Como decorar o meu casamento no verão em 5 passos

A primavera é dona de virtudes infinitas, que possibilitam a organização de casamentos verdadeiramente encantadores, mas atrevemo-nos a dizer que o verão poderá oferecer ainda mais possibilidades. Por algum motivo é a estação do ano mais escolhida por todos os noivos, que centram as suas núpcias, sobretudo, entre junho e setembro. E o bom tempo é o principal responsável por este fenómeno, pois todos sabemos que esta altura do ano é a que nos oferece as melhores temperaturas durante o dia, é agradável à noite e tem muito mais horas de luz.

Tendo em conta todas as possibilidades que este período estival oferece, descubra como aproveitar da melhor forma as suas virtudes e como decorar um casamento no verão em apenas cinco passos.

Passo 1. Utilizar os elementos da estação

Cada estação do ano oferece as suas próprias particularidades, os seus belos e característicos detalhes. E o verão tem-nos em abundância. Talvez não sejam tão impressionantes como os da primavera, altura em que as flores acabam de desabrochar e ainda mantêm o máximo das suas cores, mas sem dúvida que possui muitas outras qualidades.

Foto: Aguiam Wedding Photography

Primeiro, o ar livre e as noites estreladas. É verdade que os casamentos acontecem mais durante o dia (embora muitos se estendam em festa pela noite), mas as celebrações que ocorrem ao fim da tarde e à noite também têm vindo a aumentar, usufruindo um pouco da diminuição das temperaturas quentes da estação. Porque nas noites de verão respira-se ar fresco e uma verdadeira comunhão com a natureza.

Foto: Ana Pastoria Photography

Por isso, para os casamentos do verão recomendamos, indubitavelmente, a utilização de jardins que, por si só, já fornecem as maravilhas das cores verdes e as flores que mantêm o seu esplendor. As árvores, os arbustos, as plantas e as flores servem para preencher qualquer espaço.

Mas o verão oferece-nos ainda outras possibilidades, que vão além da decoração, e que servem precisamente para ambientar o grande dia com beleza. Porque o bom tempo facilita a organização de eventos em lugares mágicos e impossíveis noutras épocas do ano. Falamos, em particular, nos casamentos na praia, que protagonizam os sonhos de muitos noivos. Não é que não se possa organizar um casamento na praia no outono, mas todos concordamos que tempo estará naturalmente pior nessa altura.

Vestido de Noiva Otaduy. Foto: Juanjo Vega Photography
Vestido de Noiva Otaduy. Foto: Juanjo Vega Photography

Para celebrá-los, os motivos marinhos, como as conchas ou cavalos marinhos são habituais, assim como as cores branca e os azuis do mar e do céu. Este tipo de casamento, com certas reminiscências hippies, são celebradas de forma mais informal, adornados por tecidos lânguidos e elementos simples.

A proximidade de florestas ou vales também têm maior importância no verão. Embora na primavera a temperatura seja mais agradável, durante esta época pode-se aproveitar as tardes para organizar todos os tipos de casamentos.

Passo 2. Jogar com a cor dos alimentos

No verão respira-se alegria de quem se sente de férias. O sol, a praia e os aromas instauram uma atmosfera única, potenciada com os ricos e os frescos alimentos da estação. Estes possuem sabores muito mais chamativos e marcantes, que são acompanhados por cores e formas emocionantes.

Foto: Aguiam Wedding Photography

Para começar: as bebidas. Há muitas reservadas especialmente para o verão e que, além de refrescarem, acabam por decorar as mesas, adornando o espaço enquanto os convidados as consomem. Um exemplo são as limonadas   que para além do limão podem ser combinadas com variadíssimos sabores, como o morango, o coco ou a melancia –  bem como refrescos de chocolate ou de café, entre outras opções que proporcionam sabor e cor ao seu dia. O mesmo se pode dizer da sangria, dos sumos naturais, dos batidos ou dos smoothies, que podem ser tão diferentes quanto as frutas e os gelados que lhes dão vida. Por fim, as cervejas – que hoje não se reduzem à cevada, mas têm tantos outros sabores (cereja, morangos …) – e, claro, os cocktails.

A fruta pode ser colocada antes ou depois do grande banquete, sozinha ou a acompanhar elaborações de cocktails, o grande deleite que também desfruta das cores do verão.

Foto: Aguiam Wedding Photography
Foto: Aguiam Wedding Photography
Foto: Aguiam Wedding Photography

Para começar, pode optar por servir sopas frias, como o gaspacho de tomate ou o creme de abacate, por exemplo, escolhas perfeitas para adicionar um toque de alegria para o primeiro prato. Além disso, são visualmente prodigiosos para o bom uso da gama mais quente de cores, sem subtrair um pouco de frescura.

As mesas de sushi também dão um toque leve e colorido à variedade de aperitivos. As entradas que jogam com peixes e frutas cítricas de diferentes cores são também frescos, deliciosos e perfeitos para ambientar as mesas com cor.

Sushi by José Machado
Quinta do Roseiral – Catering

No verão, a fruta é uma das amigas mais fiéis dos casamento, por causa das cores poderosas e do sabor doce e fresco que despertam todos os sentidos. Aproveite este factor para colocar carrinhos ou barracas de comida que utilizam a fruta em todas as suas vertentes, desde saladas de frutas frescas tratadas com técnicas de ponta, pedaços soltos de frutas coloridas, como melancia, cocktails naturais, sumos, batidos e smoothies. As frutas alegram a vida e são um acompanhamento perfeito para os casamentos mais modernos.

Foto: 1Love4ever Photography
Boutique do Gelado

Para terminar, os gelados, claro! Estes não só irão refrescar os convidados do calor e servir como uma sobremesa perfeita, mas irão potenciar a sensação do verão com a sua frescura e cores brilhantes. Hoje em dia, existe uma variedade significativa de gelados artesanais e orgânicos, sejam de gelo ou cremosos, alguns com frutas no seu interior, que vão alegrar a vista e o paladar. Certamente não faltará lugar para eles!

Passo 3. Incluir complementos ao  look da noiva e convidada

Algumas das sugestões que aqui vamos dar são também indicadas para os casamentos na primavera. Assim, no verão as flores reaparecem nos penteados das noivas, embora nesta altura devam ser muito mais selvagens e informais, como se tivessem nascido no coração da floresta, no mais profundo do seu ser. Nos casamentos de dia, este detalhe é mais estridente e perde força nos casamentos à tarde.

Wedding planner e design floral – Ideias de Veludo. Fotografia: Parallax Fotografia

Para escolher o penteado perfeito para o dia, que realce a sua beleza e combine com o seu estilo e personalidade, aqui ficam algumas dicas essenciais que a ajudarão a deslumbrar!

Quanto às flores da temporada para o bouquet, são perfeitas a petúnia, a peónia, a dália, a Ornithogalum e outras flores pequenas como a statice (ou lavanda-do-mar), astilbe, delphinium, euphorbia e freesia. Todas elas trazem uma frescura e colorido próprio do verão.

Mais uma vez, aqui ficam as dicas certeiras para escolher o bouquet de noiva que fará brilhar ainda mais o conjunto que escolher para vestir no dia em que irá dizer o “Sim”!

Em termos de vestidos, no verão destacam-se tecidos lânguidos para casamentos ao ar livre, mais leves e vaporosos, e aproveitando a alegria da estação, com bordados referentes à natureza, alguns até de cores.

Saiba também como escolher o vestido de noiva perfeito em 5 passos. 

MyOwnDress. Foto: Matilde Berk

As convidadas estão sempre abertas a mais brincadeiras, muito mais no verão, onde os chapéus de aba larga e os grandes toucados chegam com muito mais força. Também os ornamentos florais na cabeça estão reservados para as convidadas nesta época do ano, nomeadamente os acessórios em prata e dourados.

Passo 4. Acrescentar detalhes exclusivos

O verão tem uma magia especial. O poder aproveitar-se a noite dá origem a um contacto único do ser humano com a natureza, com as estrelas e com uma sensação quase extraterrestre. Portanto, é de vital importância dar rédea solta a essa magia, com o perfeito acondicionamento do exterior, através de uma decoração exclusiva.

TFY Weddings
TFY Weddings

Aqui, as luzes têm uma especial importância, organizadas de diferentes formas ao longo dos jardins. De preferência, são usadas grinaldas que vão de uma árvore a outra, com uma luminosidade ténue e muito romântica, ou como parte da tenda, no caso de existir uma. Ainda no que diz respeito à luz, também poderão ser distribuídas lanternas nos cantos, sobre as mesas, nos tetos e colocadas na parede, respeitando a simbiose entre luz e escuridão, sempre com algum mistério.

As velas também assumem uma especial importância nos  casamentos que acontecem durante as noites de verão. O ambiente bucólico que é criada é uma ode ao encanto. Podem ser colocadas em candelabros ou dentro de lanternas.

My Fancy Wedding

Mesmo que o casamento seja à tarde, alguns momentos do mesmo irão acontecer com o sol ainda presente, especialmente a cerimónia e o cocktail. Para mitigar o seu poder, os guarda-sol, escolhidos com bom gosto e de acordo com o estilo do casamento, proporcionarão aquele toque de veraneio e serão de extraordinária utilidade.

A estação influencia a decoração a todos os níveis. Pode distribuir objetos e presentes durante a celebração para ajudar seus convidados e contribuir para esta festividade estival. Assim, os leques de cor ou os sapatos para mudar (alpercatas, chinelos de praia…) são ideias geniais. Os chapéus para as horas de sol também serão úteis e nutrirão o cenário de verão.

Veja também como escolher as lembranças para o seu casamento em 5 passos

Passo 5. Aproveitar os interiores e os exteriores

Já falamos de como os exteriores são a parte mais importante de um casamento no verão, graças ao bom tempo, às noites frescas e a à conexão com a natureza. Portanto, aproveite o ar livre para aí organizar os grandes momentos do seu grande dia.

Foto: Nuno Belo Photographer

Assim, tudo pode ser feito no exterior. Desde a cerimónia ao baile, passando pelo cocktail. As cerimónias ao ar livre não têm o encanto histórico de um palacete ou uma mansão, mas o mundo com todo o seu encanto natural tem o suficiente, desde que o local em questão esteja bem tratado. Organizar uma cerimónia rodeada de árvores, flores, pétalas e muitos detalhes em branco cria uma harmonia especial, com um toque inconfundível de verão.

Foto: Nuno Belo Photographer
Foto: Nuno Belo Photographer

Se esta cerimónia poder ser organizada na areia da praia, muito melhor, porque o mar e a areia atuam como elementos decorativos naturais. As cadeiras com motivos marinhos, os azuis e brancos, e algumas cores vibrantes para criar contraste são perfeitas. Na verdade, isso pode refletir-se nas flores do caminho até ao altar e no grande arco de madeira que emoldure os noivos.

Foto: Ricardo Meira
Foto: Ricardo Meira

Quanto ao cocktail, é muito comum organizar-se ao ar livre, em torno de uma grande piscina, se o local escolhido tiver a sorte de contar com uma, ou em torno de um pequeno lago ou fonte que possa ser usado como decoração. Em qualquer um deles, ficam geniais pétalas suspensas, nenúfares ou as folhas.

E o banquete? Também pode realizar-se no exterior, sempre que seja possível. Evite apenas locais demasiados quentes ou expostos à brisa noturna. Tem de ser um lugar tranquilo, com a temperatura ideal, e com a garantia de que uma chuva inesperada não estrague a noite. No verão não é usual, mas depende do país, da zona e do ano (olhe o exemplo deste ano…). Certifique-se de que tem tudo controlado e prepare um plano B.

Foto: It’s all about
Foto: It’s all about
Foto: It’s all about

De facto, também não fará mal nenhum optar por um lugar mais ou menos fechado para celebrar o banquete. As tendas, as tipis, estufas condicionadas ou os gazebos em contacto com o exterior proporcionam uma essência especial de verão e geram o contraste com os demais momentos da celebração organizados no exterior. Estes espaços estão perfeitamente dotados de encanto por si mesmos, com o uso de vidros, madeiras e plásticos perfeitamente conectados com o resto da atmosfera. Também predominam as luzes, as plantas nos cantos e nas mesas, os cantos com velas e os detalhes com toque campestre.

Foto: Across The Mountains
Foto: Across The Mountains

Por fim, e embora o casamento possa ocorrer completamente no exterior, é conveniente preparar uma zona  interior, seja uma tenda ou uma sala, no caso de algumas pessoas quererem mudar de ambiente ou mesmo fugir das temperaturas, no caso de se tornarem demasiado elevadas.

Se decidiu casar no verão, veja também como pode ficar ainda mais bonita no dia em que irá trocar juras de amor com quem o seu coração escolheu para amar. É só carregar no play!

E para ajudá-la em toda a organização

Descarregue o ebook Como organizar o seu casamento“!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Como escolher os atoalhados para o meu casamento em 5 passos
Como escolher os atoalhados para o meu casamento em 5 passos
Siga estes 5 passos para escolher os atoalhados perfeitos para o seu grande dia. Não deixe este detalhe para a última hora!
Como escolher o bolo do meu casamento em 5 passos
Como escolher o bolo do meu casamento em 5 passos
O bolo de casamento é um daqueles "detalhes" que não pode deixar para trás, pois é, cada vez mais, um elemento crucial de qualquer celebração.
Como calcular o orçamento do meu casamento: 5 passos imprescindíveis
Como calcular o orçamento do meu casamento: 5 passos imprescindíveis
O que deve constar no orçamento do seu casamento? Quanto dinheiro deve reservar? Qual o valor real das coisas? Perguntas muito válidas que lhe vamos responder.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação