PT Login
PT

Como ‘construir’ o seu look de noiva: 4 dicas para lhe simplificar a tarefa

O vestido, os acessórios, a maquilhagem, o penteado, cada pormenor conta para estilizar o visual perfeito. O mais importante é personalizar. Porque é importante que se sinta ‘na sua pele’ e que não ‘se estranhe’. O truque? Preparar-se com antecedência e, claro, sentir-se confortável com as suas escolhas. Eis os quatro processos que deve considerar.

Diana NobreSolicite informação sobre “Diana Nobre”
Foto Diana Nobre
Diana NobreSolicite informação sobre “Diana Nobre”
Foto Diana Nobre

1. Pense no design do vestido de casamento

Antes de se aventurar no mundo das provas do vestido de noiva, pense no estilo e no tipo de vestido que deve procurar. Desconstrua o que seria para si o vestido ideal. Qual é o seu estilo de noiva? Romântica? Tradicional? Descontraída? Boho chic? Vintage? Mais: que tipo de decote a favorece? A sua silhueta combina melhor com que saias e com que corte? Quer valorizar a sua cintura delgada ou disfarçá-la? Responda a cada uma destas questões individualmente e saberá com maior exactidão o que procura quando mergulhar no mundo dos vestidos de noiva. Avisamos já que as opções são muitas e são maravilhosas.

Momento CativoSolicite informação sobre “Momento Cativo”
Vestido Gio Rodrigues. Foto Momento Cativo
Momento CativoSolicite informação sobre “Momento Cativo”
Vestido Gio Rodrigues. Foto Momento Cativo.

Falámos com alguns dos nossos estilistas preferidos e damos-lhe uma ideia do que deve estar à procura com base na sua silhueta:

Decote subido: ideal para mulheres com pouco peito e que querem acrescentar algum volume.

Decote ilusão: outro corte que ajuda a dar algum volume extra ao peito.

Decote barco (ombro a ombro): perfeito para mulheres que querem disfarçar um peito volumoso e braços ‘rechonchudos’.

Decote em V ou Decote Coração: perfeitos para estilizar a sua figura, dando comprimento ao peito e alongando o pescoço.

Saia com corte princesa: recomendada para as mulheres que queiram ‘disfarçar’ um quadril demasiado largo.

Vestidos reto: para mulheres com um corpo pouco curvilíneo que querem dar uma ideia de fluidez ao corpo.

2. Harmonize makeup e penteado

Os dois não devem ser pensados autonomamente, já que são complementares. A sua makeup artist e a sua hair stylist devem trabalhar em conjunto consigo para que o resultado final lhe pareça o mais natural possível. Saiba de antemão (ou aconselhe-se de antemão) quais os traços do seu rosto que quer ‘sublimar’ e quais os que acha que precisa de ‘disfarçar’.

Mood4MakeupSolicite informação sobre “Mood4Makeup”
Foto Mood4Makeup
Mood4MakeupSolicite informação sobre “Mood4Makeup”
Foto Mood4Makeup

E não pense que isto basta, é preciso ainda que a escolha da maquilhagem e do penteado combinem ainda com o design do vestido. Um decote subido e fechado e um penteado de cabelo solto e selvagem pode deixar ‘demasiada informação’ concentrada em volta do rosto. É mais inteligente se a dispersar. Mas há mais dicas, propostas de hair stylists:

Vestidos ‘fechados': combinam com penteados com ondas, tranças ou cabelos ‘semi-apanhados’.

Vestidos com ombros pronunciados: perfeitos para usar com um coque (tradicional ou moderno), deixando os ombros evidenciados e a linha do pescoço exposta.

Decotes em V: uma boa oportunidade para deixar os cabelos soltos.

Vestidos simples, com corte reto e sem apontamentos e apliques: aproveite o minimalismo do vestido para acessorizar o penteado com, por exemplo, uma coroa de flores.

Também aqui é importante que se sinta confortável. Por isso, opte por uma makeup e um penteado que usaria normalmente no seu quotidiano. Aliás, as tendências em 2016 (que prometem repetir-se em 2017) apontam no sentido dos looks naturais: pele homogénea, sombras nude, batons claros.

3. Pense: precisa de jóias?

‘Glamorizar’ o seu visual é uma tarefa reservada às jóias. Mas é importante fazer as escolhas em função de tudo o resto que compõe o seu look. Os brincos, por exemplo, precisam de combinar com o seu penteado. Não lhe adianta ter uns brincos ostensivos se quiser ter os cabelos soltos. Já os colares dependem do decote, da mesma forma que as pulseiras dependem do design das mangas do seu vestido de noiva.

Momento CativoSolicite informação sobre “Momento Cativo”
Foto Momento Cativo
Efeito EspontâneoSolicite informação sobre “Efeito Espontâneo”
Foto Efeito Espontâneo

Eis três regras que podem ajudar:

Vestido minimalista = abordagem maximalista no momento de acessorizar o look. Um vestido liso e acetinado, com um decote V simples e sem mangas dá-lhe alguma liberdade na escolha de colares maximalistas e pode explorar a tendência mix&match nas pulseiras.

O estilo do seu visual determina também o estilo das jóias. Uma noiva tradicional preferirá joiás monocromáticas, pérolas, por exemplo. Uma noiva vintage preferirá jóias mais antigas. Para um casamento de verão ao ar livre, quanto menos jóias melhor. Para um casamento nocturno, o visual já pede mais jóias.

O seu penteado determina os brincos que vai usar. E a regra é fácil: cabelos soltos e com volume = brincos menos vistosos. Cabelos presos = brincos mais vistosos. Quão vistosos? Isso já depende do seu estilo.

4. Não se esqueça da lingerie!

Vê-la será um privilégio reservado apenas para o seu marido. Mas isso não significa que não deva dar à escolha da lingerie a devida atenção. Muito pelo contrário.

Momento CativoSolicite informação sobre “Momento Cativo”
Foto Momento Cativo
Momento CativoSolicite informação sobre “Momento Cativo”
Foto Momento Cativo

Aqui, só precisa de considerar outras duas regras:

Conforto é prioridade. Não escolha uma lingerie sensual na qual não se sinta confortável apenas porque quer sentir-se sexy.

A lingerie deve seguir a mesma linha de estilo do vestido. Se o tecido é acetinado e liso, nunca escolha uma lingerie rendada. Os relevos serão visíveis no vestido. Se o decote é cai cai, o soutien também terá de o ser.

Para cada decisão complicada, há um método. Assim que o dominar, tudo será infinitamente mais fácil e feliz, claro!

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação