PT Login
PT

Uma lua-de-mel no Sri Lanka entre a natureza, a arte e a cultura

O Sri Lanka, que até 1972 adoptava o nome de Ceilão, é uma ilha no sub continente indiano que, pela sua forma e pela vizinhança com a Índia, é actualmente conhecido por “lágrima da Índia”. É um território único, onde a religião, a arte, a história e a natureza convivem harmoniosamente, naquele que poderia ser descrito como um paraíso terrestre. Ao percorrer as ruas de Sri Lanka irá ficar encantada(o) pela visão de grandes florestas e das praias de mar cristalino, e vai perder-se a admirar as inúmeras riquezas arqueológicas espalhadas um pouco por todo o país.

Foto via Shutterstock: Anton Gvozdikov

O encanto do Sri Lanka

A ilha está localizada no Oceano Índico e é predominantemente plana, excepto na parte centro-meridional, na qual encontramos o pico mais alto que corresponde à montanha de Pidurutalagala, com cerca de 2520 metros, e também o Pico de Adão, referenciado como local sagrado. Ao longo de todo o território podemos encontrar uma riquíssima floresta equatorial, que proporciona à ilha o seu clima característico, que nutre a flora e a fauna do país. Precisamente devido a este clima equatorial as estações do ano são marcadas por monções, o que torna mais difícil a estadia, sendo por isso aconselhável organizar a sua lua-de-mel num período do ano favorável.

população do Sri Lanka é famosa pela sua gentileza, tranquilidade e hospitalidade. Na sua maioria budistas, encontram-se também minorias muçulmanas e hindus, bem como protestantes e católicos, que convivem pacificamente em todo o território. A arte do Sri Lanka é permeada pela religião pelo que, de facto, os lugares mais relevantes são constituidos por templos e edifícios de culto.

Foto via Shutterstock: leoks

As principais cidades

Colombo, antiga capital, é maior e a mais moderna cidade da ilha, assim como a mais populosa, onde a arquitectura moderna de grandes torres e arranha-céus contrasta com a beleza histórica de edifícios como a Jami Ul-Alfar Mesquita e a Grande Mesquita. 

Um pouco mais afastada deste grande centro económico encontramos a cidade de Kandy ou Cândi, que se destaca pela sua beleza e por ser um dos maiores centros de culto do povo budista, onde é possível encontrar o Templo do Dente do Buda, principal centro desta religião.

Outra cidade de visita obrigatória se estiver em lua-de-mel no Sri Lanka é a romântica Nuwara Eliya, conhecida pela “cidade das luzes” ou “pequena Inglaterra”, graças à grande produção de chá, que é o orgulho do país.

Foto via Shutterstock: itsmejust

Amayas Resorts é um complexo hoteleiro de luxo situado no território de Kandy, conhecido pela sua hospitalidade, sendo um excelente ponto de partida para conhecer a cultura, natureza e a beleza desta ilha fascinante.

Para os amantes do mar, a escolha deverá recair no resort The Fortress, localizado entre as planícies verdejantes desta magnífica ilha, com 53 quartos, cada um dotado de um pequeno jardim ou varanda, de onde é possível disfrutar de uma deslumbrante vista sobre a imensidão do Oceano Índico.

Amaya ResortSolicite informação sobre “Amaya Resort”
Amaya Resort
The FortessSolicite informação sobre “The Fortess”
The Fortess

O paraíso do reino animal

O Sri Lanka é uma das áreas com maior biodiversidade do mundo, onde vivem cerca de 90 espécies diferentes de mamíferos, uma enorme variedade de espécies de aves  e cerca de 80 espécies diferentes de serpentes. O orgulho da ilha são os majestosos elefantes que são mantidos e cuidados nas reservas naturais de Udawalawe e de Handapangala, onde são protegidos do risco iminente de extinção. A mesma atenção é também reservada aos leopardos, embora – e infelizmente – a espécie seja cada vez menos representativa no famoso Parque Nacional de Wilpattu.

Foto via Shutterstock: givaga
Foto via Shutterstock: Volodymyr Burdiak

Para os amantes da natureza, o Uga Escapes Ulagalla é o complexo hoteleiro ideal para a lua-de-mel perfeita, alimentado por fontes energéticas totalmente eco-sustentáveis. Este boutique hotel está construído em torno de uma velha mansão histórica de 150 anos, o que lhe confere um ambiente único.

Uga Escapes UlagallaSolicite informação sobre “ Uga Escapes Ulagalla”
Uga Escapes Ulagalla

Também para aqueles que pretendam viver uma lua-de-mel em contacto com a Natureza, o Tree of Life é o hotel perfeito: um espaço completamente imerso no verde, onde cada detalhe é projectado para estar perfeitamente integrado na paisagem envolvente. É o lugar ideal para relaxar embalado pelo canto melodioso dos pássaros, que habitam na floresta que circunda todo o complexo hoteleiro.

Tree of LifeSolicite informação sobre “Tree of Life”
Tree of Life

Praias Cristalinas

O Sri Lanka possui cerca de 1300 km de costa, onde é possível encontrar esplêndidas praias sombreadas por coqueiros e rodeadas pela paisagem paradisíaca de colinas verdejantes. A zona maioritariamente frequentada é a costa sul da ilha, onde os amantes do mergulho podem aventurar-se nas águas do Oceano Índico a partir da praia de Tangalle, para observar de perto dois navios naufragados perfeitamente conservados ou admirar as tartarugas marinhas que vêm do mar para ali depositar os seus ovos. Na zona setentrional encontram-se  as praias menos conhecidas  e mais virgens, caracterizadas por uma finíssima areia branca, nomeadamente a praia de Manner, que está directamente ligada à India por uma ponte natural constituida por bancos de areia de material calcário, conhecida pela Ponte de Adão.

Foto via Shutterstock: Natalia Davidovich

Mahaweli Reach hotel é um complexo de luxo perfeito para servir de base para partir à descoberta da ilha. Completamente rodeado pela verdejante natureza, entre a floresta e as margens do rio Mahaweli, o hotel está na mesma família há anos e por isso é apreciado pela sua atmosfera relaxante e acolhedora que o staff  tem o cuidado de manter para os seus clientes.

Mahaweli Reach hoteSolicite informação sobre “Mahaweli Reach hote”
Mahaweli Reach hotel

Um outro hotel perfeito para passar a sua lua-de-mel poderia ser o Taj Samudraum complexo turístico com vista para o mar, dotado de todo o conforto de um hotel de luxo. Também uma boa escolha será o Cinnamon Hotel, que fez do mar a sua própria força, oferecendo aos seu hóspedes a possibilidade de participar em passeios de mergulho guiados para explorar o seu esplêndido recife de coral.

Taj SamudraSolicite informação sobre “Taj Samudra”
Taj Samudra
Cinnamon HotelsSolicite informação sobre “Cinnamon Hotels”
Cinnamon Hotels

Sri Lanka património da UNESCO

Embora muitos não saibam, a ilha possui 8 reconhecimentos da Unesco, graças aos majestosos templos e locais arqueológicos, além de outras maravilhas naturais das quais vai poder desfrutar. Entre eles estão as cidades antigas de Polonnaruva, Sigiriya, Galle, Anuradapura e Kandy – todas de visita obrigatória – e o majestoso Templo Dourado de Dambulla, um lugar que parece ter ficado suspenso no tempo. Foram ainda declaradas Património Mundial da Unesco os Planaltos Centrais do Sri Lanka e a Reserva Florestal Sinharaja, autênticos espectáculos naturais.

Foto via Shutterstock: Fatseyeva
Foto via Shutterstock: PhilipYb Studio

The Sri Lanka Collection é um luxuoso boutique hotel localizado numa zona rural, rodeado de verde, no qual o serviço e a cortesia são de estilo britânico, embora de acordo com as tradições da ilha. O destino ideal para uma estadia internacional onde se pode sentir mimado e acolhido.

The Sri Lanka CollectionSolicite informação sobre “The Sri Lanka Collection”
The Sri Lanka Collection

L’Anilana Hotels é um excelente local para ficar durante a sua lua de mel no Sri Lanka, um pedaço do paraíso onde a descrição do serviço e o cuidado com os detalhes vai certamente surpreender.

Anilana HotelsSolicite informação sobre “Anilana Hotels”
Anilana Hotels

Mas para aqueles que preferirem umas férias no interior da ilha devem escolher um dos Aitken Spence Hotels & Resorts espalhados pelo território, cada um deles construído em estreito contacto com a natureza, seja perto do mar ou no meio da floresta.

Aitken Spence Hotels & ResortsSolicite informação sobre “Aitken Spence Hotels & Resorts”
Aitken Spence Hotels & Resorts

Agora que já tem uma ideia geral das belezas que a(o) esperam no Sri Lanka só lhe resta preparar a mala e desfrutar da sua luxuosa lua-de-mel num dos paraísos terrestres mais belos do mundo. Para informações mais detalhadas em relação à ilha, à sua história, economia ou qualquer outro tópico, pode sempre entrar em contacto com o Turismo oficial do Sri LankaE boa estadia!

Foto via Shutterstock: Anton Gvozdikov, leoksitsmejust, givagaVolodymyr BurdiakNatalia DavidovichFatseyevaPhilipYb Studiof9photos
Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação