço de amor.
Penteado Golden Locks. Foto Adriana Morais
Tranças: 8 penteados perfeitos para usar no seu grande dia (e em todos os outros).
Versáteis mas femininas, minimalistas ou complexas, simples ou combinadas, há sempre lugar para uma trança bonita no penteado de uma noiva.
Makeup: Jordana Carraça Stylist and Makeup Artist. Cabelos: Rita Vicente. Wedding Planner: Something Borrowed. Fotografia: Golden Days Photography
Qual a makeup perfeita para o dia de Natal? A makeup artist Jordana Carraça responde
Estar no seu melhor significa sentir-se bonita e confiante. A maquilhagem pode ajudar. E é por isso que a Zankyou esteve à conversa com a makeup artist Jordana Carraça.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação